quinta-feira, 19 de julho de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 4

Alegria e Gratidão
(1 Tessalonicenses 1:1-10)

Introdução: Essa semana nós chegamos ao ponto em nosso estudo das cartas para os tessalonicenses. Enquanto é bom entender a herança, e considerar os desafios que Paulo e seus amigos enfrentaram evangelizando os tessalonicenses, nada é melhor do que estudar a palavra de Deus no contexto. Estudos de tópicos têm seu lugar, mas os estudos de tópicos confiam na lógica de humanos. Quando estudamos um livro da Bíblia, vemos a lógica de Deus em ação. O Espírito Santo organiza a sequência de apresentação da Bíblia. Vamos ver o que podemos aprender sobre a vontade de Deus para nós, na sequência que Ele inspirou, ao examinar o que Ele tem a dizer para os tessalonicenses!

I. Saudações

A. Leia 1 Tessalonicenses 1:1-3. Essa semana eu vi um antigo colega que imediatamente comentou sobre um programa de televisão que ele tinha visto na noite anterior no qual eu era entrevistado. Seu primeiro comentário foi que eu tive dificuldade em responder uma questão. (Minha opinião tendenciosa era que eu tinha ido bem – mesmo na pergunta difícil). O que meu amigo poderia aprender de Paulo? (Paulo começa de forma positiva. Ele deseja aos tessalonicenses, graça e paz, e então diz o quanto é grato pela fé e trabalho deles).

1. Como você cumprimenta as pessoas?

2. Como você reage a pessoas que te saúdam com críticas ao invés de cumprimentos?

3. Lembre, o Espírito Santo está guiando as palavras de Paulo. O que devemos aprender sobre a abertura de Paulo aqui? (Seja positivo. Comece com palavras encorajadoras, positivas para os outros se possível. Você pode aprender críticas construtivas depois).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:14. Que saudação alternativa Paulo poderia ter dado? (Parem de ser preguiçosos, tímidos, impacientes e vingativos!).

1. Qual é o estado do teu casamento? Quão bem você se dá com seus filhos?

a. Como você saúda seu cônjuge e seus filhos?

II. Escolhidos

A. Leia 1 Tessalonicenses 1:4-5. Quando eu ensino ou prego, de tempos em tempos uma pessoa que foi fortemente convicta pela Espírito Santo se aproxima depois. Outros parecem ter as palavras apenas escorregando de suas costas. As pessoas convictas são “escolhidas” por Deus e o resto não é escolhido por Deus?

B. Leia 1 Timóteo 2:3-4. Sabemos que Paulo enviou Timóteo para estar com os tessalonicenses. O que Timóteo escreve sobre ser escolhido por Deus? (Que Deus quer que todos sejam salvos).

C. Leia Apocalipse 3:20 e Apocalipse 14:6-7. Para quem Deus apela para segui-Lo? (A todos em qualquer lugar).

D. Releia 1 Tessalonicenses 1:4-5. Muitos cristãos acreditam em algo chamado “eleição”. Apenas se eles são “eleitos” são salvos. Da forma que eu entendo, pessoas “não eleitas” não podem nunca ser salvas. Quando Paulo diz no verso 4 que Deus “os escolheu” ele está falando sobre “eleição”?

1. Qual é a prova de ser “escolhido” (ou “eleito”)? (O Espírito Santo trouxe convicção e poder).

E. Leia 1 Pedro 2:9-10, Atos 10:44-47 e Atos 15:6-9. Esses textos trazem à mente outro contexto no qual o poder do Espírito Santo demonstrou que Deus escolheu um povo. Qual é esse contexto? [Somos lembrados da história do trabalho de Deus com humanos. Deus escolheu um povo especial (os judeus) para serem trabalhadores Seus no compartilhar a mensagem sobre Ele. Quando o povo especial de Deus rejeitou a Jesus abundantemente, Deus Se voltou para os gentios – aqueles que não eram, como 1 Pedro 2:10 diz, “nem sequer povo” para serem mensageiros de Deus. O contexto deixa clara a mensagem de Paulo de que “Você não precisa ser judeu para ser escolhido por Deus”. A prova, como sempre, é a demonstração de poder do Espírito Santo. Paulo não está dizendo que Deus pega e escolhe entre os humanos quem será salvo].

III. Imitação

A. Releia a última parte de 1 Tessalonicenses 1:5 e então leia 1 Tessalonicenses 1:6-7. De que forma Paulo está dizendo que os tessalonicenses eram “imitadores” de Paulo e seus amigos? (Olhe para a última frase do verse 5: “procedemos entre vocês, em seu favor”. Paulo e seus amigos se sacrificaram para ajudar os tessalonicenses).

1. As pessoas frequentemente dizem que devemos apenas imitar Jesus, mas por muito tempo achei que essa ideia tinha sérios defeitos. Parece óbvio que Deus reteve muitas de Jesus para que os humanos não pudessem falar “Jesus teve uma vantagem sobre mim porque Ele nasceu rico, Ele era de uma família da realeza, tinha uma casa bonita etc.”. Você acha que deveríamos imitar as desvantagens de Jesus?

2. As desvantagens de Jesus são uma prova de que Ele desistiu de Seus próprios interesses por nós?

a. Se você disse “sim” então “desistir de vantagens para ajudar os outros” não é exatamente o que Paulo disse que ele e seus amigos estavam fazendo pelos tessalonicenses? (Isso está fazendo com que eu repense esse assunto. Enquanto eu ainda não penso que somos chamados para imitar Jesus como sem teto ou outras desvantagens específicas, a ideia geral de desistir de nós mesmos pelos outros deveria ser o princípio central de nossa vida).

B. Olhe novamente para 1 Tessalonicenses 1:6-7. De que forma os tessalonicenses eram um modelo para os outros crentes? (Eles receberam a mensagem com alegria).

1. E sobre a “ideia de desistir de si mesmo”? Eles eram também um modelo para isso? (Note que o verso 6 diz “apesar de muito sofrimento” eles receberam a mensagem com alegria. Na superfície, ninguém teria alegria em desistir de algo, em oposição a ganhar algo. Existem estudos sobre isso. Uma pessoa que tem duas opções pode não ter uma preferência forte por uma ou outra. Mas, uma vez que a pessoa selecionou uma, essa pessoa não quer desistir dessa pela alternativa. O fato dos tessalonicenses poderem desistir de uma vida normal “com alegria” é algo para ser imitado).

2. Agora temos Paulo e seus amigos como modelo e os tessalonicenses como modelos. Deveríamos encorajar a imitação de outros cristãos?

C. Leia 1 Tessalonicenses 1:8. De que outra forma os tessalonicenses se tornaram modelos para os outros conversos? (A fé deles era digna de nota. Eles “propagaram” a “mensagem do Senhor”. A imagem da palavra que eu vejo é de alguém tocando um sino para ter a atenção dos outros. A fé dos tessalonicenses chamou atenção!).

IV. Resgate

A. Leia 1 Tessalonicenses 1:9-10. Nós falamos sobre os aspectos do cristianismo “difíceis de aceitar”. Que Paulo promoveu um Messias que tinha sido morto pelos romanos ao invés de conquistar os romanos. De que forma a crença antiga dos tessalonicenses é “difícil de aceitar”? (Eles serviam a ídolos – algo feito por mãos humanas).

1. Como Paulo descreve o contraste entre os dois sistemas de crença? (Porque Jesus foi levantado dos mortos, nós servimos um Deus vivo. Não servimos algo feito por humanos que nunca foi vivo – muito menos é vivo agora).

2. Qual é nossa esperança? (Que Jesus vai retornar do Céu e nos resgatar da “ira que há de vir”.).

B. Na introdução falamos sobre a sequência de Deus na Bíblia. Ao pensar sobre o que estudamos nessa lição, da natureza da saudação à escolha dos tessalonicenses, o modelo para os outros, a natureza do resgate de Jesus, que tema geral você vê? Serviço para os outros. Somos cuidadosos sobre como saudamos os outros. Estamos querendo aceitar outros que são aceitos pelo Espírito Santo. Estamos desejosos de compartilhar nossa fé mesmo que isso faça a vida desconfortável. Servimos um Deus vivo que desistiu de Sua vida por nós e que nos resgatará. Amigo, você está querendo fazer desse o tema de sua vida? Você pedirá ao Espírito Santo poder para fazer isso?

V. Próxima Semana: O Exemplo Apostólico

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: