sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lição 13 - Para Que Não Nos Esqueçamos! (Malaquias)


(Malaquias 1-4)

           


Introdução: Para encerrarmos nossa série de lições sobre os "Profetas Menores" do Antigo Testamento, estudaremos Malaquias. Malaquias parece um som familiar entre os profetas menores: preste atenção ao seu relacionamento com Deus. Talvez por causa da maravilhosa mensagem, devêssemos olhar para Deus como nosso pai. Alguns tratam Deus como ao seu pai terreno - com desrespeito e indiferença. Vamos pular para nosso estudo em Malaquias e descobrir o que Deus tem a dizer sobre isto!



I.          Excelência em Adoração



A.        Leia Malaquias 1:1-2. O que as pessoas pensam do amor de Deus para com elas?  (Elas duvidam.)


B.         Leia Malaquias 1:2-5. Como Deus explica Seu amor por Seu povo? (As pessoas as quais Deus não ama estão tendo um tempo terrível.)


1.         É isto que você faria para provar seu amor?  Seu filho diz: “você não me ama!” E você responde: “veja o que acontece com aqueles que eu não gosto.” Será que a resposta de Deus faz algum sentido? (É sempre perigoso para a mente finita do homem, tentar explicar a mente infinita de Deus, mas o tópico que vem a seguir é sobre a desobediência. Um lembrete do juízo, por parte de Deus, é uma boa maneira para introduzir o tópico da desobediência.)


C.         Leia Malaquias 1:6. Por que devemos a Deus nosso respeito e honra? (Este é um eufemismo horrível sobre a razão pela qual devemos respeitar e honrar nosso Criador e Salvador, porém, num nível muito básico, Deus diz que: "se você demonstra respeito por homens que estão em posição de autoridade, por que Eu não tenho o devido respeito?")


D.        Leia Malaquias 1:7-11. Como Deus está sendo desrespeitado? (Nas ofertas de animais levadas para Ele, no templo. Os animais são defeituosos.)


E.         Leia Malaquias 1:12-14. Em inúmeras passagens, no Antigo Testamento (por exemplo, Êxodo 12:5) Deus instrui as pessoas para que ofereçam em sacrifício, no templo, animais “sem defeito.” Qual a razão para isto? (Eles prenunciaram Jesus, o Deus encarnado, o Único sem pecado, dando Sua vida para que nós não tivéssemos que morrer por nossos pecados.)


1.         As pessoas da época de Malaquias diziam que isto era um “fardo.” Que tipo de atitude estas pessoas mostram? (Atitudes de incredulidade, ingratidão e egoísmo.)


2.         Olhe, novamente, Malaquias 1:14. O que poderia motivar este tipo de conduta? (Egoísmo. Você quer parecer bom para os outros (promessa), mas não quer pagar o preço.)


F.         Isto tudo é sobre o serviço do templo, que é completamente irrelevante para nós, hoje, certo?


1.         E se você aceita (promessa) ser professor da Escola Sabatina e depois só concede uns poucos minutos para se preparar para ensinar, porque você decide gastar seu tempo em outras coisas?


2.         E se você aceita (promessa) pregar, as pessoas irão vê-lo mas você se prepara na última hora, ou não comparece, porque você quer gastar seu tempo em suas próprias necessidades?


3.         E se você está à frente, na igreja, desempenhando algum papel no serviço, e você faz um péssimo (ou medíocre) trabalho, porque você não tem gasto tempo adequado para se preparar? 


4.         Hoje, o que significa trazer uma oferta "sem defeito", perante o Senhor? (Significa que devemos estabelecer, com excelência, os nossos objetivos.)


G.        Leia Malaquias 2:1-3. Existe multa por estarmos satisfeitos com algo menos que a excelência? (Isto nos ajuda a entender porque Deus começa esta mensagem de um modo incomum, para definir Seu amor.)


1.         Deveríamos dizer: “Bem, se Deus é assim, não serei voluntário para ajudar!” (Se você não está estabelecendo, com excelência, seus objetivos e se você está propenso a levar uma oferta defeituosa para adorar, então, sim, você deveria retirar-se. O objetivo, entretanto, não é desistir, mas arrepender-se e buscar a excelência.)


II.         Excelência em Família


A.        Leia Malaquias 2:13. Se você clama a Deus com lágrimas e gemidos, isto significa que você é sincero?


B.         Leia Malaquias 2:14. O que significa dizer que Deus é uma testemunha entre você e sua esposa? (Deus está testemunhando que você tem violado Sua lei e O faz infeliz, por causa da maneira como você trata sua esposa.)


C.         Leia Malaquias 2:15. Observamos que milhares de anos atrás os homens faziam o que eles fazem hoje: deixam a esposa de sua juventude por uma mulher mais jovem. Que atitude ajuda os homens a vencer essa tentação? (Deus diz que Ele nos fez "um" em carne e espírito. Você e sua esposa são um “time”. Entendo a afirmação “espírito” pela razão de que a mulher da minha juventude sabe o que estou pensando!)


1.         Como uma pessoa pode “guardar-se em seu espírito?” (Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a ter uma mente pura.)


2.         Por que “um”, é um objetivo permanente? (Deus está “buscando uma descendência piedosa.”)


a.         Isto é justificado? (Divórcio prejudica os filhos)


b.         O que faz um homem deixar a esposa da sua mocidade? (Egoísmo. Ele prefere a si mesmo, do que a sua esposa e seus filhos. Ele está disposto a prejudicar as pessoas mais próximas a ele, para fazer avançar o seu próprio prazer.)


c.         Se você é uma jovem que está pensando fugir com um homem casado, mais velho, o que você deveria considerar? (Que a pessoa com quem você está fugindo sempre se colocará em primeiro lugar.)


D.        Leia Malaquias 2:16 e Ezequiel 16:8. Como podemos entender que um homem que está se divorciando de sua esposa cobre-se, por si próprio, com violência? (A imagem bíblica do casamento é semelhante a um homem que cobre sua esposa com uma peça de roupa. Ele a protege. Quando, em vez disto, ele se divorcia dela e a deixa cuidando-se de si mesma, isto é violência contra ela.)


E.         Revise Malaquias 2:15-16. Observe que Deus diz duas vezes: “Guarda-te no teu espírito.” Por quê?


F.         Leia Deuteronômio 24:1 e Mateus 19:3-9. Como a Bíblia pode ter regras, radicalmente, diferentes? (Vejo a graça de Deus nisso. Somos, terrivelmente, egoístas e pecadores. Às vezes, Deus desvia-Se de Suas regras, mesmo que Ele odeie fazê-lo.)


G.        Leia Malaquias 2:17. Alguns cristãos dizem que aqueles que fazem o mal são bons, enquanto outros imploram que a justiça caia sobre os ímpios. Acabamos de ler que Deus tolera algumas coisas que Ele odeia.  Como vamos traçar uma linha de raciocínio correta, em nossas declarações? (Em ambos os casos, os homens estão afirmando que Deus deveria fazer alguma coisa: ou tolerar, ou punir os maus. Deus quer que deixemos que Ele decida. De uma forma ou de outra, Ele não precisa do nosso incentivo.)



III.       Deus de Ação



A.        Leia Malaquias 3:1-5.  O capítulo dois terminou com as pessoas afirmando que Deus deveria fazer alguma coisa. Ele fará? (Sim, Deus está chegando. Jesus está chegando ao Seu templo. Podemos confiar que Deus fará o que é certo. Ele executará o julgamento.)


B.         Leia Malaquias 3:6-8. Como os  homens estão roubando Deus?


C.         Leia Malaquias 3:9-12.  Vimos, anteriormente, que o sacrifício de animais não existe mais - Jesus, o Cordeiro de Deus, tornou-se o sacrifício por nossos pecados.  O dízimo é outra diretiva, ultrapassada pelo tempo e circunstâncias ? (Note que este é um tema do livro inteiro. O povo de Deus não está levando a sério suas responsabilidades para com Ele.  Dão-Lhe sacrifícios defeituosos e falham ao pagar seu dízimo. As especificidades podem ter mudado para nós, hoje, mas a preocupação é a mesma. Devemos lutar pela excelência na adoração?  Somos generosos para com Deus? (Dez por cento não parece, particularmente, generoso!)  Precisamos considerar nossas atitudes.


1.         O que está em jogo aqui? (Olhe para o que Deus promete!  Se levarmos a sério Seus interesses, então, Ele nos abençoará. Iremos viver em uma terra encantadora.)


2.         Existe razão para negar a aplicação literal dessa promessa? Se somos generosos com Deus, Ele será generoso conosco?


D.        Leia Malaquias 3:13-18.  Como isto responde a pergunta anterior? (Negar que Deus abençoará Seu povo fiel é dizer “coisas ásperas contra” Deus!)

1.         Por que o versículo 18 diz: "então vocês verão, novamente, a diferença"? (As bênçãos podem   não ser imediatas e óbvias. Mas, sem qualquer dúvida, elas vêm.)


E.         Leia Malaquias 4:1-3. Compare o destino daqueles que se preocupam com Deus e daqueles que não o fazem?


F.         Leia Malaquias 4:4-5. Como podemos ter certeza desta promessa? (Leia Lucas 1:13-17. João Batista veio!  Jesus veio! E, assim fizeram os romanos no ano 70 D.C.: destruíram o templo de Deus.)


G.        Amigo,se você não estiver buscando a excelência no avanço do Reino de Deus, por que não resolver fazer isto agora?  Por que não levar Deus a sério e dar-Lhe o seu melhor? Por que não abrir a porta para as bênçãos?



IV.       Na próxima semana, vamos iniciar uma nova série de estudos sobre “Reavivamento e Reforma”.




Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da ZondervanBiblePublishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.

Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: