domingo, 27 de outubro de 2013

Lição 5 - Expiação: Oferta da Purificação

                                        (Gênesis 4; 2 Samuel 14; Levítico 16)

 

Introdução: Por muitos anos tenho lutado para entender a lógica da expiação. Por que, exatamente, nossos pecados exigiram a morte de Jesus? Por outro lado, por que a morte de Jesus foi suficiente para tirar nossos pecados? A expiação não era como um problema de matemática, com conexão óbvia. Isso envolveu questões que eu não entendia. A lição mais importante de nosso estudo sobre o santuário, nesta semana, é uma resposta sobre porque Jesus teve que morrer. Porque a expiação faz sentido lógico. Vamos correr para nossos estudos na Bíblia, durante a semana, e saber mais!


         I. Corrompendo as Regras de Lei

A. Leia Gênesis 9:5-6 e Números 35:30. Qual é o castigo para o crime? Qual é a regra da lei de Deus? ( A morte.)

B. Leia Gênesis 4:8-10. O que deveria ter acontecido com Caim? (Ele deveria ter sido condenado à morte.)

C. Leia Gênesis 4:11-15. Por que você acha que Deus não somente falhou em não executar Caim, mas Ele, afirmativamente, o protegeu da justiça - da regra da lei de Deus?

D. Leia 2 Samuel 14:4-6. Você já ouviu essa história antes? (Parece um pouco com a de Caim e Abel.)

E. Leia 2 Samuel 14:7. A família quer justiça, mas a mãe, não. Por quê? (Ela não teria mais filhos. Seu marido estava morto e, agora, seu filho seria morto se a justiça tivesse sido levada a cabo. Há esse inquietante comentário sobre nenhum "herdeiro", que faz você suspeitar que os parentes tinham mais do que justiça em mente.)

1. Você acha que a declaração da mãe explica o julgamento incomum, aplicado em Caim? Entretanto, lembre-se que Adão ainda vivia. (Acho que isso sugere a razão para a sentença sobre Caim. Deve ter sido uma tragédia terrível para Eva, considerar que seu pecado causasse a morte de seus dois filhos.)

F. Leia 2 Samuel 14:8-9. Essa é uma declaração muito estranha. Por que a culpa deveria pesar sobre o rei ou ser transferida para a mãe? Nenhum dos dois cometeu qualquer crime. Ambos demonstraram amor e compaixão. (O Comentário de Jamieson, Fausset e Brown, sobre este texto, explica que a violação das regras da lei ultrapassa "a prerrogativa real." Responsabilidade por crime tinha que chegar a algum lugar. Uma vez que o rei, a pedido da mãe, corrompesse as regras da lei, a responsabilidade deveria recair sobre ele. Já que foi a mãe quem pediu para o rei violar as regras, ela disse: "assumo a responsabilidade em seu lugar.")

G. Em Mateus 27, lemos o relato sobre o julgamento de Jesus. Leia Mateus 27:15-18. O que Pilatos estava pensando sobre o veredito que ele deveria pronunciar sobre Jesus? (Ele achou Jesus inocente!)

H. Leia Mateus 27:20-23. Pilatos libertaria Jesus? (Sim, claro. A multidão não podia lhe dar uma boa razão para que Jesus fosse executado. Ela estava tentando coagir Pilatos. Pior! Em Mateus 27:19, a esposa de Pilatos diz a ele que Deus lhe enviou uma mensagem, para que ele não fizesse nenhum mal a Jesus.)

I. Leia Mateus 27:24-25. Como Pilatos e a multidão se assemelham com a história que lemos em 2 Samuel 14? ( A regra da lei, o Estado de direito, estava sendo subvertido. Mais uma vez, o juiz deveria ter assumido a responsabilidade, mas as pessoas pediam que a lei fosse corrompida e declaravam que elas assumiriam a culpa.)

J. Leia Números 35:31 e Romanos 6:23. Romanos não diz que somos assassinos, mas que a pena para nossos pecados é a morte. Deus está violando a regra da lei pela segunda vez? Debatemos que a violação envolve não sentenciar Caim (e nós) a morte. Vemos, agora, que pagar resgate por assassinos também é proibido!

1. Podemos explicar isto dizendo que nós todos morremos por causa da entrada do pecado no mundo? Se isso parece uma resposta fácil, como explicar Elias (2 Reis 2) e Enoque (Hebreus 11:5) que foram levados vivos para o céu?

II. Responsabilidade pela Subversão das Regras da Lei

A. Vimos que quando o rei violou as regras da lei, ele aceitou a responsabilidade pela violação. Quando violamos as leis do Estado, ou as Leis de Deus, quem é a vítima?

1. Leia Salmos 51:3-4. O rei Davi estava falando sobre seus atos de adultério e assassinato. Como ele pode dizer que "somente" contra Deus ele havia pecado? (Nos Estados Unidos, uma queixa-crime dirá: "O Povo" contra a pessoa acusada e, não, a vítima específica do crime contra a pessoa acusada. A idéia é que, quando você comete um crime, você viola os direitos públicos. Isso reflete a noção de que os pecados são contra Deus, que governa todo o Universo.)

B. Se Deus é a verdadeira (e única) vítima de nossos pecados, por que Ele não pode dizer: "Eu perdoo",e esqueça essas coisas sobre Deus sofrer a punição pela violação das regras?

C. Leia Miquéias 7:18. O que Deus está fazendo com nossos pecados ? (Ele nos perdoa. Isto mostra que Deus pode dizer: "Eu perdoo!" Nos Estados Unidos, o Presidente (ou ou o Governador de um Estado) pode perdoar criminosos.)

1. Então, pergunto novamente: por que alguém tem que morrer, se Deus pode perdoar? ( Isto é, ainda, corrupção das regras da lei. Aquele que corrompe as regras deve assumir a responsabilidade por isto. Entretanto, a vítima do crime tem melhores pretensões, ao mudar as regras da lei.)

III. A Correção

A. Leia Levítico 1:3-5 e João 1:29. Por que você acha que Deus deu estas instruções, quanto ao sacrifício de animais, no Velho Testamento?

1. Como isto está relacionado a Jesus? (Este é o lugar onde se ajunta a lógica da expiação. Deus subverteu as regras da lei para não matar-nos, por causa de nossos pecados. Como Aquele que tomou a decisão, Ele assumiu a responsabilidade por ela, ao concordar em morrer em nosso lugar. Entretanto, Ele procurou fazer-nos entender a conexão entre pecado e morte, e, assim, Deus criou um sistema de sacrifícios no santuário, o qual nos fizesse lembrar da conexão entre pecado e morte e que apontasse para a solução do problema do pecado.)

B. Vamos contemplar os pressupostos que fundamentam a conclusão de que Jesus é responsável pelo problema. Quais são estes pressupostos? ( O primeiro é que ao assumir o castigo por nossos pecados, Jesus mostra que Ele é Deus. Assim como o rei, Ele tem autoridade sobre o problema. Satanás concorda que Ele é Deus. O segundo apresenta a incrível importância da lei de Deus e Sua determinação de que as regras da lei devem ser respeitadas. O último corrobora, no relato da criação, a queda do homem.)

C. Leia Jeremias 17:1. Onde o pecado está inscrito? (Estão esculpidos em nossos corações e nos altares. Esta referência ao pecado e ao altar no santuário aponta para a importância do sistema do santuário.)

IV. Purificação

A. Leia Levítico 16:15-19. O que vimos, quando aprendemos que o rei, ao corromper as regras, tornou-se responsável pelo crime? ( O pecado transferiu-se da pessoa culpada para o rei.)

1. No sistema do santuário, os pecados das pessoas eram transferidos para os animais que eram sacrificados. Que outra transferência vemos nesses versos? (A aspersão do sangue do animal sacrificado parece transferir o pecado para o santuário e seu mobiliário.)

B. Leia Levítico 16:7-10 e Levítico 16:20-22. Agora, o que acontecia com os pecados que eram transferidos para o santuário? ( Eles eram transferidos, uma vez mais, para um bode vivo. O bode não morria e era levado para o deserto.)

C. Se voltarmos à idéia de que aquele que corrompe as regras da lei assume a responsabilidade, e que o sacrifício de animais, no sistema do santuário, aponta para a responsabilidade de Jesus por nossos pecados, porque Ele não quer que venhamos a morrer, como você explica a transferência do pecado? Por que o sistema do santuário contém, também, a lição sobre a transferência do pecado? (Deus não quer que permaneçamos no pecado. No final, nem o pecador, nem o cordeiro carregam o pecado. O pecado foi transferido para o santuário e, finalmente, para um bode.)

1. Qual é a lição espiritual nisto? (Nossos pecados são, literalmente, jogados fora. Jesus não está apenas pagando o preço em nosso nome. Nossos pecados são removidos.)

2. Se o sacrifício de animais aponta para Jesus, qual o desígnio do bode? (A liberação dos nossos pecados. Jesus aceitou o castigo por nossos pecados, mas Ele, também, providenciou a remoção deles.)

D. Amigo, considere o que Deus tem feito por você. Ele lhe deu vida, subvertendo uma norma da lei. Ele aceitou sua culpa. Jesus morreu em seu lugar. Como você deveria responder? Por que não aceitar, hoje, o sacrifício de Jesus, em seu nome, alegrar-se porque Ele removeu seus pecados, e determinar-se a viver como você quer, com o pecado fora de sua vida?

V. Próxima semana: O Dia da Expiação.

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: