domingo, 12 de janeiro de 2014

Lição 3 - Discipulado e Oração


(Mateus 6) 

Introdução: Como está sua vida de oração? Se você é como eu, sua resposta é “inadequada e precisa melhorar.” Nas minhas caminhadas matinais, tento orar e buscar a direção de Deus para escrever estas lições. Entretanto, minha mente é como a de um esquilo, constantemente, tentando lançar-se em outros assuntos. Se você acha que sua vida de oração poderia utilizar-se de melhorias, vamos correr para dentro de nossos estudos bíblicos, para ver como podemos melhorar nossas conversas com Deus!

I. Preparando-se para a Oração

A. Leia Mateus 6:5 e Mateus 6:1. Quem está falando aqui? (Jesus.)

1. Sobre que norma de conduta de vida Ele está nos falando? (O trabalho realizado para a glória pessoal não será recompensado por Deus.)

2. Que tipo de recompensa está sendo discutida aqui? (Isso não pode ser a salvação,                                         pois, então, nossas obras ganhariam a salvação. Ela deve ser algo pessoal e a recompensa será dada por Deus, aqui ou no céu.)

3. No últimos anos, fiz amizade com um grande teólogo que é, incrivelmente, humilde. Meus motivos estão sempre misturados toda vez que prego ou ensino. Uma parte dos meus motivos é fazer o meu melhor para que os outros pensem que sou muito bom e, a outra parte, é ajudar as pessoas a compreenderem melhor a Bíblia. Indaguei este santo humilde sobre isto e ele disse que também tem seus motivos misturados. Se isto é verdade para você, o que este texto quer dizer? (Ou você tenta recompensar-se, ou você tem a recompensa de Deus. Qual você prefere?)

4. Qual o princípio básico da oração que aprendemos aqui? (A oração não deveria ser sobre a glória pessoal. Ela não deveria ser sobre “buzinar em nosso próprio chifre.” { Ou, gabar-se dos próprios talentos.})

B. Leia Mateus 6:6. Por que é melhor orar em secreto?  (Evita o problema de orar, para ser ouvido por outras pessoas - e Deus nos recompensa.)

1. Este problema se estende a outros aspectos do serviço da igreja - que as pessoas estão envolvidas para serem vistas? (Tenho observado que as pessoas, quando estão fazendo um pedido de oração, na igreja  , querem pregar. Pessoas que tem musica especial, querem pregar. Não importa qual a parte específica do serviço da igreja, alguns querem transformá-la em um mini-sermão. Por que isto?  Suspeito que isto tem a ver com glória pessoal.)

C. Leia Mateus 6:7-8 e 1 Tessalonicenses 5:16-18. Por um lado, é-nos dito para não ficar repetindo sempre a mesma coisa e, de outro lado, somos instruídos a "orar, continuamente”. Como você concilia estas duas idéias? (Neste momento, tenho uma prioridade de oração, para um parente próximo. É difícil para mim, evitar a "murmuração" (exatamente, a repetição da oração). Uma coisa que aprendi ao longo dos anos, está na atitude da oração. Ter uma parte de sua mente em contato com Deus, para Sua continua orientação.)

1. Você já pensou que a oração é como ter alguém falando com você? Você apreciaria a outra pessoa repetindo a mesma coisa, continuamente, como se ela tivesse a doença de Alzheimer? (Não! Tenho certeza que Deus, também, não aprecia.)

2. Se repetir está fora, como vamos deixar Deus conhecer aquelas coisas realmente importantes para nós? (Podemos apenas dizer. Ao mesmo tempo, acho que Deus entende quando falamos, repetidamente, sobre algo que é muito importante para nós. Entretanto, não deveríamos repetir, negligentemente, as mesmas palavras.)

D. Veja, novamente, Mateus 6:8. Se Deus já conhece minhas necessidades (e eu, certamente, acredito nisto) então, por que, absolutamente, preciso orar? (Isso ajuda a desbloquear a solução para os problemas, de nossa discussão prévia. Se a oração não é para alertar a Deus das coisas que Ele já conhece, então a oração deve ser, principalmente, para nosso benefício. A repetição não deveria encorajar-nos mas, compartilhar nossas mais profundas preocupações com Deus é que deveria nos encorajar.)

II. Oração Modelo

A. Leia Mateus 6:9. O que, exatamente, você acha que Jesus quer dizer com: “Vocês, orem assim"? Devemos repetir esta oração específica?

1. Se apenas recitarmos esta oração estaríamos, negligentemente, repetindo? 

2. Se você estivesse ensinando alguém a orar, como você faria? (Nós fornecemos exemplos de coisas para  ajudar as pessoas a aprender. Na minha própria vida de oração, considero cada parte da Oração do Senhor como um exemplo para nos ensinar a ordem e os tópicos das nossas orações. Vamos explorar isto em mais detalhes.)

B. Leia Mateus 6:9, novamente. Como devem iniciar nossas orações? (A primeira coisa é louvar {exaltar, glorificar, enaltecer, adorar}. Acho que cada oração deveria iniciar com louvor a Deus.)

1. Por que?  Deus precisa de elogios para conceder nossos pedidos? (Isto volta nossa mente para o fato de que nossa prioridade essencial na vida é dar glórias a Deus. Lembra-nos da grandeza de nosso Deus – que é, também, nosso Pai!  Que pensamento!)

C. Leia Mateus 6:10. Qual é o próximo tópico de nossas orações? (Quando Jesus voltar, o objetivo de Deus será alcançado e o pecado, morte e doenças irão embora. Queremos que a vontade de Deus seja feita em nossas vidas e em nosso mundo, agora mesmo. Este é o momento em que podemos falar com Deus sobre nossos objetivos e nossos problemas, na vida.)

D. Leia Mateus 6:11. Aqui, sobre o que Deus nos encoraja a orar? (Nossas necessidades! Dá-nos o que precisamos , Senhor. É ótimo orar pelos outros, mas Deus nos encoraja a orar por nós mesmos.)

E. Leia Mateus 6:12. Nas suas orações comuns, que tópicos você discute primeiro? (Meu instinto normal é pedir perdão pelos meus pecados. De certo modo, acho que esta deveria ser a ordem principal do negócio, antes de eu entrar em qualquer outra coisa mais.)

1. Por que você acha que o perdão dos pecados deve vir depois da adoração, problemas e necessidades? (Pedir perdão não reflete a prioridade essencial de Deus para nossa vida de oração.)

2. Observe o qualificador sobre o perdão. Sobre o que repousa o perdão de nossos pecados? (Leia Mateus 6:14-15:  perdoar os outros.)

a. Você tem alguém que não perdoou? Se assim for, o que as palavras de Jesus sugerem? (Que Deus não perdoará seus pecados. Este é um assunto sério.)

b. Sua atitude, em geral, é perdoar aqueles que não conseguem atender suas normas?

F. Leia Mateus 6:13 e Tiago 1:13-15. Jesus pede a Deus para não nos levar à tentação, mas Tiago diz que é impossível. Devemos apenas anular esta parte da oração, porque não temos que nos preocupar com a tentação de Deus sobre nós?

1. Leia Mateus 4:1. Aqui, Jesus está sendo conduzido pelo Espírito Santo, na tentação. Tiago está apenas confuso?

G. Vamos ler um par de outros textos que possam nos ajudar. Primeiro, leia Mateus 26:38-39. O que Jesus está pedindo aqui? (Jesus está entrando em uma época de terrível tentação. Ele, naturalmente,quer evitar isso. Ele ora para que Deus remova essa tentação.)

H. Segundo, leia Jó 1:9-12. Qual o papel de Deus nas tentações que se seguem na vida de Jó? (Deus as permitiu.)

I. Vamos ver um motivo comum entre Tiago 1:13 e esses outros textos, especialmente,  Mateus 4:1? (Em nenhum desses textos vemos Deus tentando alguém. É sempre satanás quem faz a tentação. Há muito tempo eu pensava que em Mateus 4:1, o Espírito Santo tivesse guiado Jesus até satanás, antes que satanás estivesse, totalmente, preparado. Essa primeira tentação não parece ser resultado do tipo da preparação que vimos no Jardim do Éden. Assim, a tentação virá para todos nós, e acho que Jesus está pedindo que a tentação não seja autorizada a vir até nós, enquanto não somos capazes de lidar com ela. Naturalmente, o que Tiago diz sobre tentação e nosso processo de pensamento deveria soar verdadeiro para todos nós.)

J. Vejamos a última parte de Mateus 6:13. Como isso se encaixa na discussão que tivemos, quanto a Deus estar controlando quando somos tentados? (Jesus pede vitória sobre o pecado e sobre satanás.)

1. Que tópico isso sugere para nossas orações? (Deveríamos orar pelo problema de nossos pecados. Deveríamos pedir a ajuda de Deus para vivermos uma vida santa.)

2. De que outras formas podemos estar livres de satanás? (Este é o momento quando oro por minha família, por mim mesmo e as necessidades das outras pessoas, para estarem livres de satanás.)

K. A Nova Versão Internacional da Bíblia (a que usamos aqui) não contém a linguagem “ porque Seu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém”. Isto porque nenhum dos manuscritos antigos contém esta linguagem. Parece que alguém, ao copiar a Bíblia  se empolgou e acrescentou isto. Entretanto, gosto de terminar minhas orações, assim como as iniciei - com louvor a Deus.

L. Amigo, você vai reservar algum tempo de silêncio com a Oração do Senhor (a oração em Mateus 6) e usá-la como um exemplo para sua oração a Deus?

III. Próxima semana: Discipulado das Crianças.

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: