sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Lição 01 - O Santuário Celestial

(Apocalipse 4 e 5; Hebreus 8)




Introdução: Suponha que você pudesse projetar sua casa e o local de seu trabalho, do jeito que você quisesse. Como você os projetaria? Sem dúvida o projeto de sua casa e o tipo de trabalho que você faz refletem suas prioridades na vida. Se eu lhe perguntasse "quão importante é, para você, conhecer sobre o santuário do céu", o que você diria? Alguns argumentariam que é uma questão obscura e técnica, que tem pouco ou nada a ver com nossa salvação. Mas, pense por um momento: ele é a casa de Deus e, assim, reflete o que Deus faz. A casa de Deus deve refletir Suas prioridades! Vou dizer a você, como uma antevisão, que a prioridade de Deus é você! Vamos mergulhar na nova série de lições sobre o santuário celestial e o que ele significa para nós!


I. Através da Porta do Trono

A. Leia Apocalipse 4:1. Isto faz você lembrar de um vídeo game? Você está num lugar especial e desconhecido, uma porta se abre diante de você, e uma voz desencarnada diz: "Vem!"

1. Esta voz é suave? (O versículo diz que era como uma "trombeta.")

2. O que a porta aberta sugere? (Um convite para entrar.)

3. O que é interessante a respeito deste convite? (Ele não apela somente para a curiosidade, a respeito do que está por trás da porta, mas diz que se você entrar, você se informará sobre o futuro. Vamos lá!)

B. Leia Apocalipse 4:2. O que significa estar "no Espírito" e o que isto tem a ver com o passar pela porta? (João, o escritor de Apocalipse, está nos dizendo que isto não é um jogo de vídeo game: o Espírito de Deus estava dirigindo sua mente. Ele confirma que passar pela porta é parte de uma visão de Deus.)

1. O que João vê no outro lado da porta? (Um trono - e ele está ocupado.)

II. Deus em Seu Trono

A. Leia Apocalipse 4:3. João diz que "alguém" está sentado no trono e, então, descreve o que este "alguém" parece. Quem é o provável candidato, que está sentado no trono celestial ? (Deus!)

1. Por que João não disse isto?

2. Por que João diz que Deus se parece com pedras? (Observe que João diz : "tinha a aparência de." Isto não significa que Deus parece pedra.)

a. O que podemos aprender quando João fala sobre um "arco-íris" parecendo uma "esmeralda"? (A característica, para João, é que estas pedras têm "brilho". Elas têm uma beleza que emana delas. Deus tem beleza e glória que emanam dEle.)

B. Leia Apocalipse 4:4. Ao redor do trono de Deus estão outros vinte e quatro tronos. Quem está nestes tronos? (Conselheiros de Deus. Assessores de Deus. Vinte e quatro anciãos.)

1. Além do céu e do trono de Deus, que lugar é este que João está vendo? (Parece a sede do universo.)

2. Compare a descrição dos anciãos com a descrição de Deus? (Elas parecem "normal" para nós: roupas brancas e cabeças com coroas de ouro. Eles são identificados como anciãos - algo que deveríamos reconhecer!)

C. Leia Apocalipse 4:5. Pense sobre esta descrição. Estrondos, trovões e relâmpagos clareiam o trono de Deus. O que isto sugere? (O trono de Deus é uma fonte de energia. Se isto fosse na terra, eu me esconderia, com medo de ser morto por esta energia toda.)

1. Observe que o Espírito de Deus é descrito como uma lâmpada em chamas. Este é o mesmo termo usado em Apocalipse 8:10, para descrever uma estrela cadente. O que isto sugere? (Mais uma vez, poder - poder no Espírito Santo .)

2. Leia Atos 2:3-4. A aparência de fogo, quando o Espírito Santo vem à terra, surpreende você? (Não. O Espírito Santo tem poder, como uma estrela cadente queimando!)

D. Leia Apocalipse 4:6. Será que Deus tem uma boa visão, do Seu trono? (O mar de vidro! Não é a toa que gosto da vista para o mar.)

E. Leia Apocalipse 4:7-8. O que está sendo dito para nós, sobre a identidade da pessoa que está sentada no trono celestial? (As quatro criaturas identificam a pessoa, como sendo Deus. Faz sentido que João estivesse relutante em identificá-Lo. Ao invés disso, ele fornece a identificação daqueles que vivem na presença de Deus.)

III. Adoração na Sala do Trono

A. Leia Apocalipse 4:9-11. Que razão específica os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos dão, para louvar a Deus? (Deus é digno, porque Ele nos criou e nos sustenta.)

1. Como a teoria da evolução se choca com este princípio de glorificar a Deus?

2. Leia Apocalipse 14:6-7. Qual é o fundamento do "evangelho eterno?" (A reivindicação de Deus, de ser nosso Criador. Existem coisas que importam, profundamente, e uma delas é dar glórias a Deus, como nosso Criador. Isto é fundamental - esta é, sem dúvida, a razão pela qual satanás ataca, neste mesmo ponto.)

B. Leia Apocalipse 5:1-4. Isto é o céu! Como pode carecer de pessoas dignas? Pensei que todos, no céu, fossem dignos!

C. Leia Isaías 11:1 e 10 e Apocalipse 5:5-6. Quem é este? (Jesus!)

D. Leia Apocalipse 5:7-9. Agora, temos um quadro mais completo sobre ser digno. Por que Jesus é digno e ninguém mais é? (Porque Jesus foi morto pelos nossos pecados. Porque Ele nos "comprou" de satanás e da morte.)

E. Vamos voltar um momento. Releia Apocalipse 4:6 e Apocalipse 5:6. Onde Jesus está? (Ele está de pé, no centro do trono de Deus.)

1. O que isto significa? (Isto identifica Jesus com Deus. Esta é mais uma prova da Trindade.)

2. Observe a última parte de Apocalipse 5:6. O que isto indica sobre a Trindade e o Espírito Santo? (A ligação entre o Espírito e Jesus.)

a. O que você pensa sobre os sete chifres, os sete olhos e os sete espíritos? (Leia 1 Samuel 2:10 e Zacarias 4:1. Sete é o número da perfeição. Chifres simbolizam poder real; olhos simbolizam a visão ou conhecimento. Portanto, Jesus tem o poder perfeito, o conhecimento perfeito e um relacionamento perfeito com o Espírito Santo.)

F. Leia Apocalipse 5:11-12 e releia Apocalipse 4:11. Quais são os dois pontos que formam a base de nossa adoração a Deus? (Ele é nosso Criador e nosso Redentor. O trono de Deus e a glória de Deus estão ligados a estas duas crenças.)

1. Como o sábado se encaixa nesta idéia? (O sábado é o memorial da Criação (Gênesis 2:2-3) e Jesus descansou no sábado, na cruz (Mateus 28:1-6). Assim, o sábado reflete a base para a adoração, diante do trono de Deus!)

IV. O Trabalho no Santuário

A. Leia Hebreus 8:1-2. Quem está sentado ao centro, no trono? (Jesus está lá, com Deus, o Pai.)

1. O que Jesus está fazendo lá? (Servindo como Sumo Sacerdote.)

B. Leia Hebreus 8:3-5. Lembre-se que em Apocalipse 5:6, Jesus, na sala do trono celestial, se parece a um cordeiro imolado. Por que você acha que Jesus é ali retratado como um cordeiro imolado? (O santuário terrestre envolvia o sacrifício de cordeiros. Estes versículos, em Hebreus, nos mostram que o santuário terreno é importante para nos ensinar sobre o santuário celestial. Ele reflete o que está acontecendo no céu.)

C. Leia Hebreus 8:6. O que está acontecendo no céu? (Jesus está ministrando como nosso Sumo Sacerdote!)

D. Lembre-se que começamos refletindo sobre como seria projetar nossa casa e local de trabalho. Que prioridades refletem a casa e o trabalho de Deus? (Seu trabalho, no céu, é ministrar em nosso favor! Visto que acabamos de ler que o santuário terrestre é feito conforme o modelo existente no céu, até mesmo o projeto da casa de Deus reflete a história da redenção! Na próxima semana, vamos estudar sobre o santuário terrestre e ver o que mais podemos aprender.)

E. Amigo, a reivindicação de Deus para ser adorado decorre dEle ser nosso Criador e Redentor. Uma vez que a prioridade de Deus é você, quanto a estas questões, você está fazendo tudo o que está ao seu alcance, para ficar com Deus?

V. Próxima semana: "Céu" na Terra.



Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.



Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"


Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: