terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 10

As Duas Alianças
(Gálatas 4:21-31; Romanos 4)

Introdução: Nas últimas semanas aprendemos que a promessa de Deus a Abraão a respeito da justificação pela fé existiu de forma concomitante com o conhecimento de Abraão acerca dos mandamentos de Deus. Descobrimos que a razão pela qual as duas (lei e graça) existiram lado a lado é que elas tinham propósitos diferentes. Nesta semana Paulo coloca mulheres e filhos neste debate. Será que isto nos dará uma visão mais clara das nossas escolhas entre confiar na lei ou confiar na graça? Vamos pular para o nosso estudo do livro de Gálatas e descobrir!

I. A Lei Fala

A. Leia Gálatas 4:21. Esta questão é endereçada àqueles que acreditam que devemos obedecer à lei para sermos salvos. Alguém aqui acredita nisso? Mesmo se você não acredita, com a finalidade de fomentarmos o debate, vamos dizer que você acredita. Então, Paulo pergunta, o que a lei diz? (A lei dia muitas coisas. Com frequência ouço dizerem que a lei é “a transcrição do caráter de Deus”. Ela tem que ser boa!)

1. Paulo está realmente pedindo de seus leitores uma resposta sobre o que a lei diz? (Não. Ele sugere que seus leitores não estão conscientes do que a lei diz e ele vai nos dizer o que ela diz.)

B. Leia Gálatas 4:22-24. O que Paulo sugere que a lei diz? (Ela diz, “Eu sou Abraão e seus filhos [com Hagar e Sara]”.)

1. Espere um minuto! Eu não vejo nada disso escrito em lugar algum dos Dez Mandamentos. Onde Paulo encontrou isso escrito? (Paulo diz “Isto é usado aqui como uma ilustração”. A palavra grega traduzida por “ilustração” é “allegoreo” – uma alegoria, um paralelo, uma coisa figurativa. Paulo nos diz que a história de Abraão, Sara e Hagar é a história da lei.)

II. A História de Hagar

A. Vamos nos concentrar agora na história de Hagar. Leia Gênesis 15:2-6. Este é o texto ao qual sempre estamos voltando: Deus prometeu muitos descendentes a Abraão, Abraão acreditou em Deus e esta crença levou Deus a “creditar” justiça para Abraão.

B. Leia Gênesis 16:1-2. Será que Sarai (Sara) acreditou em Deus? (Ela acreditou em Deus – porque ela pensou que Deus a havia impedido de ter filhos.)

1. Sara estava desobedecendo a Deus? (Eu voltei e olhei as promessas feitas a Abraão sobre ter muitos descendentes. Estas promessas eram para Abraão, não para Sara. Sara estava apenas ajudando a Deus.)

C. Vamos discutir isso por um  momento. Paulo nos diz que Hagar é uma ilustração ou uma história a respeito da lei. Hagar entrou em cena por causa das decisões tomadas por Sara e Abraão. Vamos ver o que podemos aprender com esta ilustração:

1. Foi errado que Sara tivesse o objetivo de conseguir filhos para Abraão? (Não.)

2. Foi errado que Sara realmente ajudasse Abraão a conseguir filhos? Uma esposa não deveria ser uma auxiliadora?

3. Existe alguma coisa de errado com o que Sara fez? (Sara decidiu fazer o trabalho de Deus. E entendo que o costume da época preconizava que Hagar era propriedade de Sara, da mesma maneira como ela possuiria um automóvel hoje. Sara poderia muito bem ter considerado a promessa de Deus a Abraão como uma promessa para ela, porque aos olhos de Deus um casal casado é um (os dois tornam-se um – Gênesis 2:24). Uma vez que ela possuía Hagar, poderia raciocinar que não estava violando o mandamento do casamento sobre “os dois tornarem-se um”, uma vez que Hagar era sua propriedade. Portanto, ela estaria executando a vontade de Deus.)

a. Este é um paralelo, uma descrição daqueles que guardam a lei? (Sim! Esta é exatamente a situação. Em vez de acreditar em Deus (como Abraão fez) e deixar Deus cumprir a Sua promessa, Sara estava ocupada, fazendo o que Deus já havia prometido que faria. Se ela tivesse simplesmente acreditado em Deus, isto teria sido suficiente.)

b. Temos um problema lógico aqui – a Bíblia diz (Gálatas 4:24) que as “mulheres representam duas alianças”. Hagar representa a lei, porém foi Sara quem fez a coisa errada. Como deveríamos entender isto? (precisamos olhar isto do ponto de vista de Abraão. Deus prometeu filhos a ele e isto estaria de acordo com a Bíblia, se eles viessem através de Sara. Sara alterou isto, trazendo Hagar para o cenário. Portanto, Hagar representa a salvação pelas obras humanas.)

D. Leia Gálatas 4:25. Por que Hagar é comparada ao Monte Sinai e a Jerusalém? (Sinai é onde os Dez Mandamentos foram dados. Jerusalém é a fonte daqueles que estavam argumentando que a lei deve ser guardada para que sejamos salvos. Hagar e seu filho são escravos. Aqueles que estão debaixo da lei são escravos de uma sentença de morte.)

1. Existe alguma grande religião de salvação pelas obras, ligada à Arábia e a Hagar?

2. Apesar da animosidade entre o Islamismo e o Judaísmo, existe um ponto de vista paralelo entre estas duas religiões acerca da salvação? (Todas as religiões da atualidade, exceto o cristianismo, acreditam em “salvação pelas obras”.)

E. Leia Gálatas 4:26-27. Quem estava vivendo na Jerusalém celestial naquele tempo? (Jesus! Jesus, tendo cumprido as exigências da lei por nós, está agora no céu. Aquele é o nosso verdadeiro lar espiritual, não a Jerusalém na terra, que rejeitou Jesus como o Messias.)

1. Note que o verso 27 é uma citação de Isaías 54:1. Quem é a mulher “estéril”? (Sara!)

a. Quem é a mulher “que tem marido”? (Lembre-se de que Sara deu Hagar a Abraão. Agora, é Hagar que “tem marido”. Paulo ainda está falando das duas mulheres.)

b. Quão preciso é dizer “mais são os filhos da mulher abandonada”? (Sara seria, no final, aquela que daria à luz Isaque e, portanto, se tornaria a mãe da nação judaica e, finalmente, do Messias.)

III. A História de Isaque

A. Leia Gálatas 4:28. Como nós (que somos salvos somente pela fé) somos como Isaque?

B. Leia Romanos 4:18-21. Quais são os pontos importantes da fé de Abraão? (Que aquilo que havia sido prometido era humanamente impossível. Ainda assim, Abraão acreditou na promessa de Deus e deu glória a Deus.)

C. Leia Romanos 4:22-25. Agora responda à minha pergunta anterior, “como nós somos como Isaque”? (Isaque veio como resultado da fé se seu pai na promessa de Deus. Deus, o nosso Pai, nos prometeu Jesus. Nós temos vida através de Jesus. Assim como Abraão foi creditado com justiça porque ele acreditou no Isaque prometido, assim também a nós é creditada justiça, porque acreditamos na vida, morte e ressurreição de Jesus em nosso favor.)

IV. Conclusões

A. Vimos que os objetivos de Sara para Abraão eram essencialmente iguais aos objetivos de Deus para Abraão. O que isto nos ensina a respeito daqueles que acreditam que as obras são necessárias para ganharmos a salvação? (Boas obras são uma coisa boa! Fazer o bem é, essencialmente, o plano de Deus para a nossa vida. O problema não é o objetivo, mas o método. Se seguimos o método de Abraão e cremos e confiamos em Deus, nosso método é correto. Por outro lado, se estamos olhando para os nossos próprios atos, então nosso método não apenas está destinado ao fracasso, ele é pecaminoso.)

B. Leia Gálatas 4:29. Paulo nos diz que aqueles que acreditam na justificação pela fé são perseguidos por aqueles que acreditam na justificação pelas obras. Por que? (Você gosta quando, no trabalho, você é o único que está fazendo um dia de trabalho honesto? Não! Você fica com inveja daqueles que são indignos e preguiçosos. Se você acredita que as tuas obras vão te salvar, então fica com inveja daqueles que afirmam que são salvos pela graça. O nosso coração natural (pelo menos o meu) acredita em trabalho árduo porque, por natureza, eu sou um bom trabalhador. Aceitar o dom gratuito da salvação é contrário ao nosso coração natural.)

C. Leia Gálatas 4:30-31. Lembre-se que os “trabalhadores” naturalmente desprezam aqueles que são salvos pela graça. O que Paulo diz que deveríamos fazer com as pessoas da justificação pelas obras? (Nos livrar delas!)

1. Opa! Espere um minuto! Eu pensei que havíamos concordado com os objetivos dos “trabalhadores”? Que obedecer aos Dez Mandamentos seria uma coisa boa? Por que iríamos expulsar essas “boas” pessoas de nossa comunhão? (Leia Gálatas 5:1-4. Esta é uma questão muito grave. Estas pessoas negam a parte mais fundamental do evangelho. Elas estão alienadas de Jesus e destinadas à morte eterna, porque precisam cumprir toda a lei.)

D. Amigo, você vê quão séria é esta questão? Se você confia nas tuas obras para a salvação, está perdido. Você negou a Jesus. Por que não confessar hoje os teus pecados, aceitar pela fé a obra de Jesus em teu favor e então descansar no glorioso conhecimento da salvação somente pela graça!

V. Próxima Semana: Liberdade em Cristo


Atenção: Este tradutor irá deixar de realizar estas traduções a partir de Dezembro/2011. Mas não se preocupe: já estamos providenciando uma pessoa que possa assumir esta tarefa.


===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: