sexta-feira, 12 de abril de 2013

Lição 3 Um Deus Santo e Justo (Joel)

                      (Joel 1 e 2)




Introdução: Suponha que uma calamidade sobrevenha sobre você. Qual sua meta mais importante? Sobreviver e, se possível, obter alguma vantagem. A Bíblia contém as promessas de Deus para nos ajudar. Nesta semana vamos olhar para as profecias de Joel, um profeta menor que previu não um simples desastre, mas o fim do mundo. Ele também profetizou o que Deus faria para nos ajudar. Vamos passar direto para Joel e ver o que Deus tem em mente para nós, em momentos de dificuldades!



 


I. Praga
A. Leia Joel 1:1-3. Que tipo de acontecimento está para ocorrer? (Um evento sem precedentes. Algo que vale a pena lembrar de geração em geração.)

B. Leia Joel 1:4 e Joel 1:6-7. O que está sendo descrito? (Uma praga de gafanhotos.)

1. Que parte da lavoura é destruída? (Todos os tipos de lavouras são destruídas.)

C. Leia Joel 1:5. Por que os bêbados devem estar preocupados? (Ele não têm nada para beber.)

D. Leia Joel 1:9. Por que os sacerdotes estão preocupados? (As ofertas de alimentos do templo foram comidas.)

1. Por que o foco da Bíblia está nos bêbados e nos sacerdotes? (Isto nos mostra que a calamidade cai sobre todos - os bons e os maus. Aqueles que desperdiçam o vinho e aqueles que o usam a serviço de Deus - ambos sofrem.)

E. Leia Joel 1:12. Que outra calamidade vem? (Parece que existe também uma seca.)

1. O que dá alegria a você? ( Comida - até mesmo na Bíblia é assim. A destuição dos alimentos e da bebida é tão completa, que as pessoas estão sem alegria.)


II. Alívio na praga

A. Leia Joel 1:13-14 e Joel 1:19-20. Qual é a resposta para este desastre? (Jejum e oração. Chegar-se à Casa de Deus para clamar a Ele.)

B. Re-leia Joel 1:6. À que Deus compara este desastre? (A uma nação ser invadida por um exército inimigo poderoso.)


III. O Dia do Senhor

A. Leia Joel 2:1. O que está vindo? (O "Dia do Senhor.")

1. O que significa isto? (Refere-se à Segunda Vinda de Jesus.)

B. Leia Joel 2:2. Pense sobre o padrão do livro de Joel. Qual a única referência que vemos duas vezes? ( A referência à invasão por uma nação estrangeira - um exército grande e poderoso.)

1. A matéria de discussão de Deus e Joel foi apenas sobre as "coisas terríveis que podem acontecer"? Ou você vê alguma outra razão para vincular uma terrível praga à Segunda Vinda? (A última promessa de libertação que Deus nos dá, é a Sua Segunda Vinda. Naquela época, Ele irá resgatar Seu povo e começar a destruição total do mal.)

C. Leia Joel 2:3. Como o exército de Deus opera? (Ele queima o que está em seu caminho.)

1. Leia Apocalipse 18:8-10 e 2 Pedro 3:10. A profecia de Joel está consistente com as profecias do final dos tempos, do Novo Testamento? (Sim, ambas nos dizem que a terra será destruída pelo fogo.)

D. Leia Joel 2:4-6. Perdemos uma grande parte do impacto deste texto, devido ao nosso conhecimento de guerra moderna. Imagine que o único exército que você já tenha visto consiste de soldados a pé, com lanças ou arcos. Se você fosse um destes soldados, como você se sentiria ao ir contra um exército montado em cavalos? E o que dizer de cavalos puxando carruagens? E se você nunca tivesse visto um cavalo antes? (A quantidade de terror e surpresa se resume em "eles saltam sobre as montanhas". Deus concede temível poder contra os ímpios.)

E. Leia Joel 2:10-11. Como a Segunda Vinda é tão grande, quanto terrível?

1. O que este texto revela sobre o poder de Deus? ( Estende-se para as estrelas!)

2. Qual é a resposta para a pergunta final: "Quem pode suportar?" (Leia Joel 2:12-13. Aqueles que se voltam para Deus podem suportar.)

F. Não vamos estudar Joel 2:14-27. A parte confusa é que estes versículos parecem descrever tanto a Segunda Vinda, quanto o salvamento de Deus para Seu povo, nos dias de Joel. Minha única explicação para isto é que Jesus fez algo similar em Mateus 24, quando Ele descreveu a destruição de Jerusalém e a Segunda Vinda, de uma forma que entrelaçava ambas.


IV. Poder do Espírito Santo

A. Leia Joel 2:28. "E depois ?" Depois o quê? A Segunda Vinda de Jesus? (Esse não pode ser o significado porque, em Atos 2, Pedro diz que o que está acontecendo no dia do Pentecostes é o cumprimento das palavras em Joel 2.)

1. Então, o que você acha que Deus quer dizer com "e depois?" (Lembre o padrão do livro até agora. Buscar a Deus em tempo de calamidade resulta em salvação. Jesus veio ao mundo e derrotou a calamidade do pecado - e "depois" o Espírito Santo veio em poder.)

2. Seria justo concluir que o dom do Espírito Santo é uma parte essencial da vitória sobre a calamidade? ( Sim! É fundamental para uma vitória sobre o pecado.)

B. Como é difundido o dom do Espírito Santo em Joel 2:28-29? (É um presente dado a todos. Sexo é irrelevante. Idade é irrelevante. Posição social é irrelevante.)

1. Por que você acha que Deus enfatiza, do início ao fim, este ponto de igualdade em Joel - um homem que profetizou num tempo em que o sacerdócio consistia apenas de homens? (O Espírito Santo é o poder de Deus. A questão é que, na batalha do fim do tempos, para concluir a vitória de Deus,todo o povo de Deus tem porção igual para folgar.)

C. Leia Joel 2:30. O que, exatamente, devemos esperar fazer, através do poder do Espírito Santo? (Os versículos anteriores falam de profecias, sonhos e visões. Este versículo fala de "maravilhas" e menciona-as sendo feitas na terra.)

1. Vamos explorar isto em Atos. Leia Atos 2:1-3. O que isto nos ensina quanto ao que devemos esperar? (Ventos, ruídos, fogo e falar em línguas.)

2. Vamos explorar isto em Atos 5:12-16. O que isto nos ensina quanto ao que devemos esperar? (Sinais milagrosos e curas.)

D. Leia Mateus 24:24. Que advertência nos é dada sobre eventos semelhantes nos últimos tempos? (Que satanás terá seus agentes realizando grandes sinais e milagres.)

1. Vamos olhar mais de perto para isto, examinando o contexto. Leia Mateus 24:23-26. Em que contexto vamos encontrar esses sinais satânicos? ( Eles estão relacionados com alguém que afirma ser Jesus.)

a. Esta é uma forma confiável para diferenciar o trabalho do Espírito Santo do trabalho de satanás - que a pessoa também afirma ser Jesus?

E. Em Mateus 12 os fariseus atribuem os milagres realizados por Jesus ao poder de satanás. Leia Mateus 12:25-28. Qual é a resposta de Jesus a essas acusações?

F. Leia Mateus 12:31-32. Qual é o pecado imperdoável? (Atribuir o poder do Espírito Santo a satanás.)

1. Será que nosso trabalho de discernimento dos sinais e maravilhas do fim dos tempos tornam-se muito mais difíceis? (Acho que isto é um aviso solene para termos muito cuidado quanto a condenar um operador de milagres (ou qualquer manifestação aparente do Espírito Santo), por outros cristãos.)

G. Amigo, neste mundo enfrentamos problemas e, às vezes, desastres. Deus promete fazer tudo certo. Parte desta promessa é que Ele envia o Espírito Santo para estar conosco e nos capacitar a fazer grandes coisas. O Espírito Santo está em sua vida? Gostaria de pedir ao Espírito Santo para vir em poder?


V. Próxima semana: Senhor das Nações (Amós).

 
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: