quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 12

O Anticristo
(2 Tessalonicenses 2:1-12)

Introdução: Semana passada Paulo nos contou que o fim do sofrimento virá com a Segunda Vinda de Jesus. Lembre-se de que Paulo disse anteriormente aos tessalonicenses que, na Segunda Vinda, eles veriam seus amados que haviam falecido. Naturalmente, eles queriam saber mais a respeito do tempo da Segunda Vinda! Mas, ao invés de dar detalhes precisos, Paulo disse a eles (1 Tessalonicenses 5:1-2) que não precisava contar porque eles seriam surpreendidos. Que tipo de resposta é essa? Aparentemente, os tessalonicenses tiveram o mesmo tipo de reação porque Paulo está de volta com o assunto do tempo da Segunda Vinda. Eles devem ter falado que queriam saber mais. Eu estou interessado no tempo da Segunda Vinda! Você está? Se você está, vamos mergulhar juntos para descobrir o que Paulo tem a dizer sobre os eventos que rodeiam a Segunda Vinda de Jesus!

I. Firme Agora

A. Leia 2 Tessalonicenses 2:1-2. Paulo se endereça a que problema? (Os tessalonicenses se tornaram alarmados com o tempo da Segunda Vinda de Jesus).

1. Qual é a razão para o alarme? (Alguém disse que já tinha ocorrido. Eles perderam!).

2. Por que as pessoas pensariam que tinham perdido a Segunda Vinda? (Aparentemente, os rumores foram inventados há muito tempo. O rumor que os tessalonicenses ouviram era de que tinham perdido a Segunda Vinda – e a fonte para essa afirmação presumivelmente vinha de Paulo).

B. Leia 2 Tessalonicenses 2:3. Por que Paulo não diz “Eu nunca falei uma coisa dessas”?

1. O que ele diz ao invés disso? (Paulo não está satisfeito com uma simples negação. Em vez disso, ele compartilha detalhes da Segunda Vinda para mostrar que isso não poderia já ter acontecido).

2. Como podemos ter uma melhor ideia do tempo da Segunda Vinda? [Uma rebelião vem primeiro. Um homem de desobediência (o homem do pecado) é revelado. Esse homem é o “filho da perdição”].

3. Como uma pessoa pode ser o “filho da perdição”? Eu pensei que a graça estivesse disponível para todos que a quisessem?

C. Leia João 17:12. Se você precisar ler o contexto para entender essa afirmação de Jesus, faça isso. Quem Jesus chama de “destinado para a perdição”? (Judas. O comentário de Adam Clarke faz nota de que o equivalente hebraico para essa frase foi usado pelos Rabis para se referir a Satanás ou Adão após a queda. Judas, Satanás e Adão fizeram todos uma escolha terrível. Portanto, esse homem que Paulo identificou escolheu a perdição).

II. Anticristo

A. Leia 2 Tessalonicenses 2:4. Precisamos tomar nota cuidadosamente das características desse homem destinado à perdição. Quais são elas? (Ele se opõe a Deus. Ele se exalta acima de Deus. Ele estabelece sua sede no templo de Deus. Ele se proclama Deus).

1. Previamente o comparamos a Adão e Judas. O que essa pessoa faz que a separa de Adão e Judas? (Proclamou sua superioridade a Deus, se autoproclamou Deus. Judas provavelmente achou que era um pensador superior a Jesus, e então forçaria Jesus a Se proclamar Rei. Mas, Judas nunca se autoproclamou Deus).

2. O que se destaca nesse texto como um claro marcador histórico? (Essa pessoa “se assenta no santuário de Deus”).

a. O que é o santuário de Deus?

b. Paulo acreditaria que apenas o templo em Jerusalém era o “santuário de Deus”, certo?

c. O templo de Jerusalém foi destruído depois disso. Nosso marcador histórico sumiu? (Talvez o templo de Jerusalém seja reconstruído).

B. Leia 2 Coríntios 6:16, 1 Coríntios 3:16 e Efésios 2:21-22. Que diferentes possibilidades esse texto cria para o entendimento do termo “santuário de Deus”? (Que os membros da igreja são o santuário de Deus).

C. Leia Apocalipse 3:11-12. O que isso adiciona à nossa imagem do santuário de Deus? (Mesmo no meio da descida da Nova Jerusalém para a Terra, Deus ainda Se refere ao Seu povo como sendo parte do “santuário do meu Deus”).

D. Seria muito grandioso simplesmente procurar esse sujeito predestinado para ele aparecer em um templo de Jerusalém reconstruído. Mas, esses outros textos abrem a possibilidade de que esse anticristo se estabelece sobre a igreja de Deus.

E. Olhe novamente para 2 Tessalonicenses 2:4. Esse homem destinado, esse anticristo se autoproclama Deus. Já vimos alguém que se estabelece sobre a igreja de Deus e se autoproclama Deus? (Barnes’ Notes, um comentário cristão proeminente, diz “Como pode haver dúvida de que a referência aqui é ao papado?” Barnes foi o pastor da primeira igreja presbiteriana em Filadélfia. O pastor Barnes morreu em 1870. Era comum para os protestantes desse tempo acreditar que Paulo se referia ao Papa. Entretanto, mesmo Barnes não conseguiu achar nenhuma prova de que o Papa clamava ser Deus. Ele teve que encontrar isso nos escritos de outros católicos).

F. Leia 2 Tessalonicenses 2:5-7. Paulo aparentemente contou aos tessalonicenses um segredo que não compartilhou conosco. O que você acha que é o “mistério da iniquidade”?

1. O que você que é “estar detendo”? (Paulo não nos diz. Mas, qualquer que seja a teoria que venhamos a construir para esse anticristo, esse espírito de pensar que somos superiores a Deus, esse espírito é compelido por algum poder divino).

G. Leia 2 Tessalonicenses 2:8. Chegará o tempo em que esse anticristo será revelado? (Sim. Em algum ponto o anticristo é liberado para se revelar).

1. Como o anticristo termina? (Isso é importante. Esse anticristo vem antes da Segunda Vinda de Jesus e é derrotado na Segunda Vinda de Jesus. O tempo aqui é muito claro).

H. Leia 2 Tessalonicenses 2:9-10. Qual é nossa prova mais clara (além do tempo) do anticristo do tempo do fim? (Ele realiza toda sorte de milagres, sinais e maravilhas. Ele coopera com o mal).

1. Por que ele realiza toda sorte de milagres, sinais e maravilhas? (Ele faz para enganar os cristãos).

a. Enganar sobre o que? (Se você revisar o que lemos, a sugestão clara é de que o anticristo do tempo do fim pretende nos fazer pensar que é Cristo chegando. Ele está tentando imitar a Segunda Vinda).

2. Isso soa como o Papa? (Não. Assim como aqueles que leem essa lição sabem, eu não sou dogmático quanto ao significado da profecia. Em vez disso, eu penso que é mais importante para nós estarmos alerta e testar os eventos atuais contra a Bíblia. A menos que algo aconteça no futuro, nenhum Papa satisfez o tempo ou as demonstrações descritas por Paulo. Nenhum Papa disse “Eu sou a Segunda Vinda de Jesus”).

I. Mais importante, é sempre problemático apontar dedos para sujeitos crentes em Jesus e chama-los de “anticristo”. Isso é especialmente verdadeiro quando olhamos para a composição religiosa do mundo. Existem 1,6 bilhão de muçulmanos e 2,2 bilhões de cristãos. Por que os cristãos se chamariam uns aos outros de anticristo quando há uma imensa porção da população que é incontestavelmente oposta à ideia de que Jesus é Deus?

J. Muhammadi Trust, um grupo islâmico, compartilhou essa afirmação sobre o 12º imã que vem no fim do mundo: “O mundo não irá acabar”, disse o profeta Maomé, “até que um homem da minha família (Ahlulbayt) e de meu nome seja mestre do mundo. Quando vocês virem uma insígnia verde vindo da direção de Khorasan, então se juntem a eles, pois o imã de Deus estará com os estandartes que serão chamados al-Mahdi”.

1. Se você quer ler mais a respeito da crença islâmica no Mahdi vindouro, leia a página da Wikipédia sobre isso. Não muitos cristãos entendem que a visão islâmica dos eventos dos últimos dias anseia pela vinda de Mahdi antes do que os islâmicos chamam de Dia da Ressurreição.

K. Releia 2 Tessalonicenses 2:4. Se o “santuário de Deus” é Sua igreja, como isso se encaixa na teoria de que Mahdi é o anticristo do tempo do fim? (Não se encaixa).

1. O que devemos concluir disso? (Isso nos dá uma dica muito boa sobre o que devemos procurar no futuro. Se Mahdi se estabelece em um templo reconstruído em Jerusalém, então Paulo estava falando sobre um templo de verdade. Senão, precisamos procurar por um anticristo do tempo do fim que clama ser a cabeça da cristandade).

L. Leia 2 Tessalonicenses 2:11-12. Paulo começa alertando os tessalonicenses contra serem enganados. O que devemos fazer para evitar sermos enganados pelo anticristo do tempo do fim? (Precisamos ter um coração convertido. Precisamos acreditar na verdade. Os que são enganados são os que “têm prazer na injustiça” e “rejeitaram o amor à verdade”. Aqueles que não são enganados são os que amam a Deus e Sua verdade).

M. Amigo, onde você fica? Você ama a verdade de Deus? Você está querendo estudar sua Bíblia seriamente e manter seus olhos abertos para a decepção do tempo do fim? Ore para que o Espírito Santo te dê discernimento e o convença da verdade de Deus! Mas, quando esse anticristo chegar se alegre, pois Jesus vem em seguida!

III. Próxima Semana: Conservando a Igreja Fiel

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: