sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 11

Liberdade em Cristo
(Gálatas 5:1-15)

Introdução: Liberdade é uma coisa tão doce! Todos nós sabemos que queremos ser livres. Mas o que, exatamente significa liberdade? Eu posso ter a liberdade de dar um soco no nariz do meu vizinho. Mas ele não pensaria que tem liberdade, se estiver sendo socado regularmente por mim! O que Paulo quer dizer quando nos fala para “permanecer firmes” em nossa liberdade? Vamos mergulhar em nosso estudo de Gálatas e ver o que podemos aprender!

I. Permanecer Firmes

A. Leia Gálatas 5:1. Quem nos deu a liberdade? (Jesus.)

1. Quando consideramos o autor da nossa liberdade, isto nos diz alguma coisa sobre a natureza da nossa liberdade? Por exemplo, Jesus nos daria a liberdade para ferirmos outras pessoas?

2. De que somos livres? (Paulo nos diz que o “jugo de escravidão” foi retirado.)

B. Leia Gálatas 5:2-4. O que é este jugo de escravidão? (Paulo menciona especificamente a circuncisão, mas também menciona “toda a Lei”.)

1. Se a lei é a transcrição do caráter de Deus, como tenho ouvido repetidas vezes, então como ela pode ser um jugo de escravidão? (Eu não creio que a lei ou a circuncisão sejam o “jugo”; em vez disso, penso que é a exigência para guardarmos a lei ou morrermos que representa o jugo de escravidão. É trabalhar para alcançar o impossível. É Sísifo empurrando a pedra montanha acima. {N.T. – O autor cita uma lenda da mitologia grega, onde Sísifo, um rei ardiloso e mau, foi condenado pelos deuses a empurrar uma enorme pedra até o topo de uma montanha até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível. Por esse motivo, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada "Trabalho de Sísifo". Veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Sísifo})

2. Quando Paulo diz “Ouçam bem o que lhes digo”, o que você acha que ele está dizendo? (Isto é importante!)

3. A justificação peças obras é “anti-Cristo”? (Sim. É por isso que esta conversa é importante. Se você acredita que as tuas obras são essenciais para te salvar, então você jogou Jesus fora e colocou a tuas obras no lugar Dele. Você é anti-Cristo.)

4. Não existe algum tipo de meio termo – onde eu acredite na salvação pela fé mas também acredite que boas obras sejam necessárias para a minha salvação? (Se pensamos que as nossas obras nos justificam, então estamos “separados” de Jesus. Não podemos suplicar pela graça, porque “caímos da graça”.)

II. Considere a Liberdade

A. Leia Gálatas 5:5-6. Se a justificação pelas obras deve ser evitada, o que deveríamos buscar? (O Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente para nos trazer para a justificação.)

1. A fé é uma mera declaração? (Paulo se refere a “a fé que atua pelo amor”. Isto é mais do que uma mera declaração.)

B. Esta idéia de expressar a nossa fé através do amor nos leva de volta à nossa discussão acerca do que a liberdade significa. Se você fosse verdadeiramente livre, poderia fazer qualquer coisa, certo? Vamos pular um pouco à frente por um momento. Leia Gálatas 5:19-21. Se você fosse completamente livre, seria capaz de fazer essas coisas, certo? (Paulo nos diz que não podemos fazer essas coisas e herdar o Reino de Deus. Paulo deve ter uma definição diferente de liberdade.)

C. Considere uma ilustração. Imagine que você tem um filho de dois anos de idade. Você diz ao teu filho, “Eu te dou a liberdade. Você pode fazer qualquer coisa que quiser. Mas, se você quiser continuar contando com minha direção e auxílio, tem que morar comigo e seguir as minhas instruções.” Se você fosse o filho de dois anos de idade, qual seria o caminho para a liberdade? (Você morreria se escolhesse fazer as coisas por si mesmo. Estar morto elimina a liberdade de escolher. A única maneira de viver é escolher o teu pai. Jesus nos deu a oportunidade da liberdade da morte eterna. Mas a verdadeira liberdade exige que andemos com Ele.)

D. Vamos olhar isso por outro ângulo. Que tipo de liberdade você quer desfrutar no céu? Você gostaria que os cidadãos do céu fossem capazes de desfrutar “ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja”? (Se a fonte do sofrimento na terra encontrasse um lugar no céu, você não estaria desfrutando de liberdade.)

E. Uma ilustração final. Pense acerca do pecado que você cometeu e do qual mais se arrepende. Você “desfrutou” liberdade neste pecado? (Claramente, você era livre para cometer o pecado, mas o que se seguiu foi sofrimento! Amigo, podemos olhar para as nossas próprias experiências para saber que a única maneira para desfrutarmos a liberdade de escolha é tomar as decisões certas.)

III. Liberdade e Amor

A. Leia Gálatas 5:13-14. Você já ouviu isso antes? (Você pode estar surpreso em saber que já ouviu isso mais de uma vez! Leia Levítico 19:18 e Mateus 22:37-40.)

1. A liberdade concedida por Jesus significa que não tenho obrigações? (Não! Ela significa que eu tenho uma obrigação de amar aos outros como amo a mim mesmo e uma obrigação de evitar a gratificação dos desejos da minha natureza pecaminosa.)

B. Será que a afirmação de Paulo se encaixa em nossa discussão acerca do que pensamos ser a verdadeira liberdade? (Ele não está nos dizendo algo que seja estranho às nossas próprias experiências. )

1. Você concorda que quando ferimos outra pessoa, estamos ferindo a nós mesmos? E que quando amamos outra pessoa, estamos amando a nós mesmos?

C. Leia Gálatas 5:15. O que este texto nos fala e que já sabemos acerca de ferir aos outros com a nossa “liberdade”? (Eles dão o troco! Eles vão tirar om naco do teu couro!)

IV. O Advogado do Outro Lado

A. Estivemos pulando por Gálatas 5, então vamos voltar e recolher os versos que estão faltando. Leia Gálatas 5:7. Esta é uma maneira estranha de descrever a justificação pela fé: “obedecendo à verdade”! Ou será que não? (Isto não é estranho. A decisão de acreditar em Deus e de confiar em Deus (como no caso de Abraão) é a mesma coisa que a decisão da criança de dois anos de obedecer e confiar em seus pais. É uma decisão a respeito de lealdade.)

B. Leia Gálatas 5:8. Quem podemos eliminar como sendo o autor da justificação pelas obras? (Jesus.)

C. Leia Gálatas 5:9. Quão difícil é combater o erro? (Ele é sutil e perigoso! Ele se infiltra e infecta toda a igreja.)

D. Leia Gálatas 5:10. Podemos tomar Paulo na sua palavra? Por que ele estaria tão confiante, tendo em vista o que ele escreveu até agora?

1. Se temos algum tipo de idéia “nova” para agitar a igreja, o que deveríamos considerar? (Se a nossa idéia não está baseada na Bíblia, se estamos agitando a confusão na igreja, então devemos receber um castigo.)

a. Você sabe quem está criando confusão? (No final das contas, é Satanás. Paulo nos diz que não pode ser Jesus. Então, deve ser o oponente de Jesus (Satanás) e seus seguidores que fazem essas coisas na igreja.)

E. Pule adiante e leia Gálatas 5:12. Para comparação, leia novamente Gálatas 5:6. Como você reconcilia as duas declarações? (Erros fundamentais requerem respostas fortes.)

F. Leia Gálatas 5:11. Por que o erro da justificação pelas obras é um “erro fundamental”? (Ele cancela a cruz. Nosso Deus foi crucificado. A idéia de um deus sendo crucificado é uma “ofensa”. Quem poderia seguir um deus que foi morto? Nós fazemos isso! Os cristãos compreendem que a vida, morte e ressurreição do nosso Deus é a chave para a nossa vida eterna. Se você ainda não entendeu isso direito, não é um cristão.)

G. Amigo, você entendeu o argumento de Paulo de que o caminho para a verdadeira liberdade é crer, confiar Nele e obedecê-Lo? Somos salvos pela graça, por escolher Jesus, mas isto não são apenas palavras, é uma escolha de vida. É escolher amar a Deus e amar aos outros, de forma que a culpa, a tristeza e os conflitos egoístas sejam deixados para trás. Você vai fazer esta escolha hoje?

V. Próxima Semana: Vivendo Pelo Espírito


Atenção: Este tradutor irá deixar de realizar estas traduções a partir de Dezembro/2011. Mas não se preocupe: já estamos providenciando uma pessoa que possa assumir esta tarefa.


===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: