sexta-feira, 29 de março de 2013

Lição 01 Adultério Espiritual

(Oséias 1-3 e 6)
    

Introdução: “Desprezado” não é uma palavra comum nos dias de hoje. Mas, todos nós sabemos como a sentimos. Sentimos desprezo quando somos rejeitados e outra pessoa é escolhida. Você pode ter passado algumas destas experiências com seus pais, algumas experiências com seus filhos, algumas experiências no namoro ou no casamento e algumas experiências no seu trabalho.  Talvez você tenha experimentado em todos estes contextos. Dói. Nossa lição desta semana refere-se a nossa rejeição a Deus. Parece ilógico, mas fazemos isto o tempo todo. Vamos passar para nossa nova série de lições e aprender mais sobre "adultério espiritual!”

I.   Gômer

A.   Leia Oséias 1:1. Quem é e o que é Oséias? ( Um profeta. Deus fala através de Oséias para dar ao povo Sua mensagem.)

B.   Leia Oséias 1:2. Como você poderia casar com uma mulher adúltera?  Você ainda não é casado,então é impossível cometer adultério no casamento, certo? (Todos sabemos que homens e mulheres solteiros particam sexo  antes do casamento. Se uma pessoa faz isto rotineiramente, é difícil parar este tipo de comportamento depois do casamento. Suspeito que Deus tenha dito a Oséias: "Case com uma mulher selvagem.")

1.   O que isto vai parecer, se você é um profeta?

2.   Como isto soará para outros crentes ao lhes dizer: "Deus me disse para casar com uma mulher selvagem"?

a.   Oséias estava apenas iniciando seu trabalho como profeta. Como fazer para seguir a ordem de Deus?

3.   Que tipo de filhos teria?( Filhos cuja paternidade seria de algum outro homem.)

a.   Considere as dificuldades nisto. O que torna isto tão difícil? ( Não somente  sua esposa escolhe alguém mais, além de você,mas você lembra disto, todos os dias, quando olha para a criança.)

4.   Por que Deus disse para Oséias fazer isto? (Porque Deus diz que: “isto ilustra a infidelidade do  povo Comigo”.)

5.   Se eu fosse Oséias eu diria: “ que tal uma outra proposta? Fale-me sobre isto Deus, eu entenderei.” Por que isto não é bom o suficiente?

6.   Você já ouviu um líder religioso ou orador que você achava ser fingido?

a.   Quando Oséias falou do sofrimento de Deus por causa da infidelidade de Seu povo, ele parecia estar sendo insincero? (Aqueles que têm sido desprezados entendem a natureza do sentimento de Deus, acerca de nossa infidelidade com Ele.)

II.  Os Filhos

A.   Leia Oséias 1:3-5. Discutimos que um filho, cuja paternidade é de outro homem, é uma contínua lembrança da infidelidade de sua esposa. Qual é a lembrança aqui? (Exatamente o oposto. O filho é nomeado para lembrar às pessoas infiéis sua infidelidade.)

1.   Quem é, especificamente, mencionado como sendo infiel?( O rei Jeú.)

B.   Leia 2 Reis 10:28-31. Como é a infidelidade de Jeú?(Ele é um saco de misturas. Ele destrói o ímpio rei Acabe e os adoradores a baal, mas continua a adorar o bezerro de ouro. A referência específica em Oséias 1:4 para um “massacre em Jezreel” é duvidosa pois, para alguns, as mortes em Jezreel foram dirigidas por Deus. 2 Reis 10:30.)

1.   O que a infidelidade de Jeú nos ensina?( Podemos fazer grandes coisas para Deus mas, ainda seremos infiéis, se não dermos a Ele todo nosso coração.)

C.   Leia Oséias 1:6-7. Como Deus pode dizer que não ama mais a Israel e o perdoa, mas amará Judá? Eu achei que Deus sempre perdoasse!

1.   Leia Mateus 12:31-32. Por que alguns pecados são perdoados e outros não?

a.   Se você acredita na Trindade, as palavras de Jesus são mais difíceis de entender! (O aviso de Jesus tem a ver com nossa atitude para com o Espírito Santo e a natureza do trabalho do Espírito Santo.)

2.   Leia Gálatas 5:16-18. Por que o papel do Espírito Santo é tão importante em nossas vidas? ( Se entendermos o papel do Espírito Santo em nossas vidas, entenderemos que Jesus não estava sendo arbitrário ao falar do pecado imperdoável. Deus continua sempre pronto para nos perdoar, mas quando rejeitamos o Espírito Santo fechamos a porta da salvação. Quando nos afastamos do poder que nos leva ao arrependimento e a uma vida vivida de acordo com a vontade de Deus, não somente rejeitamos Deus, mas também rejeitamos Seu meio de salvação. Deus não está sendo arbitrário, nós é que O rejeitamos.)

D.   Veja, novamente, Oséias 1:7. Como Deus salva Judá? Por suas próprias obras? (Não. Deus diz que a salvação não virá pelo poder humano,mas que Ele intervirá.)

E.   Leia Oséias 1:8-11 e Romanos 9:25-26. O que está sendo previsto por meio do nascimento deste filho? (Leia Romanos 9:22-24 e 1 Pedro 2:10. Oséias olha à frente, para um tempo em que gentios e judeus se voltarão para Deus.Um tempo em que eles se voltarão para Jesus.)

F.   Por que você acha que Deus faria Oséias sofrer com uma esposa infiel e filhos ilegítimos, a fim de promover Sua mensagem? Por que não dar somente uma profecia?(Esta é outra face de nossa discussão anterior. Se você pode aprender uma lição com os outros, ótimo. Mas, se você aprender a lição a partir de sua própria experiência, isso será um impulso para instruir sua casa.)

III. Julgamento

A.   Leia Oséias 2:9-13. O que podemos esperar quando desobedecemos a Deus? (Julgamento.)

B.   Observe, novamente, Oséias 2:11. Por que Deus desejaria parar os momentos em que as pessoas se voltam para Ele? ( Olhe, novamente, Oséias 2:13. Estas celebrações não têm significado quando nossa verdadeira afeição vai em direção aos falsos deuses e nos esquecemos do verdadeiro Deus.

IV.  Salvação

A.   Leia Oséias 3:1. Espere um minuto. Volte e reveja Oséias 1:6-7. Como Deus pode dizer que ama os israelitas se, anteriormente, Ele disse: “ já não mostrarei amor para a casa de Israel, por que deveria perdoá-los?”

1.   Deus se contradiz?  Ou, isto é um truque, que significa que Oséias, realmente, não deve amar Gômer?

2.   Coloque-se no lugar de Oséias. Como você gostaria de fazer para mostrar amor ao cônjuge que ainda está envolvido em adultério?

3.   O que isto nos ensina sobre a natureza do amor de Deus com respeito a nós? (O amor de Deus continua, mesmo quando O rejeitamos. Nosso problema, como discutido antes, é que somos responsáveis por nossa salvação.  Mesmo que Deus nos ame, podemos rejeitar o Espírito Santo e, assim, bloquear o caminho para o arrependimento.)

B.   Leia Oséias 6:1. Isto é uma declaração justa – que Deus os despedaçou, que Deus os feriu? (Eles rejeitaram Deus. Deus estabeleceu um julgamento. Mas,não parece justo culpar Deus por isto.)

C.   Leia Oséias 6:2. O que isto traz à mente? (Leia 1 Coríntios 15:3-4. Esta é a mensagem da Páscoa! Esta é a mensagem da salvação! Esta é a profecia de nosso Senhor ressuscitado!)

1.   Contemple isto: no meio da história de um adultério doloroso, Deus nos lembra de Sua decisão de morrer uma morte dolorosa, em nome de um povo adúltero. Que amor surpreendente! Que maravilhosa graça!

D.   Leia Oséias 6:6. Qual é o objetivo de Deus para nossa vida? (Deus quer nosso amor. Ele quer que mostremos misericórdia para com os outros. Ele criou um sistema para o perdão dos pecados, mas o que Ele realmente quer é nossa fidelidade!)

E.   Amigo, Deus mostra Seu amor ilógico, irreprimível para você! Você convidará o Espírito de Deus para viver em você? Você vai se decidir a viver uma vida dirigida para a santidade e misericórdia? Por que não assumir este compromisso hoje?

V.   Próxima semana: Amor e Julgamento: o Dilema de Deus (Oséias).



Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução:Denise de Mesquita
 

Nenhum comentário: