sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Lição 10 - O Dia da Expiação Escatológico

                               (Daniel 8-9)

 
Introdução: Se você está coçando sua cabeça, para entender a palavra "escatológico", saiba que ela significa "eventos do últimos dias". Como temos estudado, o Dia da Expiação refere-se aquele dia do ano, em que todos os pecados do povo de Deus, transferidos para o santuário eram, então, transmitidos para um bode. Em seguida, o bode dirigia-se para o deserto, para seus anos de aposentadoria. O Dia da Expiação representava uma mudança de endereço permanente, para os pecados que as pessoas cometiam durante o ano. Você pergunta, então: "O que poderia ser tão importante quanto à mudança de endereço permanente dos pecados, nos últimos dias"? "Últimos dias" trazem à lembrança juízo final. Você quer ter seus pecados transmitidos ou você quer ser como aquele bode? Quando Daniel orou, por causa do problema dos pecados do povo de Deus, Deus lhe enviou uma mensagem especial, sobre Seu grande plano para lidar com o pecado. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!


I. A Preocupação de Daniel

A. Leia Daniel 9:1-3. O que se passa na mente de Daniel? (A profecia bíblica revelou que havia chegado o momento da mudança. Essa mudança permitiria que Jerusalém fosse reconstruída.)

B. Leia Daniel 9:4-6. Como Daniel inicia sua oração? (Com louvor! Esta é a forma como cada oração deveria iniciar. Veja Lucas 11:1-2.) {Louvor é uma expressão de elogio e admiração referente a uma pessoa, objeto ou atividade, expressado verbalmente, através de oração, discurso, poesia, texto, música cantada.}

1. Qual é o assunto principal da oração? ( A confissão dos pecados. As pessoas têm problemas com o pecado.)

C. Leia Daniel 9:11-14 e Daniel 9:17-19. Por que você acha que Daniel menciona, especificamente, o santuário? (Considere isto do ponto de vista de Daniel. Seu povo pecava. Deus executou juízo sobre eles por meio do cativeiro, da destruição de Jerusalém e do santuário. O santuário era o meio para a transferência dos pecados e estava fora do negócio. Daniel e o povo estavam carregados de pecado!)

D. Vamos considerar a questão do julgamento. Que tipo de julgamento preocupa Daniel? (A situação de Daniel reflete nossas vidas. A desobediência à lei de Deus traz, na prática, aqui e agora, seu próprio julgamento. Nós sofremos, frequentemente, por causa de nossos pecados. O maior problema, entretanto, é que nosso bom senso é incapaz de obter o perdão para os pecados. Não consegue transferir o pecado para longe das pessoas, através do sistema do santuário.)

E. Agora que sabemos o que consumia os pensamentos de Daniel, vamos voltar para as visões dadas a ele.

II. A Mensagem

A. Leia Daniel 8:1-4. O que você pensaria se, no seu passeio matinal, você visse isso? (Até perceber que era uma visão, eu ficaria com medo.)

1. Já que era uma visão, que mensagem você acha que Deus estava dando a Daniel? (Semana passada, aprendemos que Daniel viu alguns animais assustadores, os quais representavam impérios, que deveriam surgir no futuro. Parece com isto.)

B. Leia Daniel 8:15-20. O que significa o carneiro? (Daniel foi informado por um mensageiro celestial que se tratava do império Medo-Persa. Isso tece um paralelo com a mensagem que estudamos semana passada!)
 
C. Leia Daniel 8:5-8 e Daniel 8:21-22. O que o bode representa? (O poder do império grego. Assim como na visão anterior, Daniel estava sendo apresentado ao futuro.)

D. Leia Daniel 8:9-12. Quando examinamos os chifres, em Daniel 7, consideramos que eles representam autoridades na terra. Que tipo de autoridade terrena pode "alcançar o exército dos céus"? Que tipo de autoridade terrena pode derrubar alguns componentes do exército dos céus?

1. Leia Apocalipse 12:7-9. O que está proposto aqui, para análise, é aquele chifre? (É satanás! Lembre-se que isto é simbólico. Qualquer que seja o significado desse chifre representa, no mínimo, obra de satanás.)

E. Examine, novamente, Daniel 8:11-12. Pense, de novo, na oração de Daniel. Por que Deus decidiu dar a Daniel repetidas lições de "história" sobre o futuro? (Deus estava dizendo para Daniel que Ele está no comando, mesmo durante eventos assustadores.)

1. O que você acha que veio à mente de Daniel, imediatamente, quando ele ouviu a referência ao santuário? (É sobre isso que Daniel estava orando! O templo de Deus, o santuário de Deus na terra, tinha sido destruído pelos babilônios. Contemplar isto deve ter sido deprimente.)

F. Leia Daniel 8:13-14. Que esperança é dada a Daniel? (Que o santuário, o sistema para tratar do pecado, estaria em operação, novamente!)

G. Leia Daniel 8:23-25. Isto traça outra imagem para este chifre. O que quer dizer que " ele se tornará muito forte, mas não por seu próprio poder"?

1. O que significa "ele será destruído, mas não pelo poder dos homens"? (Ambas referências nos dizem que é uma guerra espiritual. Esta é uma guerra entre satanás e Deus.)

2. O que há de relevante nisto? (Assim como em Daniel, nosso mundo pode parecer estar girando fora de controle. Talvez nós estejamos sentindo que sofremos o julgamento por pecados passados. A mensagem de Deus para Daniel é "Eu tenho isto tudo em Minhas mãos.")

H. Leia Daniel 8:26-27. Como Daniel reage a esta mensagem? Ele ficou exultante ao ser informado de que Deus estava no controle? (Não. Ele ficou doente. Ele não entendeu. Parte do problema pode ter sido que a visão parecia dizer que Deus não trabalharia nisto, até o fim dos tempos.)

III. A Vitória

A. Vamos reler Daniel 9:1-3, agora que temos mais informações. A visão dada a Daniel começou a ser cumprida. A Babilônia caiu, e os medos-persas subiram ao poder. O que Daniel queria? (O mesmo que ele sempre quis: que sua nação e seu santuário fossem restaurados. Ele entendeu que a profecia sobre o tempo da restauração estava ao alcance das mãos.)

B. Leia Daniel 9:20-23. O que isso nos ensina sobre nossas orações e nosso Deus? (Ele escuta. Ele cuida.)

1. Quão próximo está o céu? (Gabriel chegou até Daniel, quando a oração iniciou.)

2. Por que Gabriel foi enviado? (Para dar a Daniel "percepção e entendimento".)

3. Entendimento sobre o quê? (Sobre as séries de visões. Lembre-se que, em Daniel 8:14-15, foi-lhe dito que o santuário seria restaurado em 2.300 "manhãs e tardes". Este é o centro da preocupação de Daniel.)

C. Leia Daniel 9:24-25. Qual é a boa notícia sobre Jerusalém e o santuário? (Que eles serão reconstruídos!)

1. Que outra boa notícia encontramos? (O pecado vai acabar! A maldade será expiada! O santíssimo será ungido. A justiça eterna virá!)

a. Isso soa como santuário e Dia da Expiação? (Sim. Lembre-se que o lugar " santíssimo" se refere ao lugar, no santuário, em que o sacerdote entrava no Dia da Expiação.)

D. Leia Daniel 9:26-27. Isto soa terrível, não é? Jesus (o Ungido) é cortado! Não estou entrando em números ou cálculos mas, a maioria dos cristãos que estudaram isto em detalhes, acham que, quando se trabalha através de números, esta profecia prediz a data da encarnação de Jesus, Sua crucificação e a segunda destruição do templo, em Jerusalém.)

1. Um pequeno número de cristãos continua a calcular e concluir que 1844 é a data para o início do tempo que estamos estudando: o juízo final, o ministério de Jesus no céu em nosso favor e o "Dia da Expiação" celestial. Semana passada, colocamos que o início deste tempo estaria por volta de 1806, que ficaria mais de acordo com a data específica, que é 1844. Que nível de importância você anexa a estas séries de datas? (Alguns atribuem grande importância a estas datas, especialmente, à data do início do ministério de Jesus, em nosso favor, no julgamento final. Acho que estas datas servem a dois propósitos. Primeiro, elas nos dão confiança de que Deus está no comando e que podemos confiar nEle. Segundo, elas nos confortam por entendermos que o plano de salvação não deixou de funcionar, mas continua avançando, conforme o plano de Deus.)

E. Amigo, você está como Daniel, preocupado com o rumo que a vida tem tomado? Você está preocupado quanto ao pecado, em sua vida, e na vida dos que estão ao seu redor? Deus tem um plano e estamos vivendo na fase final dele. Deus está pondo fim ao pecado. Jesus está ministrando em nosso favor, para encobrir nossos pecados com Seu sangue. Você decidirá, hoje, a descansar confiante em Seu trabalho, em nosso favor - apesar das coisas preocupantes que estão acontecendo em sua vida?

IV. Próxima semana: Nossa Mensagem Profética


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"



Tradução: Denise de Mesquita


 


Nenhum comentário: