sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lição 02 - Discipulado por Meio de Metáforas



(Mateus 13, 2 Samuel 12, Mateus 21, Lucas 14)

Introdução: Metáforas? Não é uma cidade ou uma pessoa. Não vou forçar sua memória com relação ao High School English. { O autor está se referindo a conteúdo estudado no equivalente ao nosso ensino médio. Mas a afirmação serve para todos os leitores.} Você usa uma metáfora quando quer ensinar que uma coisa é semelhante ou igual a qualquer outra. Sobre o que estamos falando aqui? Parábolas. Histórias. Jesus foi um contador de histórias e Suas histórias eram destinadas a nos ensinar verdades sobre Deus e sobre a vida. Recentemente, li um livro que afirmava que nossos cérebros são preguiçosos. Se temos uma situação já resolvida, quando surge algo mais complexo, estamos propensos a considerar esta última situação da mesma maneira que a primeira e acabamos usando a mesma solução. Não há necessidade de lutar com a complexidade do novo problema. Deus apelaria para cérebros preguiçosos? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender porque Jesus contava histórias!


I. "Storytelling" e a Mente
{"Storytelling" ("contar histórias") é a capacidade de contar histórias relevantes, utilizando palavras ou recursos áudio-visuais, sendo muito usada no contexto da aprendizagem, para a transmissão de valores éticos ou princípios, de forma marcante e inteligente.Toma como base a identificação de elementos importantes da história, o estilo da abordagem a ser usado e sobre quem será focada a história.}

A. Leia Salmos 78:1-3 e Mateus 13:34-35. Afora termos cérebros preguiçosos, por que você acha que Jesus ensinou através de parábolas?

B. Há algum tempo atras, li um estudo sobre jurados. Constatou-se que a média de atenção de cada jurado alcançava sete minutos. Imagine isso! Você está em um lugar desconhecido (num tribunal), foi chamado a decidir coisas muito importantes - talvez, até mesmo, sobre vida ou morte, e sua capacidade de atenção não passa de sete minutos. Como ouvir um sermão diferente? (O ambiente é familiar, seu assento está confortável, e é improvável que você seja questionado sobre o sermão, no final.)

1. Qual você acha que será o tempo de atenção para aqueles que irão escutar um sermão? (Não mais do que sete minutos!)

a. Qual a solução para este problema? (Histórias! Histórias prendem a atenção do público. Se você não acredita em mim, sente-se onde você possa observar o público, durante um sermão. Quando uma história está sendo contada, as pessoas olham para o orador. Quando prego, gasto de um terço até a metade do meu tempo, contando histórias.)

C. Leia Mateus 13:13. Pense sobre o último sermão que você ouviu. Você consegue lembrar do que se tratava? Você pode lembrar do sermão, depois do seu almoço, de sábado ?

1. Você se sente como o povo descrito em Mateus 13:13? Se for assim, não é culpa sua - você precisa concentrar-se mais? (Tenho me perguntado se estou perdendo tempo precioso do sermão, com todas as minhas histórias. Então lembro de um sólido sermão que ouvi, sobre a Bíblia . Consistia de muitos versículos bíblicos amarrados entre alguns comentários. Quando saí da igreja, eu mal conseguia lembrar do sermão. Por outro lado, certa vez, um jovem recitou-me uma história que eu havia contado num sermão, dez anos antes. Eu havia contado num sermão dez anos antes! Quão bom é elaborar um sermão, se as pessoas não podem lembrar-se dele duas horas mais tarde?)

2. Você consegue lembrar-se de uma história contada num sermão de anos atrás?

II. "Storytelling" e a Política

A. Leia 2 Samuel 12:1-4. O que você pensa do homem rico?

1. Quando ouve esta história, você pensa no quanto você ama seus animais de estimação?

2. Milhares de anos separam esta história de nós. Duvido que muitos leitores criem ovelhas. Apesar disto,a história ainda é relevante? Ela ainda é persuasiva?

B. Leia 2 Samuel 12:5-6. A reação do rei Davi foi como a sua?

C. Leia 2 Samuel 12:7-9. Imagine se você fosse Natã e Deus enviasse você para dizer ao rei que ele era ganancioso, ingrato, injusto, um adúltero e um assassino? Como você acha que seria o confronto?

D. Leia Mateus 21:28-30. Qual filho você acha que fez a vontade do pai?

E. Leia Mateus 21:31. Jesus faz a mesma pergunta que fiz a você. (Peguei a pergunta dEle.) Qual é o propósito da história e da pergunta? (Condenar as pessoas a respeito da diferença entre palavras e ações.)

1. Você, realmente, acredita no que acabou de responder? Se for assim, o que isto diz sobre justificação pela fé? (Diz muito. Somos salvos pela fé, não por obras, mas nossas obras revelam nossa fé. Veja Tiago 2:14-24.)

F. Vamos olhar para isto um pouco mais profundamente. Leia Mateus 21:31-32. A identidade do público se encontra em Mateus 21:23. Eles eram os chefes dos sacerdotes e anciãos. Jesus compara, desfavoravelmente, suas obras com as das prostitutas e coletores de impostos. Que tipo de obras Jesus, possivelmente, poderia estar falando? ("Obras" é um termo muito amplo. O trabalho do filho era obedecer o chamado do pai. O trabalho das prostitutas e coletores de impostos era obedecer ao chamado de Deus. Eles acreditaram em João e se arrependeram. Alguns diriam que responder e se arrepender seria somente fé e não obras.)

1. Que mensagem Jesus quis transmitir aos líderes religiosos? (Que os coletores de impostos e as prostitutas estavam à frente deles em sua jornada espiritual.)

a. E se Jesus disse isto? Como passar por cima disto? (Assim como o rei Davi e o profeta Natã, vemos que contar uma história torna mais fácil falar a verdade para os poderosos. O alvo da repreensão concorda com o assunto, antes de se tornar defensivo.)

III. "Storytelling" e a Verdade

A. Leia Lucas 14:1-4. Por que você acha que os ouvintes de Jesus não responderam?

B. Leia Lucas 14:5-6. Depois de ouvirem a história de Jesus (ou, pelo menos, Sua analogia), por que os ouvintes de Jesus não responderam? Explique o que você supõe que seria o processo do pensamento deles. (Eles sabiam que era errado trabalhar no sábado. Eles, também, sabiam que ajudariam seus filhos ou animais, no sábado. Assim, havia um conflito em suas mentes que os impediu de responder, imediatamente.)

1. O que você responderia? (A história nos mostra que a resposta correta é que devemos fazer o bem, no sábado.)

2. Se você pensar sobre isto verá que algo muito estranho está acontecendo. Por que a visão de uma pessoa, sobre salvar um animal teria alguma coisa a ver com a visão de Deus sobre o sábado? Por que é o comportamento correto, definido pelo que nós deveríamos, naturalmente, fazer por um animal ou por nosso filho?

C. Leia Lucas 14:16-23. Reconhecemos esta como uma parábola que nos ensina sobre a salvação. O que motiva a decisão do homem preparando o banquete? (Irritação.)

1. Deixe-me perguntar, novamente. Por que a verdade sobre a salvação é definida pela irritação do anfitrião do banquete? (Estamos indo de encontro com uma verdade profunda. Deus é o Criador do universo. Ele criou as regras do universo. Embora estejamos marcados pelo pecado e tenhamos más inclinações, temos compreensão da verdade. O fato comum é que as histórias do dia-a-dia refletem os ensinamentos da Bíblia , provam a verdade do cristianismo e tendem a provar a existência de Deus. Em certo sentido, esta é a grande teoria unificada do universo!)

IV. "Storytelling" e os Segredos do Reino

A. Temos discutido como as histórias mantém nossa atenção, desarmam nossas defesas e nos ajudam a lembrar e entender as lições. Vamos ver um outro aspecto da "storytelling" {ou sobre "contar histórias"}. Leia Marcos 4:10-12. As parábolas são como um aperto de mão secreto - apenas os privilegiados as entendem? Ou, o único ponto válido é o que discutimos antes - que as histórias nos ajudam a prestar atenção?

1. Veja, novamente, Marcos 4:12. Por que Jesus iria querer tornar mais difícil para alguém se arrepender e ser perdoado? (Este não pode ser o significado para Jesus, pois isto seria contrário ao teor inteiro da Bíblia. Ao invés disso,acho que Jesus está nos ensinando que as pessoas que não buscam a verdade perderão o ponto principal das parábolas. Entretanto, aqueles que querem conhecer a verdade focarão na história , serão diligentes em seus estudos, e aprenderão a verdade mais profundamente, num caminho que não é esquecido facilmente.)

B. Amigo, você tem lido os evangelhos e estudado as parábolas de Jesus? Caso não tenha, por que não começar a ler hoje, de modo a ter informações privilegiadas do evangelho? Por que não estudar para descobrir as verdades da Bíblia de forma que elas não sejam suscetíveis de esquecer?

V. Próxima semana: "Discipulado e Oração".

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita

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