sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lição 11- Reforma: Nova Maneira de Pensar


                                       (Romanos 12; 1 Coríntios 10)




Introdução: "Lixo entra, lixo sai" é como as pessoas falam no mundo da computação.{N.T.:"garbage in, garbage out", literalmente, "lixo entra, lixo sai" são informações desnecessárias ou sem sentido, colocadas num local de armazenamento de dados.} Esta declaração também é verdadeira quando se trata de nossas mentes? As taxas mundiais para entretenimento, aceitáveis para entrar em nossas mentes, são baseadas em nossa idade. A idéia é que a idade faz a diferença; as mentes dos mais velhos são menos suscetíveis às más influências. Isto é verdade? Francamente, acho que "lixo entra, lixo sai" se aplica a qualquer idade, porque as pessoas de todas as idades são influenciadas por tudo aquilo que está a sua volta. Pergunte a você mesmo, se você usa expressões que seus amigos usam? Tenho um velho amigo que se refere a um pequeno detalhe como a uma "caracteristicazinha." Por causa dele, de vez em quando, minha esposa e eu nos referimos à uma "caracteristicazinha" . Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir o que a Bíblia nos ensina sobre nossas mentes!


I. Templo de Adoração

A. Leia Romanos 12:1-2. Você lembra que há duas semanas aprendemos (1 Coríntios 3:16) que nosso corpo é um templo, onde vive o Espírito Santo? O que Romanos 12 diz sobre nosso corpo? ( Isto é um sacrifício vivo.)

1. Quando penso em "sacrifício", penso nas coisas sendo destruídas pelo fogo ou abandonadas. Aqui, que tipo de sacrifício do corpo, você acha que isto significa? (Se eu deixasse alguém morar em minha casa, eu diria que tinha sacrificado minha casa. A idéia é que nós damos nosso corpo a Deus.)

2. Observe que isto é chamado de um "ato espiritual de adoração." Como isto é adoração? (Quando adoramos, nós damos glórias a Deus. A idéia é que , consagrando nossos corpos a Deus, nós Lhe damos glórias.)

3. Que parte específica do corpo é mencionada? (A mente.)

a. Por que esta parte é mencionada e não outras? (Esta idéia de templo discutimos há duas semanas. Conhecer a Deus é ter o Espírito Santo vivendo em nossa mente.)

4. Qual é o objetivo de darmos nossas mentes a Deus? (Transformação. Damos a Deus autoridade sobre nossas mentes, a fim de renová-las, para que possamos ser transformados de nossos pensamentos mundanos.)

a. Existe uma idade limite para isto? (Nenhuma idade está estabelecida!)

5. O que a transformação de nossas mentes fará por nós? (Podemos avaliar, cuidadosamente, a vontade de Deus para nós.)

a. O que isto sugere, quanto a não termos o Espírito Santo renovando nossas mentes? (Não podemos expressar a vontade de Deus.)

B. Vamos testar a idéia de que o Espírito Santo traz mudança em nossas mentes, o que nos ajuda a conhecer a vontade de Deus. Você, às vezes, fica em dúvida, quando se trata de pecado? No seu íntimo, você se debate quanto a algo que seja pecaminoso, ou a uma má idéia, ou a algo que não importa?

1. Alguma vez, você esteve em uma reunião na igreja, ou estudando a Bíblia ou, de alguma maneira, envolvido em algo em que o poder do Espírito Santo estava presente e você, de repente, teve uma firme convicção sobre seu debate íntimo, anterior, acerca do pecado?

a. Esta firme convicção some, quando você está de volta, na presença da tentação?

2. Estas questões refletem o que acontece comigo. Se você tem a mesma experiência, acho que podemos começar a ver quão importante é oferecermos nossas mentes (nossos templos) a Deus, para que possamos ter esta transformação e conhecermos melhor Sua vontade.

II. A Oferta

A. Isto ainda nos deixa com a interrogação, sobre como a oferta de sacrificar nossas mentes funciona, numa questão prática. No mínimo, parece que, regularmente, precisamos convidar o Espírito Santo para guiar nossos pensamentos, a fim de que possamos fazer bons julgamentos sobre o pecado. O que mais isto pode significar?

B. Leia 1 Coríntios 10:1. O que significa: todas as pessoas estavam "sob a nuvem" e "passaram pelo mar?" (Todos eles seguiram a direção de Deus, para onde deveriam ir, e todos se beneficiaram da proteção de Deus. Eles eram parte do "grupo de Deus.")

C. Leia 1 Coríntios 10:2. O que significa ser "batizados em Moisés?" (Acho que significa que eles foram devotados a Moisés. Moisés os guiou, através do mar,(Êxodo 14). Ele falou com Deus, na nuvem (Êxodo 34:29). Ele era a ligação entre o povo e Deus.)

D. Leia 1 Coríntios 10:3-4. Como era sua comida e bebida "espiritual?" (Foram providenciadas por Deus. O maná veio, sobrenaturalmente, (Êxodo 16), assim como a água saiu de dentro de uma rocha (Êxodo 17).)

E. Leia 1 Coríntios 10:5. Que ponto Paulo está evidenciando ao dizer "contudo?" (Essas experiências com Deus e Seu povo não os colocaram em harmonia com Deus. Eles não "sacrificaram" suas mentes.)

1. Que aplicação, destes versículos, você faria em sua vida? (Andar junto com o povo de Deus, ter um líder piedoso, comer e beber coisas certas, não são a fórmula para agradar a Deus. Elas não são a oferta.)

F. Leia 1 Coríntios 10:6. Qual é a fórmula para agradar a Deus? (Fixar nossos corações/mentes em Deus e não nas coisas más.)

1. Quando Paulo se refere a isto ser um "exemplo", o que ele quer dizer? (A lição é para nós!)

2. Considerando o que acabamos de ler, o que é e o que não é importante, quando se trata de oferecer o nosso "sacrifício vivo?" (Você pode cobrir-se de aparências - a igreja, as suas ações, a sua dieta, mas isto não é o que mais importa para Deus. O que importa para Deus é o foco dos nossos corações e mentes.)

G. Vamos detalhar um pouco aqui, porque queremos ter certeza de que temos este direito. Leia 1 Coríntios 10:7. Qual a primeira maldade a que estas pessoas entregaram seus corações? (Não confiaram em Deus. Elas criaram um bezerro de ouro e atribuíram o poder de Deus para ele. (Êxodo 32).)

1. Anteriormente, observamos que "seguir a direção de Deus" não é a única coisa importante. O que deveríamos distinguir nisto? (O povo acompanhou a direção corrente, da nuvem, ao invés de depender de Deus. Se você pensasse, realmente, que o grande Deus do Céu estava no comando de seu caminho, por que você adoraria algo feito por você?)

H. Leia 1 Coríntios 10:8. Como a imoralidade sexual se encaixa na lista de "sacrifícios"? (Não parece se encaixar. Até este ponto, parecia que estávamos distinguindo entre nossas obras e nossa fé.)

1. Vamos explorar a história subjacente. Leia Números 25:1-3. O que está no coração deste pecado? (A idolatria era a raiz do problema.)

2. Entretanto, não podemos ignorar que Paulo menciona, especificamente, os pecados sexuais. Pecados sexuais são uma categoria especial? (Leia 1 Coríntios 6:18-20. Paulo nos diz que os pecados sexuais estão em uma categoria especial, porque eles são um ataque ao corpo, o qual é o templo do Espírito Santo.)

I. Vamos traçar uma linha mais fina. Leia Marcos 7:20-23. Como Jesus explica a distinção entre obras e fé, quando se trata de oferecer nossos corações/mentes como um sacrifício a Deus? (Paulo e Jesus tocam no mesmo ponto. Seguir a nuvem, ter Moisés como líder, comer e beber, corretamente... tudo isto são coisas externas. O valor de nossas obras externas, por uma razão muito importante, refletem o que está em nossas mentes.)

J. Leia 1 Coríntios 10:9-10. A referência às "serpentes" encontra-se em Números 21, onde o povo "falou contra Deus." O problema, aqui, está em resmungar e reclamar a respeito de Deus. Esta atitude é coerente com o sacrifício de nossas mentes a Deus? (Sim e não. Não, porque Paulo nos adverte sobre esta atitude. Mas, queixar-se de Deus é, ainda, colocá-Lo no trono, como o Único responsável e que pode mudar as coisas. Acho que Deus considera as reclamações, contra Ele, superior à idolatria - quando ignoramos Deus. Se você duvida disto, pense sobre a história de Jó.)

III. Conselhos Práticos

A. Vamos pular alguns versos e ler 1 Coríntios 10:18-20. Qual é o problema, aqui? (Comunhão com demônios.)

1. Na região onde vivo, não há sacrifícios a demônios. Este conselho, ainda é relevante?

B. Leia 1 Coríntios 10:21. Podemos ter um pé no campo de Deus e outro, no campo de satanás? (Não.)

1. O que significaria "o cálice dos demônios", hoje? (satanás oferece muitas coisas, as nossas mentes, para que possamos ter participação com ele. Uma parte importante de oferecermos nossas mentes a Deus serve para evitar que bebamos do cálice de satanás. Acho que bebemos do cálice de satanás sempre que levamos, em nossas mentes, suas propostas para nossas vidas - independentemente, de nossa idade.)

C. Amigo, você está ofertando sua mente a Jesus? Ou, você está bebendo do espectáculo e da filosofia de satanás? A batalha é através da mente. Questione-se se você está gastando mais tempo, bebendo da fonte do Espírito Santo ou da fonte do pecado? Por que não definir, hoje, em sua mente, a vontade do Espírito Santo?

IV. Próxima semana: Reforma: Curando Relacionamentos Quebrados.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"
Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: