sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 9

Rituais e Cerimônias da Igreja
(Marcos 16, 2 Reis 5, João 13, 1 Coríntios 11)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Hora da confissão. Você tem fantasias de ser grande, bonito ou poderoso? Nessas últimas décadas lutando nos tribunais pela liberdade religiosa, eu tenho essa fantasia recorrente de ser algum tipo de guerreiro romano moderno – combatendo os caras maus. Claro que meus músculos são pequenos, não sou selvagem quanto a sangue e se você viesse a mim com uma espada, eu provavelmente correria no sentido contrário. À medida que eu envelheço minha situação muscular não está melhorando. Alguns de meus ancestrais de fato tinham “Running” (correndo) como sobrenome! Um dos costumes dos guerreiros romanos é bater no peito sobre o coração com o punho fechado como um símbolo de lealdade a Roma. Mais de uma vez eu fiz isso como um símbolo de lealdade a Deus. Em vez de fantasias tolas, Deus tem símbolos reais de lealdade a Ele? Os símbolos de Deus fazem sentido? O que a Bíblia revela sobre isso? Guerreiros do estudo da Bíblia, vamos marchar adiante e ver o que podemos encontrar em nosso estudo desse tópico!

I. Naamã

A. Leia Marcos 16:15-16. Essas são algumas das últimas palavras de Jesus aos Seus discípulos. Qual é o caminho da salvação? (Crer e ser batizado).

1. Qual é a lógica por trás do ato do batismo? Por que esse deveria ser um símbolo de lealdade e crença?

B. Leia 2 Reis 5:1. Que relação Naamã tem com Deus? (Deus está trabalhando por meio dele).

C. Leia 2 Reis 5:2-3. Naamã é o inimigo de Israel? (Sim! Ele está tomando o povo de Deus como escravo).

1. Que tipo de atitude a garota escrava tem perante o homem que a mantém em cativeiro?

D. Leia 2 Reis 5:4-7. Como o rei de Israel viu a condição médica de Naamã? (Era uma sentença de morte. “Posso...trazer a vida de volta?”).

1. Compare a atitude do rei com a atitude da menina escrava.

E. Leia 2 Reis 5:8-10. De que maneiras isso te lembra o batismo? (O batismo se refere a um problema que é fatal. O batismo é um tipo de lavagem).

F. Leia 2 Reis 5:11-12. Que tipo de objeções Naamã levanta? (A lepra deveria ser curada por um poder mágico! Se é curada pela água, então a água deveria ser pelo menos limpa. Isso não faz sentido para Naamã).

G. Leia 2 Reis 5:13. Que lógica oposta os servos de Naamã usam?

1. Lembra que quando começamos, eu estava falando sobre os guerreiros romanos e como eles mostravam lealdade? Se o batismo é um símbolo de nossa aliança com Deus, deveríamos ter os mesmos tipos de objeção que Naamã? (Como a água pode nos lavar dos pecados? O pecado é um problema “interno”).

2. Por que Deus usaria o batismo, em oposição a um teste de lealdade, como porta para a salvação? (Veremos graça por toda parte se apenas prestarmos atenção. Naamã era um guerreiro grandioso. Deus mandou que ele apenas se lavasse. Deus não pediu obras. Não pediu dinheiro. Apenas pediu que Naamã colocasse de lado a lógica e se lavasse. Qualquer um que confiasse poderia se lavar. A lavagem era a cura para a morte certeira).

H. Leia 2 Reis 5:14-15. O que Deus faz por Naamã? (Ele o limpa da lepra – a podridão da morte).

II. Batismo

A. Leia 1 Pedro 3:18-21. Como o dilúvio é semelhante ao batismo? O que isso tem a ver com o sacrifício de Jesus?

1. Pedro nos diz que o batismo não é relacionado à “sujeira”, mas é um compromisso. O que o dilúvio nos ensina sobre esse “compromisso”? (O compromisso era uma decisão de entrar na arca. Eles escolheram acreditar que a destruição estava chegando e que o plano de Deus era a única forma de escapar da morte).

B. Leia Colossenses 2:9-14. O compromisso do batismo é de obediência, como o do guerreiro romano? (Não. Tomamos o “compromisso” no batismo, mas é Deus quem nos limpa. Ele prega nossos pecados na cruz. Ele vive em nós).

C. Leia Romanos 6:1-4. Como esse compromisso funciona? (Tomamos a decisão de morrer para o pecado – participar da morte de Jesus na cruz. A morte de Jesus é nossa morte para o pecado. Devemos viver uma vida nova).

D. Leia Romanos 6:5-10. Que outros resultados se seguem a esse compromisso? (A ressurreição de Jesus é nossa ressurreição da morte eterna).

E. Leia Romanos 6:11-14. Esse compromisso é algo que continuamos a fazer? (Sim. O Novo Testamento não fala de múltiplos batismos, mas nos diz para “oferecer” nosso corpo a Deus. O batismo é o compromisso de que queremos nos unir à vida, morte e ressurreição de Jesus. Então tomamos uma decisão diária de afirmar esse compromisso ao nos unirmos à batalha do lado de Deus).

1. Leia 2 Reis 5:17. Como o compromisso de Naamã nos ajuda a entender nosso compromisso batismal. (Quando vemos o que Deus tem feito por nós, nossa resposta natural é dizer “Eu sempre Te servirei”).

F. Leia Mateus 28:18-20. Por que a Trindade está no cerne do batismo? (Porque nosso compromisso de fidelidade é para toda a Divindade. Porque queremos um relacionamento com os três).

III. Lava Pés

A. Leia João 13:3. Coloque-se no lugar de Jesus. Se você soubesse disso, como se sentiria? (Eu me sentiria comemorando! Claro que saber que a cruz estava adiante seria como um amortecedor nas minhas emoções).

B. Leia João 13:4-5. Como pode “assim” ser a palavra de transição certa? Se você é o Mestre do Universo, por que “assim começou a lavar os pés dos Seus discípulos” a conclusão lógica? Assim, ele começou a limpar banheiros. Assim, ele começou a varrer folhas. Assim, ele carregou o lixo para fora.

C. Leia João 13:6-7. Estamos no mesmo barco de Pedro? Isso não faz sentido?

D. Leia João 12-16. Agora, responda a questão do “assim” para mim. Como é o entendimento de Jesus de que Ele ser o Mestre do Universo é o fundamento lógico para "assim Ele começou a lavar os pés"?

1. Como Jesus estava para se tornar o Mestre do Universo? (Ao entregar Sua vida por nós. Ao morrer em nosso lugar. Se o triunfo de Jesus foi pelo sacrifício próprio, assim deve ser o nosso triunfo).

E. Leia João 13:14 e João 13:17. Quando a maioria dos cristãos celebra a Santa Ceia, eles não lavam os pés uns dos outros. Eles deveriam lavar? (Sim. Jesus nos diz para fazermos isso. Assim como o batismo é um símbolo de nossa entrada no Reino dos Céus, assim o lava pés é um símbolo de nosso compromisso com o serviço cristão. Somos abençoados por esse símbolo de sacrifício próprio).

IV. A Santa Ceia

A. Leia Mateus 26:19-20. Jesus direciona Seus discípulos para a preparação da Páscoa. O que a Páscoa comemora? (Leia Êxodo 12:5-7 e Êxodo 12:12-14. A Páscoa comemorava uma fuga de um juízo de Deus).

1. Que elementos da graça você encontra na Páscoa? (As pessoas tinham que seguir as direções para o preparo e a colocação do sangue, mas escapar do juízo não tinha nada a ver com as pessoas de dentro da casa serem boas ou más. Deus olhou para o sangue, Deus não avaliou o caráter das pessoas no interior da casa).

2. Por que Jesus direcionou Seus discípulos para a preparação da Páscoa?

B. Leia 1 Coríntios 11:23-26. Como a Páscoa e a Santa Ceia estão relacionadas? (Jesus usou a refeição da Páscoa para criar uma nova regulamentação. Em vez de lembrar que o sangue nas ombreiras das portas os tinha salvado do juízo de Deus, agora lembramos que o sangue de Jesus derramado por nós nos salva do juízo de Deus).

C. Que tema comum você encontra no batismo, lava pés e Santa Ceia? (Todos comemoram a entrega de Deus por nós).

1. Por que Deus quer que tomemos o compromisso do batismo, do lava pés e da participação na Santa Ceia? (Para fixar em nossas mentes o que Jesus tem feito por nós e o papel central de nos entregarmos em benefício dos outros).

2. Pense no pecado que mais o incomoda. Que papel o egoísmo tem nisso? (Senhor, perdoe-me pelo meu egoísmo! O compromisso do guerreiro romano não era apenas ser forte e corajoso, mas era algo maior do que o guerreiro por si. O mesmo é verdadeiro para nós).

D. Amigo, você tomará o compromisso de lealdade ao Reino de Deus? Você confessará seu pecado de egoísmo e usará os lembretes que Deus ordenou para restringir o coração egoísta?

V. Próxima Semana: A Lei e o Evangelho

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS. (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.br/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: