sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 10

A Lei e o Evangelho
(Salmos 19, Êxodo 20)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Como você vê os Dez Mandamentos? Você diria que pode ver uma conexão lógica entre os mandamentos e a última vez que viu as luzes refletoras de polícia no espelho retrovisor de seu carro? Jesus não auxiliou o problema quando explicou que os mandamentos contra o adultério e o homicídio incluindo os problemas mais comuns de luxúria e raiva. Quantas pessoas, quando escutam sobre a graça, ficam deliciadas porque acham que não precisam mais se preocupar com aqueles mandamentos inoportunos e inconvenientes? Muita tinta foi usada no tópico da lei e da graça, mas eu acho que entenderemos melhor a graça se entendermos a natureza da lei. Alegamos que se somos salvos pela graça, iremos querer obedecer a Deus. Mas, isso não é coerente com igualar os mandamentos aos sentimentos de quando um policial está prestes a nos prender! Então, vamos dar um pulo na Bíblia para melhor entender o que ela diz sobre a lei!

I. A Lei de Deus e os Benefícios

A. Leia Salmos 19:7. Eu posso entender por que o Espírito Santo inspiraria Davi a dizer que a lei de Deus é perfeita. Mas, de que maneira a lei “revigora a alma”?

1. Você consegue imaginar um policial te dizendo “o limite de velocidade aqui está perfeitamente estabelecido – e o limite de velocidade irá torna-lo mais feliz!” (Eu amo a ordem e odeio a desordem. Onde eu trabalho e onde eu moro estão sempre em ordem, com o resultado de que raramente estou tentando achar algo. Eu entendo que a ordem melhora minha vida. Quando as pessoas na estrada têm mais do que 32 km/h de diferença nas suas velocidades, isso cria desordem. Quando os carros adiante de mim estão parando e eu não notei, minha esposa não fica feliz).

B. Salmo 19:7 também diz que a lei torna indivíduos inexperientes em sábios, e a razão para isso é que a lei é confiável. Nada disso faz sentido na superfície. Como você explicaria isso?

1. Quando você está buscando um conselho, porque não é inteligente o suficiente (ou educado o suficiente) para pensar por si próprio, que tipo de conselho você quer? (Um conselho no qual você possa confiar).

2. Por que você quer conselhos confiáveis? ([O problema é que você não confia em si mesmo para ter a solução certa. Uma coisa que separa pessoas sábias de pessoas tolas é que as pessoas sábias sabem o que fazer para viver melhor. O texto sugere que a lei de Deus dá conselhos confiáveis às pessoas burras (Hebraico: “tola” ou “boba”) para que possam viver melhor].

C. Leia Salmo 19:8. Acabamos de mencionar como a lei algumas vezes se parece com a polícia. De que maneiras a lei nos traz alegria? (O policial nos para porque violamos a lei. Se guardarmos a lei, nos mantermos fora de confusão. Isso é causa de alegria).

D. Salmo 19:8 nos diz que a lei é como uma luz nos olhos. Como a lei é como uma luz nos olhos? [Isso retorna ao ponto de fazer de pessoas tolas, sábias. A lei revela segredos (ou pelo menos verdades) sobre o comportamento. Se seguirmos o que a lei diz sobre o comportamento correto, viveremos de forma mais inteligente].

1. Você já sentiu que se você fosse mais inteligente sua vida seria melhor? Se sim, por quê? (Você faria melhores decisões que melhorariam sua qualidade de vida).

2. Pense sobre o momento em que se sentiu mais culpado. Você se sentiu mal por ter violado a lei, ou por ter arruinado relacionamentos com outros? (Podemos ver que isso fala diretamente à nossa qualidade de vida).

E. Leia Salmo 19:9-11. Há um assunto aqui sobre a lei? (Sim! A lei de Deus nos dá grandes conselhos sobre como viver. Se seguirmos, isso será melhor do que riquezas – nossa vida será mais doce. Somos alertados sobre coisas a serem evitadas, e somos recompensados ao fazermos o que é certo).

II. Benefícios e Sacrifício Próprio

A. Quando as pessoas dizem que se somos salvos pela graça obedeceremos a lei porque amamos a Deus, isso parece ser uma afirmação totalmente honesta? Essa é a verdade completa? (Os textos bíblicos que temos lido sugerem que guardamos a lei porque confiamos em Deus e amamos a nós mesmos!).

B. Esse assunto que estamos desenvolvendo o perturba? Os Dez Mandamentos são um “livro de autoajuda” que qualquer um em sã consciência seguiria? Portanto, guardar os mandamentos é fácil porque é isso o que fazemos por uma vida melhor?

1. Certamente nem toda a lei de Deus envolve um benefício para você e para mim, certo? Por exemplo, Jesus diz em Mateus 22:37-40 que amar a meu próximo como a mim mesmo é um pilar da lei. Meu próximo acabou de parar sobre meu arbusto e quebrou o tronco em dois! Algumas das leis são dores de cabeça? Vamos explorar isso a seguir.

III. O Sábado e o Sacrifício Próprio

A. Leia Êxodo 20:8-11. Se seu empregador oferece uma folga remunerada, você reclama? Deus nos deu uma folga semanal com esse mandamento?

1. A quem mais Deus deu essa folga? (A nossos empregadores e a nossos animais).

a. Isso é bom para você – dar a seus trabalhadores uma folga semanal? (Não. Isso é dinheiro fora do meu bolso. Eu poderia estar ganhando com o trabalho deles).

B. Se os Dez Mandamentos são um monte de dicas de autoajuda, como explicamos o mandamento do Sábado dando um dia de folga aos nossos trabalhadores?

1. Para esse propósito, como explicamos os mandamentos contra matar, furtar, adulterar, falso testemunho e cobiça? (Você pode ver o assunto aqui? A lei de Deus não permite uma pessoa desenfreada. Você pode gostar mais do carro, da casa, da esposa, do emprego ou do salário de seu vizinho. Mas, você não está autorizado a tomar dele. Na verdade, você não está autorizado a até mesmo pensar em como prefere essas coisas, pois isso é cobiça).

C. Leia Romanos 7:7-9. O que isso diz sobre quando nossa natureza humana é confrontada pelas regras? (Não ficamos satisfeitos com simplesmente ter uma vida melhor. Não estamos satisfeitos com simplesmente ter progresso pessoal. Ficamos satisfeitos quando progredimos mais do que as pessoas ao nosso redor. Queremos ter o sábado livre, mas não queremos isso para nossos trabalhadores. Se nosso vizinho tem um carro melhor, queremos o carro, mas ele pode ter um carro inferior).

IV. O Sábado e a Natureza Humana

A. Leia Êxodo 20:11 novamente. Qual é a razão para guardar o sábado – ter uma folga? (Não. O Sábado é abençoado e santo porque nos relembra de Deus como nosso Criador).

B. Leia Deuteronômio 5:15. Qual é a razão que o texto dá para guardarmos o sábado? (Deus redimiu os judeus da escravidão no Egito).

C. Leia Mateus 27:62-63 e Mateus 28:1-4. Esses versos deixam claro que Jesus passou o sábado no túmulo e ressuscitou no primeiro dia da semana (domingo). Por que você acha que Ele fez isso? (Vemos aqui que o sábado tem o intuito de não apenas lembrar Jesus como nosso Criador, mas também de que Ele nos redimiu da escravidão do pecado. Jesus descansou para comemorar Sua vitória sobre o pecado! De outra forma o atraso não faria sentido lógico).

D. Leia Colossenses 1:16-22. Quando combinamos, como Paulo faz aqui, Jesus como Criador e Redentor, como isso nos ajuda a lidar com nossa natureza humana? (Duas coisas. Primeira, isso cria uma atitude de amor e gratidão perante Jesus. Segunda, isso modela nossa atitude perante os outros. Fomos feitos por Deus e redimidos por Deus. Qualquer outra pessoa está no mesmo barco. Por que pensaríamos que a pessoa desenfreada é apropriada?)

E. Leia 1 João 2:3-6. João diz algo muito interessante aqui. Ele não diz “Sabemos que somos salvos se obedecemos aos mandamentos de Deus”. Em vez disso, ele diz que “O conhecemos” se obedecermos. Por que o conhecimento de Deus promove obediência? (Os Dez Mandamentos melhoram nossas vidas. Eles são registro de como viver melhor. Passamos por dificuldades com os mandamentos, entretanto, quando buscamos os interesses pessoais desenfreadamente. Conhecer a lição do sábado, que Jesus nos fez e nos redimiu ao Se entregar por nós, nos ensina conter o interesse próprio. Isso nos ensina a querer olhar para os outros).

F. Amigo, você pedirá ao Espírito Santo para te ajudar a conhecer o Jesus que nos inspira a viver uma vida de interesses próprios restritos? Uma vida que se regozija na lei, incluindo o sábado que nos lembra do que Deus fez por nós e de nossa atitude apropriada perante os outros?

V. Próxima Semana: A Vida Cristã

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS. (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: