quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 9

Eventos Finais
(1 Tessalonicenses 5:1-11)

Introdução: Deixamos nosso estudo semana passada com a gloriosa descrição de Paulo da Segunda Vinda de Jesus e a instrução “Consolem-se uns aos outros com essas palavras”. Depois de ouvir a notícia fabulosa de que Jesus estava vindo novamente e que salvaria tanto os vivos quanto os mortos, a próxima pergunta óbvia é “Quando?”. Quando Jesus virá novamente? Vamos pular para nosso estudo da Bíblia porque isso é algo que todos queremos saber!

I. Quando?

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:1. Do que Paulo está falando? Isso é exatamente o que queremos saber! Por que Paulo se esquiva dessa importante questão ao dizer “não precisamos escrever-lhes” sobre o tempo?

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:2. O que você acha dessa resposta? (Paulo diz que não precisa nos contar sobre o tempo da Segunda Vinda porque sabemos que devemos ser surpreendidos).

1. Eu não sei sobre você, mas eu gostaria de saber quando, durante a noite, um ladrão viria me visitar! Você concordaria que o tempo de uma visita de um ladrão à noite é algo que você precisa saber? (Pense sobre isso por um minuto. Você quer repelir um ladrão porque sabe que ele só tem maldade em mente. A Segunda Vinda de Jesus não é como um policial escondido com um radar conferindo nossa velocidade? Se você não está correndo, você não se importa com onde ou quando o policial está escondido, certo?).

C. Leia Atos 1:6-7. Essa é uma questão popular? Como Jesus lida com a resposta? (Como Paulo! Jesus diz que não precisamos saber.).

D. Leia 1 Tessalonicenses 5:3. Quem deveria se importar com o tempo? (Aqueles que estão destruídos. Aqueles que negam que um julgamento está chegando).

1. Paulo escolheu uma ilustração muito estranha para o seu argumento de que a Segunda Vinda será uma surpresa. Uma mulher grávida é pega totalmente de surpresa com a dores de parto? Opa, acabei de dar à luz! Agora isso foi inesperado!

2. Se eu estivesse escrevendo isso, diria “Tal qual uma pessoa andando pelo caminho é morta por um meteoro, assim é a destruição dos ímpios na Segunda Vinda”. Por que você acha que Paulo escolheu essa ilustração ao invés da minha? (Porque não é uma surpresa completa. Paulo está nos dizendo que não precisamos saber os detalhes, e as pessoas estarão em negação, mas temos avisos gerais da aproximação da Segunda Vinda).

II. Alerta

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:4. Qual é a diferença entre os irmãos e o mundo quando o assunto é o tempo da Segunda Vinda? (Paulo diz que não estamos nas trevas, não estamos surpresos).

1. Como você explica a aparente contradição entre 1 Tessalonicenses 5:2 (“vocês sabem perfeitamente” que Jesus virá como um ladrão de noite) e 1 Tessalonicenses 5:4 (“vocês não estão em trevas” e não deveriam se surpreender)? Jesus está vindo como um ladrão da noite ou não? (Isso volta à nossa mulher grávida. Paulo nos diz que se estivermos prestando atenção não seremos surpreendidos – mesmo sendo um evento surpreendente para o mundo. Entretanto, ainda precisamos lidar com o fato de que tanto Paulo quanto Jesus nos dizem que realmente não precisamos saber o tempo preciso).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:5-6. Qual é a chave para antecipar o ladrão da noite para que não sejamos surpreendidos, mesmo que não tenhamos informações precisas sobre o tempo? [O problema com os ladrões da noite é que está escuro (então é difícil vê-los) e estamos dormindo (temos um baixo nível de consciência). Paulo diz para vivermos como se fosse dia e mantermos o nível de consciência alto].

C. Leia Lucas 21:34-36. Quando Paulo estava falando sobre luz, dia, noite, sono e embriaguez ele estava falando de generalidades. Era claridade versus escuridão. O que Jesus nos diz serem barreiras práticas à claridade? As barreiras contra a luz e estar alerta? (As ansiedades da vida que nos fazem desviar da realidade).

1. Meu palpite é que a maioria dos leitores dessa lição não fica correndo atrás de bebida o tempo todo. Você sabia que escrever enquanto dirige é como beber na direção - em termos de atenção do motorista? E escrever, surfar na Internet e assistir televisão enquanto vive? Isso nos faz menos alerta para a realidade? Estamos distraídos para o que está acontecendo ao nosso redor?

2. Como você lida com a ansiedade? Você tenta distrair sua atenção ou olha para Deus por ajuda?

3. Para a maioria dos americanos, o “julgamento” vem na forma de uma multa de trânsito por velocidade (ou outro tipo de multa). Pense na sua última multa, você estava alerta ou distraído quando o policial te parou? (Paulo e Jesus nos dizem para não vivermos uma vida distraída. Preste atenção nas coisas de Deus e preste atenção nos sinais de Sua Segunda Vinda).

D. Leia 1 Tessalonicenses 5:7. Você gasta a maior parte de seu tempo durante o dia ou à noite? Você acha que isso podia fazer diferença em seu comportamento?

E. Leia 1 Tessalonicenses 5:8. Paulo novamente usa algumas ilustrações interessantes. O que um peitoral e um capacete fazem? (Protegem contra ataques).

1. Como a fé, o amor e a esperança nos protegem contra ataques? (Lembre que o problema, segundo Jesus, é estar distraído pela ansiedade. Fé, amor e esperança nos guardam da ansiedade. Fé, amor e esperança nos ajudam a evitar estar distraído pelo mundo).

2. Como o “domínio próprio” desempenha um papel no objetivo de não estar distraído? (Se você quer evitar estar distraído pelos problemas da vida, preste atenção em quanto dos seus problemas você cria! Um pouco de domínio próprio nos ajuda muito a viver mais em paz).

III. Prevenção da Ira

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:9-10. O que Deus está nos apontando? (Salvação, não ira).

B. Releia 1 Tessalonicenses 5:10. De acordo com esse verso, quando o assunto é viver junto com Deus, importa se estamos acordados ou dormindo? (Esse texto claramente diz “não”, isso não importa).

1. O que isso significa?

2. Eu olhei em várias traduções para ver se a Nova Versão Internacional era a única a transmitir a ideia de viver com Deus estando acordado ou dormindo. A Nova Versão Internacional não é a única nisso. Parece-me que existem três maneiras de entender isso:

a. Jesus morreu por todos, sendo as pessoas parte das trevas ou da luz.

b. Somos salvos pela graça, e estando dormindo ou alerta, somos salvos. A diferença é que as pessoas alerta não ficarão chocadas pela Segunda Vinda.

c. A tradução na linguagem de hoje olha de volta para a discussão no capítulo anterior sobre o que acontece com aqueles cristãos que morreram antes da Segunda Vinda e diz que estamos salvos por Jesus “vivos ou mortos”.

d. Qual dessas (ou quais) explicações você acha que é o entendimento correto disso? [Discutimos anteriormente que os tessalonicenses tinham alguns problemas sérios de pecado. Paulo os chama (verso 5) de “filhos da luz”. Eu acho que é a mensagem da graça. Como os tessalonicenses que escolheram Deus, nós lutamos com o pecado sem perder a salvação. Entretanto, desde que Paulo diz que aqueles que “pertencem à noite” (verso 5) não estão apenas surpresos, mas “de repente, a destruição virá sobre eles” (verso 3), eu não entendo o verso 10 como significando que aqueles que dormem, e que são parte da noite, serão salvos].

C. Leia 1 Tessalonicenses 5:11. Semana passada, quando Paulo nos contou sobre a Segunda Vinda, e que todos os que acreditavam em Jesus, estando vivos ou mortos, iriam ao Céu com Ele, ele terminou com “Consolem-se uns aos outros com essas palavras” (1 Tessalonicenses 4:18). Paulo não precisou explicar por que essas notícias eram encorajadoras. Explique por que 1 Tessalonicenses 5:11 é uma notícia encorajadora? (Os versos que estudamos essa semana são o coração do evangelho! Jesus morreu para dar tanto aos bons quanto aos maus a possibilidade da salvação. Se escolhermos sermos filhos e filhas da luz, ao aceitarmos a graça, então não seremos surpreendidos pela Segunda Vinda e não seremos destruídos por ela!).

D. Amigo, você está encorajado por essas notícias? Se você não deu seu coração a Jesus e escolheu se tornar uma criança da luz, você fará isso agora mesmo? Por que ser surpreendido e destruído quando Jesus retornar?

IV. Próxima Semana: Vida da Igreja

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: