quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 11

Promessa aos Perseguidos
(2 Tessalonicenses 1:1-12)

Introdução: Quem pode dizer que não tem problemas? Se você é como a maioria, tem coisas em sua vida que criam problemas para você. Alguns desses problemas são sua própria culpa, alguns são culpa dos outros e alguns parecem vir flutuando para sua vida por conta própria. Qualquer que seja o problema, Deus é a resposta. Voltamos essa semana nossa atenção para a segunda carta de Paulo aos tessalonicenses. Essa carta dirige-se aos problemas que os crentes tessalonicenses encaram. Vamos pular para a conversa de Paulo e ver o que podemos aprender sobre encarar problemas em nossas vidas!

I. Cumprimentos

A. Leia 2 Tessalonicenses 1:1. Quem está enviando essa carta? (As mesmas pessoas que enviaram a primeira carta aos tessalonicenses – Paulo, Silas e Timóteo).

1. Se Paulo estivesse escrevendo para a sua igreja e dissesse que sua igreja estava “em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo”, como você reagiria? (Eu ficaria lisonjeada. Somos uma igreja que está “em Deus”. Em que melhor lugar poderíamos estar?)

B. Leia 2 Tessalonicenses 1:2. O que você está procurando na vida? Se você enfrenta problemas sérios, o que você deseja? E se eu te oferecesse uma garantia de salvação e paz? (Essa é a saudação de Paulo: graça e paz para vocês).

C. Leia 2 Tessalonicenses 1:3. Por que Paulo agradece? (Que os tessalonicenses estão crescendo em fé e amor).

1. Considere como Paulo começa sua carta. Como deveríamos lidar com colegas cristãos? (Ele os parabeniza. Ele deseja graça e paz).

II. Perseguição

A. Leia 2 Tessalonicenses 1:4. Até agora a carta de Paulo tem sido doçura e luz. A vida é perfeita para os tessalonicenses? (Não! Eles estão passando por perseguições e tentações).

1. Como eles estão lidando com esses problemas sérios? (Com perseverança e fé).

2. O que essas duas palavras, “perseverança” e “fé”, sugerem sobre como devemos lidar com as dificuldades? (Fé seria confiança em Deus. Perseverança é aceitar algo para agora com a atitude de que as coisas irão melhorar).

B. Leia 2 Tessalonicenses 2:5. Como o sofrimento é evidência de que Deus é justo? (Eu não acho que seja o que Paulo está dizendo. Ele está dizendo que o fato de sofrermos agora justifica a execução do julgamento por Deus em algum período do futuro).

1. Você já ouviu os céticos perguntarem “Por que um Deus de amor executa um julgamento?”. Qual é a resposta? (A injustiça clama por julgamento. A perseguição clama por julgamento. Se Deus não amasse Seus santos, Ele não Se ofenderia pelos problemas que os ímpios amontoam sobre eles).

2. Ganhamos a salvação pelo sofrimento? (Não. Mas, resistir ao sofrimento pela fé e perseverança mostra nosso relacionamento com Deus).

III. Troco

A. Leia 2 Tessalonicenses 1:6. Se amamos nossos inimigos, por que iríamos querer uma promessa para dar o “troco” a eles?

B. Leia Romanos 12:20-21. O que você disso? Seja legal com as pessoas que te machucam e elas sentirão culpa por te ferir?

1. Você acha que é esse o “troco” que Paulo menciona em 2 Tessalonicenses 1:6? (Na verdade, eu gostaria de um troco real. Eu não tenho ninguém em minha vida para quem eu deseje “troco”, mas existem pessoas realmente más no mundo que merecem o troco).

2. Como você concilia a promessa de Paulo de que Deus irá “retribuir com tribulação aos que lhe causam tribulação” com o seu conselho de retribuir nossos inimigos com amor? (Esse é um limite fácil. Não devemos estar nos negócios do troco. Deus é o negócio do troco. Se você ler Romanos 12:17-19 você verá que Paulo faz o mesmo raciocínio em Romanos e em 2 Tessalonicenses).

a. Por que Deus tem que dar o troco e nós não? (Porque Deus é o juiz perfeito e nós não).

C. Leia 2 Tessalonicenses 1:7. O que mais Deus promete, além de retribuir os nossos inimigos? (Que Ele proverá alívio a nós).

1. Se você tivesse que escolher entre alívio e retribuição, o que você escolheria? (Deus nos dá o melhor dom).

D. Olhe novamente para 2 Tessalonicenses 1:7. Qual é o tempo para a retribuição? (A Segunda Vinda).

1. É também o tempo do alívio chegar? [Talvez. Paulo fala de retribuição e alívio juntos, e então diz “Isso acontecerá (na Segunda Vinda)”].

2. O que você acha sobre a notícia de que o alívio não chegará até o fim do mundo? (Lembre-se de que em 2 Tessalonicenses 1:4 Paulo parabeniza os tessalonicenses pela sua perseverança).

E. Leia 2 Tessalonicenses 1:8. O que você acha que isso significa? Que aqueles que são punidos são os que não conhecem nem obedecem a Deus? Eles falham nos dois pontos.

1. Ou, significa que aqueles que são punidos são os que não conhecem ou os que não obedecem? Eles falham em um dos dois pontos. Mas falhar em algum é fatal.

2. Se você disser “não conhecem nem obedecem”, isso sugeriria que as pessoas que não conhecem Deus, mas O obedecem, seriam salvas. Poderia isso ser correto? (Os comentários que eu consultei dizem que o verso 8 deveria ser entendido como significando que eles podem falhar em qualquer ponto – aqueles que escolhem não conhecer Deus e aqueles que conhecem Deus, mas escolhem não obedecê-Lo – ambos os grupos estão perdidos. Isso faz sentido porque a graça significa que ninguém vai ao Céu pelas obras).

a. Segure esse texto em sua mente um pouco mais. Se o texto significa que os perdidos são aqueles que “não conhecem a Deus ou não obedecem”, então devemos obedecer para sermos salvos, certo? (Isso reforça a ideia de que se conhecemos a Deus verdadeiramente, isso resultará em uma mudança em nossas ações).

b. Os comentários que eu consultei sugerem os dois grupos descritos aqui. Os gentios que adoravam falsos deuses (eles falharam no ponto do conhecimento) e os judeus que conheciam sobre Jesus, mas rejeitaram Seus ensinamentos (eles falharam no ponto da obediência). Como você aplicaria esses dois grupos para as pessoas do mundo de hoje?

F. Leia 2 Tessalonicenses 1:9-10. Quando você pensa sobre seu destino eterno, o que mais te atemoriza? [A maioria das pessoas fala sobre queimar eternamente. Esse texto suporta a ideia de que o queimar não é eterno, apenas o resultado do fogo é eterno (“destruição eterna”). Se eu estou alerta e com dor, não fui destruído].

1. A outra penalidade é ser banido da presença e do poder de Deus. Imagina um mundo em que a presença e o poder de Deus fossem ausentes de sua vida? (Isso seria horrível. A maior perda para aqueles que não forem salvos é perder a eternidade com Deus).

2. O que Paulo diz no tópico da salvação? (Ele diz que os tessalonicenses serão salvos porque “creram em nosso testemunho”. Esse é o evangelho, acreditar no testemunho sobre Jesus).

G. Leia 2 Tessalonicenses 1:11. O que Deus está procurando em nossas vidas? (Que sejamos dignos de nossa vocação. Que o poder de Deus flua em nós para completarmos os nossos bons propósitos e nossos atos de fé).

1. O que você acha que Paulo quis dizer por “vocação”? Essa é uma referência à salvação? [Deus nos chama para a salvação. Mas, aqui a vocação parece ser para parceiro do Espírito Santo (o poder de Deus) para completar os bons propósitos e as boas ações].

H. Leia 2 Tessalonicenses 1:12. O objetivo de nossas vidas é levar uma existência livre de problemas? Deixar nossos problemas para trás? (Não. O objetivo é glorificar Deus em nossas vidas. Se enfrentamos problemas ou não, Deus nos chama para vivermos vidas santas. Vidas que tragam glória para Deus).

I. Amigo, se você encara problemas e tribulações, você já considerou como pode usá-los para trazer glória para Deus? Se não, por que não pedir a Deus para te dar o poder de Seu Espírito Santo para glorificar a Deus por meio dos desafios da vida?

IV. Próxima Semana: O Anticristo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: