sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lição 6 - Ansioso para Perdoar

                     (Jonas 1-4)




Introdução: Você é um cidadão leal ao seu país? Sua cidadania faz com que você tenha pensamentos preconceituosos, acerca de outros países? Eu vivo nos Estados Unidos, mas muitos de nossos leitores, não. Introduza respostas apropriadas para você, nas perguntas que se seguem. Que país é o maior inimigo de seu país? Qual sua opinião sobre este país? Agora imagine que você é um profeta. Durante a maior parte de sua vida, Deus lhe enviou mensagens que foram úteis para seu país. Agora, Deus envia a você uma mensagem que o colocará em perigo, mas que poderá ajudar o país que é seu inimigo mais perigoso. Você deve entregá-la, pessoalmente. Se você é patriota, você gostaria desta atribuição? Você pode gostar da parte da ameaça! Mas a mensagem pode matar você! E se ela ajudar seu inimigo? Vamos mergulhar em nosso estudo do livro de Jonas, para ver o que podemos aprender sobre Deus e Sua relação conosco!



 
I. Profeta Patriota

A. Leia 2 Reis 14:23-25. O que Jonas profetiza? (Sucesso militar para Israel.)
1. Como você acha que o povo de Israel reagiu a essa profecia? (Ele adorou. O texto diz, especialmente, que o rei conduzia o povo ao pecado. Então, imagino que notícias positivas, vindas do profeta de Deus, eram bem recebidas.)
2. Jonas é um herói nacional?

B. Leia Jonas 1:1-2. Qual é a boa e a má notícia aqui? (Nínive é a capital da Assíria. Gênesis 10:8-11 nos diz que ela foi construída por Ninrode. Ninrode foi um "poderoso guerreiro", considerado opositor de Deus. Os assírios são um povo terrível. Jonas leva más notícias para pessoas más. A outra má notícia é que esta é uma missão perigosa.)
 
II. A missão que deu errado

A. Leia Jonas 1:3. Por que Jonas fugiu?

B. Leia Jonas 1:4-10. Por que os marinheiros estavam aterrorizados por causa do relacionamento de Jonas com Deus? (Jonas diz que seu Deus criou o mar e parece que o mar está prestes a matá-los. Jonas, aparentemente, havia ofendido a Deus.)
 
C. Leia Jonas 1:11-13. Que tipo de atitude Jonas tem para com Deus? Que tipo de atitude ele tem para com os marinheiros?
1. Como você explica a reação dos marinheiros para a solução de Jonas? (Eles parecem ser bons caras.)
 
D. Leia Jonas 1:14. Como você traduziria isto? (Deus, você nos fez matar este sujeito.)
1. Você faria o que os marinheiros fizeram? Você consideraria isto um assassinato?
2. Jonas é verdadeiramente um homem "inocente"?


III. A busca de Deus

A. Leia Jonas 1:15-17. A tempestade e o peixe dão muito trabalho, por causa de um sujeito! Por que Deus, simplesmente, não encontrou outro profeta?
1. E quanto ao livre arbítrio de Jonas? (Eu amo esta imagem de Deus. Ele é implacável na Sua busca por Jonas. Assim como Deus perseguiu Jonas, Ele te persegue. Louve-O, por Seu amor e cuidado!)
 
B. Leia Jonas 2:5-9. Que diferentes emoções você encontra aqui? (Jonas vai do desespero, à oração, à fé, à gratidão, em direção a um propósito renovado em sua vida.)
 
C. Leia Mateus 12:39-41.Como Jonas e Jesus são semelhantes?
1. Como são semelhantes seus três dias de experiência?
2. Coloque-se no lugar de um malvado assírio. Até onde Deus foi para trazer Jonas de volta e, até onde Ele irá, para salvar você?
a. Ambos, Jesus e Jonas, envolvem um milagre? (Sim! Jesus e Jonas são parecidos - Deus não mede distâncias ou milagres, para nos resgatar de pessoas do mal!)
 
 IV.  Missão em curso

A. Leia Jonas 3:1-5. Você acha que Jonas esperava esta reação?
1. O que isto nos ensina sobre testemunhar para pessoas muito más?
 
B. Leia Jonas 3:6-9. O rei está arrependido devido ao medo? (O rei não sabe que Deus se compadecerá - ele está esperando que Deus o faça. Ele se arrepende, apesar de achar que ainda pode ser destruído.)
 
C. Leia Jonas 3:10. Examine as ações de nosso Deus até agora. Que tipo de Deus Ele é? (Ele persegue Jonas. Ele persegue os assírios. Ele poderia ter deixado Jonas se afogar e destruir o povo de Nínive. Ele interveio para ambos - e Ele intervém por você!)
 
 
V. Deus e o Homem

A. Leia Jonas 4:1-3 e re-leia Jonas 2:1-2. Que inconsistências você encontra na vida de Jonas? (Ele quer misericórdia, mas não quer mostrar misericórdia.)
1. Você acha, realmente, que Jonas quer morrer? Se não, por que ele diz isto? (Pode-se dizer que Jonas é uma "rainha do drama",mas receio que sua verdadeira intenção é convencer Deus a matar os ninivitas.)
a. Como isto se compara ao que Jesus fez por nós? (Talvez eu esteja sendo muito duro com Jonas, mas ele parece dizer: "Deus, por favor, mata o povo de Nínive, então não vou ter que morrer." Jesus disse: "Deus, deixe-Me morrer, então as pessoas não terão que morrer.")
2. Analise, novamente, a mensagem de Jonas para Deus, em Jonas 4:1-3. Qual o medo de Jonas? (Que as pessoas más se voltassem para Deus e Ele fosse misericordioso com elas.)
a. Alguma vez você pensou que Deus não pudesse fazer grandes coisas, através de você? Quais são, exatamente, as qualificações profissionais para fazer grandes coisas para Deus? (Analise, por um momento, as qualificações profissionais de Jonas e suas atitudes.)
B. Leia Jonas 4:4. Coloque-se no lugar de Deus. Esta seria sua reação? (Como Deus é gracioso com Jonas! Deus continua a mostrar graça e compaixão para um sujeito que não demonstra nenhuma graça ou compaixão.)
 
C. Leia Jonas 4:5. A esperança é a última que morre! O que você pensaria, se você fosse Deus, sobre as atividades atuais de seu profeta?
 
VI. Jonas e a videira

A. Leia Jonas 4:6. Acho que podemos concluir que Deus deve ter ficado triste com Jonas, que estava esperando que fogo caísse do céu sobre Nínive. Ao invés disto, o que Deus faz? (Fornece proteção contra o calor para Jonas, enquanto Jonas espera que fogo caia do céu.)
 
B. Leia Jonas 4:7-8 Vamos considerar o que Deus "providenciou": uma videira madura, um verme faminto, e um vento abrasador. O que Deus está fazendo?
1. Qual é a reação de Jonas? (Ele quer morrer.)

C. Leia Jonas 4:9. Qual é a resposta correta para a pergunta de Deus? Você concorda com Jonas? (A videira não pertencia a Jonas. Ele não investiu nada nela. Entretanto, ela foi uma benção para ele. Não acho que Jonas tinha o direito de estar com raiva. Talvez o ponto para Deus, é que Jonas tinha o direito de estar chateado, porque Ele havia dado a vinha para Jonas.)
 
D. Leia Jonas 4:10-11. Considere a relação entre Jonas e a videira: como ele compara o relacionamento de Deus com Nínive? (Nínive e seus habitantes são,obviamente, mais importantes do que uma velha videira.)
 
1. E quanto ao fato de que a videira deu conforto e abrigo a Jonas? (O povo de Nínive se arrependeu! Imagine a alegria de Deus.)
2. Considere o tempo e o esforço que Jonas investiu naquela vinha, comparado ao tempo e esforço que Deus havia investido em Jonas e Nínive?
a. Jonas poderia argumentar que sua reputação,a respeito da qual ele havia despendido muito tempo, estava agora em ruínas? (O texto diz que ele estava com raiva por causa da videira.)
3. O que Deus quis dizer quando falou que o povo de Nínive "não sabe discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda"? (Cada comentário que consultei diz que isto era uma referência às crianças. Havia 120.000 pessoas em Nínive que não tinham idade suficiente para discernir entre o bem e o mal. Observe, também, a interessante inclusão dos animais. Deus, também, se preocupa com os animais.)
 
E. Vamos nos concentrar, por um momento, na pergunta de Deus, em Jonas 4:11. Qual é a resposta óbvia? (Sim! É claro que Deus deveria estar preocupado.)
1. Se você tivesse que resumir o livro de Jonas em uma frase, qual seria? ("Deus cuida de mim!" Deus se preocupava com Jonas, o profeta desobediente. Observe o tremendo esforço para levar Jonas ao caminho certo e ajudá-lo a ter propósitos corretos. Olhe os problemas que Deus teve com as pessoas más da cidade de Nínive - e suas crianças inocentes.)
 
F. Amigo, Deus ama você e está preocupado como você! Você vai decidir, agora, a viver sua vida na confiança do amor e do cuidado de Deus?
 
 
VII. O Povo Especial de Deus (Miquéias).


 
Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da ZondervanBiblePublishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.


Tradução : Denise de Mesquita  
 



Nenhum comentário: