sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 8

Os Mortos em Cristo
(1 Tessalonicenses 4:13-18)

Introdução: O que acontece quando morremos? Existem duas visões principais no cristianismo. A visão majoritária é que seu “espírito” ou “alma” (a parte pensante de você) retorna ao Céu para aguardar a ressurreição (a segunda vinda de Jesus), na qual seu pensamento e seu corpo se unirão novamente. A visão minoritária é a “alma dormente”, na qual seu corpo e sua alma permanecem inconscientes no túmulo até a ressurreição. Os tessalonicenses parecem ter tido uma terceira e mais desencorajadora visão. Eles pareciam pensar que se você morresse antes do retorno de Jesus você estaria perdido para sempre. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia para explorar o que Paulo tem a dizer para os tessalonicenses sobre o estado dos mortos!

I. Esperança

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:13. Qual é o problema com o pensamento dos tessalonicenses? (Eles eram como aqueles que se entristeciam com a morte dos outros porque não tinham “esperança”).

1. Como Paulo chama esse tipo de pensamento “sem esperança”? (Ignorância. Ele diz que os cristãos têm uma visão mais educada da morte).

B. Leia 1 Tessalonicenses 4:14. O que aconteceu com Jesus depois que Ele morreu? (Ele foi ressuscitado).

1. O que essa crença significa para nós? (Que se nós dormirmos em Jesus, Deus também nos ressuscitará!).

2. Note que o verso diz “Deus trará juntamente com Jesus”. Sobre o que Paulo está falando, geografia? Que Jesus (que mora no Céu) trará pessoas do Céu para a Terra na segunda vinda? [Não acho que seja isso o pretendido. Paulo não está escrevendo sobre geografia, está escrevendo sobre poder e autoridade. Assim como Deus trouxe Jesus do túmulo, Ele nos trará (por causa da vitória de Jesus) do túmulo].

II. O Erro

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:15. Embora não entendamos as visões errôneas dos tessalonicenses completamente, isso nos dá alguns vislumbres desses erros. Que erro Paulo está corrigindo? (Que aqueles que estiverem vivos na segunda vinda de Jesus irão para o Céu antes dos que morreram).

1. Isso era apenas uma questão sobre o tempo? (Eu duvido. Paulo começa dizendo “Não pensem como aqueles que não têm esperança”. Isso me diz que os tessalonicenses pensavam que se eles não vivessem para a segunda vinda de Jesus, eles não iriam ao Céu. Eles tinham que sobreviver para serem capazes de irem para o Céu).

2. Qual é a verdade sobre o tempo? (Que aqueles que estiverem vivos na segunda vinda não irão ao Céu antes dos que morreram em Jesus).

B. Coloque-se no lugar de um membro da igreja tessalonicense. Como você poderia chegar à uma visão tão errada? (Não é assim com tudo na vida? Nós esperamos viver para ver as coisas boas!).

III. A Ressurreição

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:16. Quem está vindo para nos pegar? (Jesus!)

1. Ele está vindo quieto? (Jesus dará um comando barulhento. A voz do arcanjo soará com Jesus e as trombetas de Deus ressoarão!).

2. Qual é a ordem de nossa vinda? (Aqueles que morreram em Jesus levantarão primeiro! Os tessalonicenses não estão errados apenas no pensamento de que não há esperança, a ordem está errada – aqueles que morreram vêm primeiro).

3. Uma visão comumente tida é algo chamado “arrebatamento secreto”. A ideia é que a maioria dos cristãos vivos serão secretamente levados para o Céu. Os outros, quando notarem, terão uma segunda chance de irem ao Céu. Como essa doutrina vai contra os versos que acabamos de ler? (Primeiro, o tempo está errado. No arrebatamento secreto, os cristãos que estão vivos vão para o Céu antes da ressurreição geral dos mortos. Paulo diz que isso não é verdade. Segundo, não há nada de secreto em Jesus tomar os vivos e os mortos para o Céu com Ele. Existem todos os tipos de barulho!).

B. Leia 1 Tessalonicenses 4:17. Onde encontramos Jesus? Na Terra? (Não, encontramos Jesus nos ares. Jesus não fica passeando pela Terra, e nem nós).

1. Quando estou voando no avião, se saímos tarde o piloto algumas vezes diz que compensaremos o tempo no ar. Como esse conceito se encaixa com os mortos ressuscitados e os vivos? (Nós, que estamos vivos, seremos arrebatados. Seremos “arrebatados juntamente com eles nas nuvens”).

2. Quanto tempo nós ficaremos com Jesus? (Para sempre!).

C. Leia 1 Tessalonicenses 4:18. Isso é uma narração incompleta? (Quando eu leio essas palavras fico com vontade de soltar uma sonora risada! Quão animador é isso? Quão encorajador isso é! Louvado seja Deus!).

1. Você conhece alguém que faleceu que você gostaria que fosse arrebatado nos ares?

IV. Alma Dormente?

A. Paulo fala de forma inequívoca nos versos que estudamos que porque Jesus foi ressuscitado, Jesus ressuscitará aqueles que morreram nEle. Em face disso, Paulo não diz diretamente nada sobre a controvérsia do atual estado dos mortos nesses versos. Mas, ele nos dá algumas inferências negativas que devemos considerar.

B. Coloque-se no lugar de Paulo. Se os tessalonicenses pensavam que aqueles que morriam antes da segunda vinda de Jesus perdiam o Céu, qual seria a resposta lógica se fosse verdade que os seus espíritos ou almas já estivessem no Céu? (Eu diria “Você acha que os mortos perderam o Céu? Você acha que os mortos são deixados para trás? Os espíritos deles estão no Céu antes de você!”).

1. Então, por que Paulo não disse isso? Por que ele falou sobre uma ressurreição geral dos vivos e dos mortos? (Isso sugere que a alma ou espírito dos cristãos que morreram não estão no Céu).

C. Quando eu era jovem, fui ensinado sobre a alma dormente. Mas, quando meu pai morreu, eu não iria deixar que outros pensassem por mim, então eu li todos os textos bíblicos sobre o assunto. Vamos fazer uma pequena investigação do assunto. Leia Eclesiastes 9:5, a primeira parte. O que diz sobre o estado dos mortos? (Eles não sabem de nada).

D. Leia Eclesiastes 9:1-2. O que isso diz sobre os justos? (Eles compartilham o mesmo destino dos ímpios. Confessando seus pecados ou não, você tem o mesmo destino).

E. Leia Eclesiastes 9:5-6. Que recompensa os justos terão? (Nenhuma!).

1. Ao ler esses textos de Eclesiastes, você deveria concluir que não existe nenhuma vida após a morte? Os cristãos não têm nenhuma “recompensa”? (As pessoas da “alma dormente” que citam Eclesiastes 9:5 para a sua visão deveriam ter o prêmio do “cérebro dormente”! Salomão ou está deprimido ou simplesmente está escrevendo sobre o benefício da vida. Se ele está comentando sobre a vida após a morte, ele está em completo desacordo com o Novo Testamento).

F. Leia Mateus 27:52-53, Judas 9 e Mateus 17:1-4. O que isso nos diz sobre a vida após a morte para Moisés? (Ele está no Céu! Ele foi para o Céu antes da ressurreição da segunda vinda. Mateus 27 sugere que isso aconteceu com mais pessoas, além de Moisés).

1. Que partes de Moisés estão no Céu? (Note que Judas nos diz que eles estavam contendendo sobre o corpo de Moisés. Isso torna claro que tanto a parte pensante quanto o corpo estão no Céu).

G. Leia Apocalipse 6:9-11. Qual é o tempo para isso? (Antes da segunda vinda, pois os cristãos ainda estão sendo martirizados na Terra).

1. O que a imagem de almas vestindo trajes brancos sugere? (Almas justas, conscientes no Céu antes da segunda vinda. Claro que grande parte do Apocalipse é simbólica, e isso deve ser simbólico, não literal).

H. O que deveríamos concluir sobre o que Paulo nos ensina e essa breve olhada em poucos versos sobre o estado dos mortos? (A grande nova é que porque Jesus derrotou o pecado e foi levantado dos mortos, aqueles que confiaram nEle podem ansiar a vida eterna, mesmo que tenham morrido. Quanto à questão da alma dormente, eu simplesmente toquei a superfície do assunto. Em meu estudo pessoal eu cheguei a três conclusões. Primeiro, eu decidi que o que eu tinha aprendido sobre a alma dormente quando criança estava certo – pelo menos para a maioria das pessoas. Segundo, ninguém tem o direito de ser arrogante sobre o assunto, porque a Bíblia tem textos que apoiam ambas as visões. Se eu me encontrar no Céu imediatamente após a morte, eu ficarei surpreso, mas não chocado. Terceiro, a Bíblia é absolutamente clara que Deus pode fazer o que quiser. Algumas pessoas Ele ressuscita antes da segunda vinda).

I. Amigo, a questão para você não é tanto “quando eu irei ao Céu”, mas “se eu vou”? Você aceitará Jesus como seu Salvador hoje para que a questão do “se” seja respondida para você?

V. Próxima Semana: Eventos Finais

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: