sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Lição 6 - O Dia da Expiação

                                     (Levítico 16)


Introdução: Se você tivesse que escolher o dia mais importante do ano saiba que, para o povo de Deus, no Antigo Testamento, este seria o Dia da Expiação. Hoje, o Dia da Expiação deve produzir um grande hiato para o povo de Deus. Uma vez que o santuário nos ensina lições importantes para os dias de hoje, acredito que isto também seja verdade para o Dia da Expiação. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia para retirar este hiato e ver o que podemos aprender!


I. Aproximando-se de Deus: a Preparação

A. Leia Levítico 16:1-2.Você levaria a sério esta instrução? (Sim! Duas pessoas já haviam morrido. A morte é o castigo por esta ofensa.)

1. Qual é a zona de perigo? (O santuário tinha dois compartimentos: o lugar Santo e o Santo dos Santos. Uma cortina separava os dois. A arca da aliança estava no lugar Santíssimo e, na parte superior, ficava o lugar onde Deus apareceria em uma nuvem. Esses versículos nos dizem que o lugar Santíssimo era a zona de perigo.)

2. Por que o Santo dos Santos é um local perigoso? (Deus está lá.)

3. Por que Deus é perigoso para os homens - mesmo para aqueles que trabalham para Ele?

B. Leia Levítico 16:3-4. Será que isso modifica o texto que lemos, anteriormente? (Ele amplia as instruções. Trata da área do santuário em geral e não, somente, do lugar Santíssimo.)

1. Como Arão deve se preparar? (Ele deve banhar-se e colocar roupas especiais. Ele, também, deve trazer ofertas.)

C. Leia Levítico 16:5-6. Quais grupos são protegidos por causa destas ofertas? (Arão e sua família. Mais tarde, veremos que toda a comunidade israelita, também, está incluída.)

1. Por que os filhos de Arão morreram, se Arão poderia ter feito expiação por eles? (Deus se ocupa com perdão de pecados, mas não devemos andar com Ele, levianamente, simplesmente porque Ele perdoa pecados. Um temor saudável de Deus é apropriado.)

D. Leia Levítico 16:7-10. Um bode morre e outro vive. Por quê? (Discutimos isto na última semana. Um bode morreu, simbolicamente, transferindo os pecados do povo para o santuário. O segundo bode, simbolicamente, levou os pecados do sacerdote e do santuário e desapareceu com eles, no deserto.)

II. Aproximando-se de Deus

A. Leia Levítico 16:11-12. Qual é a parte mais interessante desta instrução? (Arão entra no lugar Santíssimo. Atrás da cortina significa lugar Santíssimo, e este é o lugar onde Arão morreria, se não fosse convidado a entrar.)

B. Quando isso aconteceu? Em que data? Quando você tem algo tão perigoso como isso, você quer ler, cuidadosamente, o convite! (Leia Levítico 16:29-30. Estamos dando uma data específica, e ela é chamada de o Dia da Expiação.)

1. Qual é o propósito do Dia da Expiação? Já temos algumas pistas sobre isto? ("O Senhor ...(os) limpará ... de todos (seus) pecados.")

2. Achei que tínhamos aprendido que o sacrifício de um animal, no santuário, tirava todos os pecados das pessoas? Que papel o Dia da Expiação desempenha nisto? (Trata-se da transferência que tínhamos estudado antes. O animal morria no lugar da pessoa. Mas, os pecados eram transferidos (através do sangue do animal) para o santuário. O Dia da Expiação era o dia em que o santuário ficava limpo de todos os pecados. O que estamos estudando é o processo para por em ordem o santuário.)

3. Por que você precisaria limpar dessa maneira? Qual a importância para o prédio, já que o pecado era transferido para longe do pecador? (A particularidade simbólica é que o pecado seria destruído. Além disso, por que Deus quereria pecado aonde Ele vive?)

C. Leia Levítico 16:13-14. Qual era o propósito da fumaça? (Esconder Deus do Sumo Sacerdote - a fim de que ele não morresse.)

1. Se o propiciatório representava a presença de Deus, para onde o sangue estava indo? ( A questão parece ser que o pecado (desta vez o pecado do Sumo Sacerdote) era transferido para Deus.)

D. Leia Levítico 16:15-17. De quem são os pecados expiados? (Do Sumo Sacerdote, de sua família, de todo o povo, da tenda de reuniões e do santuário.)

E. Vamos avançar para Levítico 16:20-22. Para onde foram todos os pecados, transferidos no Dia da Expiação ? ( Para o bode que foi solto no deserto.)

F. De acordo com o que você pensa sobre esse método para livrar-se do pecado, o que ele sugere sobre o relacionamento entre Deus e as pessoas? (As pessoas aproximavam-se de Deus, através dos sacerdotes. No Dia da Expiação, através do Sumo Sacerdote, os pecados eram, permanentemente, transferidos para o deserto. O Sumo Sacerdote precisava levar isso muito a sério, pois, caso contrário, ele morreria. As pessoas não tratavam, diretamente, com Deus.)

1. Será que o relacionamento entre os homens e Deus dava a impressão de estar baseado no medo?

2. Se você disser, "sim," então como você explica que toda essa temível atividade está ilustrando a morte de Deus, pelos pecados de Seu povo?

G. Leia Romanos 5:9-11. O que Jesus fez por nós? (Justificou-nos por Seu sangue, para estarmos salvos da ira de Deus, como também, para que não sejamos mais Seus inimigos.)

1. Se acreditamos na Trindade, então como explicar que Deus era nosso inimigo? Ele estava com raiva de nós? Todavia, Ele estava disposto a morrer por nós e assim Ele não ficaria mais com raiva? (Isso é algo difícil para eu entender, mas acredito que tem muito a ver com a natureza do pecado. Deus é inimigo do pecado. Deus odeia o pecado. Quando éramos pecadores, éramos inimigos de Deus.)

2. Leia Mateus 11:19. Antes da cruz, Jesus era amigo dos pecadores. Como você explica isto? (Romanos 5:9-11 explica que Jesus nos reconciliou com Deus. Isso ajuda a isolar o problema. As pessoas são seres pecaminosos e sempre foram e este é o problema do pecado, que Jesus fixou. Portanto, Deus não fica irritado com as pessoas. Ele fica irritado por causa do pecado.)

a. Uma vez que Jesus fez tudo por nós, o que isto sugere sobre o modo como deveríamos viver? (Pecar não é um assunto sem importância. Nossa gratidão pelo que Jesus fez deveria nos levar a evitar o pecado.)

III. Aproximando-se de Deus, Hoje

A. Leia Marcos 15:37-39. A cortina que separava o lugar Santo, do lugar Santíssimo foi rasgada, em consequência da morte de Jesus. O que você acha que isso significa? (Significa, no mínimo, que o serviço do santuário foi finalizado no templo terrestre, culminando no Dia da Expiação.)

1. O que você acha que significa aproximar-se de Deus? Lembre-se que, se o Sumo Sacerdote passasse através da cortina "toda vez que ele resolvesse" (Levítico 16:2) ele morreria, porque Deus estava lá. (Isso significa um novo dia para aproximar-se de Deus.)

B. Leia João 16:7-11. Quem convence o mundo do pecado? (O Espírito Santo.)

C. Leia Romanos 8:9. Qual é nossa nova relação com Deus? (Esse texto diz que o "Espírito" é o Espírito de Jesus e de Deus." O Espírito de Deus habita em nós.)

D. Observe a enorme mudança no nosso relacionamento com Deus e na nossa aproximação dEle. Tínhamos um sacerdote humano para nos representar, alguém que poderia morrer, se não seguisse as instruções, quando se aproximasse de Deus. Agora, por causa do que Jesus fez por nós, o Espírito de Deus habita em nós! Como resultado, nos tornamos templos de Deus. 1 Coríntios 6:19-20. Qual deve ser nossa reação a tudo isso?

E. Todas estas coisas sobre o templo são apenas memórias, um tanto assustadoras, do passado? Agora, nós todos somos templos e nós todos podemos nos aproximar de Deus, por isso esta coisa de sacerdote do templo desapareceu?

1. Leia Hebreus 8:1-2 e Hebreus 7:23-25. O que isto sugere sobre o templo, nos dias de hoje, e o Sumo Sacerdote? (Jesus "vive sempre para interceder" por nós! O templo, o serviço no santuário e o Dia da Expiação nos ensinam lições sobre o que Jesus está fazendo, neste momento, em nosso nome, no céu!)

F. Leia Hebreus 8:26 {7:26}. "Nossa necessidade." Que necessidade temos que faz com que aquilo que está acontecendo no céu seja relevante para nós, hoje? (Nossa necessidade é termos nossos pecados removidos. Visto que o pecado é um problema permanente em minha vida, tenho necessidade contínua de um Sumo Sacerdote, no céu.)

G. Amigo, você quer enfrentar a ira de Deus? Eu, certamente, não! Por que não aceitar, hoje, Jesus como seu Salvador, a fim de que você seja reconciliado com Deus. Por que não pedir a Deus para enviar Seu Espírito, para dentro de seu templo, para guiar seu caminho? Por que não ter Jesus a interceder em seu nome, no céu?

IV. Próxima semana: Cristo, Nosso Sacrifício.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: