sábado, 8 de dezembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 11

A Vida Cristã
(Deuteronômio 28, Jó 9, Apocalipse 12 e 21)

Introdução: Você está amando mais a lei? Semana passada aprendemos que a lei não é nossa inimiga, mas um manual de instruções de Deus para uma vida melhor. Decidimos que a lei é nosso oponente apenas quando buscamos desenfreadamente os benefícios próprios. Se isso é verdade, então por que Paulo indica que a lei é um problema para nós? É porque todos buscamos benefícios próprios desenfreadamente? Precisamos aprender mais! Essa semana nós mergulhamos mais fundo na ideia de que precisamos reeducar nosso pensamento para entendermos que a lei é tanto nossa amiga quanto nossa benfeitora. Precisamos nos tornar lobistas da lei! Se isso soa estranho, vamos mergulhar na Palavra de Deus e ver o que Ele tem a dizer sobre a lei!

I. Lei e Benefício

A. Leia Deuteronômio 28:1-6. O que a obediência faz pelas nossas vidas? (Derrama chuva de bênçãos sobre nós. Se você quiser saber a total extensão dessas bênçãos, leia Deuteronômio 28:7-14).

B. Leia Deuteronômio 28:15-20. O que a desobediência à lei faz conosco? (Cria problemas infindáveis. Se você quiser saber a total extensão das maldições, leia Deuteronômio 28:21-68).

C. Leia Malaquias 3:8-12. O que acontece se devolvemos o dízimo? (As bênçãos inundam sobre nós de tal forma que não temos espaço para armazená-las).

D. Leia Efésios 5:28. O que acontece se amamos nosso cônjuge? (Você é abençoado com um cônjuge que te ama em retorno. Amar seu cônjuge é como amar a si mesmo).

E. Leia Apocalipse 21:10-11 e Apocalipse 21:18-21. Que tipo de lugar é Nova Jerusalém? (Nunca vimos um lugar assim. Está nadando em ouro e pedras preciosas).

F. Por que Deus faz promessas tão extravagantes para nós? Ele está tentando nos subornar? Ou, a riqueza e a prosperidade é o resultado natural de Sua lei? (Todas as respostas acima? Não podemos negar que Deus tem um assunto consistente de que a obediência à lei traz grandes dividendos).

1. O que aconteceu com o tema evangelístico do sacrifício próprio? Como podemos explicar que Jesus disse ao jovem rico que vendesse tudo (Lucas 18)? [E se disséssemos que o sacrifício próprio (obediência) traz grandes bênçãos? O resultado final de negar a si mesmo é o oposto do sacrifício próprio?].

II. Quebra de Contrato

A. Leia Jó 9:32-35 e Jó 13:17-23. Jó está pedindo o que? (Um julgamento justo contra Deus. Jó tem um caso, ele tem um argumento, e precisa encontrar um juiz que esteja acima de Deus para poder obter justiça).

1. Que tipo de alegação legal Jó irá fazer contra Deus? (Quebra de contrato. Jó sabe sobre a lei de Deus e os benefícios. Se você obedecer, você prosperará. Esse é o acordo. O acordo não está sendo apropriadamente aplicado no caso de Jó, e ele quer processar Deus).

B. Leia Jó 1:8-11. O que Satanás quer? (Ele é contra a lei! Ele faz objeções ao acordo de “obedeça e prospere”. Imagine isso – Satanás contra a lei!).

C. Leia Apocalipse 12:12-13 e Apocalipse 12:17. Quem é o alvo de Satanás? (Aqueles que acreditam que Jesus é Deus e Salvador, e aqueles que também obedecem a lei de Deus).

1. A história de Jó nos ensina o porquê de Satanás ter mirado os guardadores dos mandamentos e o que ele tem em mente para esses guardadores? (Ele quer desprega-los da aliança com Deus. Jó nos mostra que uma forma pela qual Satanás faz isso é ao romper a lei do benefício).

D. Pense sobre isso por um minuto. Se você fosse Satanás, sua única estratégia seria quebrar o elo entre obediência à lei e grandes bênçãos? (Não. Eu tentaria dar a ilusão de que a desobediência à lei traz grandes bênçãos).

1. Vemos isso hoje?

2. Satanás tem um ponto válido no conflito de Jó? Que Deus está subornando Jó? [Não. Satanás não gosta do sistema, porque isso o prejudica. A lei de Deus é intencionada para abençoar e proteger Seu povo. Como Satanás irá desligar os seguidores de Deus se eles acham (sabem) que seguir a Deus traz grandes bênçãos e proteção contra o mal?].

E. Leia Jó 1:12. Como você pode explicar isso? Por que Deus não diz apenas para Satanás “Você conhece a lei, ela está operando apropriadamente aqui. Vá brincar na rua!”?

1. Isso é muito importante, amigo. Por que Deus criou uma lei que sempre traz benefícios para aqueles que a obedecem? (Porque Deus nos ama. O amar está por trás dos benefícios. Assim como o amor está por trás dos presentes aos nossos filhos).

a. A pergunta é, nossos filhos ficam confusos e pensam que os presentes são um fim em si mesmos? Esse é o desafio de Satanás aqui: Jó entende que Deus dá coisas a ele porque o ama? Ou Jó apenas ama as coisas?

2. O que isso nos ensina sobre a forma pela qual a lei dos benefícios opera? (Como a gravidade, essa é a lei. Se obedecermos seremos abençoados. Satanás busca romper essa lei, e ele faz isso com o consentimento de Deus, porque Deus quer que entendamos o quadro maior de Seu amor por nós).

III. O Pensamento do Quadro Maior

A. Vamos voltar às bases. Somos salvos somente pela graça, não por qualquer de nossas obras. Como deveríamos ver a lei? Como uma inimiga? Como algo irrelevante? (Não! A lei é nossa melhor amiga, porque a sua obediência traz grandes bênçãos).

1. É assim que você realmente se sente?

2. Volte para Apocalipse 12:17. Satanás é o único lutando em seu lado? (Anjos caídos e humanos caídos têm o mesmo objetivo – eles buscam quebrar o elo entre obediência e bênçãos. Eles buscam retratar a desobediência como o caminho para as bênçãos).

a. Se somos atraídos mais para a desobediência do que para a obediência, o que isso significa? (Significa que não temos uma visão correta da lei. Significa que Satanás e seu bando nos converteram ao seu modo de pensar. Significa que o coração natural está mostrando seu lado feio).

B. Vamos testar o que estamos discutindo. Se você atualmente tem um grande problema em sua vida, qual é a causa do problema? Se você tem um passado que te causa dor, qual é a fonte da dor? Nosso estudo diz que isso deve logicamente fluir de alguma combinação de três razões:

1. Você desobedeceu a Deus, quebrou a lei dos benefícios;

2. Alguém desobedeceu a Deus, e isso quebrou a lei dos benefícios para você; ou,

3. Satanás, de forma sobrenatural (como Jó), quebrou a lei dos benefícios em sua vida.

C. Leia Romanos 7:10-13. Como a maravilhosa lei dos benefícios causa a morte? (A lei tem um componente espiritual e um componente natural. O pecado (uma falha em guardar a lei) traz a morte. Eu não consigo obedecer a lei, então mereço a morte. É por isso que precisamos da graça. Esse é o componente espiritual. Por outro lado, a lei é “santa, justa e boa”, e se quisermos ser beneficiados e abençoados, daremos o nosso melhor para obedecer a lei).

1. Como chegamos ao ponto de que a maravilhosa lei dos benefícios, sem Jesus, nos mataria? (Olhe novamente para Romanos 7:11. A entrada do pecado é a razão).

D. Amigo, essa lição te convenceu de que sob a luz da graça, a lei é sua amiga? Na batalha entre o bem e o mal, é incrivelmente importante entender o benefício da lei. Aqueles que são salvos entendem a conexão positiva com a lei. Você irá se comprometer hoje a ser um lobista pela verdade de que a lei nos abençoa e o pecado não nos traz benefícios?

IV. Próxima Semana: As Últimas Coisas: Jesus e os Salvos

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: