sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 5

Crescendo em Cristo
(Romanos 6, 1 João 3, Efésios 6)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Semana passada, aprendemos a parte central do evangelho: a salvação é pela graça somente, não há nada que possamos fazer para ganha-la. Nossos estudos nessa semana e nas próximas duas são sobre como aqueles que são salvos deveriam viver. Você já ficou constrangido por um membro do seu “grupo”? Pode ser sua família, sua igreja, sua organização ou, talvez, um líder cristão. Alguém fez algo que trouxe vergonha. Desde que a batalha se trava entre o bem e o mal, e aqueles salvos pela graça escolheram o lado do bem, nós não deveríamos fazer tudo ao nosso alcance para cuidar do bem, pagar amor com amor, e não ferir o nome de Jesus? Vamos pular para nossas Bíblias e ver o que isso nos ensina sobre como aqueles que estão confiantes na salvação deveriam viver.

I. Morte para o Pecado

A. Leia Romanos 6:8. Como “morremos com Cristo”? (Leia Romanos 6:1-3. Essa é uma das coisas maravilhosas da graça. A penalidade para o pecado é a morte. A Bíblia diz que quando somos batizados, participamos da morte de Jesus em nosso favor. Nosso débito é pago!).

B. Leia Romanos 6:4-7. Qual é nosso relacionamento com o pecado depois do batismo? (Nosso velho ser morreu, portanto não somos mais “escravos do pecado”).

1. Parece ser desse jeito? (Eu luto com o pecado. Se você disser que não luta com pecado, provavelmente você luta com a honestidade).

2. Quando Paulo escreve que não somos mais “escravos do pecado”, como nosso relacionamento com o pecado mudou? (Eu acho que ele quer dizer que fomos libertados de sermos forçados a escolher o pecado. O pecado não é mais nosso mestre involuntário).

II. A Escolha

A. Leia Romanos 6:8-10. Preste bastante atenção aqui. Se morremos com Cristo, isso significa que de alguma forma sobrenatural eu morri para o pecado, mesmo que isso ainda parece me aborrecer?

B. Leia Romanos 6:11. Se morremos para o pecado, por que Paulo nos pede para nos “considerarmos mortos para o pecado”? (Eu acho que Paulo está fazendo um argumento de senso comum, não um argumento sobrenatural. Ele diz que a salvação foi ganha para você por Jesus. No batismo, você participou da morte de Jesus em seu favor. Agora viva como se estivesse morto para o pecado).

C. Leia Romanos 6:12. Se algo de sobrenatural aconteceu comigo para matar meu velho ser pecaminoso, por que a Bíblia está me dizendo para não deixar o pecado reinar em meu corpo? (Isso mostra que viver uma vida santa é uma escolha. Paulo nos pede para escolhermos rejeitar o pecado).

1. De quais desejos maus estamos discutindo? (O pecado em meu “corpo mortal” tem desejos maus. Esse texto traz grande luz. A pessoa após o batismo, cujo velho ser foi crucificado, tem desejos maus! Agora estamos falando de algo que está de acordo com a minha experiência na vida).

2. Note uma palavra muito importante, “reinar”. O que Paulo está dizendo sobre a natureza do pecado em nossas vidas quando diz “não permitam que o pecado continue dominando seus corpos mortais”? O que ele não está falando sobre o pecado? [Ele não está dizendo “Nenhuma molécula de pecado pode existir em sua vida”. Não, ele diz “Não deixe o pecado tomar conta de sua vida!” Se você se encontrar (uma pessoa certa da salvação) lutando com o pecado, bem vindo à jornada para a santidade!]

D. Leia Romanos 6:13. Como deveríamos contender com o pecado? (Escolhas. Escolha Deus, não o pecado. Use seu corpo para fazer o que agrada a Deus, não use seu corpo para fazer iniquidade).

E. Leia Romanos 6:14. O resultado está em questão? (Tão logo você está salvo pela graça, você sabe que o pecado não pode ser o seu mestre. Você pode se questionar às vezes, mas o resultado é claro. Paulo diz “Viva como alguém seguro da salvação”. Note novamente que a preocupação é com o pecado se tornar seu mestre, reinando sobre você, em oposição à luta ordinária com o pecado).

F. Leia Romanos 6:15. Por que Paulo adiciona essa questão aqui? (As pessoas dizem a mesma coisa que diziam milhares de anos atrás, “Se eu sou salvo pela graça somente, e não há nada que eu possa fazer para ganhar a salvação, então eu posso pecar!” Ou, se você é um crítico da graça, você diz, “Graça gratuita significa que não importa o que você faz!”).

G. Leia Romanos 6:16-18. Por que o pecado ainda importa para aqueles confiantes em sua salvação? (Nós fizemos uma escolha. Escolhemos Deus como nosso Mestre. Deus nos libertou da pena por nossos pecados. Portanto, devemos ser amorosos e leais ao nosso Comandante).

III. O Grande Quadro

A. Pense sobre seu pecado favorito (ou mais trabalhoso). Tem ele na cabeça? Como isso tem impacto em outros? Esse impacto reflete amor ou egoísmo da sua parte? Suas ações avançam ou impedem o Reino de Deus?

1. Você gasta muito tempo pensando sobre como os seus pecados (ou pecados contemplados) machucam os outros?

B. Leia Efésios 6:10-13. Qual é a natureza do conflito sobre o pecado? (É Deus contra “as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”).

1. Como somos parte desse conflito? (O conselho para vestir “toda a armadura” soa como se fôssemos guerreiros. Somos soldados).

2. Qual é a fonte de nosso poder? (Deus).

3. Quem não é o inimigo? (Nenhum outro pecador).

4. Que tipo de luta é essa? Como podemos lutar com Satanás e demônios?

C. Passe os olhos em Efésios 6:14-18. O que esses artigos de guerra têm em comum? (Com exceção da espada, eles são todos puramente defensivos).

1. O que isso sugere sobre a natureza de nossa batalha? (Você é o campo de batalha! Sua vida é o campo de batalha).

2. Se sua vida é o campo de batalha, faz sentido que o seu modo de agir seja importante?

D. Leia 1 João 3:1-3. Como as crianças se sentem a respeito de pais normais, amorosos? (Eles permanecem juntos como uma família contra o mundo).

1. O que acontece se alguém ataca um membro de sua família? (Sua reação natural é defender o membro da família).

E. Leia 1 João 3:4-5. Como nosso entendimento sobre a família guia nossos pensamentos sobre o pecado? (Deus está em uma batalha contra o pecado. Como parte de Sua família somos parte dessa batalha. Jesus morreu para nos salvar do pecado. Se olharmos para o “grande quadro”, em vez de focarmos na excitação temporária de nossas questões do pecado, iremos entender quão importante é tomar uma posição contra o pecado em nossa vida).

1. Como essa analogia da “família” se encaixa com a analogia da armadura em Efésios 6? [Encaixa perfeitamente. Somos salvos somente pela graça, mas estamos numa luta para preservar a integridade de nossa “família” (Deus e colegas cristãos). Evitamos trazer vergonha sobre a família. Ajudamos outros membros da família].

F. Releia 1 João 3:4-7 e então leia Romanos 7:14-18. Como você pode conciliar a aparente contradição entre João e Paulo? (Eu acho que Paulo está discutindo o significado do “pequeno quadro”, “O que o pecado em minha significa?”. Ele responde, isso significa que você é humano. João, por outro lado, está discutindo o “grande quadro”. Se somos parte da “família de Deus”, se nossa família está numa luta global contra o mal, então iremos querer evitar o pecado e o mal em nossas vidas. Os advogados têm uma frase que ilustra a questão de João “Como você pode andar com os policiais e torcer pelos bandidos?”).

G. Leia 1 João 3:8-10, Romanos 8:1-4 e Romanos 8:9-11. Vemos aqui que o abismo aparente entre João e Paulo se estreitou. Esse é o ponto no qual o grande quadro e o pequeno quadro se unem em uma moldura. Como isso nos ajuda a entender melhor a graça? (Somos salvos somente pela graça. A decisão de aceitar Jesus é uma decisão para escolher viver de acordo com o Espírito Santo, e não de acordo com nossa natureza pecaminosa. Nosso objetivo deve ser a santidade – e devemos ser sérios sobre nosso objetivo).

H. Leia Colossenses 2:13-17. O que isso sugere sobre a natureza do pecado? (Em nossa meta para a santidade, devemos entender que o pecado foca em nosso relacionamento com Jesus. Esse é um assunto que continuaremos a explorar).

I. Amigo, você se importa com o pecado em sua vida? A salvação somente pela graça o deixa desleixado quando se trata de obedecer a vontade de Deus? Por que não decidir hoje fazer da santidade sua meta?

IV. Próxima Semana: Vitória sobre as Forças do Mal

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: