quinta-feira, 17 de maio de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 8

Preparação para Evangelizar e Testemunhar
(Marcos 1, Mateus 14, 15 e 17)

Introdução: Você já tomou alguma decisão no calor do momento? Como funcionou? Normalmente, decisões tomadas no último minuto são uma má ideia porque nos dão pouco tempo de preparo. Se formos para um passeio, precisamos considerar que tipo de roupa vestir, que tipo de calçados precisamos, ou se necessitamos de algo para repelir os bichos ou o sol. Talvez até precisemos de um GPS! Se temos um projeto de trabalho, encontramos as ferramentas e os suportes para cumprir a tarefa. Se decidimos por uma certa carreira, vamos à escola para nos preparar. O evangelismo e o testemunho são diferentes? Se queremos ser eficientes, precisamos nos preparar. Efésios 6 é um ótimo capítulo sobre como se preparar. Mas, essa semana vamos olhar para outras formas de se preparar. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Pescadores de Homens

A. Leia Marcos 1:14-18. Se você fosse Jesus, e chegasse o tempo de pregar sobre as boas novas de que você veio, você escolheria esses dois? Eles te atingem como “preparados”?

1. Quais são os aspectos positivos de escolher pescadores? (Em um sentido geral, eles estavam no negócio de “pegar”. Eles também queriam).

2. Quais são os aspectos negativos de escolher pescadores? (Não há treinamento teológico. Eles pareciam não saber nada sobre o negócio de evangelizar).

3. O que Jesus prometeu fazer por eles? (Se eles O seguissem, Ele os faria “pescadores de homens”).

B. Que esperança essa narrativa histórica nos dá? (Nós discutimos previamente sobre a questão dos dons naturais e espirituais, mas isso nos mostra que Jesus pode nos treinar para testemunhar e evangelizar. Jesus irá nos preparar).

II. O Treinamento de Pensar Grande

A. Leia Mateus 14:14-15. Você faria tal sugestão? Isso é ser prático, certo? Essa é uma pessoa que está prestando atenção à realidade. Uma pessoa que não está com os pensamentos tão voltados para o Céu que não possa ser de proveito na Terra (para parafrasear um dito popular). Certo?

1. Há algo de errado com essa sugestão? (Não. Faz sentido).

B. Leia Mateus 14:16. Lembre-se que Jesus falou a eles que os faria pescadores de homens. Isso é treinamento para pescadores de homens – pedir para carregar parte do fardo de ajudar outros?

C. Leia Mateus 14:17. Isso é treinamento de pescadores de homens – ser lógico e razoável?

1. Olhe novamente para a resposta que os discípulos deram a Jesus. Eles estão “seguindo Jesus”? (Lembre-se, Jesus disse “siga-Me” e Eu os farei pescadores de homens. Eles não estão seguindo Jesus, estão questionando Jesus).

D. Leia Mateus 14:18-21. Que lição os discípulos deveriam ter aprendido sobre se tornar pescadores de homens? (Os milagres de Jesus se estendem para coisas práticas. Jesus poderia razoavelmente ter mandando a multidão embora para comer. Mas, Deus nos encoraja a “pensar grande” – mesmo quando são coisas práticas que não são estritamente necessárias, mas que ajudam a avançar o Reino de Deus).

III. Fazendo da Coisa Principal a Coisa Principal

A. Vamos continuar com o treinamento! Leia Mateus 15:1-2. Minha esperança é que os discípulos tenham lavado as mãos antes de terem começado a distribuir os pães e peixes! Você concorda com os líderes religiosos?

B. Leia Mateus 15:3-6. Você já fez o que Jesus parece estar fazendo? Alguém te critica e como resposta você critica a pessoa por algo que ela faz errado?

1. Você já ouviu que dois errados não fazem um certo?

2. Você tem alguma defesa para a defesa de Jesus? (A lavagem de mãos é uma tradição humana. A falha em ajudar seus pais idosos é uma violação da lei de Deus – Os Dez Mandamentos. Jesus está dizendo que você critica os Seus seguidores enquanto ensina as pessoas a violarem os Dez Mandamentos).

C. Leia Mateus 15:7-11. Que lição Jesus está ensinando para aqueles que querem se tornar pescadores de homens? (Que não devemos nos atolar em ensinamentos humanos. Devemos manter os requerimentos de Deus em nossa frente e no centro).

1. Como fazemos isso? (Jesus ensina que isso é uma coisa “do coração”. Um coração para os outros não se afunda em requerimentos religiosos mesquinhos criados por humanos).

D. Leia Mateus 15:12-14. Por que os discípulos se importam com ofensas? [Eu não gosto de ofender pessoas. Jesus era, em geral, contra ofender (Mateus 17:27). Mas, quando alguém está guiando outros para longe, você pode (e deve) deixa-lo sozinho. Alguns peixes são arremessados de volta para a água porque são perigosos para outros no barco].

E. Leia Mateus 15:15-20. Pedro pede a Jesus uma explicação disso, e Jesus diz “Será que vocês ainda não conseguem entender?”. Há uma lição nisso para nós? (A questão que estamos prestes a estudar não é uma questão teológica fechada. Se você discorda da conclusão de Jesus, você é um imbecil).

1. No nosso evangelismo, qual deveria ser o alvo de nossos esforços? (A mente).

a. Por quê? (É a fonte do mal em nossas vidas).

b. Por que você acha que a primeira coisa na lista de Jesus é “maus pensamentos”? (Nossos pensamentos são o fundamento para nossas más obras).

c. O que você faria para mirar a mente? (Deveríamos trabalhar em mudar opiniões, não mudar a aparência externa. Nosso alvo principal é mudar corações, não dietas ou roupas. Uma mudança no coração traz mudança no exterior).

IV. O Componente da Fé

A. Leia Mateus 17:14-16. Que relatório temos dos esforços evangelísticos dos discípulos de Jesus? (Falha! Os discípulos tentaram curar o garoto, mas falharam).

B. Leia Mateus 17:17-18. A quem isso está sendo endereçado? Ao pai? Ao garoto? Aos discípulos? (Eu acho que aos discípulos).

C. Leia Mateus 17:19. Por que os discípulos vieram a Jesus em particular? (Isso confirma que eles eram o alvo das palavras de Jesus. Eles vieram em particular porque não entenderam o porquê de terem falhado. Eles não entendiam como as palavras de Jesus se aplicavam a eles. Eles não queriam ser humilhados publicamente de novo).

D. Leia Mateus 17:20. O que estava errado? (A falta de fé).

1. Como podemos relacionar isso à nossa primeira história – aquela sobre alimentar a multidão. (Jesus nos pede para ter fé de que nada é impossível para nós. Apenas uma pequena fé pode fazer grandes coisas. A falha em ter fé nos mostra sermos “uma geração incrédula e perversa”).

2. Como conciliamos essa instrução com nosso desejo de fazer a vontade de Deus? Não dizemos normalmente, quando alguém não é curado, “isso foi vontade de Deus”? Não dizemos “ somos uma geração má e perversa que não tem nem um grão de mostarda de fé – por isso essa pessoa morreu”. O que deveríamos dizer?

a. Poderia haver alguma dúvida sobre a vontade de Deus na situação desse garoto?

E. Leia João 15:5-7. Jesus novamente nos promete dar o que pedimos, se satisfizermos algumas condições. Como Jesus descreve a condição? (Permanecer em Jesus descreve a fé. Temos que estar conectados com Jesus. Essa conexão deveria nos dar um vislumbre de Sua vontade).

1. Eu sempre me preocupei quando utilizamos termos como “conectados” em Jesus. O que isso significa, em termos práticos? (Leia João 15:26. Essa conexão é a presença do “Consolador” – o Espírito Santo).

2. Sua vida está cheia do Espírito Santo? Você busca a direção do Espírito Santo em quem curar?

F. Amigo, precisamos de Jesus para nos tornarmos pescadores de homens. Parte do treinamento é pensar grande, entender e ser focado no que é importante, e manter uma conexão sólida de fé com Jesus através do Espírito Santo. O Espírito Santo nos dará poder e direção para fazermos grandes e importantes coisas para o avanço do Reino de Deus.

V. Próxima Semana: Liberdade para Ministrar

Tradução: Tamiris Borges da Siva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: