sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lição 13 – Reavivamento Prometido: Missão Cumprida


                                        (Joel 2, Mateus 28, Apocalipse 14)

Introdução: Chegamos à última lição, nesta série sobre reavivamento e reforma. Após estes estudos, qual você pensa que é o objetivo do reavivamento e da reforma, no momento? Você concordaria que é conhecer melhor a Deus, para que O amemos mais? Qual é o propósito de conhecer melhor a Deus e amá-Lo mais? Preparar-se para ir para casa, a fim de viver com Ele para sempre? Levar conosco o maior número possível de pessoas? Vamos mergulhar em nosso estudo, para contemplar como podemos terminar a obra que Deus nos deu!


I. Até o Fim

A. Leia Mateus 28:18. Este é Jesus falando. Por que Ele iria dizer que toda autoridade Lhe foi dada no céu e na terra? Ele não a teve sempre? Por que dizer "foi dada?" (Jesus tinha acabado de derrotar o pecado, na cruz. Ele derrotou a autoridade de satanás na terra; uma autoridade que foi dada por Adão e Eva, quando pecaram.)

B. Leia Mateus 28:19-20. Como a vitória de Jesus, na cruz, mudaria nosso trabalho? (Jesus derrotou o pecado e nós temos a grande oportunidade de compartilhar as boas novas!)

1. Qual o resultado, ao ouvirmos estas boas novas? (Oferecemos nossa fidelidade ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, nos batizamos e nos tornamos obedientes.)

2. O que Jesus promete? Ele estará conosco "até o fim dos tempos."

a. Por que isso é importante? (Ele não nos desampara - jamais!)

b. Gosto da promessa dEle estar conosco, mas me pergunto o porquê de Jesus mencionar, especificamente, o "fim dos tempos." O que você pensa sobre isto? (Jesus não está desistindo de nós.)

C. Leia Atos 3:17-21. Pedro escreve que Jesus permanecerá no céu, até o fim. Como Jesus pode dizer que estaria conosco "até o fim dos tempos" e, ainda assim, permanecer no céu, até a Sua volta? (Leia João 16:5-7. Jesus disse que enviaria o "Consolador"(o Espírito Santo). Se você continuar lendo João 16:8-15, encontrará o resto dos detalhes.)

1. Se você disser, "desejo estar com Jesus," por que você deveria orar? Se você quer que Jesus o ajude no seu trabalho de discipulado, por que você deveria orar? ( Para receber o Espírito Santo.)

II. Poder do Fim dos Tempos

A. Leia Joel 2:28. Um assunto espiritual que me incomoda é que o Espírito Santo era atuante na igreja primitiva, de um modo que minha igreja não reconheceria. O que a figura linguística "derramar" nos ensina sobre as obras do Espírito Santo? (O Espírito Santo Se manifesta em diferentes medidas. Chamo isto de "alta potência" e "baixa potência" do Espírito Santo."Adiante"teremos o Espírito Santo"derramado," o que deve significar alta potência.)

1. O que ainda está para acontecer? Algo pelo qual temos que esperar? (Em Atos 2, no dia do Pentecostes, o Santo Espírito veio em grande poder. Em Atos 2:14-17, Pedro diz que a profecia de Joel 2 está sendo cumprida nesse tempo. Isso me diz que entramos no período de alta potência.)

B. Joel 2 contém vários símbolos. Temos o símbolo de Deus, liderando um poderoso exército. O símbolo do povo de Deus se preparando para Sua volta. O símbolo de Deus abençoando Seu povo, da mesma maneira que Ele abençoa os agricultores. Leia Joel 2:23. Isto fala de outonos e das chuvas da primavera. Esta é a evidência de que o Espírito Santo é derramado, em diferentes medidas, e em épocas diferentes ? (Sim.)

1. Isto explica por que parece que, atualmente, estamos vivendo na época de baixa potência do Espírito Santo?

2. Se você disse, "sim," como você explica que o tempo do derramamento do Espírito, de Joel 2 começou no Pentecostes? (Acho que estamos em falta. Creio que o Espírito Santo está disposto a Se derramar agora mesmo, mas nós O estamos atrasando.

3. Se estamos atrasando o Espírito Santo, o que isso nos diz quanto a estarmos esperando a segunda volta de Jesus?

C. O que podemos fazer quanto ao problema de experimentarmos, somente, um fraco poder do Espírito Santo? (Leia Atos 1:12-14. Este é o modo como os seguidores de Jesus ficaram prontos, para receber o grande poder do Espírito.)

III. Alto Poder do Espírito

A. Leia Joel 2:28-29. No Antigo Testamento, tivemos entre os modelos de liderança, sacerdotes e profetas. Na igreja primitiva, Jesus selecionou jovens para ser Sua equipe de liderança. Que modelo de liderança se vê aqui? (Sexo e idade são irrelevantes. A posição social é irrelevante. O Espírito Santo trabalha através de pessoas que tiverem boa vontade.)

1. Existe algo que deveríamos fazer, no momento, observando com atenção nosso modelo organizacional, a fim de nos prepararmos para receber o grande poder do Espírito Santo?

B. Leia Joel 2:30-31. O que devemos esperar que aconteça? (Maravilhas no céu e na terra.)

1. Tudo isto é bom? ("Sangue, fogo e nuvens de fumaça" não parece algo positivo para mim!)

2. Observe que a última parte do versículo 31 refere-se ao "grande e terrível dia do Senhor." Que esclarecimento isto nos dá? (Os dias finais são uma combinação do maravilhoso, com o desagradável.)

C. Leia Joel 2:32. Como podemos saber sobre a parte maravilhosa? (Se chamarmos por Jesus, seremos salvos.)

IV. O Conflito Final

A. Leia Apocalipse 14:6-7. O que deveríamos estar fazendo? Aplaudindo os anjos mensageiros? (Leia Filipenses 1:3-5. Estamos em parceria com Deus para compartilhar o "evangelho eterno" até que Ele volte.)

1. Por que um anjo é mencionado, se este é nosso trabalho? (Isto confirma a parceria. Os recursos poderosos do céu estão em parceria conosco, para compartilharmos o evangelho)

B. Veja, novamente, Apocalipse 14:6-7. Qual é o núcleo do evangelho? (Deus é nosso Criador e merece nossa adoração. Deus é nosso Juíz e Redentor. É hora de optarmos pela parceria com Deus.)

C. Leia Apocalipse 14:8. Qual é nossa mensagem aqui? (Que satanás e suas fortalezas foram derrotadas.)

D. Leia Apocalipse 14:9-11. Qual é nossa mensagem aqui? (Se você der sua lealdade para satanás, isto não será bom para você.)

1. Leia Lucas 15:1-2. Como acolher pecadores e cobradores de impostos, como Jesus fez, e sermos fiéis à mensagem de Apocalipse 14:9-11? (Esta chamada é pela direção do Espírito Santo! O essencial é dar boas vindas para os pecadores, em nossa igreja, mas devemos lhes falar a verdade sobre o julgamento. Como eles congregam junto, isto exige discrição, orientada pelo Espírito Santo.)

E. Leia Apocalipse 14:12. "Paciente perseverança" não é como eu descreveria nossa parceria evangelística, com os poderes do céu. Vamos fazer algo grande! Que ponto deixei faltar? (Isto não é uma corrida de velocidade, onde ficamos sem fôlego e paramos. Isto é um projeto de longo prazo. Precisamos ser pacientes e resistir.)

1. O que parece impulsionar os seguidores de Deus, neste tempo final de pregação do evangelho? (Eles obedecem a Deus e Lhe são fiéis. Trata-se de um povo cujo meta é alcançar a santidade.)

F. Leia Apocalipse 19:11-14. Quem é o cavaleiro? (Jesus!)

1. Como a segunda vinda de Jesus se compara com a primeira? (Isto é o que os discípulos de Jesus queriam. "Com justiça," Jesus "julga e faz guerra." Jesus destrói o pecado, a morte e aqueles que os promovem.)

G. Leia Apocalipse 21:1-4. Vem, Senhor Jesus, vem!

H. Amigo, você quer o fim das lágrimas, da morte, do luto e da dor? Se assim for, ore pelo grande poder do Espírito Santo, e a parceria com Deus para compartilhar o evangelho eterno. Peça que o Espírito Santo o ajude a mostrar persistência, a refletir uma vida santa e a ter paciência, para que o seu Campeão traga os exércitos do céu, para por fim ao pecado!

V. Próxima Semana: Começaremos uma nova série de lições intitulada "O Santuário".

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.


Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"
Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: