quinta-feira, 10 de maio de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 7

Evangelismo Corporativo e Testemunho
(Eclesiastes 4, Filipenses 1, Atos 15)

Introdução: Adam Smith nasceu a aproximadamente 200 anos. Ele começou a vida como ministro, mas terminou escrevendo um dos mais importantes livros da economia moderna: A Riqueza das Nações. Sua tese, grosso modo, é que seu desejo egoísta de fazer mais dinheiro melhora os padrões econômicos ao seu redor. Isso não é pecado da cobiça, ambição e materialismo? Ao mesmo tempo em que não tenho dúvida de que Adam Smith está correto, eu frequentemente me pergunto como sua teoria pode ser conciliada com a fé. O que complica essa questão é que Deus, que nos disse para não cobiçar, continuamente coloca recompensas à nossa frente. Ele faz isso com nosso dinheiro (Malaquias 3:10) e Ele faz isso com nossas ações (Mateus 25:34-36). A inveja, cobiça e materialismo deveriam ser parte de um evangelismo corporativo de sucesso? Que lugar tem o orgulho da opinião sobre nossas próprias convicções religiosas no evangelismo? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e aprender mais!

I. Motivação

A. Leia Eclesiastes 4:4-6. O que Salomão diz sobre a visão econômica de Adam Smith? (Ele concorda com Smith! “Todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas”).

B. Leia Filipenses 1:15-18. Como Paulo vê aqueles que estão espalhando o evangelho por inveja e rivalidade? (Ele diz que isso não importa!).

C. Leia Mateus 6:2, Mateus 6:5 e Mateus 6:16. Qual é a recompensa para aqueles que promovem o evangelho por inveja e rivalidade? (Eles têm o que procuram – autopromoção – e só).

D. Leia Apocalipse 22:12-14. Que recompensa buscamos? (Vida eterna. Entrar pelos portões da cidade santa).

E. Se todos nós procuramos uma recompensa de algum tipo, a diferença em nossos motivos importa?

F. Vamos rever Filipenses 1:15-16. Que motivação de vemos ter? (Amor e boa vontade).

1. E se nossas razões estiverem misturadas? [Continuamos promovendo o evangelho (uma coisa boa), mas precisamos ficar alerta para nossa motivação por causa da grande diferença na recompensa].

II. Regras do Compromisso: A Teologia de Dois e Três

A. Leia Eclesiastes 4:9-12. Eu uso isso em casamentos, e acho que essa é a aplicação primária. Entretanto, como isso se aplica ao evangelismo? (Leia Lucas 10:1-3. Claramente, Jesus sugere o trabalho em duplas).

B. Leia Mateus 18:19-20. Isso é uma “teologia de dois” e, portanto, um problema com “um”? (Há certamente uma vantagem com dois. Ambos em testemunho e oração).

C. Por que Deus é “três” se tal vantagem reside em dois? (Releia Mateus 18:20. Quantos você vê aqui? Você vê ao menos dois e Deus. Isso faz três. Dois juntos precisam do Espírito Santo para fazer de seu esforço completo).

D. Leia Romanos 12:4-5. Que número vem à mente quando você pensa no design do corpo? (Dois. Dois olhos, orelhas, braços, mãos, pernas, pés. Até nosso único nariz apresenta duas narinas).

1. Por que você acha que Deus nos fez assim?

2. Por que você acha que o Espírito Santo inspirou Paulo para descrever a igreja como sendo um corpo? (No corpo há uma primazia de “dois”).

3. Você já viu cristãos do tipo “lobo solitário”? [No meu processo de liberdade religiosa, aqueles que não estão conectados à uma igreja (um corpo) são geralmente aqueles que estão fora em alguma vereda estranha, ou não são realmente sinceros em suas crenças religiosas].

E. Vamos ver a regra do compromisso do “dois a dois” e o problema de ser motivado por inveja e rivalidade. Que impacto a regra do “dois a dois” tem no problema da motivação? (Isso ajuda a resolver o problema. Se dois estão trabalhando juntos, então é difícil ter glória pessoal. Seu parceiro deve ser apto a reconhecer e corrigir a motivação egoísta que você talvez não veja).

III. Evangelismo e a Igreja

A. Leia Atos 15:1. Isso é evangelismo? Ou, isso é orgulho da opinião? (Certamente isso é evangelismo aos olhos de muitos cristãos. Minha igreja tem um ensinamento que você ainda não aceitou, então eu vou testemunhar para você e evangelizar nesse ponto de grande conhecimento).

1. Quantas igrejas protestantes são nomeadas pela doutrina que acham que outros cristãos devem saber ou um líder religioso que eles acham ser superior aos outros?

B. Leia Atos 15:2. O que Paulo e Barnabé acham dos “irmãos” testemunhando? (Eles discordaram disso ser o testemunho correto. Foi uma “disputa acirrada”).

1. Como os crentes decidiram que isso deveria ser resolvido? (Eles iriam “tratar dessa questão com os apóstolos e presbíteros”).

a. O que isso nos ensina sobre evangelismo além da regra de dois e três? (Isso mostra que devemos consultar o grande corpo de crentes).

C. Leia Atos 15:4-5. Havia concordância entre Paulo e alguns dos líderes na sede? (Eles foram bem vindos, mas houve um debate na sede).

D. Leia Atos 15:6-11. Como você descreveria o processo de resolver essa controvérsia pelo testemunho? (As pessoas têm que dizer o que pensam. Pedro usou as ações de Deus para fazer seu argumento).

1. Leia Atos 1:8-9. As últimas instruções de Jesus a Seus discípulos foram para evangelizar o mundo. Como poderia haver qualquer dúvida sobre ir aos gentios?

2. Pedro está perdendo a questão? A questão não é a circuncisão em vez de evangelizar os gentios? (Pedro está dizendo mais do que ser certo ir para os gentios. Ele está dizendo que Deus aceitou os gentios ao dar a eles o Espírito Santo e justifica-los pela fé – mesmo sem eles serem circuncisos).

a. Há uma lição nisso para nós: que colegas cristãos talvez não aceitem nossas visões únicas do que a Bíblia requer, mas a questão ácida é se Deus deu a eles o Espírito Santo e os justificou pela fé?

E. Leia Atos 15:12. Como pessoas de diversos pontos de vista se trataram nesse debate? (Com respeito).

F. Leia Atos 15:13-21. Quais são as bases para o “julgamento” de Tiago? (A direção de Deus nessa questão, tanto na Bíblia quanto nas vidas das pessoas).

1. Que razão Tiago dá para as regras (veja verso 20) que continuam? (Deus, falando por meio de Moisés, requer pelo menos essas coisas?).

a. Moisés e Deus, na verdade, demandaram mais dos gentios. Leia Êxodo 12:48 e Ezequiel 44:9. O que Tiago está falando? (As palavras de Tiago irão ofender os cristãos com bagagem judaica. Minha melhor aposta é que ele está tentando limitar a ofensa).

2. O que isso sugere sobre a autoridade da igreja? Você entende que Tiago esteja tomando a decisão pela igreja na mensagem do evangelismo?

G. Leia 1 Coríntios 8:7-13. Duas perguntas. Se Tiago está legando uma regra à igreja, Paulo rejeitou-o em parte? Ou, Paulo e Tiago estão em completa concordância, e a única razão pela qual Tiago proibiu as coisas listadas em Atos 15:20 é evitar ofender a fé dos “fracos” convertidos judeus? (A resposta mais lógica parece ser que Tiago e Paulo concordam; ofender é de fato o problema. Entretanto, essa lógica evapora quando você nota que Atos 15:20 inclui “imoralidade sexual”. Eu não posso imaginar que adultério esteja certo para cristãos “fortes”).

H. Leia Atos 15:22-29. O que essa carta diz sobre a autoridade de Tiago? (A autoridade na carta são “os apóstolos e presbíteros”. Isso mostra que esse era o grupo que era autoridade por trás da decisão. A carta em si mostra que era intencionada a ser uma regra).

I. Nós não (ou pelo menos eu não) entendemos completamente Atos 15. O que podemos entender de nosso estudo? (Que Deus sugere que nosso trabalho evangelístico corporativo seja um esforço em grupo. O grupo pode ser tão pequeno quanto dois, mas somos fortalecidos por trabalharmos juntos. Trabalhar junto é um antídoto para o orgulho).

J. Amigo, você determinará hoje encontrar um parceiro e um grupo para os seus esforços evangelísticos? Você deve continuar empurrando aqueles ao seu redor para o evangelho em sua vida diária. Mas, quando você se compromete formalmente em expandir o trabalho, você precisa de pelo menos um parceiro.

IV. Próxima Semana: Preparação para Evangelizar e Testemunhar

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: