sábado, 19 de janeiro de 2013

Origens - Lição 4


Criação , um tema bíblico
(Apocalipse 14, Atos 17, Isaías 45, Jó 38)


Introdução: Um problema que alguns cristãos, especialmente novos convertidos, parecem ter dificuldade em distinguir está entre as questões teológicas que são importantes e aquelas que não são. Estes cristãos desperdiçam seu tempo prestando atenção em coisas que não importam. Isso é verdade com o relato da criação? Isto é algo que não importa? O debate entre o relato da criação e a teoria evolutiva é uma perda de tempo? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos descobrir sobre o assunto!
 
I. O Encerramento da Apresentação


   A. Leia Apocalipse 14:6. Qual é a missão deste anjo?(Entregar uma mensagem para toda a humanidade.)

      1. Qual é o tema da mensagem do anjo? (O evangelho eterno.)

   B. Leia Apocalipse 14:7. Este é o evangelho eterno? Eu pensei que o evangelho fosse aquele que Jesus viveu,morreu e ressuscitou dos mortos em meu nome? (Jesus fez essas coisas para evitar que eu fosse julgado. O julgamento é parte do evangelho eterno.)

      1. Por que o anjo menciona a criação nesta mensagem de julgamento? (A criação é o fundamento para Deus reivindicar autoridade sobre todos os homens. Ele nos fez e, portanto, ele tem autoridade e poder para trazer todas as coisas em juízo e destruir todas as coisas.)

    C. Leia Apocalipse 10:1-3 Este ser é poderoso?

    D. Vamos ler. Leia Apocalipse 10:5-6. O que está acontecendo quando este anjo poderoso jura? (Ele está prometendo lealdade.)

       1. Qual é a base para que este ser poderoso dê sua fidelidade a Deus? (Deus é o Criador!)

    E. Leia Apocalipse 4:9-11. Por que esses seres elevados acreditam que Deus é digno de louvor? (Ele criou todas as coisas.)

       1. Vamos voltar um pouco e contemplar isto. Se você estava pensando em motivos para louvar a Deus, o que deveria vir primeiro a sua mente? O amor de Deus? A história da redenção? O resgate dos seres humanos e seu lar no céu e a nova terra?

       2. Quem você acha que tem uma melhor compreensão dos valores celestiais: você ou os vinte e quatro anciãos que se sentam na sala do trono do céu? (Eles têm! De todas as coisas que podemos pensar, Deus afirma Sua reivindicação por nossa adoração pelo fato de que Ele nos criou.)

       3. Que tipo de mensagem seria apropriada se a teoria da evolução fosse a forma pela qual Deus tivesse criado todas as coisas? (" Tivemos sorte, fomos rápidos e a seleção natural nos fez últimos (o que significa suportar!") A mensagem também incluiria algo sobre o nosso papel neste processo.)

    F. O que os últimos dias da história da Terra nos diz sobre a importância do debate sobre a criação? (Nossa compreensão da criação não é um remanso pouco espiritual. A criação não é uma teoria singular que não faz diferença. Assim como Deus é a dissolução da grande batalha entre o bem e o mal, no final da história da         Terra, por Seu poder criador é Seu o direito à obediência e adoração. Seres celestiais, aqueles mais próximos de Deus, entendem isso.)


II. O Poder da Lógica

     A. Leia Atos 17:16-17 Qual é o objetivo de Paulo? ( Evangelizar o povo de Atenas).

     B. Leia Atos 17:18-21  Qual foi o tema da pregação de Paulo? ("A boa notícia sobre Jesus e a ressurreição.")

     C. Leia Atos 17:22-25  Paulo fugiu do assunto? Por que ele iria iniciar o seu argumento sobre a boa notícia de Jesus,por este caminho? (Isso mostra que o relato da criação é fundamental para uma discussão adequada da natureza de Deus e as boas novas de Jesus.)

        1. Observe o que Paulo diz: "Deus não precisa de nada." Será que a teoria evolutiva sugere que Deus precisava de algo para criar a vida tal como a conhecemos hoje?

     D. Leia Atos 17:26 Alguns podem argumentar que Paulo não indica aqui exatamente como Deus criou. Qual é a resposta, para os críticos, sobre a declaração de que Deus "de um só fez todas as raças dos homens"?

     E.Leia Atos 17:27-28  Que razões Paulo dá para o ato da criação de Deus? (Que iríamos buscá-Lo.)

        1. Será que isto faz sentido para você? (Nós olhamos para a criação, nós olhamos como fomos criados, e as questões lógicas são: "Como isso foi acontecer? Como chegamos aqui?" Isso nos leva à conclusão de que existe um Deus, que é responsável por tudo isto.)

        2. Satanás quer nos fazer essas perguntas?

     F. Você já duvidou da existência de Deus? Eu, claramente, lembro um dia na faculdade, quando pensei: "Não acredito nisso." Lembro de tempos em tempos, desde então, me perguntando se a minha crença na existência de Deus foi correta. Toda vez que volto primeiro para o que eu posso ver - um universo complexo, um eu complexo, tudo me diz que uma inteligência tremenda deve estar por trás de tudo isso. À medida que envelheço, meus pensamentos vão ao lado de todas as interações maravilhosas de Deus na minha vida. Paulo ensina-nos que o argumento lógico para Deus começa com a criação.


III. Autoridade do Projeto

     A. Leia Isaías 45:11. Quando Deus nos fala sobre o futuro, o que devemos evitar? (Questionar Seus planos ou Seu trabalho.)

     B. Leia Isaías 45:12. Com que base Deus diz que Ele tem o direito de evitar responder a essas perguntas? (Ele nos fez e a tudo o mais. Que direito tem a criatura de questionar o seu Criador?)

     C. Leia Isaías 45:18. Que outra reivindicação à autoridade Deus faz, com base de que Ele é o Criador? (A pretensão de ser o único Deus. Deus diz que não há outros deuses.)

     D. Se viemos a existir como uma espécie de esforço de grupo. O "grupo", sendo um Deus, que não está realmente prestando atenção; sorte;  seleção natural; animais rápidos e com fome, etc. Deus seria capaz de argumentar, logicamente, como única autoridade sobre os seres humanos?


IV. Os Limites da Lógica
     A. Leia Jó 1:1 e Jó 1:6-11. Se você conhece esta história, sabe que muitas coisas ruins aconteceram com Jó.Por que elas aconteceram?

     B. Leia Jó 9:32-35. O que Jó pensa sobre as coisas ruins que estão acontecendo com ele? (Ele pensa que algum erro foi cometido. Ele acha que Deus está sendo injusto. Ele sabe que as coisas boas devem acontecer a pessoas boas.Veja Deuteronômio 28).

         1. O que Jó quer? (Ele quer processar Deus. Ele quer trazer Deus para o tribunal (ou arbitragem) para que Deus explique por que o sistema não está funcionando adequadamente, em seu caso.)

     C. Leia Jó 38:1-7. Nós olhamos para isso brevemente há duas semanas, mas não traçamos a seqüência do que está acontecendo. Que resposta  Deus dá a Jó ? (Eu sou o Criador e não você.  Sente-se e cale-se. Se você continuar lendo o capítulo 38, Deus continua na mesma linha.)

        1. Existe alguma razão pela qual Deus não disse: "Por que você, Jó,  está no centro de um debate entre Satanás e Eu! Você está representando Meus interesses. Você tem feito um grande trabalho, Jó. Apenas espere."

        2. Que resposta você quer:  a que Jó recebeu ou a que Deus poderia ter dado sobre a situação?

        3. Por que o livro de Jó aparece na Bíblia? (Nós sabemos o que estava acontecendo, mas parece que Jó nunca soube o real motivo de seu sofrimento. Deus queria que nós soubéssemos que isto acontece algumas vezes.)

        4. O que  a autoridade de Deus, como Criador, nos ensina sobre momentos tristes e difíceis em nossas vidas,quando Deus parece não estar sendo justo ou dando atenção às nossas necessidades? ( A mensagem de Deus para nós é que Ele é o Criador. Ele é todo-poderoso. Precisamos apenas confiar Nele. Precisamos confiar que Ele tem a grande imagem na mente. Precisamos saber que Ele está lidando com o pecado e Satanás da melhor maneira possível.Precisamos saber que nem sempre entendemos o que está acontecendo em nossas vidas.)
 
     D. Leia Mateus 19:3. O que motivou essa questão? (Os líderes religiosos queriam testar Jesus.)

     E. Leia Mateus 19:4-6. Que  teoria sobre a origem dos seres humanos Jesus aceitou como verdade? (O relato da criação.)

         1. Por que a criação é uma resposta a questão do divórcio? (Jesus nos ensina que o relato da criação não é apenas uma história irrelevante. Ao contrário, é fundamental para muitas das nossas importantes doutrinas cristãs.)

         2. O que o relato da criação nos ensina sobre a atual controvérsia sobre o casamento homossexual?

             a. O que a experiência de Jó adiciona para que tomemos nossa decisão,justamente,sobre casamento de pessoas de mesmo sexo? ( A criação é tal como uma autoridade, sobre a questão do divórcio, quanto o é sobre o casamento homossexual. A história de Jó nos ensina que, mesmo se não podemos explicar tudo (ou nada) precisamos confiar na resposta de Deus.)


V. Amigo, você reconhecerá Deus como seu Criador e aceitará Sua autoridade? Você confiará nEle e irá louvá-Lo,porque Ele criou o universo e tudo o que nele há?


VI. Na próxima semana: Criação e Moralidade.

Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Todas as referências das Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugeridas são encontrados dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore para que o Espírito Santo o oriente, enquanto você estuda.

Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário: