quinta-feira, 5 de julho de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 2

Preservando Relacionamentos
(Atos 17, 1 Tessalonicenses 2)

Introdução: Semana passada um dos membros da minha igreja morreu. Na última vez em que a vi, ela olhou direto nos meus olhos e disse “Eu o verei de novo”. Ela iria passar por uma grande cirurgia e achava que iria morrer durante essa cirurgia. Minha esposa e eu tínhamos orado por ela e acreditávamos que a veríamos novamente na igreja. Eu sabia que ela queria dizer que me veria novamente ou na igreja ou no Céu. Embora eu não conhecesse essa querida senhora por muito tempo, um relacionamento forte se desenvolveu entre nós em um curto período de tempo. Quando ela morreu sem me ver de novo isso não apenas me deixou triste, mas também me fez pensar sobre suas últimas palavras para mim. Não podemos ter certeza sobre quando veremos nossa família e nossos amigos novamente. A vida é incerta. Como resultado, os relacionamentos são uma das coisas mais importantes na vida. O relacionamento de Paulo com os membros da igreja em Tessalônica é nosso estudo dessa semana. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia para ver o que podemos aprender sobre fortalecimento de relacionamentos!

I. A Separação

A. Relembre que semana passada Paulo teve uma recepção mista em Tessalônica. Vamos revisar ao ler Atos 17:5. O que você faria se pensasse que uma quadrilha estava guiando seu caminho?

1. E se você ainda estivesse se recuperando da última vez que uma quadrilha te pegou?

B. Leia Atos 16:6-7. Não encontrando Paulo ou Silas, eles trouxeram Jasom perante os oficiais da cidade. O que isso nos diz sobre Jasom e Paulo? (Jasom tinha dado a Paulo um lugar para morar. Era sabido que Jasom era seu anfitrião).

C. Leia Atos 17:8-9. O que isso sugere sobre Jasom? (Nós aprendemos que ele tinha dinheiro suficiente para pagar uma fiança. Isso também sugere que ele tinha influência suficiente com os oficiais para evitar um tratamento rude).

D. Leia Atos 17:10. O que Paulo e Silas estiveram fazendo? (Escondendo-se! Você também se esconderia para evitar outra surra como a que eles receberam em Filipos!).

1. Agora que revisamos como Paulo deixou Tessalônica, que tipo de impressão você acha que ficou em sua mente sobre sua visita?

2. Que tipo de impressão ficou nas mentes de Jasom e dos tessalonicenses?

3. Como isso afeta relacionamentos – ter que sair sob circunstâncias como essa? Isso aproximaria Paulo e os tessalonicenses ou os afastaria? (Pessoas em circunstâncias extremas frequentemente formam relacionamentos próximos. Por outro lado, ninguém gosta de entrar em confusão, e Paulo certamente fez com que Jasom e seus amigos entrassem em confusão).

E. Leia Atos 17:11. De que forma o pensamento de Paulo nesse texto quando o assunto são os tessalonicenses?

1. Você já ouviu a expressão “Isso dá mais confusão do que vale”?

a. O que “vale” em Tessalônica? Paulo apreciaria um desafio maior?

II. Encorajamento

A. Leia 1 Tessalonicenses 1:2-3. Se alguém te contar sobre um problema na vida, qual é seu pensamento imediato – sobre a pessoa ou sobre um problema similar em sua vida?

1. Anos atrás, uma senhora ligou para minha esposa para ver se ela podia deixar seus filhos em nossa casa. Quando minha esposa disse que não era possível, pois sua mãe tinha acabado de morrer, a senhora respondeu “Bem, fico feliz de que meus pais estejam bem”. Talvez você não seja tão descuidado assim, mas eu sei que quando as pessoas me contam de algum problema em suas vidas, eu frequentemente conto algo similar que ocorreu comigo! Quando você passa por problemas, você quer que outros relatem problemas similares em suas vidas ou você quer que eles se concentrem em seu problema?

2. Relembre que quando Paulo chegou em Tessalônica, ele ainda estava machucado de sua surra em Filipos. Se você deixasse seus amigos apressadamente por não querer apanhar de novo, você começaria seu relato por você ou por eles? (Eu explicaria sobre minhas próprias preocupações – como foi necessário correr por causa de minha saúde!).

3. Ao olhar para 1 Tessalonicenses 1:2-3, a atenção de Paulo está em quem? (Nos tessalonicenses).

4. Olhe cuidadosamente para as palavras de Paulo. Como você as caracterizaria? (Ele está parabenizando-os).

a. Paulo está simplesmente falando que eles são bonitos, que ele gosta de suas roupas? (Não, ele os está parabenizando por coisas centrais do evangelho).

5. Quando meu pai morreu, um dos bilhetes mais incríveis veio de Reed Larson, um homem que nomeia a minha posição de professor na Regent University. Ao invés de me falar sobre quando seu pai morreu, ele escreveu que meu pai devia ter sido um grande homem porque estava certo de meu pai estava refletido em minha vida. Meu pai morreu há muito tempo, mas eu não esqueci esse bilhete. Quando você escreve ou fala para alguém que enfrenta dificuldades, você se lembra de dizer coisas positivas e encorajadoras para elas?

B. Leia 1 Tessalonicenses 2:17. Em que Paulo está focado, sua maneira de saída ou nos membros da igreja? [Ele os lembra de como saiu (“despedaçado”), mas diz que nunca deixou de pensar neles].

1. Se alguém te escrevesse assim, você pensaria que era um amigo? [Sim. Paulo parece muito interessado (“saudade”) neles].

2. Como você colocaria os sentimentos de Paulo em termos atuais? (“Eu estou com vocês em espírito”).

C. Leia 1 Tessalonicenses 2:18. Como Satanás pode parar o trabalho de Deus? (Um conflito está acontecendo entre Jesus e Satanás. Jesus venceu a batalha, mas aparentemente Jesus permite que Satanás “vença” alguns conflitos).

1. Ao pensar no que aconteceu com Paulo e seus amigos em Filipos e Tessalônica, Satanás teve algumas vitórias? (Certamente, não era plano de Deus ter Seus trabalhadores surrados ou dirigi-los para fora de cidades onde eles estavam trabalhando).

2. O que isso diz sobre os contratempos em sua vida? (Algumas vezes damos a Satanás a vantagem ao fazermos escolhas erradas, mas outras vezes Satanás “vence” pequenas lutas quando estamos fazendo o bem).

D. Leia 1 Tessalonicenses 2:19-20. O que isso sugere sobre se Paulo está vivendo uma vida centrada nele mesmo? (Ele anseia pelo Céu, no qual sua alegria e glória serão aqueles que ele trouxe para a salvação).

E. Leia 1 Tessalonicenses 3:1. O que Paulo não podia mais suportar? (Estar separado dos membros de Tessalônica).

1. Então o que Paulo fez quando seus sentimentos chegaram a esse ponto? (Ele decidiu ficar em Atenas! “Eu não podia mais suportar sentir a falta de vocês, então decidi ficar em uma cidade diferente”).

F. Leia 1 Tessalonicenses 3:2. Que solução eles encontraram? (Eles enviaram Timóteo!).

1. Qual é sua reação quando alguém diz que sente sua falta e quer ficar com você, e suas ações demonstram exatamente o contrário?

2. Ou, há uma explicação melhor, mais positiva sobre isso? (Pelo menos dois comentários que eu li sugeriram que Paulo estava sendo deixado sozinho em Atenas. Portanto, Paulo estava desistindo de algo muito importante com o intuito de abençoar os tessalonicenses).

G. Amigo, você considerou como reage quando alguém te conta sobre um evento triste? Você se concentra em encorajá-lo, ou você começa imediatamente a falar sobre si mesmo? Por que não determinar hoje fortalecer os relacionamentos na igreja, e entre seus amigos e família, ao focar mais nos outros e menos em si mesmo?

III. Próxima Semana: Tessalônica nos Dias de Paulo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: