sexta-feira, 15 de junho de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 12

Avaliando o Testemunho e o Evangelismo
(1 Timóteo 3, 1 Coríntios 3 e 12, Gênesis 6)

Introdução: No trabalho você tem um recesso anual (férias) e uma revisão anual (avaliação). Qual você prefere? Qual é mais importante? Nosso mundo está cheio de avaliações que começam nos primeiros cinco minutos depois de nascermos! Como isso funciona no testemunho e evangelismo? A abordagem e os padrões do mundo deveriam ser aplicados na avaliação do trabalho da igreja? O trabalho de Deus? E o seu testemunho pessoal e evangelismo pessoal, deveriam ser avaliados? Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. A Natureza da Avaliação

A. Leia 1 Timóteo 3:1. Você gostaria de ser promovido no trabalho? Esse mesmo tipo de pensamento se aplica à igreja? (Paulo escreve positivamente sobre desejar promoção na igreja).

B. Leia 1 Timóteo 3:2-3. Isso é uma avaliação? (Sim).

1. Que tipo de avaliação é essa? (Essencialmente, uma avaliação da pessoa).

C. Leia 1 Timóteo 3:4-5. Em alguns modos eu acho esse requerimento estranho. Os dois são realmente a mesma coisa? Governar sua família e seu dinheiro é como governar a igreja e o dinheiro da igreja?

1. Leia 1 Samuel 8:1-5. Samuel passaria no teste para supervisor?

2. Se não, como explicamos que Deus escolheu Samuel para ser um dos maiores supervisores de Israel? (Talvez a ênfase esteja na palavra “filhos”. Quando são jovens, seu comportamento é um teste de liderança).

D. Leia 1 Timóteo 3:6-7. São classificações ou avaliações? (Parecem mais com classificações).

E. Ao considerar os versos que acabamos de ler, há algo que te atinge como sendo inusitado para avaliações de emprego? Se você é avaliado no trabalho, seu chefe te avalia com esse tipo de critério? (Não! Eu sou avaliado em quão bem fiz meu trabalho. Não sou questionado em quão bem estou com minha família).

F. Leia 1 Coríntios 3:10-11. Como Paulo avalia a si mesmo? (Ele se chama de “sábio construtor”).

G. Leia 1 Coríntios 3:12-15. Que tipo de avaliação é feita aqui? (As circunstâncias vão testar a qualidade do trabalho feito pelo professor).

H. Por que não há menção nem do professor nem do supervisor em uma comissão da igreja para avaliar o desempenho passado?

1. Você notou os dois pontos na avaliação em nossos textos até agora:

a. Qualificações espirituais para o trabalho;

b. Estresse?

2. Por que não há avaliação dentro do trabalho?

II. O Teste do Espírito Santo

A. Leia Atos 15:4-5. Pedro e Barnabé dão um relatório sobre suas atividades para os líderes em Jerusalém. Alguém na sede deu uma boa avaliação a eles? (Não. Alguns acham que eles não estão dando a mensagem correta).

B. Leia Atos 15:6-8. Como Pedro responde às críticas ao desempenho? (Ele diz que a prova da correção de sua pregação é a aprovação do Espírito Santo).

C. Leia 1 Coríntios 12:3-6. Não importa como servimos a igreja, não importa a natureza de nosso trabalho, o que garante nosso sucesso? (O Espírito Santo!).

D. O que isso nos ensina sobre a avaliação do desempenho no testemunho e evangelismo? Isso explica a ausência de avaliação durante o trabalho? [Esse não é o tipo de avaliação que passamos (ou damos) no trabalho. A igreja seleciona pessoas de Deus, pessoas que querem mostrar que o Espírito Santo está trabalhando em suas vidas e nas vidas de suas famílias. A igreja então deixa elas irem para o ministério].

1. O que então é a base para a avaliação do testemunho e evangelismo? (Logicamente, a única questão que somos competentes para fazer é se vemos o poder do Espírito Santo no trabalho da pessoa? Se vemos o poder, quem somos nós para adivinhar como o Espírito Santo lidera?).

E. Leia 1 João 4:1-3. Você usaria isso como teste para ver se o Espírito Santo estava trabalhando na pessoa?

F. Você está confortável com a conclusão de que a avaliação aprovada pela Bíblia é meramente se a pessoa está cheia do Espírito?

1. Deveríamos também estar preocupados sobre se o Espírito Santo é manifesto no trabalho da pessoa?

2. Leia Romanos 12:6-8. O que isso sugere sobre o Espírito Santo, nosso trabalho evangélico e avaliação? (Não deveríamos apenas olhar para se a pessoa é cheia do Espírito, mas se a pessoa está trabalhando na área na qual tem dons do Espírito Santo. Só por que a pessoa está cheia do Espírito Santo, isso não significa que está apta para qualquer tipo de trabalho. Por isso podemos ter uma pessoa cheia do Espírito, que não manifesta o poder do Espírito Santo em um tipo particular de trabalho).

III. Exemplo Histórico

A. Leia Gênesis 6:9. Noé é um cara cheio do Espírito? (Sim!)

B. Leia 2 Pedro 2:5. O que é Noé? (“Pregador da justiça”. O Novo Dicionário Unger da Bíblia diz “Jeová.....permitiu um período de 120 anos, durante o qual Noé buscou trazer as pessoas para o arrependimento”.).

C. Leia Gênesis 6:3. Quem era o parceiro de pregação de Noé? (O Espírito Santo! “Meu espírito não contenderá com ele para sempre”. A sugestão é que o Espírito Santo contendeu por 120 anos por meio do trabalho do pregador Noé).

D. Leia Gênesis 6:13-14 e Gênesis 7:11-13. Como você avaliaria o evangelismo e testemunho de Noé? Quantas pessoas entraram na arca? (Oito).

1. O que isso sugere sobre avaliar o testemunho e evangelismo dos outros? (Noé foi apontado divinamente. Ele era cheio do Espírito. Qualquer avaliação deve se centrar se Deus está no trabalho).

E. Leia Êxodo 31:1-3. Bezalel é um homem cheio do Espírito? (Sim!).

F. Leia Êxodo 31:3-5. Qual é o trabalho cheio de Espírito de Bezalel? (Ele é um mestre artesão).

1. O que isso sugere sobre o trabalho do Espírito Santo no testemunho e evangelismo? (Não é só pregar. O Espírito Santo dá excelência em qualquer dom que foi dado. Excelência nos dá a oportunidade de compartilhar nossa fé com grande credibilidade).

2. O que isso sugere sobre avaliação? (Noé nos ensinou que não é sobre números, mas Bezalel nos ensina que o Espírito Santo dá “destreza, habilidade e plena capacidade”. Se nosso trabalho não é excelente, então o Espírito Santo não está trabalhando. A chave para a avaliação é determinar se o Espírito Santo está trabalhando).

G. Amigo, você vê que uma avaliação adequada de nosso trabalho evangélico é uma avaliação se o Espírito Santo está em sua vida? O foco é em você, em vez de seus “números”. Mas, o Espírito Santo é o autor da excelência. Se não somos excelentes no que fazemos, isso pode significar que não estamos trabalhando na área de nossos dons do Espírito. Pode significar que estamos com falta do Espírito Santo. Você irá pedir, hoje, que o Espírito Santo te encha e te mostre os dons que Ele te deu?

IV. Próxima Semana: Um Ministério Perpétuo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: