quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Lição 8 - Discernimento: A Salvaguarda do Reavivamento


(Mateus 12 e 24, Marcos 9, Atos 2)

Introdução: Um dos dons do Espírito Santo é o discernimento de espíritos (1 Coríntios 12:10). Por que Deus daria este dom? Aparentemente, porque nem todos os espíritos são bons. Jesus adverte, em Mateus 24:24, que falsos cristãos e falsos profetas realizarão milagres, com o objetivo de enganar cristãos. Isto significa que devemos estar alertas para aqueles que, falsamente, reivindicam o poder do Espírito Santo. Ao mesmo tempo, Jesus nos adverte do perigo extremo de atribuir a satanás as obras do Espírito Santo (Mateus 12:32).Vamos mergulhar em nosso estudo, para ver o que a Bíblia ensina sobre como o discernimento pode salvaguardar do adversário da igreja!

I. Discernidores, cautela!

A. Leia Mateus 12:22-23. Jesus realiza um grande milagre. O que as pessoas estão perguntando? (Leia João 7:41-42 e Isaías 35:4-5. As pessoas sabiam que Isaías havia profetizado que o Messias deveria realizar este tipo de milagre. Elas acreditavam que o Messias deveria vir da linhagem do rei Davi, por isso elas estavam perguntando: " Este é o Messias prometido?")

B. Leia Mateus 12:24. Qual é a opinião dos líderes religiosos sobre Jesus, o Operador de milagres? (Eles dizem que os milagres de Jesus são provenientes do espírito errado. Que vêm de satanás.)

C. Leia Mateus 12:25-26. Qual é o argumento lógico de Jesus contra a opinião dos líderes religiosos? (Satanás não pode expulsar satanás. Se fosse assim, o reino de satanás entraria em colapso.)

D. Leia Mateus 12:27-29. Que argumento lógico Jesus está levantando, sobre amarrar um homem forte? (Jesus está expulsando demônios. Como é possível expulsar demônios sem que, primeiro, você amarre o chefe deles - satanás?)

E. Leia Mateus 12:30. O que isto nos ensina sobre discernimento de espíritos? (Olhamos para uma importante imagem - esta pessoa está promovendo o Reino de Deus?)

F. Leia Mateus 12:31-32. Que terrível advertência nos é dada, se chamarmos de satânicas, as obras do Espírito Santo ? (É pecado que não pode ser perdoado!)

1. Você preferiria receber um dom menos perigoso, do que o discernimento de espíritos?

2. O Espírito Santo é apenas uma parte da Trindade. Por que a blasfêmia contra o Espírito é pior do que a blasfêmia contra Jesus? (João 16:7-8 nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado. Se não podemos discernir o Espírito Santo do poder demoníaco, estamos numa grande encrenca, quando se trata de compreender o pecado.)

G. Leia Mateus 12:9-13. Lembre-se que isso ocorreu antes dos fariseus alegarem que Jesus realizava milagres pelo poder de satanás. Quanto ao milagre de Jesus, na opinião do fariseu, que papel o sábado desempenha? (Provavelmente, como os fariseus pensavam que os milagres de Jesus vinham de satanás, eles estavam em desacordo com suas diferenças teológicas, sobre o sábado.)

1. O que isto sugere para os guardadores do sábado? (Este é outro cuidado.)

II. O Teste do Discernimento

A. Leia Marcos 9:38-40. Por intermédio de qual espírito este homem estava expulsando demônios? (Pelo Espírito Santo.)

1. Como sabemos? (Jesus deu Seu selo de aprovação, para o trabalho dele.)

2. Que teste Jesus usava para discernir espíritos? E, qual teste João usava para discernir espíritos? (O teste de João era: "ele é um de nós?" O teste de Jesus era: "em nome de quem ele realiza o milagre?")

a. Usando termos atuais, como você se referiria ao teste de João? (Ele é um membro de nossa igreja?)

3. Veja, novamente, Marcos 9:39-40. O que devemos concluir, se alguém fizer um milagre, em nome de Jesus? (A aprovação de Jesus é muito ampla. Esta é a mesma lógica que Ele usou ao dizer que satanás não pode expulsar satanás: os operadores de milagres estão de um lado ou de outro.)

B. Leia Isaías 8:19-20. Obviamente, os médiuns e os espíritas estão com os espíritos errados. Para discernir isto, que teste é aplicado aqui? (Consultar os mortos é uma dica óbvia. O teste mais amplo é se o espírito fala de acordo com a Bíblia .)

1. Leia João 16:12-15. O que isto diz sobre a forma como o Espírito Santo falará? (Ele somente falará em acordo com os outros Membros da Trindade. Geralmente, podemos testar o espírito falando conosco, perguntando se a mensagem está em acordo com a Bíblia.)

2. Isto se encaixa com as declarações de Jesus, de que os operadores de milagres estão de um lado ou de outro? (Isto mostra que as ideologias religiosas dos fariseus e a cura no sábado são importantes. O teste não é se um irmão concorda conosco, em todos os pontos da doutrina. O teste é se o operador de milagres está promovendo Jesus ou não. Assim, também, se fizermos o teste demasiado restrito, podemos achar que estamos blasfemando contra o Espírito Santo!)

C. Suponha que você vê um homem, fumando um grande charuto, e que ele lhe diz que foi curado pelo poder do Espírito Santo. Será que o fumo é relevante para a questão do poder que o curou? (Não! A questão relevante é se ele está promovendo Jesus, e não a questão teológica secundária, de fumar. Quantas pessoas não praticam exercícios físicos, ou comem alimentos pouco saudáveis, ou estão com sobrepeso, ou deixam de fazer uma oração pela cura? A pergunta relevante é se a pessoa promove a Jesus. Um Deus que só cura aqueles que seguem, perfeitamente, as leis de saúde, somente perdoa aqueles que seguem, perfeitamente, as leis morais.)

III. Discernimento Espiritual e Entusiasmo

A. Leia Atos 2:1-3. Para aqueles que conhecem esta história, qual era o propósito desta experiência de pentecostes para a igreja cristã primitiva? (É o ponta-pé inicial do movimento de reavivamento, logo após Jesus ter voltado para o céu.)

1. Por que este é o ponta-pé inicial? (Isto chama a atenção das pessoas.)

B. Leia Atos 2:5-8 e Atos 2:12. O que, realmente, aconteceu por causa do som, do fogo e de outras línguas? ("Uma multidão veio junto." Uma multidão que queria saber mais. Uma multidão que estava procurando respostas.)

1. O que devemos pensar sobre um reavivamento, onde tem coisas interessantes acontecendo? (É consistente com o primeiro grande reavivamento cristão.)

C. Leia Atos 2:13. Que espírito fez este grupo pensar o que estava por detrás de todo aquele som, fogo e o falar em outras línguas? (Vinho! Um espírito de embriaguez.)

D. Leia Atos 2:15-16. Que teste Pedro sugeriu que deveria ser aplicado à questão sobre qual espírito estava por detrás deste evento? (Ele usou a lógica - ainda era muito cedo para que eles tivessem bebido. E, o mais importante: ele se vira para a Bíblia e cita a profecia de Joel.)

E. Leia Atos 2:18-19. O que Joel predisse que aconteceria, quando o Espírito de Deus fosse derramado nos últimos dias? (Sinais e maravilhas. Fumaça, fogo e sangue.)

1. Se estamos vivendo nos últimos dias, e nosso reavivamento não envolve sinais e maravilhas, o que devemos concluir?

F. Leia 2 Tessalonicenses 2:9-12. O que satanás vai orquestrar, nos últimos dias? (Falsos milagres, sinais e maravilhas.)

1. O que isto nos ensina sobre sinais e maravilhas? (Sinais e maravilhas não servem de teste. Ambos, verdade e mentira usam sinais e maravilhas.)

2. Que prova podemos encontrar nestes versículos? (O objetivo do reavivamento de satanás é desacreditar a verdade e deliciar-se na maldade.)

3. Por que a Bíblia se refere a "falsos" milagres, sinais e maravilhas? (Isto mostra que a obra verdadeira de Deus ,também, tem milagres, sinais e maravilhas.)

G. Veja, novamente, 2 Tessalonicenses 2:10-11. Quão difícil é aplicar o teste de discernimento adequado? O que isso diz sobre as pessoas que são enganadas? (Elas querem ser enganadas. Elas se deleitam na maldade.)

H. Leia Mateus 24:23-24. Qual a dificuldade deste teste? (Jesus diz que ele é um poderoso engano.)

I. Leia Mateus 24:26-27. Quão difícil parece ser o teste, para você? (As reivindicações locais parecem fáceis, comparando com um evento mundial .)

1. Observe algo. Lembre-se que, no início, concluímos que um teste amplo - aquele que faz a pessoa promover Jesus - foi o teste adequado. Aqui, temos um teste muito mais estreito. O que isso nos ensina? (Precisamos conhecer nossas Bíblias para entender, realmente, o que promove e o que não promove Jesus.)

J. Amigo, você vai orar para ter capacidade de discernir espíritos? Você vai orar para que o Espírito Santo lhe dê força de vontade, para seu reavivamento?
IV. Próxima semana: Reforma: A Consequência do Reavivamento.
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"
 

Tradução: Denise de Mesquita
 

Nenhum comentário: