sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 8

A Igreja a Serviço da Humanidade
(1 Coríntios 12, Mateus 25 e 28)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Que papel a igreja deveria desempenhar na vida do crente? Alguns acham que poderiam viver uma vida cristã confortavelmente sem uma religião organizada. Evitar uma religião organizada, e seus conflitos institucionais, permite que eles tenham um relacionamento mais próximo, pessoal com Deus. Eu acho que isso é uma ilusão e um erro profundo. A igreja desempenha muitos papéis indispensáveis na vida de um cristão. Mas, o que importa o que eu acho? O que importa é o que Deus pensa. Vamos passar para a Bíblia e ver o que ela tem a nos ensinar sobre o papel da igreja em nossa vida!

I. Dons Espirituais

A. Leia João 16:12-15. Muitos de vocês reconhecem que essas são algumas das palavras de despedida de Jesus para Seus discípulos. Quão importante é o papel do Espírito Santo na vida de um cristão? (Ele é a substituição de Jesus estando conosco pessoalmente).

B. Leia 1 Coríntios 12:1-3. Quem lidera os pagãos e quem lidera os cristãos? (Os pagãos são levados pelos ídolos. Os cristãos são inspirados e levados pelo Espírito Santo).

C. Leia 1 Coríntios 12:4-6. Como o Espírito Santo nos leva? (Uma maneira do Espírito Santo nos liderar é nos dar dons para que possamos estar a serviço de Deus. Ele nos lidera em serviço).

1. Nossos dons e nosso serviço são os mesmos? (Não. Pessoas diferentes recebem dons diferentes. Elas têm dons diferentes porque têm diferentes tipos de serviço e diferentes trabalhos).

II. O Bem Comum

A. Leia 1 Coríntios 12:7. Qual é o sentido de dar aos cristãos dons diferentes? Na faculdade de Direito, tentamos dar aos estudantes as habilidades centrais que permitirão a eles serem bons advogados. Essas habilidades centrais são as mesmas.

1. O que é esse “bem comum”? (O corpo de crentes, a igreja).

B. Como a igreja é essencial para o método pelo qual o Espírito Santo trabalha? (A imagem está começando a ter foco? Sem o corpo de crentes contribuindo como um todo pelos vários dons dados pelo Espírito Santo, o trabalho cai aos pedaços. O método pelo qual o Espírito Santo trabalha torna a igreja essencial!)

C. Leia 1 Coríntios 12:8-11. Quão essenciais são esses dons na vida do crente? (A menos que estejamos juntos em um grupo, somos privados do benefício de alguns desses dons).

D. Leia 1 Coríntios 12:12-14. Que analogia Paulo nos dá para nos ajudar a entender a importância da igreja? (Ele diz que a igreja é como um corpo. Os indivíduos são como as partes de um corpo).

1. Se os membros da igreja são como as partes de um corpo, o que isso diz sobre as pessoas que se recusam a serem parte de uma “religião organizada”?

2. Unidade e diversidade são visões opostas. Atualmente eu acho que saímos da estrada e entramos na parte da erva daninha da diversidade. O que é tanto uma benção quanto um antídoto para a diversidade? (O Espírito Santo une a todos nós, a despeito de raça ou classe social. A chave é que o Espírito Santo nos une. O foco é na unidade. Se o foco fosse na diversidade, seríamos como um bando de partes de corpo desconectadas!)

III. Lobo Solitário

A. Leia 1 Coríntios 12:15-17. O que está errado com o pensamento do cristão “lobo solitário” – aquele que não quer fazer parte de um grupo de crentes? (Duas coisas. Primeiro, a pessoa nega a realidade da maneira pela qual o Espírito Santo trabalha ao nos dar dons individuais. Segundo, essa pessoa não pode ser eficiente no ministério porque não tem dons importantes. É como tentar olhar pelo seu ouvido!)

B. Leia 1 Coríntios 12:18-20. Quem decidiu que os cristãos deveriam trabalhar juntos como um corpo? (Deus! Esse é o plano de Deus. Portanto, aqueles que trabalham sozinhos trabalham de forma inconsistente com o plano de Deus).

1. Até que grau Deus está envolvido na organização da igreja local? (“Deus dispôs cada um dos membros no corpo....segundo a Sua vontade”. Deus decidiu quem deveria ter cada papel).

a. Se alguém está tentando preencher um papel para o qual não foi selecionado por Deus, ele está se opondo a Deus? (Ele está no mínimo se opondo ao plano de Deus).

IV. Linguagem Corporal

A. Cada um de nós tem um corpo. Nossas partes (esperançosamente) trabalham juntas sem problemas sérios. Esse é o objetivo da vida – ter um corpo funcional? (Não. Precisamos fazer algo com o corpo).

1. Isso também é verdade para o corpo que é a igreja?

B. Leia Mateus 28:19-20. Qual é a missão da igreja? (Fazer discípulos).

1. Quais são as partes componentes dessa missão? (Batizar e ensinar).

2. Essa ordem é importante? (A maneira pela qual Jesus declara a missão faz com que isso pareça ser verdade. Ensinar discípulos a obedecer deve ser seguido pelo batismo).

a. Que ordem a sua igreja segue?

3. Por que Jesus termina com “Eu estarei com vocês!”? (Ele quer que nós saibamos que Ele está presente, por meio do Espírito Santo, para nos ajudar com nossa missão central).

4. Há algo mais na missão, além de converter os outros e fazer discípulos? (Eu acho que não. Quaisquer outras tarefas que pensemos estão abaixo dessas duas centrais. Mas, vamos olhar para mais alguns textos para testar minha teoria).

C. Leia 1 Pedro 2:9. Essa é parte da missão? Se sim, que parte? (Louvar a Deus e O representar são partes de converter e ensinar os outros).

D. Leia Mateus 10:5-10. Na seção seguinte, nós iremos discutir a questão da igreja e a ajuda aos pobres. Por que dar dinheiro aos pobres não é mencionado aqui?

1. O que é mencionado nesses versos que é uma “ajuda” aos outros?

2. Se alguém diz a você que você não ajudou suficientemente os pobres, é apropriado responder que ele não curou ou ressuscitou suficientemente?

a. Por que no modelo dado por Jesus, os discípulos coletam dinheiro e não distribuem?

E. Leia Tiago 1:27. Qual é a primeira coisa que Tiago menciona sobre a missão da religião? (Ajudar órfãos e viúvas).

1. O que isso nos ensina sobre ajudar os pobres? (É parte da missão da igreja – mas, note que os ajudados eram indefesos).

V. O Teste das Ovelhas e dos Bodes?

A. Dê uma olhada em Mateus 25:31-46 e leia Mateus 25:34-36. Jesus parece dizer que o teste da salvação, e, portanto logicamente o trabalho primário da igreja, é ajudar os pobres. Você concorda?

B. Leia Romanos 10:9 e João 6:29. Como você pode conciliar esses textos com a história de Jesus sobre as ovelhas e os bodes?

C. Leia Mateus 25:37-39. Essas pessoas chegaram ao Céu acidentalmente? A menos que essa seja uma questão capciosa, como elas podiam ser inconscientes de que estavam realizando a missão “central” da igreja? (Essa é a parte mais importante da história. Os salvos não têm consciência da parte das “boas obras” da missão. Ajudar os pobres não é o trabalho central da igreja. Converter e formar discípulos são o trabalho central da igreja. São corações convertidos, aqueles que entendem o amor de Deus, que automaticamente ajudam os outros. É o impulso natural do coração convertido. Você não pode ajudar os pobres para ser salvo, assim como não pode fazer qualquer obra para ganhar a salvação).

D. Amigo, você é um lobo solitário? O Espírito Santo direciona Seus dons e poder para que trabalhem melhor no corpo, que é a igreja. Quando esse corpo está trabalhando corretamente, está convertendo e disciplinando. Você irá decidir agora mesmo distribuir seus dons com a igreja para o avanço do Reino de Deus?

VI. Próxima Semana: Rituais e Cerimônias da Igreja

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: