sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 3

Homem: Criatura de Deus
(Gênesis 1-3, Marcos 10, Colossenses 2 e 3)

Introdução: Antes de minha esposa e eu termos filhos, eu tive muitas ideias errôneas sobre esse tópico. Por exemplo, eu achava que alguns casais tinham filhos para levantar a própria situação. Isso nunca aconteceria comigo! Em vez disso, eu achei que tinha minha própria reputação e eles fariam a reputação deles – qualquer que fosse essa reputação. Como eu estava errado! Não temos espaço suficiente nessa introdução para eu explicar as muitas formas pelas quais meus filhos afetaram tanto a minha reputação quanto meu pensamento! Em nossa exploração das questões do quadro geral, como refletimos a natureza de Deus, Seu pensamento e Sua reputação? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. O Fundamento Lógico

A. Leia Marcos 10:2-9. Estamos prestes a mergulhar de volta em Gênesis para ver quais dicas Adão e Eva nos dão sobre Deus. Entretanto, existem duas questões fundamentais que devemos encarar primeiro. A história da criação é real? Podemos tirar lições disso para nossa vida hoje? Qual é o entendimento de Jesus sobre a verdade da narrativa da criação? (Ele acreditava. Ele a trata como uma história literal).

1. O que Jesus está fazendo nesses versos? (Ele está baseando Sua teologia, Seu entendimento sobre o casamento, na narrativa da criação).

B. Leia Marcos 10:10-12. Depois nós olharemos com mais detalhes para essa história em Marcos. Estamos em solo firme quando consideramos a narrativa da criação para formular conclusões sobre a vontade de Deus para nós hoje? (Sim, Jesus fez isso! Estamos autorizados a fazer o mesmo tipo de suposição).

II. Crianças da Realeza de Deus

A. Leia Gênesis 1:26-28. Quais dois temas dominam esses versos? (O de que fomos criados para ser semelhantes a Deus e o de que fomos criados para governar a criação de Deus).

1. Essas duas ideias estão relacionadas? (Deus é o Criador e o Governador do universo. Ele nos fez mini governadores).

2. Deus também nos fez criadores? (Olhe novamente para o verso 28. Deus criou cópias de machos e fêmeas dEle para que pudéssemos criar!).

3. O que isso nos ensina sobre a natureza de Deus? (Ele é generoso! Ele quer compartilhar Seu poder e Seu papel conosco!).

4. O que as bênçãos de Deus sobre nós e Sua tarefa para nós nos ensinam sobre a natureza de Deus? (Ele deseja o melhor para nós. Ele está ativamente envolvido em nossas vidas).

B. Olhe novamente para Gênesis 1:27. Deus tem um lado feminino?

1. Compare Gênesis 2:20 com Gênesis 1:27. O que isso nos ensina sobre a visão de Deus das mulheres? (Eva não era uma criação de segunda classe. Ela não era como um dos animais. Ela era “alguém que o auxiliasse”. Assim como Adão, ela foi criada à imagem de Deus).

C. Vamos continuar em Gênesis 1:27. Você já notou que as crianças frequentemente se parecem, caminham e falam como seus pais ou, até mesmo, avós?

1. Apesar do impacto do pecado, o que isso nos ensina sobre Deus?

2. Leia Isaías 55:8-9. Qual é a limitação dessa linha de pensamento?

D. Olhe novamente para Gênesis 1:27-28. O que isso diz sobre a lógica da evolução? (Os evolucionistas não podem negar que os humanos têm o poder da criação. Vemos isso todos os dias. Mas, eles de forma ilógica concluem que Deus não nos criou).

1. Se nossa observação é de que as crianças espelham seus pais (ou avós), por que deveríamos concluir que podemos criar, mas Deus não pode? [Um dos maiores preconceitos contra a evolução teísta vem do fato de que isso é ilógico. Dadas as minhas hipóteses (sobre a existência e poder de Deus), a criação é muito mais lógica do que a evolução. A evolução atribui um poder mais criativo aos humanos do que a Deus].

E. Lembre-se de que semana passada Eva caiu em pecado porque não confiou e não acreditou em Deus (Gênesis 3:2-6). Como essa lição se aplica à teoria da evolução? (A Bíblia é muito clara sobre nossa criação. A evolução claramente contradiz a palavra de Deus sobre o assunto. A questão constante para os humanos é se não vamos confiar e não vamos acreditar em Deus).

F. Releia Marcos 10:5-9. Quando eu era jovem, ouvia as pessoas dizerem “Se Deus quisesse que fumássemos, Ele nos criaria com uma chaminé”. Eu achava isso tolo. É tolo? (Jesus baseia Sua teologia do casamento nos detalhes factuais da narrativa da criação).

1. O que isso nos ensina sobre a visão de Jesus do atual debate nos Estados Unidos sobre o casamento homossexual? (Que a narrativa da criação informa de forma apropriada nossa opinião. Deus criou o modelo para o casamento como sendo entre um homem e uma mulher juntos para a vida).

III. A Escolha Arriscada de Deus

A. Leia Gênesis 2:19-20. Na seção anterior vimos que Deus deu aos humanos poder e autoridade. Quão extensiva é a autoridade dada? (Deus deixou Adão determinar os nomes dos animais).

1. E sobre uma parceira? Adão teve autoridade para escolher uma parceira? (Parece que Deus estava em um empreendimento conjunto com Adão para encontrar uma parceira para ele. Eles conjuntamente concordaram que “não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse”).

2. Isso sugere alguma coisa sobre como nossos filhos deveriam encontrar um cônjuge?

B. Leia Gênesis 3:6. Talvez pensássemos que deixar Adão nomear os animais era o mesmo tipo de coisa de deixar nossos filhos nomear nossos pets. Quão séria é essa escolha?

1. O que dar a autoridade de nomear para Adão nos ensina sobre Deus? (Isso mostra um Deus generoso, gentil e amoroso).

2. O que nos permitir escolher o pecado ensina sobre Deus? (Deus valoriza a liberdade, mesmo se isso cria graves riscos).

3. Vamos fazer essa questão atual. Em muitas coisas da vida há um balanço entre liberdade e segurança. Esse é um debate atual nos Estados Unidos quando se trata de combater o terrorismo. Como Deus balancearia liberdade e segurança?

IV. A Reversão de Deus

A. Leia Colossenses 2:9-12. O fato de Deus nos permitir pecar nos ensina algo sobre Deus e Sua atitude perante nós. O que Jesus nos ensina sobre Deus? (Jesus era a Divindade em forma corpórea!).

1. Como Jesus restaurou Adão e Eva? Como Ele consertou o erro? (Ao entregar Sua vida).

2. Por que o Deus que criou o universo recorreria à uma tática de batalha que parece uma perda? Por que concordar com sofrer e morrer? (Isso é espantoso).

3. Que paralelos você vê entre a narrativa da criação e a vida e morte de Jesus?(Em ambos vemos Deus nos concedendo de Sua própria despesa).

B. Leia Colossenses 2:13-15. Como a cruz desarmou poderes e autoridades? (Ao morrer em nosso lugar, Deus tomou a acusação de Satanás e a lei de que merecíamos morrer).

C. Leia Colossenses 2:20-23. Qual é a mensagem da cruz quando se trata de lidar com o pecado nos outros? (Deus poderia ter evitado que Adão e Eva pecassem. Nós tentamos evitar que nossos filhos pequem. Usamos autoridade para evitar que os membros da igreja pequem. Essa abordagem “não tem valor algum para refrear os impulsos da carne”).

1. Como lidamos com nossos filhos quando se trata de ensiná-los? [Assim como Jesus “despojou os poderes e autoridades” (Colossenses 2:15) na cruz, devemos triunfar sobre o pecado nas vidas de nossos filhos pelo amor e sacrifício próprio].

D. Leia Colossenses 3:1-4. O que Deus está nos ensinando, por meio de Seu relacionamento conosco, sobre como lidar com o pecado? [Precisamos colocar nossas mentes na natureza de Deus. Precisamos colocar nossas mentes no que Jesus fez por nós. Colocar nossas mentes (ou as mentes de nossos protegidos) nas regras é uma receita para o desastre].

E. Leia Colossenses 3:5. Aqui é onde a borracha encontra a estrada. Como destruímos a imoralidade sexual, a impureza, cobiça e os desejos impuros? (Não devemos fazer isso dizendo para nós mesmos que um “affair” ou sexo fora do casamento é errado. Em vez disso, deveríamos focar no que a narrativa da criação nos ensina sobre o plano perfeito de Deus para uma vida de alegria. Deveríamos focar em como Deus destruiu o mal ao dar a Si mesmo. Um affair é egoísmo, não abnegação. Se você focar em agradar seu cônjuge ao invés de você mesmo, você estará na estrada para a santidade).

F. Amigo, vemos na narrativa da criação e na vida de Jesus na Terra, um Deus que nos dá grande poder e autoridade, enquanto entrega de forma altruísta Seu poder e autoridade. Você pedirá para o Espírito Santo a hoje ajuda-lo a começar uma vida na qual você considera os interesses dos outros em detrimento dos seus?

V. Próxima Semana: Salvação: A Única Solução

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: