sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lição 4 - Senhor de Todas as Nações

                            (Amós 1-2)




Introdução: Quando meus filhos eram pequenos, nós jogávamos um jogo chamado "Roar."{"Rugido"} Eu tinha que me esconder e, em seguida, rugir como um leão. (Bem, um pouquinho, como se fosse um leão.) As crianças, então, tentavam descobrir onde eu estava escondido. Uma vez que seu senso de direção sonoro não era muito bom, o resultado, frequentemente, provocava muito riso. Eu poderia estar bem próximo deles, rugindo, que eles correriam na direção oposta. Nossa lição desta semana é acerca de Deus, "rugindo" Sua mensagem para os pagãos e para Seus seguidores. Somos como crianças, entendendo mal a orientação de Deus? Será que não conseguimos seguir Suas instruções para a vida? Será que estamos "surdos" para o rugir de Deus? Vamos correr para nosso estudo do livro de Amós e ver o que podemos aprender!

 

I. Primeiro Rugido

A. Leia Amós 1:1-2. Alguma informação básica é importante aqui. A grande nação construída pelo rei Davi e rei Salomão foi dividida. Das doze tribos, as dez tribos do norte se separaram da nação, por causa do excesso de tributação. O reino do norte foi chamado Israel e, as duas tribos restantes, de Judá. Judá tinha Jerusalém no seu território, por isto manteve o centro de adoração. Isto foi um problema para Israel, e então ele criou seus próprios centros para adoração. Amós é um pastor de ovelhas,vivendo em Judá.

1. Para quem Amós está entregando a mensagem de Deus? (Para Israel.)
a. Que questão se ergue em suas mentes? (Um estrangeiro está nos dizendo o que fazer! Estamos cansados de ouvir o reino do sul a nos dizer o que fazer com respeito a impostos. Agora eles enviam um pastor de ovelhas, para nos dizer o que fazer!)

2. De onde Deus ruge e troveja? ( De Jerusalém.)
a. Que questão se ergue em suas mentes? (Isto sugere que nossos locais alternativos para adoração não são aceitáveis. Outro ataque contra nossas decisões.)
3. O que sugere este fato de que as mensagens de Deus são comparadas com rugidos e trovões? (Os sons de Deus são de infelicidade. Ele quer que estas mensagens cheguem até as pessoas.)
B. Leia Amós 1:3-4. O que há de estranho nesta primeira mensagem? Onde Damasco está localizada? (Damasco está localizada na Síria. Esta mensagem não é direcionada à Israel.)
1. Gileade era a terra do povo de Deus. O que você acha que Deus quer dizer com "trilhou Gileade com trilhos de ferro pontudos"? (A palavra "trenó" está relacionada com "trilhos." É algo sem rodas que você puxa ao longo do chão. A imagem mental que tenho é a de longas pontas de metal cravadas sobre uma plataforma de madeira. Imagine arrastar isto sobre pessoas.)

{NT – Para o texto em Amós 1:3, a tradução correspondente da NVI, em inglês,diz: "trilhou Gileade com trenós com dentes de ferro"}
 
a. Como você descreveria isto em termos de hoje? (Ele realmente me rasgou. Poderia significar algum tipo de abuso muito sério.)

2. Qual é a lição aqui? (Deus se preocupa como Seu povo é tratado. Deus retribuirá.)

3. O que você acha deste tipo de "rugido?" (Ótima notícia!)
 

 
II. Segundo Rugido

A. Leia Amós 1:6-7. O que é Gaza? (A terra dos filisteus.)
1. Nada comentamos antes sobre a frase "por três transgressões...e ainda mais por quatro..." O que isto significa? (Deus não está punindo por um ou dois pecados. Estas pessoas estão, repetidamente, envolvidas no pecado mencionado.)
2. Qual é o mau procedimento envolvido aqui? (Tráfico de seres humanos. Escravidão. Os filisteus pegaram o povo de Deus e o vendeu para Edom. Em seu comentário, Jamieson, Fausset e Brown chamam os edomitas de "acérrimos inimigos de Judá".)
3. Que lição encontramos para hoje? (Tráfico de seres humanos é um sério problema hoje. Além do tráfico de seres humanos, isto seria condenar alguém, abusando e violando seu livre arbítrio.)

4. O que o povo de Deus deveria pensar deste rugido? (Deveriam aplaudir. Que rugido!)

 
III. Rugido Interior
 
A. Examinamos os dois primeiros rugidos. Existem cinco outros rugidos, sete no total, os quais são direcionados para os pecados das nações pagãs, que viviam perto do povo de Deus. Estes rugidos, frequentemente, tratam dos pecados praticados contra o povo de Deus. Leia Amós 2:4-5. Contra quem este rugido é dirigido? (Judá! Povo de Deus. Povo de Amós.)

1. Quias sãos seus pecados? (Rejeitar a lei de Deus e seguir falsos deuses.)

2. Por muitos anos eu questionei sobre a "adoração de ídolos." Ninguém que eu conhecia adorava ídolos. Como poderia uma campanha, tão bem sucedida historicamente por satanás, desaparecer?

a. As pessoas diziam que um bom carro ou casa seria "adoração à ídolos", mas eu sabia que isto não fazia sentido, porque ninguém pensaria que seu carro ou casa fosse um deus. O que você acha?

3. Que tipo de idolatria, no coração, faz com que Deus fique tão infeliz? ( Confiar naquilo que fazemos, ao invés de confiar nEle.)
a. Pense em sua vida. Em que você confia (ou confiaria), em vez de confiar em Deus? (O favor de seu chefe, sua inteligência, sua educação, seu dinheiro, sua posição, sua boa aparência, sua personalidade. A Bíblia nos ensina a sermos bons funcionários, não para criticarmos nossos chefes, mas para sermos prudentes e hábeis. O problema encontra-se em dependermos destas coisas.)

(1) Como sua vida mudaria, se você confiasse simplesmente em Deus?( É libertador!)
 

IV. Rugido de Israel
 

A. Leia Amós 2:6. Quem é o alvo deste rugido? (Israel! Deixe-me dar-lhe um pouco mais de conhecimento. As dez tribos do norte, que constituíram Israel fizeram certo. Elas expandiram a nação ao redor das fronteiras, nos dias dos reis Davi e Salomão. Elas eram prósperas e estavam satisfeitas com seu sistema religioso alternativo.)

1. Quem está sendo vendido? (Os justos e os necessitados.)
2. Este é um grupo estranho. O que você acha dos meios de venda dos justos? (Isto soa como suborno. A pessoa iníqua paga o juiz para comprar um veredicto favorável contra uma pessoa justa.)

3. Que tal vender os necessitados? O que significa isto? (Leia Levítico 25:39-41. As pessoas se vendem por uma ninharia.)
a. Que aplicação você faria para hoje? (Não se aproveitar de pessoas carentes.)
B. Leia Amós 2:7. O que você entende por "pisar na cabeça" dos pobres? Você acha que eles estão realmente andando sobre suas cabeças ? (A referência a negar justiça e "cabeças" sugere que os pobres são desencorajados, pela falta de justiça para eles. Em vez de serem encorajados para que possam fazer melhor, os pobres são levados a acreditar que eles sempre devem ser pobres.)

1. Por que Deus diz que Seu santo nome é profanado pela imoralidade sexual? (Deus é santo. Ele leva Sua lei muito a sério, porque ela reflete Seu caráter. Assim, o pecado é uma ofensa a Ele.)
2. O comentário de J.A. Motyer’s sobre "pai e filho usarem a mesma garota" afirma que Amós não está discutindo alguma perversão familiar mas, sim, descrevendo o sistema das prostitutas no templo. Israel, assim como alguns dos seus vizinhos pagãos, tinham incorporado o sexo, como parte de seu serviço de adoração. "Adoração", tendo relações sexuais com as "mulheres santas", violava os claros mandamentos de Deus para Seu povo.


C. Leia Amós 2:8. Onde este pecado acontece? (No local de culto.)

1. Leia Deuteronômio 24:12-13 e Êxodo 22:25-27. Estes credores deveriam estar dormindo com vestimentas tomadas em penhor? (Não. Deus diz que o vestuário deve ser devolvido para o mutuário, antes do anoitecer.)
2. Isto é apenas uma questão de não seguir as regras de Deus sobre empréstimos? Isto é uma falha técnica ao respeitar as normas ? Ou, é algo mais sério envolvido? (Isto é graça. As pessoas vêm ao templo para receber o perdão dos pecados. A idéia original das dez tribos, ao criarem seu próprio lugar de adoração, era para adorar o Deus verdadeiro. O pecado era perdoado no templo. A graça estava dada. Estas pessoas agora dormem no templo, em vestes que demonstram sua falta de graça em relação aos outros.)
a. Qual é a aplicação para nós hoje?

 


D.     Amigo, alegramo-nos quando vemos que os outros "recebem o que merecem". Você tem considerado seriamente sua vida? Você já pensou sobre como seu pecado ofende a Deus? Você já considerou que o julgamento não é apenas para os outros? Jesus nos oferece salvação somente pela graça. Você vai se decidir, hoje, a honrar a lei de Deus e demonstrar graça para com os outros, assim como Deus manifesta graça para você?
 
 

V. Próxima semana: Busque ao Senhor e Viva! (Amós)


 
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: