sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lição 7 - Unidade: O Vínculo do Reavivamento


(1 Coríntios 12, Lucas 11, Mateus 7, João 17, Romanos 8)

           

 

Introdução: O que significa unidade? Que devemos desistir de nossa opinião pessoal? Significa que não deverá haver mais competição entre nós? Será que significa que nós olhamos, falamos e agimos como os outros membros da igreja? Quando Jesus ora para que todos nós sejamos “um,” assim como a Trindade é um (João 17:21), o que isto quer dizer? Se a unidade é essencial para o reavivamento,e parece que é , precisamos entender o que ela significa. Nossa lição, esta semana, é sobre unidade. Vamos mergulhar no estudo da Bíblia e aprender mais!

 

I.          Unidade com Deus

 

A.        Vamos ler parte de uma oração de Jesus, em João 17:11-12.  O que você acha que Jesus quer dizer com “Eu os protegi e os guardei, pelo nome que Me deste"?

 

1.         Leia Filipenses 2:9-11 e Apocalipse 19:12. O que isto sugere sobre o “nome?” (Um nome identifica uma pessoa. Deus e Jesus acordaram Sua missão para nos salvar. Esta é uma parte importante da identidade de Jesus. Enquanto Jesus estava com Seus discípulos, em Sua missão, eles estavam  protegidos.)

 

B.         Veja, novamente, João 17:11 e leia João 17:20-21. Duas vezes, Jesus se refere aos Seus discípulos para tornarem-se “um”, assim como Ele é “um” com Deus. Para Jesus, o que significa ser "um" com Deus? (A doutrina da Trindade é isto: Eles são, literalmente, um.)

 

1.         Então, para nós, o que significa sermos um com Deus? (Precisamos pedir que Deus nos ajude a entender. Isto significa que a Trindade é uma definição mais ampla de “um” do que eu pensava, ou que os cristãos têm uma identidade mais íntima com Deus.)

 

C.         Vamos ver se conseguimos desvendar isto. Veja, novamente, João 17:21. Jesus faz a observação de que o Pai está “nEle” e Ele está “no” Pai. Leia 1 Coríntios 6:19. O que isto diz sobre o Espírito Santo habitando em nós? (A mesma coisa. O Espírito Santo habita naqueles que buscam  este tipo de relacionamento.)

 

D.        Leia Romanos 8:5-8. O que separa os salvos, dos não salvos? ( Permitir que o Espírito Santo controle nossos pensamentos.)

 

1.         Leia Romanos 8:9-11. Como podemos pedir que o Espírito Santo controle nossos pensamentos? (Observe isto: “se o Espírito de Deus vive em você,” então, você está salvo.)

 

2.         Vamos revolver, novamente, esta questão sobre a unidade, dentro da Trindade, e a sua unidade com Deus. Depois de ler estes versos em  Romanos 8, como você entende a sua unidade com Deus? (Nossa unidade com Deus está pedindo que o Espírito Santo viva em nós, e oriente nossos pensamentos e ações. Se tomarmos a decisão de estarmos em união com Deus, então “pertencemos ” a  Jesus. Se rejeitarmos esta unidade e deixarmos nossas mentes serem  “controladas pela natureza pecaminosa,” então morremos como rebeldes, contra Deus. Romanos 8:6-8.)

 

II.         Unidade na Igreja

 

A.        Leia 1 Coríntios 12:12-13. O que a Bíblia quer dizer, quando descreve que “Cristo” é como um corpo? (Isto é uma referência para os cristãos. Aqueles que crêem em Jesus são como um  corpo.)

 

1.         Por que um corpo nos ensina sobre unidade? (Suas diferentes partes  têm que se coordenar, para que o corpo funcione adequadamente.)

 

2.         O que o Espírito Santo tem a ver com os cristãos existindo como um corpo? (O Espírito Santo nos une! Pense, novamente, em nossa discussão, sobre como o Espírito Santo vive dentro de nós e nos une a Deus. Agora descobrimos que o Espírito Santo  também nos une com os irmãos!)

 

3.         Se quisermos saber, exatamente, o que a unidade na igreja significa, deveremos observar como o Espírito Santo trabalha? (Sim!)

 

B.         Leia 1 Coríntios 12:1-3. De onde obtemos os “dons espirituais?” (Do Espírito Santo. A forma como o Espírito Santo dá os dons concede-nos uma  imagem sobre o que significa ser “um.”)

 

C.         Leia 1 Coríntios 12:4-6. Se união significa que nós todos pensamos e trabalhamos da mesma forma,o que isto revela?

 

1.         O que há de diferente no meio da unidade? (Dons, serviços  e trabalho.)

 

2.         O que a unidade mantém em comum? (O mesmo Espírito, Senhor e Deus.)

 

D.        Leia 1 Coríntios 12:7. Por que temos diferentes tipos de dons, e diferentes formas de atuação no serviço e trabalho? (O objetivo é estimular a “perfeita imagem,” o bem comum.)

 

E.         Leia 1Coríntios 12:8-10. Entendo que alguns têm sabedoria e algum conhecimento. Por que a “fé” é um dom?  Pensei que todos nós deveríamos ter fé?

 

1.         E quanto aos dons de cura e milagres? Todos nós não poderíamos orar por alguém, para ser curado ou  orar por um milagre?

 

2.         O que isto diz sobre uma pessoa que não tem  uma  ligação regular com a igreja? Aquele que não adora, regularmente, com outros crentes? (Deus dá a todos nós um certo grau de sabedoria,conhecimento, fé e cura. O ponto é que alguns tem dons especiais em u ma área.. Somente aproveitamos os dons especiais, dados aos outros, se trabalharmos em conjunto.)

 

F.         Veja, novamente, 1 Coríntios 12:10. O que significa ser capaz de ter “discernimento de espíritos?” (Isto revela que o Espírito Santo não está sozinho, na tentativa de influenciar nossas ações e obras.)

 

G.        Leia 1 Coríntios 12:11. Quem coordena estes dons, na igreja? (O Espírito Santo. Novamente,isto mostra quão importante é fazer parte de uma igreja dirigida pelo Espírito Santo!)

 

H.        O que a união com Deus, através de uma mente guiada pelo Espírito, diz sobre a unidade com os irmãos? (O Espírito Santo é o Coordenador de tudo isto!)

 

III.       Unidade na Ação

 

A.        Pulamos 1 Coríntios 12:3. Vamos voltar e ler. Por que não podemos falsificar a exaltação a Deus? Você não ouviu falar dos falsos cristãos?

 

1.         O dom de “discernimento de espíritos” (1Coríntios 12:10)  não  prova que alguns são falsos?

 

B.         Leia Lucas 11:14-16. Por que estas pessoas estão fazendo estas acusações contra Jesus?  (Elas estavam  testando se Ele era ou não uma farsa.)

 

1.         Por que satanás expulsaria demônios através de alguém? (Para que você siga um falso mestre.)

 

C.         Leia Lucas 11:17-20. O que Jesus diz sobre satanás expulsar satanás? (Ele diz que não é possível. Quando satanás começar a se machucar a si mesmo,isto será o começo do fim de seu  poder.)

 

1.         Releia 1 Coríntios 12:3. A afirmação de Jesus em Lucas 11 apóia isto? (Sim.)

 

2.         O que isto nos ensina sobre unidade? (Há alguns princípios básicos, sobre a unidade. Estamos de um lado ou de outro. As boas obras vêm de Jesus e  as más vêm de satanás.)

 

D.        Leia Mateus 7:15. Espere um  minuto! O que Jesus está dizendo sobre profetas?  (Que existem falsos profetas.)

 

1.         Como pode ser isto? Não concordamos que você está num lado ou noutro?

 

E.         Leia Mateus 7:17-20. Como isto nos ajuda com a questão da unidade?  Alguém pode dizer: “Jesus é o Senhor” e ser adepto de satanás? (Mateus 7 apóia o conceito de unidade que estamos discutindo. Isto nos diz que palavras e ações serão coerentes. Mas, nos diz para olhar de perto. Apenas ouvir algumas poucas palavras não deveriam finalizar nossa investigação.)

 

F.         Leia Mateus 7:21-23. Trata-se de obras “padrão ouro”. Quando Jesus diz: “Eu nunca os conheci,” Ele quer dizer que eles foram feitos pelo poder de satanás? (Lucas 11 ensina-nos que era impossível. Estas ações devem ter sido feitas através do poder de Deus.)

 

1.         Como você explica  isto?

 

G.        Leia Mateus 7:24-27. Como este ensinamento nos ajuda a identificar impostores?  (Jesus nos diz que palavras e ações devem estar em unidade.)

 

1.         O que isto nos ensina sobre a unidade? (A unidade tem várias camadas. Não existe somente unidade entre os crentes, na igreja, mas precisamos ter uma unidade em nossa vida pessoal.  Deve  haver unidade  entre nossas palavras e nossos atos. O  pacote  todo distingue entre os falsos  (aqueles que estão do lado de satanás) dos que são verdadeiros  (ao lado de Deus) ).

 

2.         Pense no início de nossa discussão, sobre o Espírito Santo vivendo em nós e fazendo-nos “um” com Deus . Você pode ver como a união com Deus pode ser  refletida em  nossas obras?

 

H.        Amigo, você vai se comprometer, hoje, a optar por ter o Espírito Santo vivendo em você?  Sua escolha será ter unidade com Deus e com os irmãos?

 

IV.       Próxima semana: Discernimento: A Salvaguarda do Reavivamento.

 

 

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"

 

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: