quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 9

A Bíblia e a História
(Gênesis 22, Jó 1, Daniel 2, Apocalipse 12)

Introdução: Um dos tópicos mais interessantes é o aparente conflito entre o livre-arbítrio humano e a onisciência de Deus. Esse não é um dos assuntos divertidos de debater, mas que não fazem diferença nenhuma na vida. Em vez disso, essa é uma questão que vai ao coração da história do evangelho. Deixe-me dar um exemplo. Se Deus sabia que Jesus não pecaria e derrotaria Satanás, então Ele não arriscou Seu reino para nos salvar. Se Deus sabia que Jesus não pecaria, então como Jesus poderia ter pecado? Isso sugere que Jesus não foi tentado como nós somos. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver se encontramos algumas respostas satisfatórias!

I. Onisciência de Deus

A. Leia Isaías 44:7, Isaías 46:10 e Daniel 2:28. O que Deus diz sobre Seu conhecimento prévio? (Que Ele conhece o futuro e outros não).

B. Leia Salmos 139:1-3. O que o texto diz que Deus sabe sobre nós? (Ele tem um GPS em nós! Ele Se mantém informado sobre minhas ações).

C. Leia Salmos 139:4. O que isso diz sobre Deus? (Isso é muito diferente do que simplesmente se manter informado. Deus sabe o que irei dizer antes que eu diga!).

II. Onisciência de Deus e Livre arbítrio humano

A. Leia Jeremias 1:4-5. O que isso nos ensina sobre o conhecimento de Deus de nosso futuro?

1. Note que Deus diz a Jeremias que antes dele nascer Deus não apenas o havia separado, mas também o apontado como profeta. O que isso diz sobre o livre arbítrio de Jeremias? Como Jeremias pode ser um agente de livre moral se Deus o escolhe antes de nascer, e o pré-seleciona para o trabalho de falar por Deus?

B. Leia Gênesis 22:1-3. Deus sabia de antemão se Abraão iria obedecer? (O texto que estudamos anteriormente diria “sim”).

1. Se Deus sabia de antemão, isso afetou o livre arbítrio de Abraão?

C. Leia Gênesis 22:9-12. Abraão obedeceu a Deus?

1. Olhe novamente o verso 12. Como Deus pode dizer “agora sei” se Ele já sabia? (Eu li algumas explicações “caprichosas” para isso, mas isso claramente sugere que Deus não sabia até Abraão levantar a faca sobre Isaque).

D. Leia Jó 1:6-12. Quão bem Satanás conhecia Deus? (Sem dúvida melhor do que qualquer humano).

1. Se Satanás entende que Deus sabe o futuro, por que ele entraria em um conflito como esse? Você apostaria com alguém que conhece o futuro? (A única conclusão razoável é que Satanás sabe que Deus não força nossa vontade. Isso significa que Jó poderia ter amaldiçoado a Deus e Abraão poderia ter se recusado a sacrificar Isaque).

E. Quão importante é o livre arbítrio para você? (Francamente, eu ficaria feliz em desistir de alguns aspectos do meu livre arbítrio. Naquelas áreas de minha vida onde eu luto com o mesmo pecado, seria bom não ter que me preocupar em cair no velho ciclo de pecar e se arrepender).

1. Meu palpite é que você concorda comigo. Se é assim, para quem é importante o livre arbítrio? (Certamente Satanás argumentaria que é importante, pois de outra forma ele não teria uma luta “justa”. Livre arbítrio é provavelmente mais importante para Deus. Ele quer que as pessoas O amem voluntariamente, ao invés de serem robôs, sem vontade própria. Se Deus quisesse robôs Ele poderia tê-los criado em primeiro lugar).

F. Se todos concordamos que temos vontade própria, Deus não controla nossas decisões, e Satanás poderia razoavelmente apostar com Deus sobre o futuro de uma pessoa, como Deus pode dizer que Ele sabe perfeitamente o futuro? (Eu tenho duas ilustrações que podem ajudar).

1. Primeiro, pense em um jogo de xadrez. Apesar dos jogadores terem livre arbítrio sobre a jogada a fazer, você poderia listar todos os movimentos possíveis. Esses movimentos geram conseqüências, então você poderia listar todas as possíveis conseqüências. Portanto, um computador bem potente poderia “saber” qual é o futuro para cada movimento, sem saber qual o movimento específico que o jogador faria a seguir.

2. Segundo, suponha que você está sentado em uma piscina grande, redonda, suspensa e sem água dentro. Do lado de fora da piscina é a história da sua vida do começo ao fim. Você não pode vê-la enquanto estiver sentado na piscina, mas você pode levantar e ver qualquer ponto no tempo de sua vida. Seria justo dizer que você “sabia o futuro”? Você poderia sempre olhar e saber. Mas, você também poderia evitar olhar. A ciência sugere que o tempo é curvo. Se Deus permanece fora do tempo, Ele pode ir para frente e para trás e “olhar” qualquer ponto para ver o passado ou o futuro.

G. O que está errado com minhas ilustrações? (Leia Isaías 55:9. Você pode ter muitas idéias sobre o que está errado com minhas ilustrações, mas o problema maior é a mera tentativa humana de tentar explicar e entender Deus. Não estamos à altura disso!).

III. A Importância do Conhecimento Prévio

A. Leia Daniel 2:25-28. Quem Daniel diz ser a fonte para o conhecimento sobre o futuro? (Deus. Deus falou por meio de Nabucodonosor e por meio de Daniel).

B. Leia Daniel 2:31-35. Se você não está familiarizado com a história, leia o resto do capítulo. O que essa estátua significa? (É uma ilustração do futuro. Prediz a ascensão e queda de impérios mundiais até o fim do mundo).

C. Leia Daniel 2:46-47. O que Nabucodonosor achou que era significativo sobre o conhecimento de Deus sobre o futuro? (Isso demonstra que servimos ao Deus dos deuses).

D. Leia Daniel 2:19-22. O que Daniel achou significativo sobre o conhecimento de Deus sobre o futuro?

E. Por que o conhecimento (e controle) de Deus sobre o futuro é importante para você?

1. Há algum lado negativo em acreditar que Deus sabe e controla o futuro? (Se meus filhos morrem em um acidente de carro, eu posso culpar Deus).

a. Você concorda? (O conhecimento e controle de Deus sobre o futuro devem ser balanceados com o livre arbítrio humano, nossa vontade própria. Há uma tensão entre os dois).

IV. A História como Conflito

A. Leia Apocalipse 12:7-9. Deus tinha controle completo sobre esse evento histórico? (Esse é um exemplo excelente do conflito entre livre arbítrio e controle de Deus sobre a história).

B. Leia Apocalipse 12:10-12. Por que estamos no meio do “ai”? (Porque um bravo e enérgico Satanás está em nosso meio).

C. Leia Apocalipse 12:17. Por que coisas ruins acontecem na Terra? (Porque Satanás está solto, bravo e tem um limite de tempo para fazer o que lhe resta).

D. Vamos voltar para a história de Jó. Jó poderia ter adivinhado de alguma forma a razão para todos os problemas de sua vida? (Duvido. O debate entre Jó e seus amigos estaria acabado se Jó merecesse o que estava acontecendo com ele. Ele disse que não merecia, e eles disseram que ele obviamente merecia).

1. Se Jó soubesse a razão real de seus problemas, isso tornaria as coisas mais fáceis para ele?

2. Deveríamos ver a vida sempre do contexto da batalha entre o bem e o mal?

E. Vamos voltar para a questão que eu levantei na introdução. Jesus poderia ter pecado? (Sim. Se nós temos livre arbítrio, Ele também tinha).

1. Deus sabia se Jesus iria pecar? (Ele poderia saber. Ele poderia saber no sentido do “tabuleiro de xadrez”, ou poderia saber ao olhar. Mas, seja qual for a explicação para Seu conhecimento, Seu conhecimento não está em conflito com o livre arbítrio).

2. Quando Jesus estava na Terra, Ele sabia que não iria pecar? (Eu duvido que Ele sabia).

F. Amigo, essa discussão te ajudou? Deus dá a todos livre arbítrio. Deus tem o futuro aberto diante de Si, e Ele pode controlar o futuro. Entretanto, Ele não controla nosso livre arbítrio, e isso resulta em algumas coisas ruins acontecendo que não são da vontade de Deus. A questão mais importante para nós é: confiaremos em Deus enquanto entendemos que vivemos em um mundo pecaminoso e conflituoso?

V. Próxima Semana: Promessa da Oração

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

Nenhum comentário: