sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Lição 9 - O Juízo Pré-Advento

(Daniel 7, Hebreus 9, Gálatas 3)





Introdução: Julgamento! Quem quer ser julgado? Em minha observação geral, sobre a vida, todo o mundo quer que outras pessoas sejam julgadas mas, nunca, elas mesmas. Sim, a polícia deveria parar e dar multas para as outras pessoas que andam em excesso de velocidade. Não, a polícia não deveria parar-me e me multar por excesso de velocidade! O "problema" com o julgamento de Deus é que ele serve para todos. Se, nós, definitivamente, chegamos a um acordo com respeito a um julgamento pessoal, que diferença isto faria em nossa vida? Quando estou discutindo um caso em tribunal, preciso saber que norma legal aplicar, quero saber sobre o juiz e quero saber tudo sobre o processo. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender sobre o julgamento de Deus!


I. Julgamento

A. Leia Daniel 7:1. Daniel tem um sonho. O que nos dá alguma certeza de que o relatório de Daniel, sobre seu sonho, estava correto em todos os detalhes? (Primeiro, Daniel nos diz quando isso aconteceu. Ele nos contou as circunstâncias e, depois, as escreveu. Tudo isto é indicação de um relatório confiável.)

B. Identifique as informações relevantes em Daniel 7:2-7 e leia Daniel 7:15-18. O que estes animais representam? (Daniel nos dá a chave para a interpretação de seu sonho. Consultei vários comentários antigos e todos concordam que o sonho de Daniel é sobre uma série de nações poderosas que se seguiram, umas as outras, na história. Assim, os animais que surgem representam o império da Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma.)

1. Por que Deus revelaria algo assim para Daniel (e para nós)? (Para nos dar confiança no futuro. Para deixar-nos saber que nosso Deus está no comando e que Ele conhece o futuro.)

2. Por que esta mensagem seria, especialmente, importante para Daniel? (Lembre-se que a Babilônia destruiu o templo em Jerusalém, levando Daniel e muitos outros, cativos. O povo de Deus, a nação de Deus estava em apuros. Eles poderiam ter concluído que Deus não estava no controle dos acontecimentos mundiais.)

C. Leia Daniel 7:23-24. O que isto nos diz sobre o Império Romano e os dez chifres? (Que dez reinos viriam, depois de Roma.)

D. Leia Daniel 7:8-9. Que período de tempo está indicado aqui? (A discussão sobre os chifres mostra que estamos olhando para as nações que sairam do Império Romano. Sabemos, pela história, que a união de territórios que subiram ao poder, depois de Roma, ficaram conhecidos como "Sacro Império Romano". {Sacro Império Romano: união de territórios da Europa Central, na Idade Média, Moderna e início da Idade Contemporânea}. Os historiadores colocariam as datas do Sacro Império Romano entre 926-1806 d.C. Nessas condições, a referência ao "Ancião de Dias" que assentou-SE em Seu trono, parece suceder a partir de 1806 d.C.)

E. Vamos analisar isto com mais detalhes. Leia Daniel 7:9-10. O que está acontecendo aqui? ( Esta é a configuração de um tribunal. A referência aos "livros" sendo abertos indica que a corte estava em sessão, e algum tipo de julgamento estava sendo feito.)

F. Leia Apocalipse 20:11-15. O que está sendo decrito aqui? ( Parece muito com o que está sendo descrito em Daniel 7.)

1. Qual é o padrão para o julgamento destas pessoas? ("De acordo com o que tinham feito.")

2. Aqui temos outro marcador de tempo. Quando você acha que acontece este julgamento? ( Deve ser o fim do mundo. A "morte" é lançada no fogo. 1 Coríntios 15:26 nos diz que "o último inimigo a ser destruído é a morte." Isto é no fim dos tempos.)

G. Leia Daniel 7:8 , Daniel 7:20-22 e Daniel 7:24-27. Qual é a relação entre o povo de Deus e o último chifre? ( Existe guerra entre o chifre e os santos. O chifre vence por um momento, mas Deus pronuncia o julgamento, em favor dos santos, e eles vencem.)

1. Que conclusão razoável podemos tirar de todos estes textos que falam sobre o tribunal e o julgamento de Deus? Que algum tipo de julgamento está ocorrendo no céu. Ele começou algum tempo depois de 1806 e continuará até o fim dos tempos, quando os santos prevalecerão.)

H. O que você acha que Deus quer que nós aprendamos com este sonho? (Assim como a revelação sobre o futuro deu confiança para Daniel, igualmente, os cristãos dizem que temos uma guerra em andamento na terra, que acabará quando Deus terminar Seu julgamento. Pelo poder de Deus, venceremos!)

1. Que cronometragem é esta? O que é importante sobre isto? (Para alguns, pode parecer que Deus não está fazendo nada. Nós estamos há dois mil anos da ressurreição. Onde está Deus? Por que Ele ainda não voltou? Este textos nos mostram que Deus tem um plano, que o julgamento final iniciou por volta de 1806 (outros textos poderiam refinar está data) e continuará até o fim dos tempos – quando os santos hão de possuir o reino. Nós estamos vivendo nos últimos dias.)

II. Intercessor

A. Leia Daniel 7:13-14. Que figura entra nesta cena? (Este é Jesus!)

B. Leia Hebreus 8:1-2. O que aprendemos nas lições anteriores, sobre o que Jesus está fazendo no céu? (Ele é nosso Sumo Sacerdote, ministrando em nosso favor.)

1. Que relação você vê entre o ministério de Jesus, no céu, e o julgamento profetizado por Daniel? (O propósito do sistema do santuário era transferir o pecado para o animal sacrificado, para que o crente não morresse. O julgamento final é sobre quem vive e quem morre. O que Jesus está fazendo, em Hebreus, é parte deste juízo final de Daniel 7.)

C. Leia Hebreus 9:11-15. Qual é a base para o julgamento dos santos? (Jesus morreu para nos libertar de nossos pecados! Ele nos resgatou do pecado.)

D. Leia Hebreus 9:24-28. O que Jesus está fazendo no céu, durante este tempo de julgamento? Ele está retirando nossos pecados, trazendo salvação para os justos.)

1. Releia Apocalipse 20:12-14. Nós olhamos para isto antes. Aqui, qual é a base para o julgamento? ( De acordo com o que eles têm feito.)

2. Leia Hebreus 10:12-14. Qual é o padrão para o julgamento "daqueles que estão sendo santificados?" (O sacrifício de Jesus nos faz perfeitos.)

3. Como você explica estes dois padrões? (Aqueles que estão perdidos são julgados por suas obras. Aqueles que afirmam o sacrifício de Jesus em seu favor são considerados perfeitos para sempre!)

E. Recentemente, li que "a antecipação do julgamento encoraja [as pessoas] a viver uma vida de lealdade e responsabilidade". Você concorda?

1. À luz do que temos estudado, os justos precisam temer o juízo? O temor do juízo os encorajará a viver uma vida respeitável?

2. Ou, o sacrifício que Jesus fez em seu favor, porque os ama, os encorajará a viver adequadamente?
3. O fato de Jesus ter morrido para preservar o estado de direito, ao invés de apenas mudar a lei, encorajará os justos a viver adequadamente? ( Não concordo com a citação. Os cristãos não deveriam estar motivados a ter um comportamento correto pelo temor do juízo. Eles deveriam estar motivados a viver corretamente, por amarem a Deus. Eles deveriam estar motivados a comportar-se corretamente por entenderem a guerra entre o bem e o mal, e quererem ficar do lado do bem e da lei de Deus!)

III. A Lei de Deus e o Julgamento

A. Nas últimas lições tenho falado sobre "estado de direito". Superficialmente, enfatizando a preocupação de Deus sobre o estado de direito, quando estamos discutindo se o julgamento parece ser contrário à idéia da justificação pela fé. Vamos ver se os dois podem ser conciliados. Leia Gálatas 2:15-21. Qual é o padrão para o julgamento daqueles que aceitam Jesus? ( Quando Jesus morreu nós "morremos para a lei". "A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus". O padrão não é a lei mas, sim, se colocamos nossa fé em Jesus.)

B. Leia Gálatas 3:10. Se a lei é tão ruim a ponto de sermos amaldiçoados se nos fiarmos nela, como pode o estado de direito ser uma coisa boa? ( O problema não é com a lei e, sim, conosco.)

C. Leia Gálatas 3:11-14, Gálatas 3:21-22 e Gálatas 3:26-28. A lei é boa e nós somos maus. Se dependermos que a lei seja mantida estaremos em apuros, por estarmos debaixo da maldição que vem para seus infratores . Se você considerar seu nome, como você acha que fará, vindo o juízo final? (Se você vestiu-se com Cristo, se você confessou seus pecados e pediu para Jesus cobrí-los com Seu sangue, então, no julgamento final, Deus olha para o que Jesus tem feito, ao invés de olhar para o que você tem feito. Por outro lado, se você não aceitou Jesus, então você será julgado, com base naquilo que você tem feito.)

D. Amigo, você quer ficar sozinho no juízo final, responsável pelos seus pecados? Ou, você quer que Jesus tome seu lugar? O julgamento está acontecendo agora. Jesus está de pé, lá na corte celestial, pronto para agir em seu favor. Você precisa decidir hoje!

IV. Próxima semana: O Dia da Expiação Escatológico.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"




Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: