quinta-feira, 12 de julho de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 3

Tessalônica nos Dias de Paulo
(1 João 2, Atos 17, Gálatas 5)

Introdução: Você já ouviu a pergunta “Alguma coisa mudou?”. De certo modo, todos os tipos de coisa mudam todo tempo. Uma grande mudança dos últimos vinte anos é a Internet. Publicar e enviar esse estudo bíblico nos “velhos tempos” tomaria uma grande quantidade de dinheiro. Mesmo com dinheiro suficiente, não seria prático enviar isso para o mundo todo por causa dos atrasos no envio. A Internet mudou tudo isso. Mas, os corações das pessoas são diferentes hoje? As esperanças, os sonhos e as preocupações das pessoas mudaram? Não. As pessoas de Tessalônica eram como você e eu. Paulo, Silas e Timóteo enfrentaram dificuldades com o pecado, assim como nós. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre a solução para os problemas que todos enfrentamos!

I. As Coisas do Mundo

A. Leia 1 João 2:15. Excluindo Deus, tudo o que eu amo está no mundo. Onde as coisas que você ama estão localizadas?

1. Você acha que esse texto está falando sobre localização? Está falando de geografia? Ou está dizendo “Não ame o mundo” e tudo que está “dentro” do mundo – no sentido de estar incluso no mundo?

B. Leia 1 João 2:16. Como isso torna claras as respostas para as perguntas que acabamos de discutir? (A Bíblia não está falando de geografia. Está usando a palavra “mundo” como símbolo para as coisas opostas a Deus).

1. O que você acha que significa a frase “os desejos do homem pecador”? (Você poderia dizer “Se eu não sou uma pessoa pecadora, então meus desejos são bons”. Mas, eu suspeito que ter “desejos” é uma dica para o que Bíblia quer dizer quando diz “mundo”).

2. O que você acha que significa a frase “a cobiça dos olhos”? (Esse parece ser um outro tipo de desejo – querer algo que você vê).

3. Você conhece pessoas que se gabam do que possuem e fizeram? (Agora chegamos a algo que podemos realmente entender, pois provavelmente somos nós. Se estamos em negação e achamos que não somos “nós”, então conhecemos pessoas que se encaixam nessa descrição).

a. Por que uma pessoa se gabaria sobre o que tem ou fez? (Para mostrar que é melhor que os outros. Ela tem mais dinheiro, mais coisas e realizou mais porque é mais esperta, mais trabalhadora e mais justa).

4. Se você olhar para esses versos (1 João 2:15-16), você acha que essas frases que estudamos estão relacionadas? (Sim!).

a. Se a definição final (nesse grupo de frases) do que significa amar o mundo é contar vantagem sobre si mesmo, o que isso sugere significar “os desejos do homem pecador” e a “cobiça dos olhos”? (Essas são pessoas que querem estar na estrada para contar vantagem sobre o que têm e o que fazem. Elas ainda não estão lá, daí a razão para “desejar”. Elas ainda não têm isso, daí a razão para “cobiçarem”. Esses são os “pobres” e “mal sucedidos” que querem algum dia ser capazes de contar vantagem sobre o que têm e o que fazem).

b. Com esse entendimento, isso inclui todos nós? Você acha que essa atitude humana mudou com o passar de milhares de anos?

C. Leia 1 João 2:17. Por que estar na estrada (ou no fim da estrada, ou tentando e falhando para entrar na estrada) para uma vida digna de contar vantagem é uma má ideia? (Isso é temporário. Você chega ao ponto de ter tudo e realizado tudo e contado vantagem de tudo – e você morre. Ou, pior, você cobiçou e desejou a vida toda e de repente você compreende que sua vida acabou e você não tem nada!).

1. Por que ter, fazer e contar vantagem são inconsistentes com ter o amor do Pai em nós? (Alguém com o amor de nosso Pai do Céu não está focado em si mesmo, mas tem uma vontade de ajudar outros).

2. Como uma vontade de ajudar outros faz um sentido mais prático? (“O homem que faz a vontade de Deus vive para sempre”).

D. Leia Atos 17:1-3. Qual foi o aspecto mais difícil da mensagem de Paulo para os tessalonicenses? (Que as pessoas devessem adorar um Messias que morreu nas mãos dos romanos – ao invés de conquistar os romanos).

1. Esse é o verdadeiro desafio do evangelho para você – uma mensagem de desistir de si mesmo pelos outros, ao invés de conquistar todos os que vêm em teu caminho?

2. A tarefa de Paulo era a mesma de todos os que compartilham o evangelho hoje – a de que o evangelho é uma “venda agressiva” se a autonegação é verdadeiramente entendida?

II. A Abordagem de Paulo para o Mundo

A. Leia 1 Coríntios 9:19. Isso é consistente com o que acabamos de estudar? (Sim!).

1. Isso apela a você? (O coração natural não quer ser escravo. Vamos continuar para ver o que Paulo quer dizer com isso).

B. Leia 1 Coríntios 9:20-21. Isso não é escravidão no sentido que normalmente pensamos. Em que sentido Paulo é um escravo aqui? (Parece ser uma escravidão para as ideias, não uma escravidão física. Paulo poderia ter ido a cada um desses grupos e dito “Você precisa de mais lei” ou “Você precisa de menos lei”. Em vez disso, ele evitou declarar suas próprias ideias).

1. Como podemos distinguir entre ser um escravo – desistir de nossas ideias pelas ideias de outrem – e aceitar o evangelho? Como podemos contar o que é ser prático para ganhar outros e o que é desobedecer a Deus?

C. Leia Atos 16:3. Timóteo está se fazendo de escravo para os outros? (Sim, esse é um exemplo doloroso de render-se às ideias de outros. Mas, Paulo achou que eles precisavam ceder nisso a fim de ganhar os judeus).

D. Leia Gálatas 5:2-3 e Gálatas 5:11-12. A circuncisão era um ponto importante para Paulo? (Sim. Ele lutou contra isso).

1. Por que, então, ele cedeu com Timóteo e não cedeu com os gálatas? (Os gálatas eram incircuncisos e Paulo diz que eles não precisam se circuncidar para serem salvos. Timóteo, por outro lado, estava indo pregar o evangelho para aqueles que haviam se circuncidado, e ser cincunciso o ajudou a ser capaz de compartilhar o evangelho com eles. Eu não tenho dúvidas de que por fim Paulo compartilhou o evangelho completo com esses judeus circuncisos – mas ceder pessoalmente para ser capaz de compartilhar o evangelho é parte de desistir de si mesmo pelos outros).

E. Quando começamos nossa discussão sobre contar vantagem sobre o que fazemos e o que temos, parecia que estávamos falando dos ricos e bem sucedidos (e aqueles que estavam tentando ser ricos e bem sucedidos). Essas pessoas são o único alvo de nosso estudo? (Não. Um alvo importante está contando vantagem sobre o que você faz e o que você tem em relação ao evangelho! Eu tenho poucas dúvidas de que contar vantagem sobre dinheiro, poder e posições é parte de estar no mundo. Mas, a escravidão da qual Paulo escreve é a escravidão que está ligada à opinião religiosa).

F. Deixe-me perguntar de novo, como você pode distinguir entre ceder em suas ideias e desobedecer a Deus? (Eu não entendo isso completamente, mas a primeira pergunta a fazer é “Estou fazendo isso para o avanço do evangelho?”. Se a resposta é “sim”, então provavelmente você está no caminho certo).

III. Começando a Igreja

A. Leia Atos 18:1-3. É um desperdício dos talentos e tempo de Paulo construir tendas em vez de pregar o evangelho? (Acabamos de discutir a ideia de ser altruísta e ser prático a fim de alcançar pessoas. Paulo está fortalecendo seu relacionamento com Áqüila e Priscila. Vemos em Romanos 16:3-4 que esses dois se tornaram grandes trabalhadores para o evangelho).

B. Leia Colossenses 4:15. Lemos aqui (e em outros textos) sobre igrejas em casas. Como a ideia de abrir sua casa para outros membros da igreja se encaixa no tópico desse estudo? (É outro exemplo de altruísmo prático).

C. Se você já fez parte de uma igreja em casa, quais são suas vantagens? (Você pode ver como esse grupo de crentes podem trabalhar juntos sem investir um monte de dinheiro em uma propriedade. Em uma igreja maior, você pode não conhecer as pessoas muito bem. Em uma igreja em casa você tem relacionamentos próximos).

D. Amigo, na próxima semana nós vamos começar nosso estudo de 1 Tessalonicenses seriamente. Como resultado desse estudo, você pode ver mais claramente a atitude que foi necessária para Paulo e é necessária para você alcançar outros com o evangelho? Você irá se comprometer a considerar cuidadosamente como ceder em suas opiniões religiosas de forma altruísta pode avançar o evangelho?

IV. Próxima Semana: Alegria e Gratidão

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: