sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 12

As Últimas Coisas: Jesus e os Salvos
(Hebreus 7 e 8, 1 Tessalonicenses 4 e 5, Mateus 24)

Introdução: Quanto tempo você gasta sonhando em ter dinheiro suficiente para parar de trabalhar? Se você é mais velho, sonha sobre o que iria fazer na aposentadoria? Em certo momento da minha vida, eu entendi que estava sonhando muito baixo. Em vez de ficar sonhando sobre o que eu faria aqui na Terra se tivesse dinheiro e tempo ilimitados, por que não sonhar sobre como será no Céu? Ali você realmente tem tempo ilimitado. E o ingresso para entrar no Céu? Você agiria de forma diferente se pensasse que o Céu é sua aposentadoria? Essa semana vamos pular para a Bíblia e descobrir o que ela tem a dizer sobre o tempo do fim.

I. A Cabine de Ingressos do Santuário

A. Leia Hebreus 8:1-3. Por que o sumo sacerdote deve ter algo a oferecer? [Isso se refere ao serviço do santuário no Velho Testamento, no qual um animal era morto (oferecido) por causa do pecado dos humanos].

1. Onde está o santuário referido nesse texto? (No Céu!)

B. Leia Hebreus 8:4-5. Há quanto tempo o santuário no Céu existe? (Pelo menos desde antes do construído por Moisés. O santuário terrestre foi padronizado segundo um santuário existente no Céu).

C. Leia Hebreus 8:6. Quem é o Mediador, o Sumo Sacerdote, no santuário celestial? (Jesus).

D. Revise os textos que acabamos de ler. O que você acha que está acontecendo? (O serviço do santuário terrestre ilustrava a solução de Deus para nosso problema do pecado. É uma representação pobre do santuário no Céu, onde Jesus está mediando em nosso favor para resolver nosso problema do pecado).

E. Leia Hebreus 7:23-25. Qual é o resultado da mediação de Jesus? (Ele nos salva completamente do pecado! Ele é nosso mediador permanente).

F. Leia Hebreus 7:26-28. Por que estamos falando sobre a perfeição do sumo sacerdote? Eu nunca li que os sumo sacerdotes no santuário tinham que ser perfeitos – e o Velho Testamento contém muitas história sobre aqueles que não foram. (Jesus é diferente. Ele não apenas é nosso Sumo Sacerdote, mas Ele também “a Si mesmo Se ofereceu” como sacrifício “santo, inculpável, puro”).

1. Se você tem qualquer dúvida persistente sobre graça, que parte a obediência à lei tinha em qualquer desses sistemas de santuário? (Em ambos os sistemas, o pecado era perdoado pelo sangue – a morte de um substituto. Você não pode evitar a pena de morte pela obediência. Você apenas pode evitar a pena de morte ao substituir a vida pelo sacrifício).

2. Quão suficiente é o sacrifício de Jesus em favor de nossos pecados? (Verso 26 – “É de um sumo sacerdote como este que precisávamos”).

G. Vamos meditar nisso por um momento. Jesus tira nossos pecados e está trabalhando nisso agora mesmo em nosso favor. Que obrigação você tem? (Se alguém está salvando minha vida, eu sinto uma enorme obrigação perante essa pessoa. Podemos apenas sentar em nosso banquinho quando Jesus está fazendo tanto por nós?).

H. Leia Atos 3:19-21. Como você obtém seu ingresso para o Céu? (Arrependa-se e volte-se para Jesus, seu Sumo Sacerdote no Céu. Jesus cobre seus pecados. Ele faz mediação em seu favor).

1. Quando podemos usar nosso ingresso para o Céu? (Um tempo está chegando quando Deus “restaurará todas as coisas”).

II. O Portal para o Céu

A. Quantas vezes você teve um ingresso para algum evento e não estava certo sobre o local? Vamos ler João 14:2-5. O que preocupa Tomé?

1. Você tem o problema pronunciado por Tomé? Você está preocupado por talvez estar incerto sobre as direções para o Céu? Você talvez não apareça no lugar certo e na hora certa?

B. Leia Mateus 24:23-25. Temos a possibilidade de um evento errado no caso da Segunda Vinda de Jesus? (Absolutamente! Jesus diz “Eu os avisei antecipadamente”).

C. Leia 2 Tessalonicenses 2:1-4. Qual é o primeiro marco para a Segunda Vinda de Jesus? (O “homem do pecado” irá personificar Jesus!).

1. Leia 2 Tessalonicenses 2:9-12. Como o imitador procura nos enganar?

a. Isso já aconteceu? (Não, em minha opinião. Primeiro, o imitador é um sinal que a Segunda Vinda está perto. Segundo, eu nunca ouvi de alguém fazendo esses tipos de milagres, sinais e maravilhas em um palco no mundo).

b. Como podemos nos proteger contra essa decepção? (Há uma informação muito importante aqui. Aqueles que são enganados, querem ser enganados. Eles não estão apaixonados pelo verdadeiro Jesus).

D. Leia Mateus 24:26-27 e Mateus 24:30-31. Quais são os marcadores da verdadeira Segunda Vinda? (Esse é um evento no Céu, não na Terra. Se alguém disser que Jesus está em algum lugar na Terra, podemos automaticamente saber que essa pessoa é uma imitadora).

E. Leia 1 Tessalonicenses 4:16-17. Que outros marcadores deveríamos procurar na verdadeira Segunda Vinda? Como podemos estar certos de que tentamos usar nosso ingresso no evento correto? (Novamente, esse é um evento no Céu do mundo inteiro. Mais impressionante, encontraremos Jesus no Céu. Mais impressionante ainda, os mortos encontrarão Jesus no Céu! Você pode ir ao evento errado, mas não pode se perder indo para este!)

1. Se você conhece sua Bíblia, quão fácil é ter certeza de que está no evento correto? (Parece tão óbvio, mas Jesus nos advertiu sobre a decepção)

III. Deus Amoroso

A. Nas últimas duas semanas discutimos por que a lei é um livro de auto ajuda para uma vida melhor. Aprendemos sobre a lei dos benefícios. Leia João 14:15. Não aprendemos que “se você se ama” deveria obedecer a lei? (Aprendemos – e a Bíblia claramente ensina isso. Mas, não é a história inteira)

B. Leia Mateus 22:37-40. Quantas partes estão sendo amadas aqui? (Amor por si mesmo, amor pelo próximo e amor por Deus)

1. Que sentido faz ter esses três amores em sua vida? Por que eles são parte da lei? (Deus nos deu uma lei que nos abençoa. Ele então morreu sobre a lei para nos permitir obter um ingresso para a vida eterna com Ele. O coração normal refletiria amor em retorno. Compartilharia o amor de Deus)

C. Leia 1 Tessalonicenses 5:1-8. Enquanto esperamos a Segunda Vinda, quais são as ordens de marcha? Temos nosso ingresso para o Céu no bolso, o que fazemos enquanto esperamos? (Mostramos fé em Deus e amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos. Temos esperança nesse ingresso em nosso bolso)

D. Vamos rever Atos 3:19-20. Isso nos diz que os detentores do ingresso tem um tempo de “descanso” antes do retorno de Jesus. O que é isso? Banhos, barbearia e perfume para todo mundo?

E. Leia Joel 2:28-31. O que é o “grande e terrível dia do Senhor”? (A Segunda Vinda)

1. O que precede a Segunda Vinda? (O Espírito Santo sendo derramado em poder!)

2. Quem é o receptor desse poder? (Todos nós. Sem diferenças de idade ou gênero. Sem diferenças culturais ou raciais)

3. O que, então, deve dar poder à fé, amor e esperança dos detentores de ingressos enquanto esperam a Segunda Vinda de Jesus? (O Espírito Santo)

F. Amigo, você tem o ingresso (ou pelo menos os meios de obter um), você tem as direções para a Segunda Vinda, você tem o conhecimento do que Jesus está fazendo por você agora: o que você está fazendo por Jesus enquanto espera o Céu? Você irá para o Espírito Santo para que Ele te dê grande poder a fim de que sua fé, seu amor e sua esperança inspirem outros ao seu redor?

IV. Próxima Semana: Quando Tudo se Fizer Novo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: