sexta-feira, 4 de maio de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 6

Evangelismo Pessoal e Testemunho
(1 Pedro 2 e João 1)

Introdução: De todas as pessoas que você gostaria de ganhar para Cristo, qual é a mais importante para você? Minha aposta é que sua resposta é um membro de sua família! Às vezes eu observo que as pessoas são mais legais com aqueles fora da família do que com os da família. Isso faz sentido? Nessa lição veremos como podemos ser uma testemunha para nossa família, e então analisar se aqueles princípios são os mesmos para o testemunho pessoal com aqueles ao nosso redor. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Ajuste de Atitude

A. Leia 1 Pedro 2:18-21. Você e eu somos chamados para o açoite? (É isso o que o texto diz! Na verdade, diz que somos chamados para “suportar” quando formos açoitados por fazermos o bem).

B. Leia 1 Pedro 2:23-24. Por que somos chamados para sermos açoitados? (Porque Jesus, como nosso exemplo, foi açoitado por nossos pecados! Suas feridas nos curaram).

C. Leia 1 Pedro 3:1-2. O que Pedro quer dizer quando diz “do mesmo modo”? (Pedro está se referindo ao que ele acabou de dizer; escravos devem aceitar açoites porque Jesus foi açoitado por nós).

1. Isso é uma ferida aberta para mim (e muitos outros). Quando eu ouço de um homem que bate em sua esposa e filhos, eu tenho vontade de esmurra-lo. Homens que batem ou abusam de suas esposas são animais desprezíveis. Se você ataca alguém que não pode se defender, como sua esposa, seus filhos, seus empregados, seus subordinados ou os garçons em um restaurante, você é um valentão. Como pode Pedro sugerir que as esposas sejam surradas?

D. Vamos olhar para Jesus mais de perto, como nosso exemplo, para entendermos melhor Sua atitude. Releia 1 Pedro 2:24. Por que Jesus foi surrado? (Ele levou nossos pecados. Ele era o Cordeiro de Deus).

1. Jesus era constantemente surrado durante Sua vida? (Não. Ele só foi surrado no final).

2. Quando Pedro escreve “do mesmo modo sujeitem-se a seus maridos”, isso significaria suportar surras regulares? (Não. Isso não foi o que Jesus sofreu. Mais importante ainda, Jesus tinha um objetivo muito importante em mente, nos salvar. Se uma esposa for surrada para salvar seu marido, então eu veria um paralelo. Mas, se uma esposa é surrada só por ser surrada, então isso não é “do mesmo modo”!).

E. Se Pedro não está falando de surras, do que ele está falando? (O principal da missão de Jesus era Se entregar por nós. Eu acho que é a atitude que Pedro está encorajando. Negação própria.).

F. Leia 1 Pedro 3:3-6. Com essa bagagem, o que Pedro está falando sobre beleza, joias, cabelo e roupas? (Eu não acho que eles esteja falando muito sobre o que uma mulher veste. Ele está dizendo que a beleza verdadeira vem de ter a mesma atitude perante seu marido que Jesus teve perante nós).

1. Note que a esposa de Abraão, Sara, é mencionada pelo nome. O que este texto está falando sobre Sara e joias? (Leia Gênesis 24:51-53. Se Abraão está dando joias para sua futura nora, parece improvável que sua esposa não usasse joias. Isso confirma que Pedro está falando sobre a importância da beleza vinda da atitude, em vez de ornamentos).

2. O que nossas joias poderiam dizer sobre nossa atitude perante os outros? (A maioria daquilo que é chamado “joia” na América de hoje não é. É metal barato e plástico que qualquer um pode bancar. Entretanto, se você está usando joias com o propósito de dizer que é melhor que os outros, isso é contra a atitude de Jesus de sacrifício próprio).

II. Evangelismo Pessoal na Família

A. Até aqui vimos que a esposa deve testemunhar para seu marido ao ter uma atitude de sacrifício próprio. Leia 1 Pedro 3:7. Que tipo de atitude se requer de um marido que quer testemunhar para sua esposa?

1. Note que Pedro começa com “do mesmo modo”. Que mesmo modo? (Do mesmo modo que Jesus desistiu de Sua vida por nós. Do mesmo modo que uma esposa é altruísta para com seu marido. Maridos têm uma obrigação de “mesmo modo”).

2. Leia Colossenses 3:19. O que se requer dos maridos? (Pedro manda os maridos terem consideração e serem respeitosos. Paulo diz a eles para amarem suas esposas. A ordem contra “tratar com amargura”, é claramente uma proibição contra bater na esposa).

3. Leia Colossenses 3:21 e Efésios 6:4. Que atitude os pais devem ter perante os filhos? (Nada que os pais façam deve deixar o filho amargo ou exasperado. Eu acho que o mesmo tipo de atitude de sacrifício próprio que Jesus teve diante de nós é o melhor instrumento de evangelismo para os membros de nossa família, incluindo nossos filhos).

III. Evangelismo Pessoal na Comunidade

A. Leia 1 Pedro 2:11-12. O que é importante para evangelizar o mundo? (Viver corretamente).

1. Isso significa que os pagãos não irão nos acusar de agir mal? (Não. Eles farão falsas acusações, mas os provaremos errados por nossas obras).

B. Leia 1 Pedro 2:13-17. Que atitude devemos ter perante o mundo? (Nos submetemos às autoridades. Mostramos por nossas vidas que Deus é louvado).

C. Ao considerarmos o que discutimos, há uma linha comum para evangelizar nossa família e evangelizar o mundo? (Sim! A linha comum é o sacrifício próprio. Sua vida deve abençoar outros).

1. Como isso se compara com a atitude do mundo? (O mundo busca engrandecimento próprio. Os cristãos têm a atenção daqueles ao seu redor por serem opostos ao mundo. Um “oposto” que abençoa pessoas ao seu redor. Isso os empurra para a razão de sua atitude).

IV. Um Exemplo

A. Leia João 1:32-34. João Batista está falando de Jesus. Que testemunho João dá sobre Jesus? (Que Jesus é o Filho de Deus).

1. Há negação própria na afirmação de João?

B. Leia João 1:35-37. O que motivou esses dois discípulos a procurarem aprender mais sobre Jesus? (O que João disse).

C. Leia João 1:38-42. Qual é a primeira prioridade de André? (Dizer a um membro da família sobre Jesus).

1. Como a ação de André se encaixa na nossa discussão sobre negação própria? (Em vez de ficar mais tempo com Jesus, André procura seu irmão para compartilhar as boas novas).

D. Leia João 1:43-46. Suponha que Natanael tenha dito isso sobre sua importante descoberta. Qual é a resposta de importância própria? (Discutir com Natanael para mostrar a ele que você está certo. Em vez disso, Filipe simplesmente diz “venha e veja”).

E. Leia João 1:47-48. Podemos assumir que Jesus também sabia o que Natanael disse. Como você ficaria se alguém dissesse “Nada de bom vem de sua família, cidade etc?” Que tipo de resposta de importância própria você faria?

1. Em vez de falar algo positivo sobre Si mesmo ou algo negativo sobre Natanael, o que Jesus disse? (Ele parabeniza Natanael. Em vez de pensar no insulto pessoal, Jesus levante Natanael. Isso é negação própria).

F. Leia João 1:49. Quão bem a abordagem de negação própria funciona no trabalho evangelístico? (Natanael foi imediatamente convertido).

G. Leia João 1:50-51. Espere um momento! Jesus está nos dizendo que “mágica” converteu Natanael ao invés de negação própria? [A abordagem de Jesus com Natanael era para focar nele. “Mágica” (o poder de Deus) se seguiu e ajudou na conversão].

H. Amigo, você está focado nos outros ou em você mesmo? Quando eu faço casamentos, eu incluo uma linha da minha própria cerimônia de casamento: “Todo dia levante e diga “O que eu posso fazer hoje pelo meu cônjuge?”” Você irá pedir ao Espírito Santo para te dar uma atitude de sacrifício próprio, a atitude que irá ganhar sua família, amigos e o mundo para Jesus?

V. Próxima Semana: Evangelismo Corporativo e Testemunho

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: