sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Origens - Lição 2

Criação: A Formação do Mundo
(Gênesis 1, João 1)
Introdução: Vamos supor que você está saindo para comprar um novo carro esta semana. Exceto pelo pagamento dele , seria muito divertido, certo? Pense sobre quais qualidades você gostaria no novo carro? Que qualidades desejaria evitar? Agora considere dois novos carros. Um foi feito pela melhor montadora, com capacidade de projetos e produção fora deste mundo. O outro é resultado de imputar-lhe bombas, em um ferro velho. Não existe um projeto ou proposta para as explosões. Depois de um monte de explosões, eles deixam-no sentar e ir acumulando coisas até que o carro se torne adequado para você. Qual você escolhe? O produto feito à mão, ou a sucata que foi amadurecendo? Vamos explorar mais sobre isto, assim que nós mergulharmos no nosso estudo da criação, na Bíblia!
I. Dúvida razoável
A. Minha introdução teve a intenção de ilustrar os diferentes conceitos entre o relato da criação e a teoria da evolução. Minha ilustração foi razoável ou não? (Penso que ela pesou a favor da evolução em dois sentidos. Primeiro, nós estamos explodindo coisas que já têm um projeto inteligente. Segundo, um carro é menos complexo do que o animal menos complexo.)
1. Os evolucionistas poderão dizer que minha ilustração foi imperfeita porque nós não estamos lidando com algo que está vivo. Como isto afetaria esta ilustração? (Para evoluir, a vida parece ter um desafio muito maior, do que um equipamento tem para evoluir.)
B. Vejamos uma outra questão. Os evolucionistas vêem projetos e funções similares entre os vários tipos de animais e os homens. Eles argumentam que isto é prova de um ancestral comum. Que contra argumento lógico você vê?( É prova de um Projetista Inteligente. Vamos voltar aos carros. Quantas rodas pode ter um carro? Porque achamos que, na maioria das circunstâncias quatro rodas são o melhor e os carros têm esta característica em seus projetos.
C. Leia Jeremias 27:4-7 e 2 Pedro 3:3-7. Qual é a questão em ambos os textos? (A autoridade de Deus.)
1. Por que você acha que nós estamos no meio de um debate sobre as origens?(A autoridade de Deus está sob ataque.)
II. Luz
A. Leia Gênesis 1:3-5. Qual é a primeira afirmação registrada de Deus? (“ Haja luz.”)
1. Por que você acha que Deus criou primeiro a luz?
2. Existe um paralelo entre a criação e Deus recriando nossas vidas?
B. Leia João 1:3-5. Este texto faz um paralelo com Gênesis 1:3-5 (Na última semana, nós aprendemos que Jesus foi o Criador. Quando Ele veio ao mundo ainda não formado, Ele trouxe luz. Quando Ele veio ao mundo formado, como homem, Ele também trouxe luz.)
C. Veja novamente em Gênesis 1:4. O que Jesus disse sobre a luz, e que Ele não falou sobre a escuridão?( A luz é boa.)
1. Veja novamente em João 1:5. O que isto diz sobre a escuridão? (Que ela não entende a luz.)
a. Por que a Bíblia daria um atributo humano à escuridão — escuridão que pensa? (O ponto é que a luz é compreendida.Luz é revelação.Deus primeiro trouxe luz a Sua nova criação, para dar-nos compreensão. Jesus veio ao nosso mundo para dar-nos compreensão. Os evolucionistas dizem que nós somos ignorantes e não compreendemos. De fato, o reconhecimento da autoridade de Deus nos dá entendimento. Ele deu luz para nossa vida.)
D. Esta luz que foi criada no primeiro dia foi a luz do sol? (Não. O sol e a lua não foram criados até o quarto dia. Veja Gênesis 1:14-19.)
1. Por que Deus esperaria para criar o sol e a lua? Isto está de acordo com nossa discussão sobre autoridade e entendimento?(Sim. Deus é nossa luz e nossa autoridade. Os homens, no passado, adoravam o sol. Mas, a luz aqui é centrada no poder e autoridade de Deus. Deus invadiu a escuridão e o nada, em ambos: na criação do universo e na recriação de nossa vida.
E. Se esta luz não foi nosso sistema solar com seu padrão rotacional, como nós sabemos que este primeiro dia foi, literalmente, de 24 horas? Muitos argumentam que não foi.(Releia Gênesis 1:5. Foi dada noite e manhã como o primeiro dia. Deus, especificamente, nos fala que o primeiro dia da criação está de acordo com nosso padrão familiar de dia e noite.)
III. Céu
A. Leia Gênesis 1:6-8. Anteriormente, nós vimos que Deus separou a luz das trevas. O que Ele está dividindo aqui? ( As águas das águas. Isto soa como se Ele estivesse fazendo um sanduíche: água na extensão inferior, (céu) no meio e água acima.)
B. Observe que a descrição do trabalho de Deus varia um pouquinho aqui. A Bíblia diz que Deus "disse” e Ele “fez”, quando se trata de separar a água. Em Gênesis 1:3, parece que para ter luz foi somente pela fala. Estou projetando distinções que não existem? Ou isto é um ponto importante? (Luz é a natureza de Deus. Ela é fundamental para Ele. Nossa atmosfera, por outro lado, é simplesmente um de seus projetos.)
1. Seria justo dizer que a luz é criada sempre que Deus fala? (Esta é uma idéia interessante. Deus acrescenta luz, sempre que Ele entra em uma situação. Por que não pedir a Deus para inserir-se em todas as suas situações?)
IV. Terra e plantas
A. Leia Gênesis 1:9-10. Em quantos lugares Deus juntou os mares? (“Em um lugar.”)
1. O que isto sugere sobre a natureza de nossa terra, naquela época e agora? ( Sugere que as coisas eram diferentes. Existe uma teoria, baseada no contorno dos continentes, que em um tempo antes do dilúvio,eles estavam todos juntos. A água estando em um único lugar dá apoio a esta idéia.)
B. Leia Gênesis 1:11-13. Quantas plantas e árvores foram criadas? (A Bíblia não diz,mas ela se refere a vários “tipos ”)
1. O que isto sugere sobre a idéia evolucionária de que as coisas tiveram uma origem comum?( Deus foi a origem comum para estas plantas e árvores,mas Deus as criou com diferenças.Elas não tinham necessidade de evoluir em suas diferenças.)
2. Qual foi o plano de Deus para a reprodução das plantas e árvores? (Sementes. Deus as criou com um plano de reprodução.)
3. Gênesis é um documento antigo. O que ele diz para você sobre as plantas e árvores continuarem a se reproduzir hoje, do mesmo modo como Deus descreveu em Gênesis? (Isto dá credibilidade para Gênesis e enfraquece a idéia de que nós viemos a existir através de outro processo . O que podemos observar de acordo com o que foi contado em Gênesis? A Teoria Evolucionária pede que nós aceitemos algo que nós não observamos.)
C. Veja novamente em Gênesis 1:11. Árvores imaturas carregam frutos?(Não. Isto revela que Deus criou Seu novo mundo com certa idade. Adão e Eva, quando chegarmos a eles, não foram criados como bebês, mas sim, como adultos. As plantas e árvores já tinham idade.)
D. Gênesis 1:12 nos fala que isto era “bom” e Genesis 1:13 nos dá a “tarde e manhã” na sequência. Por que você pensa que o que foi contado em Gênesis adiciona aqueles detalhes? (“Bom” nos diz que Deus estava satisfeito. Isto não foi algo que precisava de tempo e espaço para evoluir para algo mais apropriado. A declaração de manhã e noite nos dá um tempo marcado. Deus criou isto em um dia e Ele o fez de acordo com Suas especificações.)
E. Leia Jó 38:4-7. Com o que Deus compara Sua criação na terra? (Com a construção de um edifício.)
1. Isto não só revela um projeto inteligente, mas estes versos nos dão mais conhecimentos sobre a criação. Deus estava criando a terra apenas como uma tarefa a mais, verificando em Sua lista “do que fazer”? (Não! Isto é um grande evento público. É uma maravilhosa celebração de alegria entre os seres celestiais.)
2. Quando aprendemos que o céu tinha uma festa para celebrar nossa criação o que isto nos diz sobre a atitude deles em relação a nós? (Eles se preocupam conosco. Eles nos amam. Eles torcem por nós.)
F. Amigo, e você? Você prefere ser o produto de explosões no ferro-velho, ou o resultado de um lançamento muito aguardado, do projeto de Deus e Seu plano de produção? Você prefere ser o resultado de um processo irracional, ou um evento comemorado pela inteligência mais sofisticada do universo?
V. Próxima semana: A Criação Concluída
Tradução: Denise de Mesquita
===========
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de email, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===========

Nenhum comentário: