sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lição 5 - Obediência: o Fruto do Reavivamento




(Atos 9 e 26)

           

 

Introdução: Há duas semanas, em nossa discussão em Hebreus 4:1-6, vimos dois grupos que ouviram o evangelho mas, somente um o aceitou.  Um grupo aceitou o evangelho porque estava combinado com sua fé. Com esta aceitação, o grupo entrou no descanso de Deus. Hebreus 4:6 continua dizendo que alguns não entrarão no descanso de Deus, “por causa de sua desobediência.”  Se obediência é fruto do reavivamento, o que significa obedecer? Vamos mergulhar em nossa Bíblia e rever alguns capítulos na vida de Saulo (que se tornou Paulo) para entender melhor o significado da obediência!

 

I.          A Estrada para Damasco

 

A.        Leia Atos 9:1-2. O Comentário de Adam Clark  revela que a linguagem no verso 1 é a mesma utilizada por pessoas que se preparam para a guerra. Saulo estava em guerra com os seguidores de Jesus. Ele era como um dragão respirando fogo! Qual era a motivação de Saulo? (Ele acreditava que estava obedecendo a Deus.) {Adam Clark - 1760 ou 1762-1832, teólogo metodista britânico , estudioso da Bíblia}

 

B.         Leia Atos 9:3-5. O que você acha que estava passando pela mente de Saulo? Ele estava indo fazer a vontade de Deus, entusiasmado por erradicar os seguidores de Jesus, e agora Jesus vem até ele, sobrenaturalmente, e diz que Jesus é Deus! (Meu mundo estaria desmoronando. O que eu pensava ser um serviço para Deus, era serviço contra Deus.)

 

1.         Você já teve esta experiência em sua vida? Conhece alguém que teve?

 

2.         Saulo deveria ter entendido melhor?

 

C.         Leia Atos 9:7-9. Saulo está cego. Este é um castigo merecido por suas obras más? Será que isto vai impedi-lo de perseguir os seguidores de Jesus?  Por que Saulo não está comendo ou bebendo? (Estragaria meu apetite pensar que eu estava sendo opositor de Deus e que Ele me castiga deixando-me cego!)

 

1.         Existe algum simbolismo aqui? Por que Deus, de alguma forma, não fez Saulo ir mais devagar? (Jesus, a Luz, dá, literalmente, a escuridão para um homem que está em  trevas espirituais.)

 

2.         Qual é o ponto positivo aqui?  O que poderia dar a Saulo um lampejo de esperança? (Jesus diz a Saulo (Atos 9:6) que Deus tem uma missão para ele, no futuro.)

 

3.         Que lição sobre obediência Jesus está ensinando a Saulo? (Confiança.)

 

D.        Leia Atos 9:10-12. O que Saulo está fazendo, ao invés de comer? (Ele está orando. Ele tem esperança, porque Deus enviou-lhe uma visão sobre a restauração de sua visão.)

 

1.         O que isso nos diz sobre Saulo? (Ele está levando a sério sua relação com Deus. Ele estava fazendo as coisas de modo errado, Deus o atingiu, deixando-o cego, mas, ao invés de rebelar-se contra Deus, Saulo volta-se para Deus, para que Ele o ajude. Saulo mostra confiança.)

 

2.         O que isto nos diz sobre Deus? (Deus busca até mesmo os inimigos de Seu povo. Saulo poderia muito bem ter acreditado que esta perseguição justificaria a cegueira permanente. Mas Deus, em Seu amor e misericórdia, deu-lhe esperança de que ele iria ver, novamente.)

 

II.         Ananias e a Obediência

 

A.        Leia Atos 9:13-14. O que Ananias ouviu, que ele acredita que Deus não sabe sobre Saulo?  (Saulo é perigoso para os crentes!)

 

1.         Isso demonstra confiança?

 

B.         Leia Atos 9:15-16. Deus poderia ter dito: “Basta fazê-lo. Eu sei o que está acontecendo. Eu sou Deus. Você, não. Portanto, obedeça-Me !” (Sim, claro.  Isto é, essencialmente, o que Deus disse para Jó.- Jó 38-41)

 

1.         O que está faltando na resposta de Deus? (Reafirmar que Ananias não seria prejudicado!)

 

2.         Que encorajamento você recebe da resposta de Deus para Ananias? (Deus explica porque é importante que Ananias vá até Saulo. Ele também sugere que Saulo, que criou tanto sofrimento, teria que sofrer.)

 

C.         Leia Atos 9:17. Ananias obedece! Por que você acha que Deus enviou Ananias até Saulo? Isto foi um teste de fé e confiança? (Era isto, mas acredito que Deus queria que Saulo fosse o articulador de sua igreja.)

 

1.         Quais são os dois objetivos da visita de Ananias? (Restaurar a visão de Saulo e enchê-lo com o Espírito Santo)

 

2.         Estes são os objetivos de Deus para você?

 

D.        Leia Atos 9:18-19.  Por que você acha que nos é dado o detalhe das “escamas” caindo dos olhos de Saulo ? (Para tornar clara a natureza do evento sobrenatural. Talvez tivesse sido um raio que o atingiu e a visão de Saulo foi recuperada, naturalmente. Este detalhe confirma que não foi um relâmpago.)

 

E.         Leia Atos 9:20-23. O que isso nos ensina sobre o poder dos testemunhos de Saulo? (Eles não conseguiram superar sua lógica, não conseguiram mostrar que sua conversão era um truque e, a única maneira de vencê-lo era matá-lo.)

 

F.         Saulo agora tornou-se conhecido como Paulo e, mais tarde, ele narra esta história para o rei Agripa. Leia Atos 26:16-18 para ver como Paulo relembra as palavras de Jesus para ele. O que Jesus disse para Saulo/Paulo fazer? (Jesus o envia como testemunha do evangelho para judeus e gentios.)

 

1.         O que significa obediência, para Paulo? (Cumprir o chamado, dado por Deus, para ele.)

 

G.        Leia Atos 26:19-20. Paulo obedece? (Sim.)

 

H.        Lembre-se que, há duas semanas, estudamos sobre o povo de Deus ter chegado a fronteira de Canaã? A questão da obediência era se eles iriam confiar em Deus para entrar na terra prometida. No caso de Paulo, a questão da obediência é se ele confiará no chamado de Deus, nesta nova missão, para ser uma testemunha.  O que isso sugere sobre a natureza da obediência? (A questão principal, na obediência, é confiar em Deus.  Às vezes, estamos tão focados nas pequenas coisas da vida, que nos perdemos em como estamos agindo, na grande questão sobre confiança.)

 

III.       O Rei Agripa e a Obediência

 

A.        De volta ao rei Agripa. Anos mais tarde, Paulo foi preso por testemunhar a outros sobre Jesus. Vamos ler Atos 25:23-27. Que tipo de atitude estes governantes têm com respeito a Paulo?

 

1.         Será que eles pensam que Paulo é um criminoso perigoso? (Dificilmente. Eles acham que ele é um entretenimento. Acreditam que ele é interessante. O governador Festo acha que Paulo é inocente das acusações.)

 

B.         Leia Atos 26:1-3. O que isto nos diz quanto ao conhecimento de Agripa, acerca da Bíblia? (Parece que ele sabe alguma coisa sobre a religião judaica .)

 

C.         Em sua defesa, Paulo fala sobre sua formação religiosa, o chamado de Jesus dado a ele, e seu trabalho para avançar o judaísmo. Por quê? O que isto tem a ver com as acusações contra Paulo? (Lembre-se que Paulo foi obediente ao seu chamado. Paulo está testemunhando, contando sua história de conversão, e deixando, principalmente, a defesa para Deus.)

 

1.         Por que Paulo usaria sua história de conversão para testemunhar? (Como você pode debater sobre a história de vida de uma pessoa?)

 

D.        Leia Atos 26:22-24. É assim que você debate sobre a história da vida de uma pessoa - dizendo que ela é louca?

 

1.         Que comentário Festo faz, que revela sua visão sobre Paulo? (Ele acha que Paulo é um homem, altamente, educado. Este não é um criminoso comum. Esta pessoa é sofisticada.)

 

2.         Você acha que Festo fala sério sobre a acusação de insanidade? (Acho que Festo só discorda, e através da cobrança de que Paulo está louco, Festo não tem muito que pensar sobre isto.)

 

E.         Leia Atos 26:25-27. Se alguém desafiasse sua sanidade mental, o que você diria?  Como Paulo lida com esta acusação? (Ele volta sua atenção para o rei Agripa, e sugere que, se Festo sabia mais que ele, não deveria desafiar sua sanidade.)

 

F.         Leia Atos 26:28. O rei Agripa está aberto ao testemunho de Paulo? Em que pontos o rei discorda?

 

1.         Qual é a resposta do rei para este chamado à obediência? (Ele quer mais tempo! Ele não contesta qualquer ponto mas, simplesmente, diz que precisa mais tempo, para uma decisão tão grande.)

 

G.        Leia Atos 26:29. Quem é o público de Paulo? (Ele está frente a um ou dois que têm poder de julgar sua culpa, mas está diante de muitos outros que estão ouvindo o evangelho.)

 

1.         Você está atento quanto aqueles que podem ouvir seu testemunho?

 

2.         Quando você tem um público que quer lhe ouvir, você fica vigilante quanto à oportunidade de testemunhar?

 

H.        Amigo, quando se trata de obediência, você está focado nas grandes questões da vida: fé e confiança em Deus, e o chamado de Deus em sua vida?  Se não, por que não empenhar-se, hoje, a fazer disto uma  prioridade?

 

IV.       Próxima semana : Confissão e Arrependimento: as Condições do Reavivamento.

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

 

Tradução: Denise de Mesquita

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lição 4 - Testemunho e Serviço : o Fruto do Reavivamento


(Atos 8)

    

 

Introdução: Você já se perguntou: “O que tem aí para mim?” A abordagem mais simples para converter outras pessoas ao cristianismo é nós lhes dizermos como suas vidas ficarão melhores. Deus usa esta abordagem. Considere Deuteronômio 28, onde Deus diz: obedeça e serás abençoado, desobedeça e serás amaldiçoado. O dízimo promete benefícios tangíveis (Malaquias 3:10-12). No céu, há promessa de ouro, até mesmo nas ruas! (Apocalipse 21:21) Esta abordagem cria a tendência de mantermos o foco em nós mesmos, ainda que estejamos convertidos. Nossa lição, nesta semana, nos desafia a olhar para o nosso exterior. Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir mais!

 

I.          A Capacitação

 

A.        Leia Atos 1:8 e Lucas 24:46-49. Que trabalho é atribuído aos discípulos? (Testemunhar sobre Jesus.)

 

1.         O que é essencial para realizar este trabalho? (O poder do Espírito Santo)

 

B.         Leia Mateus 28:16-20. Qual é o objetivo de testemunhar? (Fazer outros discípulos, batizando-os e lhes ensinando a obedecer a Deus.)

 

1.         Esta ordem para testemunhar foi dada apenas para aqueles discípulos? (Observe que o texto diz que os novos convertidos deveriam ser ensinados a “obedecer a tudo quanto vos tenho mandado.” Se Jesus disse aos primeiros discípulos para testemunhar, por conseguinte, Ele nos disse para testemunhar.)

 

C.         Leia Marcos 16:15-18. Quanto a testemunhar, onde se encaixam as expressões demônios, idiomas, curas, cobras e veneno? (Nos dias de Jesus, se você estivesse sendo enviado para outros lugares, que problemas você enfrentaria?  (A oposição dos agentes de satanás; as dificuldades dos idiomas; as cobras que poderiam morder você, enquanto você caminhasse e a comida estragada, que poderia envenenar você. Talvez você se deparasse com pessoas tão doentes, que elas estariam distraídas para ouvir o evangelho.)

 

1.         Atualmente, existe algum paralelo com a promessa em Marcos 16? (Quando viajo de motorhome, arrumo equipamento de emergência. Jesus promete enviar, com  Suas  testemunhas, um  equipamento de emergência.)

 

D.        Leia João 16:7-11. Decidimos, anteriormente, que o poder do Espírito Santo é essencial para testemunhar. Por que? (É o Espírito Santo que traz convicção do pecado e da verdade.)

 

E.         Leia João 16:12-13. De que outra maneira o Espírito Santo nos ajuda com o testemunho? (Ele nos ajuda a ter a verdade. Nós não iríamos querer dar testemunho de algo que está errado.)

 

F.         Pense sobre os textos que acabamos de ler. Qual é o primeiro passo para testemunhar? (Receber o poder do Espírito Santo!  O Espírito Santo nos leva à verdade, é nosso “equipamento de emergência” e convence da verdade, aqueles aos quais testemunhamos.  Em suma,o Espírito Santo nos dá o poder para fazer o que Deus ordena.)

 

II.         Os Exemplos

 

A.        Leia Atos 8:4-8. Filipe foi um dos sete homens escolhidos, pela igreja primitiva, para ser um diácono (Atos 6:5). Filipe estava obedecendo o chamado para testemunhar?

 

1.         Marcos 16:15-18 está sendo cumprido? ( Tudo, exceto pelas cobras!)

 

B.         Leia Atos 8:26. Imagine que você se levanta pela manhã e um anjo lhe dá instruções específicas sobre onde ir.  Você gostaria de viver uma vida assim?

 

1.         Isto é possível?

 

2.         Vamos começar com um teste. Suponha que um anjo lhe disse para ir a algum lugar, nesta manhã. Você seria capaz de fazer isto ou você teria outras obrigações?  Você  precisaria  remarcar?

 

C.         Leia Atos 8:27-29. Vemos que Filipe obedece, imediatamente. Alguma vez você debateu quanto ao seu dever de testemunhar a alguém?  Você já se sentiu culpado por não testemunhar para mais pessoas?

 

1.         Se você tem o Espírito Santo, em sua vida, Ele irá direcioná-lo para as pessoas que estão prontas para receber o evangelho?

 

D.        Leia Mateus 13:3-9. Jesus conta para a multidão a história sobre a semente de um agricultor. Leia Mateus 13:10. Como você traduz a pergunta dos discípulos? (O que você está falando? Não entendemos o que uma discussão sobre agricultura tem a ver conosco.)

 

E.         Leia Mateus 13:18-23. Jesus nos diz o que significa a história do semeador. Será que tem  alguma  relevância  para  testemunhar?

 

1.         Se você disser, “sim,” existem dois métodos diferentes para testemunhar e um é superior ao outro?

 

a.         Se o Espírito Santo guia cada um de nós, para alguém que está apto a receber o evangelho, isto seria como economizar muito tempo e dinheiro, certo?

 

b.         Por que nos engajarmos no evangelismo de massa? Por que não orar para que o Espírito Santo trabalhe em nós, e nos leve até aqueles que estão prontos para receber o evangelho, assim como Ele fez com Filipe?

 

F.         Leia Atos 2:14-16. Aqui está um exemplo de evangelismo em massa. Você sabe o contexto. Qual é a vantagem? (Pedro falou para muitos e, não, para um, apenas. Evangelismo em  massa é mais eficiente do que falar para uma pessoa de cada vez.)

 

G.        Vamos voltar para Filipe. Leia Atos 8:30-31. Observe que o Espírito Santo, em Atos 8:29 disse, meramente, para Filipe “ir para aquela carruagem e ficar perto dela.” O Espírito Santo não disse nada sobre engajar-se em uma conversa, com o etíope. O que aprendemos com isto? (Testemunhar é ter parceria com o Espírito Santo.  O Espírito Santo não precisa dirigir-nos em todos os detalhes.)

 

H.        Leia Atos 8:32-34.  Você pode imaginar a mais perfeita Escritura apresentar o evangelho para alguém?

 

1.         Imagine que o etíope está perguntando a você sobre esta questão. Qual é a coisa mais importante neste momento? (Isto remonta a lição da semana passada: Filipe precisava conhecer a Bíblia e, especificamente, esta profecia. Você pode ser uma testemunha, se você não conhece a Palavra de Deus?)

 

I.          Leia Atos  8:35. Quão difícil é o trabalho de testemunho de Filipe? Você acha que poderia fazer isto? (Se você conhece o evangelho, se você conhece sua Bíblia, a parte “difícil” é seguir a direção do Espírito Santo!)

 

J.          Leia Atos  8:36.  Esta semana eu e minha esposa estávamos em uma loja, onde estávamos considerando sobre uma grande compra. Estávamos tendo dificuldade para decidir, quando o vendedor nos deu uma cutucada afiada, começando a redigir a venda. Era óbvio que se tratava de um  “truque” para “fechar” a venda, então considerei resistir, porque a tática era tão óbvia. O que Filipe fez para “fechar a venda do evangelho” com o etíope? (Nada! O etíope sugeriu que ele deveria ser batizado.)

 

1.         O que isto nos ensina sobre testemunho? (Não temos que estar “fechados.”  Convicção é obra do Espírito Santo (João 16:8-10).  Testemunhar parece tão fácil,quando revemos esta história.)

 

K.        Leia Atos  8:38-40. O que acontece com Filipe? (O Espírito Santo o leva para outro compromisso.)

 

1.         Você pode imaginar uma vida como a de Filipe?

 

2.         Será que por não sermos como Filipe, outros têm que usar a técnica do evangelismo em massa?

 

L.         Lembre que no início, em Atos 8, lemos sobre o testemunho de Filipe, em Samaria.  Vamos pegar isto, novamente, lendo Atos 8:13. O Espírito Santo está trabalhando, através de Filipe? (Certamente. Parece quando lemos dos “grandes sinais e milagres”.)

 

M.        Leia Atos  8:14-17. Esta história é muito curiosa. Filipe é uma parceria incrível de testemunho, junto com o Espírito Santo, ainda que ele batize convertidos somente “em nome do Senhor Jesus” e falha ao batizá-los no Espírito Santo. Como você explica isto? (Eu não posso.)

 

1.         Que esperança isto nos dá, sobre nosso testemunho? (Isto nos mostra que Filipe não possuia “tudo,” mas o Espírito Santo o usou de maneira poderosa.  Isso nos dá esperança para nosso testemunho.)

 

N.        Leia 1 João 1:1-4.  Que abordagem isso sugere, quanto a testemunhar e que nós não discutimos até o momento? (O testemunho mais eficaz é falar sobre o que Jesus tem feito em nossa vida. Nós podemos dar testemunho pessoal, do que Deus tem feito por nós.)

 

O.        Amigo,você vai orar, diariamente, para o Espírito Santo levá-lo até alguém que esteja pronto para ouvir o evangelho? Você estará disposto a seguir a direção do Espírito Santo, para levar os outros a Jesus?

 

III.       Próxima semana:  Obediência - Fruto do Reavivamento.

 

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

 

Tradução: Denise de Mesquita

sábado, 13 de julho de 2013

Lição 3 - A Palavra: a Base do Reavivamento

(Hebreus 4; João 5; 1 Pedro 1; 1 João 2)


Introdução: Nosso estudo é sobre a Bíblia como a " base " para o reavivamento. Isto parece um pouco estranho à primeira vista. Se a lição afirmou que a Bíblia era o fundamento para a reforma, isto faria perfeito sentido. Quem lê a Bíblia torna-se convertido? Parece que você ouve o evangelho, entrega seu coração a Deus e, então, lê a Bíblia para entender melhor. Bem, talvez não. Considere como nossa série começou. Aprendemos que nós estamos vivendo na era "morna" da igreja. Aqueles que já estão na igreja, ouviram o evangelho. Assim, se quisermos redespertar aqueles que (como nós) já estão na igreja, precisaremos de algo mais do que a excitação inicial ao ser convertidos. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia, para descobrir seu papel no reavivamento!

 
I. A Palavra para a Vida

A. Leia Hebreus 4:1-2. Temos dois grupos de pessoas que ouviram a mesma mensagem do evangelho. O que faz a diferença entre os dois? (Um grupo o aceitou pela fé e o outro, não.)

1. Qual é o resultado prático em aceitar o evangelho pela fé? (Os que aceitam pela fé entram no descanso de Deus e os outros, não.)

2. O que é este descanso?

B. Leia Hebreus 4:3-5. Como o sábado nos ajuda a entender o que significa entrar no descanso de Deus?

1. Qual descanso o sábado reflete? (O fim do trabalho da criação de Deus.)

2. Que descanso refletem aqueles que aceitam o evangelho pela fé ? (O término da obra salvação de Deus, para aqueles que o aceitam.)

3. Existe um grupo de cristãos que acham que o sábado já não é importante, porque nós entramos na era da justificação pela fé. Considerando estes versículos, qual sua opinião sobre esta questão ? (A conclusão lógica é, exatamente, o oposto. Assim, como o sábado sempre se destacou como um memorial da criação agora, também, ergue-se como um memorial da justificação pela fé. Deus criou um tempo de descanso,para que possamos refletir sobre Seu poder e autoridade como Criador e Seu amor e bondade como nosso Redentor.)

C. Leia Hebreus 4:6-7. O que interfere na entrada no descanso sabático? (Desobediência. Desobediência que flui de um coração endurecido.)

D. Leia Hebreus 4:8-11. Como Josué se encaixa nesta discussão? (Josué levou o povo de Deus para o "descanso" da terra prometida - Canaã. Nossa verdadeira terra prometida não é Canaã, mas o céu e a nova terra.)

1. O que recordamos sobre desobediência e a entrada em Canaã? (Números, capítulos 13 e 14 registram a recusa do povo, para entrar em Canaã.)

2. De que maneira este fracasso se assemelha à incapacidade de aceitar a justiça de Jesus, pela fé? (Em ambos os casos, Deus prometeu fazer o trabalho pesado. Ele faz o que não podemos fazer. Tudo o que temos que fazer é entrar naquele descanso, acreditando e confiando em Deus.)

E. Leia Hebreus 4:12. De repente, estamos falando sobre a palavra de Deus. Será que a matéria da discussão mudou? Se não, como isto segue a lógica do que acabamos de ler? (O assunto não mudou. O problema é desobediência. O que a Bíblia registra como fracasso na fé do povo, na fronteira de Canaã, nos convence de nossa falta de fé, quando se trata de confiar em Deus, para prover nossa salvação. )

1. Por que "penetrar" "a alma e o espírito" é uma boa descrição sobre o impacto de estudar a Bíblia? (Ela penetra nosso orgulho, convencendo-nos de nosso pecados. Isto torna clara a vontade de Deus.)

2. Você já experimentou usar a Bíblia para julgar seus "pensamentos e atitudes?" (Eu já! Através da verdade, o estudo da Bíblia lapida, de um lado a outro, sua vida.)

3. Qual é o conselho contra os corações endurecidos e a espada? O que a natureza da Bíblia sugere sobre a atitude com a qual deveríamos nos conduzir ao estudá-la? (Deveríamos considerá-la uma ferramenta para transformar-nos, e não uma arma para infligir mudança em outras pessoas.)

F. Leia Hebreus 4:13. Por que é tão importante sermos estudantes da Bíblia? (Não poderemos entrar na terra prometida, sem fé em Deus. Estudar a Bíblia ajuda-nos a ter esta fé. Igualmente importante é a compreensão de nossa natureza pecaminosa. A Bíblia deixa isto evidente para nós. (A Bíblia nos ajuda a entender o que Deus vê, tão facilmente, em nós.)

G. Considere o papel da Bíblia em sua caminhada cristã. O que revela a vontade de Deus para você? O que as histórias de fé e falta de fé fornecem? O que nos dá uma visão sobre o amor e a paciência de Deus? (A Bíblia é fundamental para conhecermos e confiarmos em Deus.)

 
II. A Palavra como Luz

A. Leia João 5:39-40. Você concorda que o estudo aplicado da Bíblia contribui para que possamos gozar da vida eterna?

1. Jesus diz que estes estudantes diligentes da Bíblia não têm a vida eterna. Qual é o problema? (Eles não aceitam o que a Bíblia diz.)

a. Por que alguém se voltaria para as verdades bíblicas e depois não as aceitaria?

B. Leia Salmos 119:105. O que este texto sugere sobre as razões pelas quais uma pessoa não aceitaria as verdades bíblicas? (A Bíblia nos mostra para onde ir e o que fazer. Mas , isto é somente uma luz. Ela não toma a decisão por nós, sobre onde andar.)

C. Vamos voltar a ler Hebreus 4:2. Eles ouviram a mensagem. Nós lemos a mensagem na Bíblia. A Bíblia ilumina o caminho a percorrer. Acabamos de discutir que temos que decidir seguir o caminho iluminado pela Bíblia. O que significa ter fé, neste contexto? (Acreditar que aquilo que a Bíblia diz é superior a nossa própria opinião sobre as coisas. Lembra-se que eu só perguntei por que alguém iria voltar-se para a Bíblia e, depois, não aceitá-la? A resposta é que pensamos que podemos julgar a Bíblia, em oposição à Bíblia nos julgar.)

D. Leia 1 Pedro 1:24-25. Que argumento lógico existe para julgar nossas opiniões, através da |Bíblia,em vez de julgar a Bíblia, pelas nossas opiniões? (A vida do home é transitória. Embora possamos pensar que somos inteligentes e capazes,Deus e Sua palavra são para sempre. Deus é o inventor da vida. Por que deveríamos considerar superiores as nossas opiniões?)

III. A Palavra para Transformar

A. Leia 1 Pedro 1:13-16. Nós, anteriormente, "vivemos na ignorância." O que mudou isto? (A Bíblia.)

B. Leia 1 Pedro 1:17-21. Agora, em que nossa fé e esperança estão baseadas? (Na vida e morte de Jesus, em nosso favor.)

C. Leia 1 Pedro 1:22-23. Qual é a verdade? (O que acabamos de ler - que Jesus nos resgatou da morte.)

1. Observe a progressão muito estranha das coisas. O versículo 22 diz que a obediência nos "purificou" e, depois, deu-nos o sentimento do amor. Esta não é a situação normal, na experiência humana - que obedecer nos faz amar. Normalmente, o amor nos faz obedecer. Como você explica o que está sendo dito em 1 Pedro 1:22? (A "obediência" está em aceitar que Jesus é Deus e que Ele morreu para salvar-nos. Este é o problema discutido em João 5:39-40: as pessoas que estudaram a Bíblia diligentemente, não aceitaram Jesus. Este é o problema em Hebreus 4: que as pessoas não acreditam no poder de Deus para salvá-las. Aceitar e obedecer à verdade da oferta de salvação de Jesus, nos concede gratuitamente uma postura amorosa.)

D. Leia 1 João 2:1-3. Como João pode aceitar a justificação pela fé e escrever que "sabemos que O conhecemos, se obedecermos aos Seus mandamentos?"

1. Leia Romanos 7:7-9. Paulo diz que, quando a Lei veio, o pecado "reviveu e eu morri." Isso, dificilmente, parece um aval caloroso da lei!

E. Leia 1 João 2:4-6. O que significa "o amor de Deus está, verdadeiramente, aperfeiçoado" naqueles que obedecem aos mandamentos de Deus? (Você só pode pensar que os comentários de João sobre a lei estão errados , se você acredita que a lei é nossa inimiga e, não, nossa amiga. Embora seja verdade que a lei é a razão de nossa morte, se não fosse pela graça. A lei reflete o amor de Deus por nós e nosso amor, uns pelos outros (Mateus 22:37-40). Refletimos o amor de Deus quando obedecemos Sua lei.)

F. Como podemos entender os mandamentos de Deus de modo que o amor de Deus seja "verdadeiramente aperfeiçoado" em nós? (Este é o papel fundamental da Bíblia: revelar a natureza de Deus e Sua vontade em nossas vidas. Isto nos mostra onde a mudança é necessária. Isto nos mostra como Deus quer demonstrar a nós Seu amor.)

G. Amigo, quanto tempo você gasta com sua Bíblia, a cada semana? Quanto tempo você gasta assistindo televisão? Por que não se determinar, hoje, a dar a Deus, no mínimo, um tempo igual? Isto mudará sua vida!

IV. Próxima semana: Testemunho e Serviço: o Fruto do Reavivamento.
 
 
Direito de cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html
Tradução: Denise de Mesquita