quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 6

Vitória sobre as Forças do Mal
(Efésios 1 e 6, Romanos 8, Tiago 4)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Quando eu era um homem jovem, a mudança era lenta – exceto para os carros. Os fabricantes americanos de carros mudavam as aparências de seus carros todos os anos. As coisas custam mais a cada ano. Nesses dias, temos novas tecnologias o tempo todo, e a tecnologia se torna cada vez mais barata. Uma nova área impressionante é a de celulares. O tempo todo eu descubro um novo “aplicativo” para meu telefone, que me permite viver ou trabalhar mais eficientemente. Há um paralelo com o mundo espiritual? Existem novas armas (novos “aplicativos”) que não notamos ou descobrimos para nos ajudar a viver vidas mais santas? Talvez tenhamos ouvido deles, mas não os usado? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Olhos do Coração

A. Leia Efésios 1:17. O que os efésios necessitavam? O que eles tinham que aprender? (Paulo ora pelo “espírito” de sabedoria e revelação).

1. Como essa educação funciona? (O “espírito” faz referência ao Espírito Santo. O Espírito Santo pode nos dar tanto sabedoria quanto a descoberta de novas coisas).

2. Por qual razão iríamos querer sabedoria e aprendizado de novas coisas? (Conheceremos melhor a Deus).

B. Isso parece ótimo! Temos um “aplicativo” para conhecer melhor a Deus. Vamos ler Efésios 1:18-19. Quais são os “olhos do coração”? (Deve ser o discernimento espiritual).

1. O que “olhos do coração” fazem por nós? [(Três coisas: a)Conhecer a esperança pela qual somos chamados; b)Conhecer nossa herança futura; e, c)Conhecer o poder de Deus disponível para nós].

a. Suponha que eu tenha acabado de te entregar essas três armas, esses três aplicativos. O que você faria com eles? Quais possibilidades existem?

C. Leia Romanos 8:26-27. Que dom especial Deus nos deu para nos ajudar a entender do que precisamos? (Seu Espírito Santo. Vemos esse tema coerente de que o Espírito Santo nos ajuda a entender tanto nossas necessidades quanto nossos poderes. Se você não está claro sobre que armas, que aplicativos, Deus disponibilizou para você, então pergunte para o Espírito Santo para tornar isso claro).

II. Poder

A. Leia Efésios 1:19-23. Aprendemos que uma das armas dadas a nós é o poder. Qual é a extensão do poder que Deus disponibilizará para nós? (Esse poder é o que Deus usou para levantar Jesus do túmulo e exaltá-Lo acima de tudo! É um poder impressionante!).

B. Vamos meditar nisso por alguns momentos. Paulo nos diz que Deus quer nos dar dons, armas, aplicativos que nos ajudarão a entender melhor Deus e o poder que Ele torna disponível para nós. Por que Deus estaria nos dando algo tão extraordinário? (Vamos explorar isso a seguir!).

III. Por que Precisamos de Poder

A. Leia Efésios 6:10-12. Olhamos para isso semana passada. Que razões vemos aqui para nos armarmos com conhecimento e poder? (Satanás está tramando contra nós. “Dominadores deste mundo de trevas” hostis, e “forças espirituais do mal nas regiões celestiais” estão estabelecidas contra nós).

1. Como você identificaria o inimigo em termos práticos? (Parece que instituições terrestres estão contra nós, e forças espirituais estão contra nós).

B. Considerando os textos que acabamos de ler, parece que um monte de poder está ordenado contra nós, e que uma quantidade incrível de poder está disponível para nós.

1. Você olha para a vida como uma luta por poder?

2. Se sim, como você luta na vida?

3. Quando você luta, você se sente fortalecido?

C. Se minha vida parecer um pouco com a tua, parece que eu estou predominantemente flutuando pela corrente da vida, e que as áreas de fraqueza (referentes ao pecado) em minha vida continuam a ser fracas. O que nossos textos nos ensinam sobre uma vida assim? (Deus nos deixa disponível um poder tremendo para lidar com o pecado em nossa vida. Além disso, Ele nos dá a habilidade de entender melhor Sua vontade para nós para que possamos descobrir novas áreas de pecado).

1. Existe alguma razão para não pedirmos discernimento e poder para derrotar o pecado ao Espírito Santo? (Talvez não queiramos nos libertar do pecado. Amigo, você precisa de um aplicativo para lidar com isso?).

D. Leia Tiago 4:1-2. Que tipo de luta com o pecado Tiago revela? (Nós cobiçamos coisas que outras pessoas têm, e isso cria lutas entre nós).

1. Por que não temos as coisas que cobiçamos? (Não pedimos a Deus por elas).

E. Leia Tiago 4:3. Se apenas usássemos o grande poder disponibilizado para nós por Deus, teríamos todas as coisas que cobiçamos? (Não. Nosso motivo para pedir é simplesmente para nos ajudar. Vamos gastar o que conseguimos de forma egoísta).

F. Leia Tiago 4:4-5 e Lucas 15:1-2. Isso é difícil de entender. Jesus estava cercado por pecadores que Ele acolhia. O que Tiago quer dizer com “amizade com o mundo”? (Eu não acho que ele esteja escrevendo sobre amizade com pecadores. Ele está falando sobre preferir ter o pecado em nossas vidas. Estar confortáveis com o pecado em nossas vidas. Ser “adúltero” significa romper lealdades. Parte de nós quer e gosta do pecado, parte de nós quer e gosta de Deus. Deus diz que isso é inaceitável).

1. Por que isso é inaceitável? (Entendemos isso pelo casamento. Temos que escolher a quem seremos leais).

G. Olhe novamente para Tiago 4:5. Que espírito é esse? (Certamente não é o Espírito Santo. Eu acho que isso quer dizer que nosso coração natural, pecaminoso inveja o mundo).

H. Leia Tiago 4:6. Por que invejaríamos o mundo? (Porque o mundo é poder. Queremos poder, dinheiro e influência. Não procuramos ser humildes. Isso nos coloca em conflito com Deus).

I. Leia Tiago 4:7-9. Esse é o coração da batalha? Aqui é onde precisamos que o Espírito Santo nos ajude a entender nossos corações, entender as questões e entender nossas armas espirituais? É aqui que precisamos do poder extraordinário que Deus disponibilizou para nós? (Sim).

1. Você preferiria lidar com os pecados dos outros do que lidar com seus próprios pecados? (Essa é talvez a maior parte da batalha – descobrir onde a batalha está se desenrolando. Acaba se desenrolando em meu coração!).

J. Leia Tiago 4:9-10. Eu já vi cristãos sérios que me fizeram pensar que eu não gostaria de ser como eles! Alguém envolvido em uma batalha espiritual interior irá parar de rir, parar de ter alegria e começar a ficar de luto e ser melancólico? (Leia Gálatas 5:22. O segundo fruto do espírito é a alegria! Deus está nos dizendo para tomar o problema do pecado a sério. Ele não está nos dizendo que quer que tenhamos uma vida sem alegria).

1. Se você leva o seu problema do pecado a sério, qual é a primeira questão a se considerar? (Você precisa escolher a Deus, e não o mundo. Você precisa escolher a justiça, não o pecado).

K. Duas semanas atrás aprendemos que podemos estar seguros de nossa salvação enquanto viajamos pela estrada para a santidade – uma estrada na qual o pecado ainda é um problema. Escolher a salvação é a mesma escolha que estamos discutindo hoje? Quando Tiago nos chama de povo adúltero, ele está dizendo que recusamos escolher a salvação? (Essa questão me perturba. Eu não estou certo de que tenho esse direito, mas aqui está o que eu penso. Oscilar entre Deus e o pecado não pode tirar nossa salvação, se outro modo ninguém poderia ser salvo e ninguém estaria certo da salvação. Entretanto, em certo ponto, escolher a Deus em detrimento do mundo é a decisão da salvação. Essa escolha precisa estar em um nível bem básico de escolha a Deus – certamente não pode ser escolher fazer a coisa certa sobre o pecado o tempo todo).

L. Leia Atos 5:12-16. Se você escolhe a justiça, se você escolhe a Deus, que poder Satanás tem para frustrar sua escolha? (Como podemos nos defender ao dizer que somos apenas humanos? Deus deixa Seu Espírito disponível para nós. Ele nos dá armas extraordinárias, aplicativos para lidar com nossa luta interna contra as forças do mal).

M. Amigo, você consegue ver que a batalha do pecado é em sua vida? Você tem todo o poder e discernimento que quiser. Deus deixa tudo disponível para você. A questão é, você irá escolher a Deus? Por que não fazer a escolha agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Armas para a Vitória

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: