sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 14

Anunciando a Glória da Cruz
(Gálatas 6:11-18)

Introdução: Se temos somente um Jesus, por que temos todas essas igrejas? Em I Coríntios 3, Paulo reclama a respeito das divisões entre os crentes. Hoje temos a impressão que cada igreja tem suas diferenças importantes. Por exemplo, os Batistas têm o batismo por imersão. Embora eu não seja um batista, penso que esta é uma doutrina muito importante. Como aqueles dentre nós que possuem doutrinas distintivas deveriam abordar os que são do mundo? Os Batistas deveriam começar com o batismo por imersão? Cada denominação deveria começar com sua crença distintiva (e verdadeira)? Na mensagem final de Paulo aos gálatas, ele dá conselhos acerca deste ponto. Vamos entrar em nosso estudo final de Gálatas e ver o que podemos descobrir!

I. Autenticação

A. Leia Gálatas 6:11 e I Coríntios 16:21. O que estes versos sugerem para nós? (Que Paulo normalmente utilizava-se de um escriba para escrever suas cartas. Porém, escrevia pessoalmente uma porção da carta para provar que ele era, de fato, o autor.)

B. Leia Gálatas 4:15. O que este verso sugere que possa ser a razão para a escrita de Paulo usando letras grandes? (Os comentaristas frequentemente sugerem que isto prova que Paulo tinha pouca visão).

1. O que mais estas letras grandes sugerem? (Era apenas a maneira como ele escrevia. Quando eu assino meu nome, minha assinatura é grande. Quando escrevo, geralmente escrevo com letras grandes, embora a minha visão seja normal. De fato, para escrever, minha acuidade visual é superior à de outras pessoas da minha idade.)

2. Papel de boa qualidade era abundante? (Não sabemos o que Paulo estava usando como base para a escrita. Mas, sem dúvida, era um material caro e limitado. Um escriba profissional provavelmente escrevia com letras pequenas para economizar na utilização do caro material usado como base da escrita.)

3. Por que nos preocupamos com isso? Qual é o significado para nós dos comentários de Paulo em sua escrita? (O primeiro ponto que discutimos é o ponto importante – a carta aos Gálatas foi escrita por Paulo. Podemos confiar nisto.)

II. Motivos dos Defensores da Lei/Obras

A. Leia Gálatas 6:12. Se eu fosse vendedor de roupas, suponho que sempre julgaria o valor das roupas da pessoa com quem estou falando. Como eu sou um advogado, outras questões subjacentes me vêm à mente: “Qual é o motivo para esta pessoa falar isso?” “Esta pessoa está dizendo a verdade?” Se uma pessoa não tem motivos para mentir, é muito provável que esteja dizendo a verdade. Paulo está colocando aqui o argumento de um advogado a respeito de seus oponentes. Por que ele argumenta que os defensores das obras estão mentindo? (Eles são pessoas que querem agradar aos outros. Isto é apenas parte de seus esforços para evitar ter problemas porque são cristãos.)

1. Penso que é emocionalmente inteligente causar uma boa impressão junto àqueles que estão à nossa volta. Esta não parece ser uma forma de argumento para mim. Que argumento mais profundo podemos encontrar nas palavras de Paulo? (O comentário sobre a “cruz” sugere que eles negariam o evangelho para agradar aos que estavam ao seu redor. A circuncisão é apenas parte de um quadro mais amplo de negação do evangelho.)

a. Você acha que estas pessoas que queriam agradar os outros se considerariam “culpados” desta acusação? Ou, é mais provável que eles não tenham pensado nisto?

2. Esta semana eu estava ouvindo um sermão feito por alguém que é um estudioso sério da Bíblia. Ele estava falando sobre profecias e como os membros de outra grande religião viriam para a fé em Jesus, embora possam não ter uma compreensão correta da Trindade. Ele não estava preocupado com este problema, porque dizia “Nenhum de nós é perfeito em nossa doutrina”. Nenhum de nós é perfeito na doutrina, mas quão importante é esta doutrina? (Se você não acredita que Jesus é Deus, não compreende uma parte crítica do evangelho!)

B. Leia Gálatas 6:13. Em todas as épocas temos ouvido falar de guerreiros que coletam troféus de suas vítimas: escalpos, orelhas, etc. O que Paulo está sugerindo que o grupo da circuncisão está colecionando? (Prepúcios!)

1. Por que Paulo está sendo tão gráfico em sua descrição? (Ele deve ter desejado criar uma forte impressão sobre os gálatas, que seus oponentes não se preocupavam realmente com eles.)

III. Motivos Apropriados

A. Leia Gálatas 6:14. Como Paulo se diferencia daquelas pessoas que só querem agradar? (Elas evitam serem perseguidas por causa da cruz; ele se orgulha da cruz.)

1. Vamos olhar mais profundamente este argumento. Por que as pessoas que só querem agradar se orgulham da circuncisão e não da cruz? (Elas se orgulham de coisas que causam uma boa impressão aos olhos dos outros.)

2. A tua igreja faz propagandas? Os Mórmons possuem alguns anúncios maravilhosos na televisão, acerca da família. Já vi anúncios semelhantes feitos por Luteranos ou Metodistas. Minha própria igreja se vangloria acerca da saúde e da longevidade de seus membros. Estes anúncios são apresentados para fazer com que a igreja se integre na sociedade ou para evitar perseguição?

a. Quando uma igreja apresenta este tipo de anúncio (e estou certo que quase todas as igrejas apresentam anúncios como estes), estamos nos vangloriando de alguma outra coisa, além da cruz?

b. Paulo está fazendo uma crítica justa? Por exemplo, a Bíblia é só a respeito da cruz?

c. Se eu te perguntasse a respeito de uma organização chamada “Bolsa do Samaritano”, como você a descreveria? (Presentes de Natal para as crianças. Auxílio em tragédias. Na semana passada, Franklin Graham, o presidente da Bolsa do Samaritano, visitou a universidade onde eu leciono. Ele disse que cada coisa que eles fazem é para o avançamento do evangelho. Orgulhar-se acerca da família, saúde, etc. é bom, se o objetivo final é o avançamento do evangelho. O problema começa quando a nossa vanglória nega o evangelho.)

d. Antes de nos sentirmos menos culpados, o que Paulo quer dizer quando fala que foi crucificado para o mundo? (Ele não se importa com o que o mundo diz.)

(1) Deveríamos nos preocupar com o que o mundo pensa sobre a nossa igreja?

B. Leia Gálatas 6:15. Seria apropriado dizer que “saúde e longevidade” nada valem, o que realmente conta é a nova vida em Jesus? (Saúde e longevidade têm mais importância prática do que a circuncisão, mas nosso breve momento de vida aqui não significa coisa alguma comparado à eternidade.)

1. Quando as pessoas que querem agradar os outros estão argumentando em favor da circuncisão, estão fazendo isso com o propósito de melhorar o viver diário das pessoas? (Não. Elas estão argumentando por razões teológicas. Em Gênesis 17 Deus disse a Abraão que a circuncisão era um sinal de que havia um relacionamento entre Deus e os descendentes de Abraão. Isto parece ter uma poderosa importância para mim!)

2. Existe algo que a tua igreja argumenta como sendo um sinal especial de relacionamento entre você e Deus e que é mais importante do que a cruz?

C. Vamos voltar à nossa introdução. O batismo por imersão é mais importante do que a cruz?

1. A circuncisão e o batismo por imersão estão na mesma classificação? Paulo não estava argumentando que a circuncisão é errada, embora saibamos que o batismo é certo? (A circuncisão só é errada porque estava sendo defendida como parte de uma abordagem de obras do tipo “obedeça e viva”, em vez da abordagem da graça, “creia e viva”.)

D. Vamos examinar a última parte de Gálatas 6:15. O que Paulo quer dizer quando fala “O que importa é ser uma nova criação”? (Leia II Coríntios 5:17. O que importa é que temos nos tornado, pela fé em Jesus, salvos – uma nova pessoa.)

E. Vamos ler I Coríntios 7:19. Será que este texto desfaz tudo o que acabamos de discutir? (Não! A circuncisão era o sinal de um relacionamento especial com Deus. A realidade de um relacionamento especial com Deus é a obediência aos Seus mandamentos. A circuncisão era um sinal. Obediência é a realidade.)

F. Alguém consegue resumir o que acabamos de aprender? Ou será que eu confundi a todos? Os Batistas deveriam começar com o batismo por imersão? Cada igreja deveria começar com sua doutrina distintiva? (Não. Deveríamos começar com a cruz – o evangelho da justificação somente pela graça. Ao mesmo tempo, os batistas (e o resto de nós) deveriam continuar a obedecer aos mandamentos de Deus – embora tenhamos consciência de que não somos salvos por guardá-los.)

G. Leia Gálatas 6:16. Se compreendermos corretamente o relacionamento entre a graça e as obras, o que se segue? (Paz e misericórdia!)

1. As duas coisas estão relacionadas? (A misericórdia de Deus me dá paz. Ela me dá confiança na minha salvação.)

H. Leia Gálatas 6:17. Por que podemos ter confiança no ensinamento de Paulo? (Ele sofreu por causa deste ensinamento. Obviamente ele acreditava nisto.)

I. Leia Gálatas 6:18. Terminamos com o maravilhoso ponto central de Gálatas – graça! Somos salvos somente pela graça.

J. Amigo, se você não aceitou a salvação pela graça somente antes deste estudo, vai aceitá-la agora mesmo? Vai permitir que a misericórdia e a paz entrem na tua vida?

IV. Próxima Semana: Na próxima semana estudaremos a Trindade, ao começarmos uma nova séria intitulada “Vislumbres do Nosso Deus”


Nota do tradutor: Depois de 11 anos traduzindo estas lições, estou me despedindo de vocês. Deixo esta nobre e edificante tarefa a cargo de Tamiris Borges da Silva, que se prontificou a continuar este trabalho. Que ela seja bem sucedida em seu trabalho e que todos possamos buscar continuamente a edificação em Deus, através do estudo diligente de Sua palavra.


===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: