sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Lição 01 - Os Discípulos e as Escrituras


(Lucas 4 e 16, Mateus 12, Atos 17) 

Introdução: Como você resolve dúvidas que você tem sobre Deus, sobre sua vida, e sobre como conduzir outras pessoas a Jesus? A resposta deveria ser: “através da Bíblia.” Você conhece o suficiente sobre a Bíblia para fazer escolhas e tomar decisões?  Esta semana uma polêmica sobre uma das estrelas da televisão, num “reality show”, ensinou-me o quanto aquelas pessoas da mídia são ignorantes, no que se refere à Bíblia. Os meios de comunicação mostraram um video clip desta estrela, de pé, na igreja, pregando sobre homossexualismo. Todo o “clip” consistia, apenas, de uma citação do livro de Romanos. Ao invés de criticar a estrela, a discussão apropriada deveria ter sido sobre a Bíblia e o que aquele texto significa. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais sobre este tópico!  

I. A Bíblia Responde

A. Leia Lucas 4:1-4. O que a Bíblia quer dizer quanto a Jesus ter sido “tentado”? (Satanás queria que Jesus pecasse. Ele queria que Jesus desobedecesse a Deus.)

1. No que Jesus confiou, para se afastar do pecado? (Jesus citou Deuteronômio 8:3, da Bíblia.)

a. É isso – somente a Bíblia? (Não! Não devemos ignorar o fato fundamental que Jesus também contou com a orientação do Espírito Santo.)

2. Observe nas Escrituras o que Jesus disse - que não vivemos apenas de pão. Como isto é uma resposta para a tentação de satanás?

3. Reveja Lucas 9:12-17. Jesus tinha feito pão, antes ? Ele fez isto, em parte, para mostrar que Ele era o Messias?

a. Se assim fosse, por que era a coisa certa a fazer em Lucas 9 e a coisa errada a fazer em Lucas 4? (Veja como o Espírito Santo é importante. É, precisamente, pela sabedoria do Espírito Santo que necessitamos ser guiados, assim como Jesus foi.)

B. Leia Mateus 12:1-2. Os líderes judeus pediram a Jesus para seguir a Bíblia quando se tratasse de orientar Seus discípulos? (Sim. Manter o sábado é parte dos Dez Mandamentos.)

C. Leia Mateus 12:3-4. Em que Jesus se baseou para dar Sua resposta? (Na Bíblia.)

1. A explicação de Jesus tem base bíblica. Qual é o argumento de Jesus? 

2. Ele está dizendo que, às vezes, não há problema em violar os mandamentos bíblicos e pessoas comuns podem fazer o que é lícito somente para os sacerdotes?

a. Se é assim, como confiar na Bíblia?

D. Leia Mateus 12:5. Os discípulos de Jesus eram sacerdotes? Se não eram sacerdotes, como isto é relevante?

E. Leia Mateus 12:6-8. O que Jesus está argumentando? (Jesus ensina que precisamos ter uma compreensão mais profunda da lei. Toda a questão da lei é chamar a atenção de nossa necessidade por Jesus, necessidade por um Salvador e necessidade por misericórdia.  As exceções foram feitas para os sacerdotes pois seu trabalho, no sábado, era levar conhecimento de Jesus para as pessoas. Agora, Jesus, o Sumo Sacerdote de todos os tempos, Aquele que é tudo isso, está presente. Portanto, Ele tem o direito de dizer como a lei é aplicada, e Seus discípulos são Seus sacerdotes.)

1. Jesus está violando o Estado de direito? Jesus está substituindo o sistema no qual a regras fazem as leis? (Não. Ele está conciliando o que Seus discípulos estavam fazendo com a lei existente. Ele está nos pedindo para olhar, mais profundamente, para a lei.)

2. O que esta lição significa para nós? Que Jesus começou a quebrar as regras? (Não! Para compreender corretamente a lei, tem que haver grande discernimento - discernimento que vem de cima. Mais uma vez, isto é um argumento para pedir que o Espírito Santo nos ajude a entender a Bíblia.)

II. A Autoridade da Bíblia

A. Volte para Lucas 4 e leia Lucas 4:5-8. No que Jesus se ampara para rejeitar a tentação? (Novamente, Jesus se ampara na Bíblia - Deuteronômio 6:13.)

1. Na resposta anterior para satanás, achei que a resposta de Jesus foi um pouco difícil de entender. Aqui, a resposta de Jesus é fácil de entender. Por que satanás aceitou esta resposta sem discussão?

a. Mostra que satanás aceita a Bíblia como autoridade final?

b. O que nos ensina o fato de que Jesus e satanás aceitam a Bíblia como autoridade final, quando temos assuntos em discussão? (Satanás é mau, mas é um cara muito inteligente. Se Deus e o anti-Cristo aceitam a autoridade da Bíblia, como podemos rejeitar usá-la em favor de nossa débil opinião? Decidir que somos mais sábios do que a Bíblia é loucura.)

2. Isto nos leva a um problema prático. O que fazer se a pessoa que estamos tentando converter ou aconselhar for tola e não aceita a Bíblia  como autoridade final? 

a. Se você não pode encontrar uma autoridade aceita por ambas as partes, como persuadir o outro que você está certo?

C. Leia Atos 17:16-17 e Atos 17:22-23. Que desafio Paulo enfrenta para fazer discípulos, destes adoradores de ídolos? (Eles não aceitaram a Bíblia como autoridade.)

1. O que Paulo estava fazendo quando argumentou com base no deus desconhecido? Isso é autoridade baseada na Bíblia? (Este ponto é muito importante. Paulo estava procurando por uma área comum de “autoridade.” Se buscamos converter aqueles que não aceitam a Bíblia, precisamos encontrar algum terreno comum onde possamos fazer nossos argumentos, baseados na Bíblia. Paulo pensou que deveria  argumentar que o deus desconhecido para eles era o verdadeiro Deus do céu.)

D. Leia Atos 17:24-25. Que terreno comum Paulo está discutindo aqui? (A criação. Salmos 19:1 nos diz que os céus declaram a glória de Deus. Paulo  se move, rapidamente, para um argumento baseado na lógica e na criação. "Por que um Deus que criou o universo precisa ser feito por mãos humanas - como estes ídolos?")

1. Que terreno comum você já usou para alcançar aqueles que não aceitam a Bíblia como autoridade? (Um terreno comum são as experiências de vida, em comum. Quando estamos lidando com aqueles que não aceitam a autoridade da Bíblia, nosso testemunho sobre o que Deus tem feito por nós, em lidar com os problemas da vida, podem ser um terreno comum persuasivo.)

III. A Bíblia somente?

A. Anteriormente, abordamos Lucas 9. Leia Lucas 9:10-11. Vemos Jesus ensinando sobre o Reino de Deus. Sem dúvida Ele baseou Seus ensinamentos na Bíblia. Que outros meios Ele usou? (Ele curou pessoas. Ele produziu comida para alimentar a multidão.)

1. Ao fazer discípulos, hoje, podemos duplicar os métodos de Jesus? (Certamente, podemos alimentar as pessoas em nossos encontros evangelísticos e ajudá-las com as dificuldades práticas que elas enfrentam.)

B. Leia Lucas 16:1-7. O que você acha deste mordomo? (Ele é um trapaceiro. Ele desviava fundos de seu mestre - conferindo maior credibilidade à acusação de que ele estava perdendo a propriedade de seu mestre.)

C. Leia Lucas 16:8-9. Quem está falando aqui? (Jesus não está apenas falando, mas endossando o que o mestre disse sobre seu mordomo desonesto.)

1. Por que Jesus está elogiando uma trapaça e uma fraude?

a. E, o que, exatamente, Jesus está elogiando? (Jesus está elogiando a astúcia do administrador desonesto.)

2. Jesus nos conta esta história para que possamos ser “bem vindos nas moradas eternas.” Que moradas eternas são estas? (O céu!)

3. Uau! Jesus está dizendo que se formos trapaceiros e cometermos fraudes nós iremos para o céu? (Não! Jesus está dizendo que deveríamos usar nossos cérebros e as ferramentas a nossa disposição para fazer discípulos  (“ganhar amigos”). Deveríamos ser tão sagazes quanto é o mundo, para fazer discípulos para Deus.)

a. A Bíblia está nos ensinando a usar o marketing inteligente e os programas promocionais usados pelo mundo, para fazer discípulos? 

D. Amigo, a Bíblia é a chave para o conhecimento de Deus e entender Sua vontade para nossas vidas. Você vai se comprometer com a leitura regular e o estudo da Bíblia? Você vai pedir para o Espírito Santo ajudá-lo a entender e aceitar suas instruções?

IV. Próxima semana:  "Discipulado por Meio de Metáforas"

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: