sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 4

Salvação: A Única Solução
(Gênesis 4, Levítico 1 e 6, Gálatas 3, Romanos 3)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Minha esposa recentemente frequentou uma conferência de clérigos e professores da Escola Sabatina. Por meio da magia da tecnologia moderna, em uma sessão o público podia dar uma opinião eletrônica, que era instantaneamente computada e vista em uma tela na frente. A questão colocada ao público era se eles estavam confiantes da salvação. A resposta positiva foi baixa de forma desencorajadora. Se você tomou a decisão para Cristo, mas está incerto de sua salvação, você deve captar essa teologia do “grande quadro” certo. Junte-se a mim nessa importante jornada pela Bíblia para descobrir o verdadeiro significo de graça!

I. A Graça do Velho Testamento

A. Leia Gênesis 4:2-5. Por que a oferta de Abel é mais aceitável do que a de Caim? Isso é discriminação ocupacional?

B. Leia Gênesis 4:6-7. Que coisas similares ambos os filhos fazem? (Ambos trabalham no campo. Ambos escolheram o melhor (primeiros frutos) para Deus. Ambos trouxeram uma oferta a Deus).

1. O que, então, Deus está falando quando diz a Caim para “fazer o bem”? Caim e Abel fizeram essencialmente a mesma coisa! (Não é que um trabalhou e o outro não. É que um seguiu as instruções de Deus para uma oferta).

2. Qual é o propósito dessa oferta?

C. Leia Levítico 1:1-2. O que está sendo discutido aqui? (Ofertas de animais – a mesma questão da história de Caim e Abel).

D. Leia Levítico 1:3-4. Que trabalho era requerido sob o sistema do Velho Testamento para que uma pessoa se justificasse com Deus? (Nenhum trabalho era requerido para o perdão do pecado. Expiação veio somente para ter um animal morto em prol da pessoa. Repare, entretanto, que Deus está interessado em direitos de propriedade, e em Levítico 6:1-7 requer que a propriedade roubada seja restituída com penalidade de 20%. Entretanto, isso reflete as preocupações de Deus com os direitos de propriedade entre indivíduos, o ladrão não está pagando Deus pelo pecado).

1. O que a nossa curta jornada por Levítico nos ensinou sobre por que a oferta de Caim foi inaceitável? (Leia Gênesis 3:2-4. A pena pelo pecado é a morte. A morte do animal trouxe expiação pelo pecado. A “morte” de uma maçã não traz. Sangue, não suco de maçã, faz expiação pelo pecado).

E. Sob o sistema do Velho Testamento, o trabalho árduo poderia trazer um relacionamento certo com Deus? (Pergunte a Caim. A arrogância e a raiva de Caim por estar errado nesse ponto da verdade fez com que ele matasse seu irmão).

F. Você alguma vez já considerou que o sistema do Velho Testamento para o perdão de pecados modelou a graça? Leia Tito 1:1-3. Por quanto tempo Deus o Seu plano da graça planejado? (Foi prometido “antes dos tempos eternos”! Faz perfeito sentido que o sistema do santuário servisse como um modelo da graça).

II. O Problema de Caim Hoje

A. Em qualquer momento em que eu ensino sobre a graça, recebo recados dos leitores protestando de que “somos salvos do pecado, e não no pecado”. O que você acha que isso significa? Isso significa que se formos pecadores, não podemos ser salvos? Se sim, quem está livre do pecado? E o que, exatamente, quer dizer “pecado”?

B. Leia Jeremias 17:9, Romanos 5:14, Isaías 64:6 e Romanos 3:9-12. Baseando-se nesses textos, se não podemos ser salvos “em nossos pecados”, quem pode ser salvo? (Ninguém).

C. Qual é o problema enfrentado por aqueles que acreditam, como Caim, que algum trabalho da parte deles irá fazê-los (fazer sua oferta) aceitáveis a Deus? (Eles estão perdidos. Ninguém é justo. Se você acha que seu comportamento te salva de alguma forma, você é como Caim. Caim não apenas se tornou rancoroso com seu irmão, mas foi rejeitado por Deus por falhar em seguir o único caminho para a salvação).

D. Vamos voltar à introdução. Se um cristão entregou seu coração a Deus e está incerto de sua salvação, o que isso significa? (Isso significa que o cristão acredita que suas ações causaram a perda da salvação de alguma forma. Esse é o pensamento de Caim. Essa crença, mais do que o pecado na vida, representa o maior perigo para a salvação. A oferta do trabalho de Caim foi inaceitável para Deus).

1. Isso significa que a pessoa uma vez salva estará para sempre salva? (Não! A questão é se você escolhe ser um Abel, escolhe estar do lado de Deus e aceitar Seu método de salvação. Você sempre pode se afastar de Deus, você pode quebrar a conexão com ele e você pode escolher viver uma vida fora da vontade de Deus).

III. Segurança de Salvação pela Graça Somente

A. Leia Gálatas 3:6-9. A quem Paulo aponta como nosso exemplo de justificação pela fé? (Abraão, um herói do Velho Testamento).

B. Leia Gálatas 3:10-14. O que é tão perigoso em ter a atitude de Caim de que nossas obras determinam nosso posicionamento perante Deus? (“Os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição”. Tentar guardar a lei é uma situação para não vencer).

C. Leia Romanos 3:21-23. Quando Paulo diz “não há distinção”, de que distinção ele está falando? (Não há distinção entre nós pecadores. Todos nós pecamos. Alguns pecam muito, outros pecam menos, mas porque somos todos pecadores, não há distinção aos olhos de Deus).

D. Leia Romanos 3:24-26. Qual é o único caminho para a salvação? (Graça! Somos justificados somente pela graça).

1. Se uma pessoa está incerta da salvação, qual seria o motivo para isso? (Ela estaria pensando em alguma imperfeição na vida dela. Algo que ela precisaria trabalhar).

a. O que a afirmação de que “não há distinção” diz para essa pessoa preocupada com ainda estar “em pecado”? (Você não tem nenhum “pecado menor” em sua vida. No que cabe a Deus, “não há distinção” entre você e um serial killer! “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Romanos 3:23. Se você está destituído, você está destituído por uma polegada ou por cem milhas. Graça é um dom, não depende de suas obras).

E. Leia Romanos 3:27-30. Paulo diz “não há motivo de vanglória”. Por quê? (Porque nossas obras não têm nada a ver com a graça).

1. Qual é o oposto de vanglória? (Sentimentos de inferioridade e inadequação).

a. Se a vanglória está fora, os sentimentos de inadequação estão fora? (Sim! Uma falta de confiança na graça de nosso Senhor não é melhor do que nossa vanglória sobre nosso papel no dom da graça do Senhor).

F. Leia Romanos 4:4-5. Qual é nossa obrigação quando se trata da graça? (Confiar em Deus).

1. Se estamos incertos de nossa salvação, estamos confiando em Deus? (Não. Estamos considerando se temos “crédito” suficiente de nossas próprias obras!).

IV. O Caminho para a Santidade

A. Leia Romanos 3:31. O que uma compreensão correta da graça imerecida faz com a lei? (Isso não é contra a lei. Isso sustenta a lei).

B. Leia Gálatas 5:13-18. Uma vez que temos segurança completa da salvação pela graça somente, como devemos viver? (Somos livres! Não precisamos obedecer a lei para continuar na graça. Mas Paulo diz “Não use a liberdade para dar ocasião à vontade da carne”).

1. Por que não seria natural dar ocasião à vontade da carne? (Deus morreu por meus pecados. Ele deu Sua vida por seus pecados. O pecado criou uma torrente de dor e sofrimento para Deus e para os humanos. Se Deus te amou tão grandemente, como você pode falhar em viver uma vida de amor pelos outros? A essência da lei é o amor).

C. Leia novamente Gálatas 5:16-18. Qual é a chave para viver uma vida de amor, uma vida agradável a Deus? (Viver pelo poder do Espírito Santo!).

D. Leia Gálatas 5:19-25. Somos chamados para viver uma vida santa? (Sim. Sem dúvida).

1. Viver uma vida santa e se refrear para não viver uma vida pecaminosa nos salva? (Não! Ainda somos salvos somente pela graça. É um dom).

2. Seguros de nossa salvação, qual é o objetivo de nossa vida? (Que o Espírito Santo crucifique nossa natureza pecaminosa, com suas “paixões e desejos”).

E. Querido amigo, aceite o dom gratuito da salvação pela graça somente com alegria e confiança! Se você escolher confessar os pecados e aceitar o sacrifício de Jesus por você, você estará salvo. Você precisa não ter dúvida de sua salvação. Por outro lado, se você acredita que sua salvação depende de suas boas obras, você está seguindo Caim – e está debaixo de uma maldição. Você irá, hoje, tomar o dom e não a maldição?

V. Próxima Semana: Crescendo em Cristo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: