sexta-feira, 20 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição 4

Evangelismo e Testemunho como Estilo de Vida
(João 17, Marcos 5)

Introdução: Qualquer um que olha honestamente para o mundo e para o padrão de Deus sabe que existe um abismo enorme entre os dois. Como testemunha, como evangelista, você fica entre os dois. Você é a conexão entre o mundo e o cristianismo. Entre o mundo e a vida eterna. Há pelo menos um problema considerável com onde você está. Jesus nos diz em João 17:14 que o mundo nos odeia. Como você será uma conexão adequada quando tem que lidar com o ódio? Como nos conectamos com o ódio? Vamos correr para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. O Plano de Batalha de Jesus

A. Leia João 17:1-4. Jesus dá essa oração maravilhosa que descreve o que Ele fez por nós na Terra e Seu plano para o futuro. Qual é a principal missão de Jesus? (Trazer glória a Deus).

1. Como esse texto diz que Jesus trouxe glória a Deus? (Ao completar o trabalho que Deus deu a Ele para fazer).

2. O que é esse trabalho? (É a ponte. Para trazer aqueles do mundo para a vida eterna).

3. Como uma pessoa atravessa essa ponte? (Vida eterna vem de conhecer Jesus).

4. Se somos aprendizes de Jesus, que dica temos para nosso próprio trabalho? (Precisamos trazer glória para Deus ao ajudar pessoas a conhecerem Deus. Ajudar pessoas a atravessar a ponte).

B. Leia João 17:13-14. Como Jesus nos ajudou a conhecer Deus? (Ao nos dar a palavra de Deus).

1. O que você acha que significa que Jesus nos deu a palavra de Deus? (João 1:1 vem à mente. Jesus é a expressão de Deus. A vida e os ensinamentos de Jesus nos ajudam a conhecer Deus).

2. Qual é a reação do mundo à palavra de Deus? (O mundo odeia).

3. Como você se sente sendo odiado? (Jesus diz que quer nos dar alegria!).

4. Como isso funciona? Eles odeiam, você ri? (Se você entender que a razão para o ódio é que você tem a verdade, você poderá se sentir bem sobre a vida).

C. Em João 17:14 Jesus está falando sobre Sua instrução, Sua palavra. O que aprendemos semana passada sobre nossa educação contínua? (Leia João 16:7-13. Em nosso trabalho como conexão entre pagãos e a vida eterna, em nosso trabalho como aprendizes de Jesus, Ele não nos deixou um livro de instruções. Ele nos deixou o Espírito Santo. Assim como nos consultaríamos com Jesus, devemos nos consultar com o Espírito Santo. Lembre que foi o Espírito Santo quem trabalhou o livro!).

D. Leia João 17:18. O que mais temos com que lutar, além do ódio? (O Maligno).

1. O que “O Maligno” tem em mente para nós? (Seja o que for, Jesus tem em mente nos proteger do Maligno).

2. Qual é uma de nossas principais defesas? (Jesus ora para que sejamos santificados (separados) pelas palavras de Deus. Novamente, isso aponta para o Espírito Santo como crucial para nossa defesa).

E. Vamos ler três textos importantes: Efésios 6:12, Mateus 9:36 e Lucas 14:26.

1. A palavra traduzida como “odeia”* em Lucas 14:26 é a mesma palavra que Jesus usou para descrever a atitude do mundo perante nós. Como isso molda a nossa atitude perante o mundo? (O “ódio” pode ser meramente uma preferência em relação à outra coisa).

2. O que caracteriza a maioria das pessoas que encontramos? (São ovelhas indefesas. Podem não nos preferir, mas precisamos ter compaixão delas).

3. Como a existência do Maligno e seus ajudantes nos ajuda a ter uma perspectiva apropriada do ódio pagão e testemunho? (Enquanto existem algumas pessoas realmente malignas lá fora, nossa luta não é, em geral, contra pessoas, mas contra o mal. Isso significa que o ódio não é pessoal entre você e os pagãos. Em vez disso, é pessoal entre Deus e Satanás. Você é apenas parte do quadro maior. Você está lidando majoritariamente com pessoas confusas que têm outras prioridades).

F. Leia João 13:34-35. Ao ficarmos como conexão entre o mundo pagão e a vida eterna, que atitude devemos ter?

1. Pelo menos nesse verso, o mandamento do amor é direcionado aos colegas crentes. Como devemos nos relacionar com colegas crentes que estão conosco como guias na ponte para a vida eterna? [Vamos encarar o ódio do mundo no nosso trabalho na ponte, mas devemos receber amor (e dar amor) a partir de nossos colegas].

G. Vamos revisar. Como testemunhas e evangelistas, somos guias para a ponte entre o mundo e a vida eterna. Nosso trabalho é trazer glória a Deus. Fazemos isso ajudando pessoas a conhecerem Deus. Enquanto nosso trabalho é feito no meio de um campo de batalha, no qual as forças do mal do outro lado nos odeiam, nossa missão é para pessoas que não são tão hostis quanto confusas.

II. História da Missão

A. Leia Marcos 5:1-5. Como você acha que esse homem afetou os valores das propriedades locais? (Negativamente. Você gostaria de morar em uma área onde um homem louco estivesse solto? Imagine ouvi-lo gritar noite e dia. Lucas 8:27 adiciona que esse homem não vestia roupas).

B. Leia Marcos 5:6-7. Como você acha que os discípulos reagiram a esse homem louco e nu que poderia arrebentar correntes, correndo em direção a eles? (Eu suspeito que eles estivesse correndo em direção contrária. Seus pescoços não eram provavelmente tão rígidos como correntes. Além disso, quanto eles poderiam pegar? No capítulo anterior (Marcos 4) eles quase não escaparam de naufragar. Essa coisa de ministério levou à uma vida de ação!).

1. Você já viu o adesivo de para-choque “Ódio não é um valor familiar”? O que está realmente sendo dito? (Esse é um produto da propaganda pelos direito homossexuais. A sugestão é que se você acredita que homossexualidade é errada, você odeia).

2. Que falsa acusação o homem louco proferiu contra Jesus? (Que Jesus era um torturador. Jesus era cruel).

C. Leia Marcos 5:8. Por que o homem louco diz isso? (Era o demônio dentro dele. Jesus mandou o espírito maligno sair. Jesus distinguiu entre o pecador e o pecado. Entretanto, o espírito maligno viu tudo isso como uma coisa e chamou falsamente Jesus de alguém que odiava tanto a ponto de torturar uma pessoa. Não se surpreenda se for chamado de algo por espíritos malignos).

D. Leia Marcos 5:9-13. O que os demônios têm em mente para sua vida? (Eles querem te afundar).

1. Eles podem? (Não sem permissão).

E. Leia Marcos 5:14-17. O que as pessoas da cidade, aqueles cujos valores de propriedade tinham acabado de aumentar, pediram para Jesus fazer? (Ir embora!).

1. Por quê? (Seus valores de porco diminuíram).

a. O que isso diz sobre eles e o ministério? (Que as pessoas valorizam mais suas coisas do que a salvação de outras pessoas).

2. Note que esses versos também dizem que as pessoas estavam com medo. Por quê? Jesus tinha acabado de eliminar uma ameaça óbvia! (Pense sobre os eventos sobrenaturais que tinham acabado de acontecer. Essa era uma batalha enorme entre Deus e as forças do mal. As pessoas estavam naturalmente com medo).

III. O Evangelismo do Empurrãozinho – a Carta

A. Leia 2 Coríntios 3:2 e Marcos 5:18-19. O que é o antigo homem louco? (Ele é uma “carta” de Deus).

1. O cara louco não era um pouco inexperiente em treinamento teológico? Ele poderia ter utilizado algumas voltas ao redor do lago no barco com Jesus antes de ser mandado para essa missão? (Ele era uma testemunha. Ele estava contando sua própria história. Ele não precisava de treinamento evangelístico para isso, porque ele sabia sua história melhor do que ninguém. Você sabe sua história melhor do que ninguém).

B. Leia Marcos 5:20. O homem era uma testemunha eficaz? (As pessoas estavam maravilhadas).

C. Leia 2 Coríntios 3:3. Quão frequentemente nossa carta é “enviada”? (Continuamente. Nosso trabalho é ficarmos continuamente como guias para a ponte entre o mundo pagão e a vida eterna. Tudo o que fazemos deveria ser um “empurrãozinho” para a vida eterna).

1. Quem te dá instruções diárias sobre como dar um empurrãozinho? Quem é crucial para escrever sua carta da vida? (“O Espírito do Deus vivo”. Não podemos ministrar efetivamente sem o Espírito Santo escrever a carta de nossa vida!).

D. Amigo, você se comprometerá em tudo para ser um guia para a ponte, para ser uma carta que conecta e informa o mundo pagão sobre a vida eterna? Isso é para a glória de Deus!

IV. Próxima Semana: Evangelismo e Testemunho Sequenciais

*Nota da tradutora: O texto de Lucas 14:26 em uma tradução livre da Nova Versão Internacional, em inglês, diz “Se alguém vem a Mim e não odeia pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs – sim, até mesmo a própria vida – tal pessoa não pode ser Meu discípulo”

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de email, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: