quinta-feira, 8 de março de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 11

Deus como Artista
( Gênesis 1, 1 Pedro 3, Isaías 53)

Introdução: Pense em olhar para um belo quadro, um belo pôr-do-sol, uma bela paisagem, um belo carro ou uma bela pessoa. Como podemos dizer que tudo isso é bonito? Eles têm mais diferenças do que semelhanças. O que há neles que chamamos de beleza? Para mim, a beleza em todas essas coisas diferentes é que eu sinto prazer em olhar para elas. Às vezes o prazer parece com descanso, outras vezes parece mais com animação. Nossa lição essa semana investiga o lado artístico de Deus – a beleza que é parte da personalidade de Deus. Vamos passar para nosso estudo da Bíblia e descobrir mais!

I. Beleza na Criação

A. Leia Gênesis 1:31. Deus está no final da Sua semana de Criação e Ele diz “muito bom”. Isso sugeriria que o mundo era bonito?

1. Em que Deus poderia ter falhado que tornaria o mundo menos bonito?

a. E se os animais se parecessem mais com os humanos? Todos os humanos são bem parecidos. Temos cores diferentes, alturas diferentes e pesos diferentes, mas tudo é posto junto basicamente da mesma forma. E se isso fosse verdade para os animais?

2. Uma resposta que eu daria para a pergunta de “o que Deus poderia ter deixado de fazer” é flores. Como as flores são essenciais para nossas vidas? (Elas não são. Isso mostra que Deus se importa com a beleza).

3. Outra resposta que eu daria seria peixes e pássaros coloridos. Os peixes e pássaros precisam ser coloridos para viver? (Há muitos pássaros de aparência enfadonha que conseguem sobreviver. Os coloridos estão aqui para proporcionar beleza).

4. Para qualquer outra coisa bonita que você puder pensar, a beleza é fundamental para a sua vida? (Deus nos deu beleza mesmo isso sendo desnecessário. Isso diz algo importante sobre Deus e Sua atitude perante nós).

B. Vamos falar sobre design arquitetônico por um momento. A Nissan desenvolveu um carro (o Cube) que tem um design assimétrico (significando que um lado é diferente do outro) para algumas características. O Cube é majoritariamente simétrico (significando que os dois lados são iguais). Imagine se os humanos fossem assimétricos? Você necessita de duas narinas, em oposição a ter um grande buraco de ar no lado de sua cabeça?

C. Leia Salmos 19:1. Você já viu fotos de galáxias? Algumas figuras que vi são de tirar o fôlego. O que esse texto sugere sobre a beleza e a glória de Deus? (Parte da glória de Deus é a beleza que Ele cria).

D. Leia Ezequiel 28:17. Muitos estudantes da Bíblia acreditam que essa é uma descrição de Satanás quando ele ainda era um anjo no Céu. O que isso diz sobre a forma que Deus o criou? (Belo!)

1. Nesse caso, o esplendor de Satanás era uma fonte de sedução para o pecado. Por que Deus criaria um anjo belo sabendo que isso seria um problema? (Isso diz que a beleza tem um valor independente para os olhos de Deus).

II. Beleza em Humanos

A. Leia Gênesis 1:26. O que isso diz sobre humanos e beleza? ( Diz que somos feitos à imagem de Deus).

B. Leia Isaías 53:2-3. Essa é uma profecia sobre Jesus. Como Deus se parecia quando Se tornou homem? (Isaías diz que Jesus não era bonito).

1. Isso significa que Deus não é bonito? Essa é a razão para sermos simétricos, mas por outro lado com um tipo de aparência enfadonha? [Muitos atributos da vida de Jesus como humano parecem ser baseados na ideia que Ele veio à Terra como “um de nós”. Ele veio como um “segundo Adão”. (Veja Romanos 5:14 e 1 Coríntios 15:45). Eu acho que isso impôs muitas desvantagens para Jesus como humano. Ele era pobre. Deus não é pobre. Ele não nasceu na realeza. Deus é o Rei dos Reis. Se Jesus fosse rico, nobre, e incrivelmente belo, então aqueles que não são diriam que Jesus não “passou por todo tipo de tentação, como nós” (Hebreus 4:15)].

C. Leia Ezequiel 16:15. O que isso sugere ser um problema com a beleza humana?

D. Leia Lucas 12:27-28 e 1 Pedro 3:3-4. Algumas traduções colocam a palavra “apenas”, então o sentido do texto de 1 Pedro é “a beleza de vocês não deve estar apenas nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas”. O Deus que fez os lírios bonitos iria querer que parecêssemos sombrios?

1. Se a resposta é “Não, se Deus criou beleza nas flores, Ele apoia a beleza nos humanos”, como você entende esse texto em 1 Pedro? (Pedro está dizendo que a verdadeira beleza não está no vestir, em como você arruma seu cabelo ou no valor de suas joias. Em vez disso, a verdadeira beleza vem de dentro, tem a ver com seu caráter).

a. Isso é uma espécie de trapaça? Quando eu era jovem, quando um adulto me recomendava namorar alguém com “grande personalidade” eu sabia que era um código para “má aparência”. Deus está tentando fazer pessoas sem atrativos se sentirem bem?

E. Leia Salmos 96:9. “Esplendor de Sua santidade”. Isso soa como “beleza de santidade?”. Se sim, como pode a santidade ser bonita? Vamos voltar à introdução. Como um quadro, um carro, um pôr-do-sol e uma mulher serem bonitos? (Dizemos, “Como eu reajo a isso?”)

F. Agora, vamos ler Provérbios 31:30 e rever 1 Pedro 3:4. O que é a “beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo que não perece?” (Ambos os textos nos dizem que a beleza física tem uma “vida de estante” (não dura para sempre). Eu vi mulheres que foram bonitas por muitas décadas – mas eu estou envelhecendo também, então isso pode influenciar minha opinião. Entretanto, a triste notícia bíblica para nós todos é que a beleza física geralmente acaba com o tempo).

1. Como um espírito tranquilo pode ser bonito? (Beleza é “Como eu reajo a isso”?). Como eu reajo a uma pessoa gentil?

a. Você conhece pessoas do sexo oposto que são agradáveis de olhar, mas você não gostaria de se casar com elas? Os adultos que costumavam me falar sobre uma “grande personalidade” não estavam envolvidos em uma trapaça).

2. Qual você preferiria: um cônjuge belo e mesquinho, ou um cônjuge que não fosse atraente, mas amável? (Desde que a beleza acaba o estranho é que você só vai ficar com a mesquinhez! Se beleza significa aproveitar estar junto, então o sem atrativo e amável ganha).

G. Leia 1 Samuel 16:7. Estamos destinados a olhar apenas para o exterior?

H. Leia Provérbios 20:29. Vamos olhar para o design de Deus para a beleza humana a partir de outro anjo. A beleza pode mudar com a idade? (Sim. O que é prazeroso sobre homens jovens? Eles são fortes. O que é prazeroso sobre homens velhos? Eles são distintos. Você pode achar prazer (encontrar beleza) em coisas diferentes sobre seu cônjuge com o passar do tempo. Talvez você tivesse prazer na beleza física de seu cônjuge quando vocês eram jovens, mas você tem prazer na personalidade, criatividade, humor, ou sabedoria de seu cônjuge quando vocês são velhos).

I. Leia Salmos 51:10. Se decidirmos que não temos um espírito belo, Deus pode nos esculpir em pessoas mais bonitas?

III. Beleza e Música

A. Leia Apocalipse 15:2-3. Você já viu alguém “segurar” uma harpa? Nós tivemos uma harpa no casamento de minha filha. Você tinha que levar essa coisa para a igreja no caminhão. Amigo, esses instrumentos no Apocalipse são violões! (Estou brincando em parte). O que isso diz sobre música e céu? (Será parte de louvar a Deus).

B. Leia 1 Crônicas 23:1-5. Note isso, um coral e uma orquestra combinados de quatro mil! Você já esteve em uma grande multidão que estava cantando louvores a Deus?

C. Por que Deus deu a (maioria) dos humanos e a alguns animais a habilidade de cantar? (Novamente, isso mostra a beleza criada por Deus).

IV. Beleza e o Santuário

A. Êxodo 25 contém as instruções para a construção do tabernáculo no deserto. Leia a lista de materiais usados em Êxodo 25:2-8. Isso soa como uma bela criação. Josefo* descreve o templo em Jerusalém que foi destruído pelos romanos com um lugar fabuloso. Por que Deus Se cerca com beleza? (Porque Ele aprecia isso e quer que apreciemos também).

1. E sobre ajudar os pobres ao invés de construir igrejas chiques? (Não deveria ser uma questão “isso/ou”. Deveríamos construir igrejas bonitas e ajudar os pobres. Beleza e gentileza são ambas atributos de Deus).

B. Amigo, você pode apreciar melhor a essência da beleza – essa reação de prazer quando você está em sua presença? Deus, o grande artista nos abençoou com isso!

V. Próxima Semana: Histórias de Amor

*{Josefo ou Tito Flávio Josefo foi um historiador e apologista judaico-romano}.

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: