sexta-feira, 8 de março de 2013

Origens Lição 11



Lição 11  Sábado: Um Presente do Éden
(Gênesis 2, Êxodus 20, Deuteronômio 5)
               

Introdução: Pense em um momento que você esqueceu um evento importante para seu cônjuge, um membro de sua família ou um amigo. Qual foi sua desculpa pelo esquecimento?  Minha desculpa é que estou muito ocupado, ou seja, estou concentrado em outra coisa. Francamente, eu odeio esta desculpa, porque sugere que alguma outra coisa em minha vida é mais importante. Quando se trata do sábado, Deus tirou esta desculpa. Ele nos convida a repudiar tudo o mais e a concentrar-nos sobre a razão para o sábado. Vamos passar para nosso estudo da Bíblia e descobrir mais sobre a visão de Deus para o sábado e o que ela significa para nós!



I.             Por que o Sábado?

A.            Leia Gênesis 2:1-3. Qual é a razão dada para o sábado? (Deus terminou Sua obra da criação e descansou. Por esta razão, Ele "abençoou o sétimo dia e o santificou".)

B.            Leia Êxodo 20:8-11. Que razão é dada para o sábado? ( A mesma razão dada em Gênesis 2.)

C.            Leia Deuteronômio 5:12-15. Que razão é dada para o sábado? (O resgate do povo de Deus da escravidão.)

D.            Leia Êxodo 31:12-13 e Ezequiel 20:12. Que razão é dada para o sábado? (É um sinal de que Deus nos faz santos.)

E.            Temos agora, no mínimo, três razões diferentes para o sábado: celebrar a criação, celebrar o resgate da escravidão e celebrar nossa libertação do pecado. Será que Deus está sempre mudando Sua história, sobre a razão para o sábado? Ou existe um ponto comum? ( O ponto comum é que em cada uma destas ações, Deus fez algo muito importante para nós. Todas elas têm algo a ver com um lar - o lar no Éden, permissão para voltar ao lar, e nossa qualificação para o lar celestial.)



II.            A Natureza do Sábado

A.            Leia 1 Samuel 7:10-12. Por que Samuel ergueu um pedra e lhe chamou Ebenézer? (Para comemorar a vitória sobre os filisteus.)

B.            Leia Gênesis 17:10-11. Qual é a razão para a cisrcuncisão? (Para fixar na memória a aliança entre Deus e Seu povo.)

C.            Acabamos de ler que em várias épocas vemos um tipo de memorial. O homem cria monumentos de pedra e metal para ajudar a lembrar pessoas ou eventos importantes. As pessoas escrevem em sua pele ou no papel, como um lembrete de eventos importantes no passado. O sábado é muito diferente – é um marcador de tempo. Por que você acha que Deus criou um marcador de tempo? ( Lembre-se que mencionei, na introdução, que a vida nos distrai das coisas importantes?  Deus tira as distrações da vida, dando-nos um período de tempo para celebrar a Ele e o que Ele tem feito por nós.)

1.             O que você acha sobre a frequência do sábado? ( Não sei em que dia da semana eu nasci, porque eu comemoro meu aniversário uma vez por ano. O mesmo é verdade para meu casamento. Comemoramos o aniversário de nosso país somente um dia no ano. Temos as épocas de natal e Páscoa uma vez no ano, para celebrar aspectos da vida de nosso Senhor. Meus amigos seculares negros e hispânicos reivindicam (nos Estados Unidos) um mês inteiro para celebrá-los. Até as *marmotas e suas amadas obtiveram um dia por ano. Deus tinha algo especial em mente para o sábado.)

2.             O que a frequência do sábado nos ensina? (Ele aponta para uma semana literal da criação. Deus poderia ter introduzido a celebração de um evento mensal ou anual, se o relato da criação fosse uma alegoria. Além disso, Ele nos dá um descanso necessário a cada semana.)

D.            Leia Marcos 2:23-26. O que você acha da resposta de Jesus? 

1.       Quando foi a última vez que você pegou seus filhos em algum mau comportamento e eles responderam que as outras crianças têm se comportado mal? Você disse: "Eu sinto muito, você está certo.” A menos que nós possamos parar o mal, devemos desculpar o seu mau comportamento.

a.             Nosso Senhor está fazendo, desta maneira, uma argumentação? (Improvável. Jesus parece estar dizendo que, em cada situação,  você tem que lembrar um grande exemplo. Sim, às pessoas comuns, não era, normalmente, permitido comer pão no templo. Mas, prover alimento para os seres humanos é mais importante do que as regras normais do templo.)

2.             Os discípulos, assim como Davi, estavam em alguma situação de emergência? (Não, eles estavam fazendo um lanche.)

3.             Se eu fosse conselheiro de Jesus, eu teria sugerido que Ele respondesse aos fariseus: “O que, vocês estão loucos? Pegar alguns grãos não é colheita. Eles não estão trabalhando.” Esta parece ser a resposta óbvia. O que nos diz o fato de que Jesus não deu a resposta óbvia? (Nos diz que Ele quis dar ao sábado um ponto específico e não discutir os fatos.)

E.            Leia Marcos 2:27-28. Que ponto ( ou pontos) Jesus está levantando? (A necessidade humana (aqui, fazer lanche) vem antes do sábado.O segundo ponto de Jesus é que Ele faz este julgamento porque Ele é Senhor do sábado.)

F.             Leia Marcos 3:1-4. Esta pergunta é difícil de responder?

G.            Leia Marcos  3:5-6. Qual é a hipocrisia aqui? ( No sábado, Jesus foi a cura, enquanto os críticos do Seu sábado estavam tramando assassinato.)

H.            Essas duas histórias são próximas uma da outra na Bíblia. Que particularidade Deus está levantando nestas histórias? Será que essas histórias sugerem que o sábado não é importante? (Estas histórias mostram a importância do sábado. A Bíblia tem espaço limitado, e Deus teve o cuidado de mostrar a maneira correta de encarar o sábado.)


III.          Os Ataques ao Sábado

A.            Leia 2 Pedro 3:3-4. Qual é o sinal dos “últimos dias”? (Os ataques a Deus baseados no fracasso de ocorrer a Segunda Vinda .)

B.            Leia 2 Pedro 3:5-7. O que está errado com o argumento dos que atacam a Deus? (Eles esquecem que Deus trouxe julgamento sobre o mundo, no dilúvio. Eles esquecem que Deus é o Criador.)

1.             Como o sábado é um antídoto para este tipo de argumento? (É um lembrete semanal do poder de Deus como nosso Criador e Redentor.)

C.            Leia Apocalípse 14:6-7. Qual a mensagem de Deus para os tempos do fim? (Dar glórias a Deus porque o tempo do juízo começou.)

1.                   Qual é a base para que Deus reivindique nossa adoração?( Sua criação.)


D.            Considere isto um momento. Se o argumento de Deus para apoiar Seu julgamento   final é o Seu poder, como demonstrado na Criação e no Dilúvio, quão importante é o sábado? o ponto central da batalha. É a lembrança de tudo o que Deus reivindica como sua autoridade, para o julgamento final.)

1.             Você consegue entender por que satanás torna alta prioridade apagar a importância do sábado?

E.            Em Hebreus capítulo 3 a Bíblia nos adverte para não ser como os israelitas que não conseguiram entrar na terra prometida, após a sua saída do Egito. Ela chama
        a terra prometida "entrar(em)” em "Seu descanso" (Hebreus 3:18). Com esse fundo, leia Hebreus 4:1-5. A que o sábado está comparado? ( A entrar na terra prometida, após as dificuldades da viagem, desde a saída do Egito.)

1.             Foque novamente em Hebreus 4:1-2. Ao que mais o sábado é comparado? ( A salvação somente pela graça. Lembre-se que Êxodo 31:13 e Ezequiel 20:12 predisseram que o sábado seria memorial de Jesus, fazendo-nos santos.)

F.             Leia Hebreus 4:6-10. De que maneira o descanso sabático que devemos entrar, é muito mais importante do que o povo de Deus que entrou na terra prometida? (É o descanso dos nossos esforços, para salvar a nós mesmos, por nossas próprias obras! O sábado igualmente é memorial da salvação pela graça.)

1.       O ataque mais recente ao culto de sábado, vem de um grupo que alega que os textos que acabamos de ler, apenas significam que entramos para o "repouso sabático" e são uma porção da história. Portanto, não temos mais necessidade de adorar no sábado. Isso faz algum sentido lógico? ( Não! O sábado é um memorial. Ele é um marcador. Você já não tem um marcador se ficar na era na qual você vive.)

G.            Leia Hebreus 10:23-25. Será que o escritor de Hebreus sugere que observar o sábado semanal não é mais necessário? (Não! Ele diz para "manter firmeza à esperança que professamos!" Essa esperança é a graça diante do julgamento, é esperança da Segunda Vinda. Como vimos anteriormente, a observância do sábado é lembrete semanal de base para nossa esperança)

H.            Amigo, Deus designou o sétimo dia como Seu sábado. Este memorial no tempo nunca foi alterado, ou eclipsado pelo tempo. Nos últimos dias, a sua importância é tão forte como sempre foi. O sábado está sob ataque de satanás, porque é o lembrete semanal de nossa esperança e confiança em nosso Criador e nosso Redentor. Caso você não esteja sendo sério quanto à observância do sábado, você irá se comprometer com ela agora?

IV.          Próxima semana: Criação e Evangelho.


        Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Todas as referências das Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são utilizadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. Respostas sugestivas são encontradas dentro de parênteses. Se normalmente você recebe essa lição por e-mail, mas perdeu uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link:. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto você estuda.

{* “Groundhogs Day”, ou “Dia da Marmota”- A data é comemorada no dia 2 de fevereiro, nos Estados Unidos. Diz a tradição centenária que marmotas têm o poder de prever a duração do inverno.Para saber se o verão chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda fica por mais seis semanas.}

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: