sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lição 7 - O Povo Especial de Deus (Miquéias)


(Miquéias 1, 2, 5 e 7) 

Introdução:  Será que todo mundo precisa de esperança? A resposta óbvia é “sim.” Mas, esperança é uma coisa engraçada. Você não precisa esperança, se você estiver satisfeito com a forma como as coisas estão agora. Em Apocalipse 3:16, Deus diz que Ele quer cuspir em pessoas mornas. Deus prefere que sejamos quentes ou frios. Isto quer dizer que Deus quer cuspir em pessoas que não precisam de esperança?  Lembra-se que na semana passada, Deus mandou o verme que matou a planta que deu sombra a Jonas? Será que Deus enviaria “vermes” às nossas vidas para nos colocar numa posição em que precisemos ter esperança? Se é assim, que tipo de esperança Deus oferece? Vamos mergulhar no nosso estudo do livro de Miquéias e descobrir!



I.    A Profecia do Castigo


A.  Leia Miquéias 1:1. Quem é o profeta? (Miquéias.)

1.  Qual é o assunto de sua profecia? (Deus lhe deu uma visão sobre o futuro de Jerusalém e Samaria.)

B.  Leia Miquéias 1:2-5. Espere um minuto! Aprendemos, nas lições anteriores, que Judá era composta de duas tribos no sul e Israel, de dez tribos no norte. Jerusalém estava em Judá. Por que Judá está sendo punida pelos pecados de Israel? (Israel já havia sido conquistada pela Assíria. Miquéias agora está amontoando Judá e Israel. Considere que ele está se referindo à “transgressão de Jacó”, e Jacó é o pai daqueles que se tornaram as doze tribos, que eram compostas por Judá e Israel.)

C.   Leia Miquéias 2:3-4. O que parece ser o pior castigo? ( Os insultos e o ridículo. Todos nós já passamos por infortúnios em nossas vidas. Nossa desgraça é atenuada pelos amigos que, ao colocarem seus braços a nossa volta, nos confortam. É mais fácil quando as pessoas são simpáticas. Aqui, aqueles que sofrem, estão sendo hostilizados pelos outros.)

1.  Por que Deus permitiu isto? Deus é um Deus de amor! (Temos algumas pistas. Deus diz: “você não pode salvar a si mesmo.” Na seção seguinte, estaremos estudando a natureza de seus pecados. Veremos que eles depositam sua confiança em si mesmos, quer através dos ídolos que  haviam feito ou através de um sistema de justiça fraudada. É o falso orgulho e Deus o despoja.)

D.   Leia Miquéias 2:5. Lembre-se, no versículo 4,o problema era que as pessoas perdiam suas terras, mas os indignos (os traidores) conseguiam tê-las. O que significa "dividir a terra por lotes"? (Leia Provérbios 16:33. Os sorteios eram uma forma de determinar a vontade de Deus. Foi um caminho para Deus liderar. Ao invés de Deus dividir a terra entre Seu povo, agora os inimigos do povo de Deus tomavam esta decisão.)



II.    O Problema do Pecado

A.   Leia Miquéias 2:6-7. O que os outros profetas predizem? (Eles dizem que coisas ruins não irão acontecer para as pessoas. Deus não vai se irritar e Ele não faz tais coisas.)

1.  Você já ouviu as pessoas dizerem que o julgamento é incompatível com um Deus amoroso?  A natureza amorosa de Deus não permite punição? (Parte do problema do pecado, para essas pessoas, era a atitude delas:  elas não acreditavam que Deus iria julgá-las.)

B.   Re-leia Miquéias 2:7.  Que resposta Deus dá, acerca do julgamento, na última parte do versículo 7?  (Deus faz distinção entre pessoas boas e pessoas más.  Sabemos, a partir do livro de Jó e de nossas experiências na vida, que coisas ruins, às vezes, acontecem à pessoas boas. Mas, também sabemos que coisas ruins acontecem , com mais freqüência, às pessoas más.)

C.   Leia Miquéias 2:8.  Muitas vezes, Deus adverte quanto aos ricos abusarem dos pobres. O que está acontecendo com os ricos, aqui? (O povo de Deus está roubando dos ricos.)

1.  Como Deus vê este abuso com os ricos? (Aqueles que fazem isto são inimigos de Deus.)
D.   Leia Miquéias 2:9. Que outra maldade estas pessoas estão fazendo? (Eles retiram  mulheres e crianças de suas casas.  Privam estas pessoas das bênçãos que Deus deu a elas.)

1.  Este assunto toca em uma questão política vigente em vários países. Pessoas que não são ricas argumentam que os ricos deveriam ser tributados com taxas bem mais elevadas, simplesmente porque eles podem pagar. O que estes versículos nos ensinam sobre isto? (Deus é contra a injustiça. Se os ricos roubam dos pobres, Deus é contra eles. Se os  pobres roubam dos ricos, Deus é contra eles.  Deus diz: “não remova Minhas bênçãos das outras pessoas”.)

E.   Leia Miquéias  2:10. Qual é a palavra de Deus sobre o futuro? (O povo de Deus tem que partir. Eles profanaram e arruinaram a terra. Eles têm que ir embora.)

F.   Deus diz para Seu povo: “ Se você confiar em outros deuses, se você maltratar os outros, o julgamento vem, quer você acredite nele ou não.” Será que estas pessoas necessitam de esperança? (Sim, quando nossos pecados resultarem em julgamento, tornamo-nos muito conscientes de que precisamos ter esperança.)
            Em seguida, vamos dar uma olhada na esperança.



III.    A Maior Esperança

A.   Leia Miquéias 5:1. O julgamento começou? (Sim!)

B.   Leia Miquéias 5:2.  Que esperança temos aqui? (Esta é uma profecia sobre Jesus, que nasceu em Belém!)

1.  Você duvida que Jesus existiu? Você duvida que Ele é Deus? Considere a profecia de Miquéias que  identificou o local de Seu nascimento!

2.  Você pode entender por que os discípulos de Jesus pensavam que Ele iria derrubar os romanos e governar Israel?

a.  Como você pode entender a afirmação “será governante sobre Israel” ? (Isto deve ser uma referência à Segunda Vinda, pois Jesus não “governou” no sentido tradicional, enquanto viveu aqui.)

C.   Leia Miquéias 5:3. Quem é “a que está de parto tiver dado à luz?” (Maria, mãe de Jesus. Isto prediz a forma pela qual Deus se torna humano e vive entre nós.)

1.  Por que Israel está abandonado até então? (Como vimos antes, o povo de Deus falhou com Ele. Apesar de sua infidelidade, Deus lançou Seu heróico plano de salvação. Isto dá esperança!)

D.   Leia Miquéias 5:4. Está previsto que Jesus será como um pastor. Como isto encoraja esperança? ( Pastor protege. Esta proteção vem a nível de um Deus de força e nos dá o máximo de segurança.)

E.   Leia Miquéias 5:5-6  Tenho certeza que os estudiosos da época de Jesus consideraram estes textos e se perguntaram como eles relatariam a encarnação de Jesus. Talvez os discípulos de Jesus pensassem que eles seriam de sete a quinze sub-pastores ou sub-líderes. O que você acha que estes versículos relatam? (Isto parece apoiar a idéia do “gerreiro salvador”  mas, como isto não aconteceu em relação a Jesus,  pode se referir a uma vitória literal para Israel no final dos tempos  ou significar uma vitória espiritual para o povo de Deus sobre as forças do mal. Se “os assírios” se referem às forças do mal que se opõem ao povo de Deus, Jesus recebeu a vitória sobre o pecado e as forças do mal, na cruz.)

F.   Leia Miquéias 5:7-8. O povo de Deus está espalhado em todo o mundo, hoje? (Sim. Na medida em que isto se refere aos judeus, é absolutamente verdadeiro. Na medida em que isto se refere aos “judeus espirituais” (cristãos), isto ainda continua valendo.)

G.   Leia Miquéias 5:9. Em que se baseia nossa esperança? (Que Deus nos livrará! Que seremos exaltados!)

H.   Leia Miquéias 5:10-11. Quão útil  é, ao nos entregarmos, destruir nossos carros e nossas fortalezas? Isso soa como o "bandido" faria! (As bigas eram as mais avançadas armas militares . Fortalezas eram defesas militares.  Deus diz:       " vou destruir tudo em que você confia - diferente de Mim".)

I.   Leia Miquéias 5:12-14. Por que estas coisas estão sendo destruídas? ( Outra vez, ao invés de depender de Deus, confiamos nestas coisas.)

J.   Leia Miquéias 5:15. Por que, em meio a uma declaração de esperança, encontramos destruição? ( Leia Miquéias 6:8. Deus está procurando aqueles que são fiéis! Ele deseja um povo que caminhe com Ele.)

K.   Leia Miquéias 7:18-19. Qual é a esperança para os pecadores? (Deus vai enterrar "sob os pés" os nossos pecados e lançá-los “nas profundezas do mar.”)
1. Por que isto é importante? (Leia Apocalipse 12:10-11. Satanás nos acusa. Jesus promete enterrar nossos pecados.)

L.   Amigo, nosso Deus é nosso Juiz e nosso Redentor. É preciso manter em mente ambos os papéis   Quando contamos com outros deuses e desobedecemos, podemos esperar julgamento. Mas, com  julgamento vem  esperança. Esperança num Deus que irá nos perdoar, nos resgatar e apagar nossos pecados.  Você vai, hoje, se decidir a confiar em Deus e a viver a vida de acordo com Sua palavra?


IV.    Próxima semana: Confiando na Bondade de Deus (Habacuque). 


Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita




Nenhum comentário: