sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 7

"Armas" para a Vitória
(1 Samuel 17, Efésios 6)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Você já olhou de perto para a armadura utilizada pelos cavaleiros medievais? Parece um pouco perigosa para a pessoa que a usa! Certamente isso pode impedir uma flecha de te atingir, mas não te ajudaria se você quisesse se mover rapidamente para se esquivar das flechas. Mercedes-Benz faz o carro “Smart” (inteligente, em português). Esse pequeno carro “arma” o compartimento do passageiro para que seja difícil que alguém entre por ele. Assim como a armadura dos cavaleiros, você deve se fazer algumas perguntas sobre a praticidade disso. O que acontece com seu corpo quando o compartimento armado começa a quicar por aí em uma batida? Nas suas últimas semanas temos notado alguns textos de Efésios 6 sobre a armadura para o conflito espiritual, mas não entramos em detalhes sobre a natureza de nossa armadura. Vamos pular para a Bíblia e ver qual armadura é boa e que atitudes diante da armadura podem ser um pouco perigosas!

I. Armadura da Batalha

A. Leia 1 Samuel 17:32 e 1 Samuel 17:38-39. Você conhece a história do jovem Davi se voluntariando para lutar com o gigante Golias, que estava insultando o Senhor. O que estava errado com a armadura de Davi? (Foi feita para outra pessoa. Ele não estava acostumado com ela).

B. Leia 1 Samuel 17:34-37 e 1 Samuel 17:40. Que tipo de armadura Davi escolheu? (A armadura espiritual. Deus estando com ele. Ele também tem algumas armas ofensivas: uma funda, pedras e um cajado).

C. Leia 1 Samuel 17:41-43. O que Golias pensou da armadura e das armas de Davi? (Ele as desprezou, elas eram um insulto ao seu poder e suas armas).

D. Leia 1 Samuel 17:45-50. Que erros Golias cometeu em sua avaliação das armas de Davi? (Ele desconsiderou completamente o aspecto espiritual da abordagem de Davi. Ele nunca considerou que uma pequena pedra e uma funda fossem perigosas.).

E. Vamos considerar isso a partir do ponto de vista de Davi. Ele decidiu (1 Samuel 17:39) não usar a armadura tradicional, porque não estava acostumado com aquilo. O que você acha que teria acontecido se ele tivesse experiência com a armadura tradicional?

1. Se você olhar novamente para 1 Samuel 17:49 você verá que foram uma funda e uma pedra reais, não uma funda e uma pedra espirituais, que mataram Golias. O que isso sugere sobre a rejeição de Davi à armadura tradicional? (Se Davi tivesse experiência com isso, ele deveria usar, assim como ele usou as armas com as quais estava familiarizado).

2. Por que Davi escolheu apenas cinco pedras? Quantas você teria colocado em sua mala?

F. Medite nessa história. Que papel o armamento espiritual desempenhou e que papel as armas reais desempenharam? (Releia 1 Samuel 17:47. Davi usou o seu bom senso. Ele usou sua habilidade e experiência com armas reais. Ele rejeitou armas reais com as quais não tinha experiência. Mas, Davi compreendeu que Deus estava no comando do resultado. Não era uma batalha de armas “reais”, era uma batalha espiritual).

G. Releia 1 Samuel 17:37. Qual teria sido o resultado se o rei Saul tivesse simplesmente orado sobre o problema de Golias?

1. O que essas duas semanas nos ensinam sobre as batalhas que enfrentamos? (Deus é nosso parceiro ao lidarmos com as forças do mal. Precisamos orar para perguntar se mais do que oração é necessário para um bom resultado. Não somos liberados para deixarmos o bom senso de lado. Devemos usar toda a nossa experiência e sabedoria. Mas, precisamos compreender que todo o nosso bom senso e armas físicas não irão vencer a batalha. A batalha está nas mãos de Deus).

II. Zona da Batalha

A. Leia Efésios 6:10-12. Meu pai levou 33 meses em uma zona de combate na Segunda Guerra Mundial. Eu era velho o suficiente para lutar no Vietnã e meus filhos eram velhos o suficiente para lutar no Iraque. Um soldado se prepararia da mesma forma para as três situações de combate?

1. O que o nosso texto de Efésios nos ensina sobre a natureza de nossa batalha hoje? Isso sugere um tipo específico de preparação? (O estrategista do outro lado é Satanás. A batalha é majoritariamente institucional e espiritual).

a. Pense sobre isso por um minuto. Parece correto que a maioria de nossas batalhas é espiritual? O que você acha que uma batalha “espiritual” significa?

b. Leia Provérbios 4:23 e Mateus 5:27-28. Onde esses textos sugerem que a batalha entre o bem e o mal acontece? (Não são nossas ações, é nossa mente. Isso se encaixa perfeitamente na ideia de que estamos em uma batalha espiritual).

2. A Vida Dirigida com Propósito é um livro que nos lembra que a vida não é sobre nós. Quando decidimos que a batalha espiritual ocorre em nossas mentes, violamos a regra do “não é sobre mim”? Se violamos, essa regra é correta? (Essa regra é correta quando se trata de avançar o Reino de Deus, mas a regra é errada quando se trata do conflito espiritual – porque a batalha é muito sobre mim e você, como veremos a seguir).

III. Armas da Batalha

A. Leia Efésios 6:13. Quais são nossos alvos territoriais nessa batalha? (Preserve o solo no qual você está!)

1. Isso não parece ser uma visão muito limitada? (Isso reforça a ideia de que a batalha é primariamente sobre nós).

B. Leia Efésios 6:14. Por que a verdade é a primeira arma mencionada? (Essa é a razão pela qual o estudo da Bíblia é importante. Como você pode saber onde ficar se não for informado pela verdade? Eu regularmente encontro pessoas que dão um passo para a falta de sentido. Frequentemente, é a falta de sentido do mundo, mas algumas vezes é a falta de sentido religiosa).

1. Quão importante é a ideia de que nossa couraça da justiça está amarrada? (Leia Romanos 5:18-19. Jesus nos justifica. É um dom, que vestimos).

C. Leia Efésios 6:15. O que sapatos novos fazem com você? A maioria das manhãs eu ando pela praia por uns três quilômetros. Meus sapatos são “sapatos de convés”, o tipo de sapato calçado em navios, e são muito usados. Semana passada eu comprei um par para substituição. Esses são considerados um dos sapatos mais confortáveis, mas os sapatos novos fizeram a parte traseira do meu pé sangrar. Como os sapatos e o “evangelho da paz” se relacionam? (Você não tem paz se teus sapatos te machucam! Precisamos estar confortáveis em nosso conhecimento do evangelho. Nosso estudo da Bíblia precisa começar agora, e não esperar até que a batalha esteja sobre nós. Isso nos dará paz).

D. Leia Efésios 6:16. Por que Paulo escreve que um escudo da fé iria “apagar” as setas inflamadas? Por que não dizer, “a mangueira da fé”? (Eu amo essa linguagem figurada. A fé não apenas impede que as flechas do Diabo te perfurem, mas para a queima. Leva embora o machucado).

E. Leia Efésios 6:17. Por que a “salvação” é a armadura para a cabeça? (Essa é a razão pela qual eu tomo a graça. Você quer proteger sua cabeça quando está no meio de uma batalha espiritual? Então reconheça que está salvo pela graça somente – não são suas obras).

1. A única arma ofensiva nessa lista é a espada. Por que a inspiração do Espírito Santo, a Bíblia, é uma espada? (A verdade bíblica corta a falta de sentido do mundo. Um membro de minha família acabou de escrever favoravelmente sobre a “igualdade matrimonial”. Isso assume que todas as visões são iguais. Eva queria ser “como Deus” (Gênesis 3:5-6). E aparentemente considerou que as visões de Satanás eram iguais às visões de Deus. Jesus, por outro lado, não considerou a igualdade como algo a ser agarrado (Filipenses 2:6), em vez disso Ele procurou fazer a vontade de Deus. A igualdade não é o parâmetro para nosso julgamento. A palavra de Deus é o parâmetro).

F. Leia Efésios 6:18. Qual é nossa arma final? (Oração).

1. Note uma frase muito importante “Ore no Espírito”. O que isso significa?

2. Leia Romanos 8:26-27. Duas vezes a palavra “intercede” é usada nesses textos. Pensamos em Jesus como nosso Intercessor. O que isso sugere sobre o papel do Espírito Santo e da oração? (O Espírito Santo também é um Intercessor, pois nos ajuda na formulação e na expressão de nossas orações).

3. Essa é uma arma que faz parte de nosso arsenal?

G. Vamos voltar ao início de nosso estudo. Quais armas Davi usou? (Aquelas com as quais ele tinha experiência. Aquelas que se encaixavam com ele).

1. Que lição, nas ações de Davi, aprendemos quando se trata das armas espirituais de Efésios 6? (Precisamos nos familiarizar com essas armas. Precisamos usá-las agora. Elas precisam ser como “sapatos velhos” em nossas vidas).

H. Amigo, você perguntará ao Espírito Santo agora mesmo para te ensinar como usar essas armas espirituais agora e no futuro?

IV. Próxima Semana: A Igreja a Serviço da Humanidade

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: