sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Origens - Lição 1

Jesus, Criador do Céu e da Terra
(Gênesis 1, Hebreus 11, Salmo 19)

Introdução: Recentemente, uma terrorista se mudou para o meu bairro. Nunca ninguém arrombou nossa casa. Eu me sinto seguro caminhando no meu bairro, à noite. A terrorista, no entanto, está tentando mudar tudo isso. Ela começou observando a vizinhança,enviando-nos, regularmente, à polícia para relatar sobre a criminalidade na área em geral. Meus olhos estão agora abertos para o fato de que o crime pode me visitar. Estamos começando uma nova série da lição "abrir os olhos”. Se você pensa que o debate sobre a criação envolve em grande parte, questões empoiradas e irrelevantes sobre as quais os cristãos poderiam razoavelmente discordar, esta série vai ensinar-lhe o contrário. Ela irá revelar que algumas das questões mais ardentes de hoje têm as suas raízes no debate sobre a criação. Se você duvidou que Satanás existe e está envolvido em uma guerra estratégica contra Deus, esta série de lições, como o terrorista no meu bairro, irá desiludi-lo. Segure o seu chapéu à medida que começamos a explorar como o relato bíblico da criação afeta muitas outras doutrinas da Bíblia!

:I. Algo do nada?

A. Leia Genesis 1:1. Por que Deus começa Sua mensagem para os seres humanos desta forma?

1. O que isso diz sobre o céu e a terra? (Eles tiveram um começo, Deus estava lá no início, e Ele os criou.)

2. O que isso diz sobre Deus? (Que Ele é superior aos céus e a terra, porque Ele foi capaz de criá-los.)

B. Leia Hebreus 11:3 e Salmos 33:9. Como Deus criou o universo? (Falando!)

1. Quando eu era criança, me ensinaram como imprimir o meu nome com um lápis e papel. Quando eu estava na escola, ensinaram-me como eu poderia formar essas mesmas letras, empurrando a tecla em uma máquina de escrever. Uma grande melhoria! Quando eu comecei a minha prática na lei eu ditava o que eu queria escrever e alguém digitava. Outro salto para a frente! Logo no início, na revolução do computador eu comecei usando o ditado de voz. Isto foi ainda melhor, quando ele trabalhava direito. O que o comando de voz, para a criação, nos diz sobre Deus quando comparamos com a nossa forma de criar?

2. Quais foram os bloqueios de construção, na criação de Deus? (Nada. O texto de Hebreus nos diz que Deus fez o "visível" do "invisível". Os seres humanos fazem coisas novas, de coisas existentes.)

3. Como podemos entender o incrível poder de Deus? (Hebreus 11:3 -. Pela fé)

C. Leia Gênesis 1:2. Isto deveria modificar o nosso pensamento sobre algo que está sendo criado a partir do nada? Como harmonizar isso com Hebreus? (Nós vemos que alguma coisa (mas não muito) existiu aqui. Nós podemos entender que isso significa que Deus criou,previamente,o que estava presente, ou podemos entender que o "algo do nada" significa que o produto final não era nada, tal como sem forma , vazio , água profundas.)

1. Como esta questão é um desafio para os evolucionistas? (Os evolucionistas são pressionados a explicar como algo pode ter evoluído a partir de nada. De outro modo,como "coisas" sempre existiram, levantando a questão de como elas chegaram aqui, ou existe o sobrenatural, o qual pode criar algo do nada. Evolucionistas, por esta razão, geralmente iniciam sua explicação das origens numa posição cômoda.)

II. A Testemunha

A. Leia Romanos 1:18-20. O que está acontecendo com a verdade? (Pessoas peversas estão tentando suprimí-las)

1. Qual problema os supressores de verdade enfrentam? (A criação de Deus é testemunha do Seu poder e Sua natureza.)

B. Leia Salmos 19:1-3. Como é a declaração da criação na glória e no poder de Deus? (Cada pessoa pode entender isso.)Quão difundida é a declaração da criação na glória e poder de Deus?(Toda pessoa pode entendê-la.)

C. Leia Romanos 1:21-24. O que se segue, ao rejeitar a pura verdade revelada pela criação? (Você começa a agir de maneiras tolas. Você encontra um substituto de Deus em algo que você criou. Uma vez que você deixa de ir a Deus como a âncora para o seu pensamento, então seus desejos pecaminosos assumem o controle e você degrada seu corpo.)

1. Será que esta declaração de Romanos sobre a progressão de pensar mal parece verdade para você? (Se você vai construir um prédio adequado, você precisa de uma base firme. Se você vai construir uma teoria adequada da vida, você precisa de um fundamento sólido. Esse fundamento é a Bíblia. Pecado significa que o fundamento da nossa tomada de decisão é sempre o egoísmo. Isso sempre cria problemas.)

D. Certo. A criação atesta a existência de Deus. Como você deveria,logicamente, a partir da criação, aceitar a Bíblia como uma mensagem de Deus?

1. O que os céus nos dizem? ( Que alguma coisa foi responsável pela glória e determina que nós a vejamos. O universo está se expandindo na velocidade exata que o impede de explodir ou implodir. Isso mostra grande inteligência e poder.)

2. O que a gravidade, os animais, as ligações moleculares, e os nossos corpos nos dizem? (Se eu acreditava que eu era o único ser no universo, e uma nova marca Toyota Prius apareceu na minha porta da frente, eu deveria saber que eu não era o único ser pensante por perto. Isso seria uma prova absoluta de que algo capaz, de elevado nível de pensamento,desenho e construção estava presente.)

3. Se desde a criação está a prova absoluta de um ser extraordinário, Aquele que nos criou e nos cerca, por que Ele faria tudo isso sem estar em contato com a gente? (Esse é o link para a Bíblia. A Bíblia explica a criação e o desejo de Deus de é ter um relacionamento conosco. Gênesis, a propósito, está na raiz de todas as principais religiões monoteístas do mundo.)

III. Único Criador Identificado

A. Leia Colossenses 1:15-17, Hebreus 1:1-2, João 1:1-3 e João 1:14. Quem é Aquele que criou tudo do nada? (Jesus! Se você olhar para o contexto de todos esses textos, você vai ver que Jesus está sendo descrito.)

1. Vamos olhar mais de perto alguns desses textos. Olhe novamente para Hebreus 1:1-2. Jesus estava agindo por conta própria, quando Ele criou o universo? (Não. O texto nos diz que Deus criou o universo "por meio de" Jesus.)

2. Vamos olhar também Colossenses 1:15. Deus é visível? (Pensando nisso, você poderia fazer a sua cabeça doer! Jesus, que é visível, é "a imagem do Deus invisível." Jesus coloca um rosto em Deus.)

a. Colossenses também diz algo que, a princípio,não parece certo. Ele chama Jesus, o "primogênito" sobre a criação. O que isso nos ensina sobre a origem de Jesus? (Eu acho que isso não nos ensina nada. Ao invés disso, Jesus é a única parte da Divindade que realmente nasceu de uma mulher. Vamos voltar a isso a seguir.)

B. Leia João 9:1-7. O que os discípulos procuram? (Alguém para acusar.)

1. Quando você vê uma tragédia, quer encontrar alguém para culpar?

2. O que o Criador do Universo procura na tragédia? (Uma maneira de dar glórias a Deus.)

3. O que Jesus falou sobre a razão de Sua vinda a terra como homem?(Ele veio trazer luz a terra.)

a. Considere isto. A criação de Jesus testifica de Deus. Jesus então fez mais para revelar a Deus, vindo a terra como homem. Qual deveria ser o objetivo de nossa vida? (Nós somos parte da criação. Nosso objetivo deveria ser dar glórias a Deus.)

4. Veja, novamente, João 9:7. Você pensa que o ato de lavar fez alguma coisa pelo homem cego? (Além de mostrar sua fé, não. Ele era cego desde o nascimento. Jesus re-criou nele as peças defeituosas de seu corpo. Este não foi um feito grande para Aquele que criou o universo.)

C. Assim como você considera a criação e o Criador vindo à Terra para viver entre nós, como é que a evolução se encaixa nessa linha de pensamento? (Ela não se encaixa. Evolução é um "mãos pra fora" na teoria de Deus. Ela nega tanto o poder quanto o interesse pessoal de Deus em Sua criação.)

D. Amigo, o que você acha que é a lição mais básica que aprendemos com a criação? (Que um Deus de poder incrível e inteligência existe e se preocupa conosco. Deus criou para que pudéssemos compreender a sua natureza. Então, indo além disto, Deus se tornou um ser humano para dar uma imagem à Sua natureza, para que os seres humanos possam melhor compreendê-Lo.

IV. Criação: A Formação do Mundo.

Tradução: Denise Mesquita

==========
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de email, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: